Pesquisa revela que maioria das adolescentes não usa preservativo

A maioria dos adolescentes de São Paulo atendidos por ginecologistas e obstetras não utiliza preservativo na primeira relação sexual e nem rotineiramente, é o que revela um levantamento da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp).
O estudo ainda apontou que a maioria dos jovens não sabe que os preservativos podem evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Os dados foram coletados pela Sogesp com 849 profissionais. Segundo quase 80% dos especialistas ouvidos, mais da metade de suas pacientes entre os 13 e os 19 anos é sexualmente ativa.
De acordo com a Folha de S. Paulo, com base nos atendimentos em consultórios, a percepção de 42% dos médicos é a de que apenas uma pequena parte das adolescentes recebe orientações sobre ISTs. Outros 40% acreditam que menos da metade dessas pacientes tenha esclarecimento sobre métodos anticoncepcionais.
O levantamento também indicou uma adesão considerável das adolescentes a pílula do dia seguinte. 64% dos profissionais dizem que suas pacientes jovens conhecem o medicamento.
“Esses dados são essenciais para alertar os ginecologistas e obstetras sobre a vulnerabilidade da população de adolescentes. Na maioria das vezes, a orientação sobre IST e anticoncepção só ocorre após o início da vida sexual”, destaca Silvana Maria Quintana, segunda-secretária da Sogesp.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Thais Jorge
A longevidade é uma conquista
Idade não é barreira para o envelhecimento saudável. E a longevidade é, definitivamente, uma conquista de nossos tempos, que deve ser valorizada. Mesmo considerando estudos recentes que projetam redução em cerca de dois anos na expectativa de vida dos brasileiros por conta da pandemia, o que nos faria voltar ao patamar de 2010, fato é que, em uma análise histórica e de longo prazo, tivemos de 1940 para cá um salto de mais de três décadas na nossa expectativa de vida, que passou de 45 anos para quase 77 anos.