Após confirmação de federação, Rede e PSOL ainda debatem formação de chapa; entenda
por Mauricio Leiro

A federação partidária firmada PSOL com a Rede Sustentabilidade foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (veja mais), porém questões na Bahia não foram pacificadas totalmente. A indicação da pré-candidatura de Iaraci Dias para a vaga de vice na chapa (relembre aqui) do PSOL ainda não foi definida e aprovada pelo PSOL.
"Somos um partido político, temos que ter maioridade, queremos indicar. Só vamos construir uma chapa com a construção da Rede, se o PSOL quiser. Queremos ver a melhor forma, vamos estar juntos independente da indicação da chapa. É normal, todos os partidos querem se ver. É da política. Não vamos fazer nenhum tensionamento com esse tema. Nossa estratégia é a eleição parlamentar", disse Júlio Rocha, membro da executiva nacional e interlocutor da Rede na Bahia.
Iaraci Dias concederia entrevista ao Bahia Notícias no Ar, programa da rádio Salvador FM, porém não esteve presente, alegando estar em reunião com lideranças do partido, justamente para debater a pré-candidatura indicada. "Estamos festejando a federação. Estamos estruturando as direções partidária na direção da federação. Vamos estar juntos quatros anos com o PSOL. A direção estadual da Rede aprovou a indicação da nossa porta-voz, Iaraci Dias, para a chapa majoritária. O PSOL já tinha feito sua convenção. São tempos do PSOL e da Rede. Oferecemos ao PSOL o nome que entendemos para a vaga. Estamos conversando, tanto no patamar estadual e nacional", comentou Júlio.
Para o integrante da Rede, a prioridade é a eleição parlamentar. "[Queremos] superar a cláusula de barreira. Marina Silva é candidata a federal em São Paulo, Heloísa Helena no Rio de Janeiro, Joênia Wapixana em Roraima, Paulo Lamaica em Minas Gerais. Temos feito um esforço de combinar com o PSOL para a eleição das bancadas, que é cumprir os desafios. Nós tínhamos uma definição de não lançar candidaturas majoritárias, antes da federação. Só temos a candidatura no Espírito Santo de Audifax Barcelos", explicou.
Procurado pelo Bahia Notícias, a executiva estadual do Psol pontou que não iria se manifestar.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Com direito a metrô e Coronel, campanha de Jerônimo é iniciada formalmente
A convenção governista reuniu dezenas de milhares de pessoas no Parque de Exposições de Salvador. A presença de prefeitos e militantes do interior do estado foi marcante e ajudou a preencher o evento político-partidário, que foi recheado de discursos confiantes e também críticas ao principal adversário do grupo: ACM Neto.
Buscar
Enquete
Artigos
Eleições 2022 - Mais propostas, por favor
Diferentes de pleitos passados, esse processo eleitoral tem sido confuso para os cidadãos. Por exemplo, o eleitor votava em coligações e hoje temos federações. As coligações eram somente eleitorais, após o dia do pleito se outubro se extinguiam. Os partidos ainda podem se coligar para lançar candidatos nas eleições majoritárias para prefeito, governador, senador e presidente da República.