Salvador será sede do 1º encontro de bibliotecas comunitárias do Nordeste

Salvador irá sediar o I Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Nordeste na próxima terça-feira (10), das 14h às 18h. O evento, gratuito e aberto ao grande público, é promovido pela prefeitura através da Fundação Gregório de Matos (FGM) e acontecerá em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Fundação e presencial, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.
De acordo com a gestão o objetivo é apresentar o trabalho que as bibliotecas comunitárias realizam junto às comunidades, bem como a relevância destes equipamentos nesses locais, além de discutir o desenvolvimento de ações que visem fortalecer o segmento e a criação de mais políticas públicas voltadas para o setor.
O evento contará com a participação de representantes da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Talles Azigonda, da Biblioteca Livro Livre Curió, de Fortaleza (CE); Maria Betânia Andrade, da Biblioteca Popular do Coque, de Recife (PE) e Narlize Costa, da Biblioteca Comunitária Semente Literária, da Rede Ilha Literária de São Luís (MA). A Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador (RBCS) vai ser representada por Zanilza Ventura, da Biblioteca Comunitária Tia Jana, em Águas Claras, e Solange Sousa, da Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus, em Alagados.
A gerente de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura (Gebib), da FGM, Jane Palma, ressalta que, durante o trabalho realizado pela Prefeitura no setor durante os últimos anos, foi possível constatar os inúmeros projetos e ações realizados pelas bibliotecas comunitárias, a relação com a comunidade onde estão inseridas e a contribuição para desenvolvimento do raciocínio através das atividades lúdicas de cada uma delas.
"A partir daí, recebemos alguns pleitos da RNBC, e vimos, além do volume de ações que desenvolvem, o quanto essa rede é engajada, atuante e determinada. Hoje, começamos mais uma ação, com viés estruturante, que acreditamos ajudar muito em todo esse processo de construção", avaliou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Políticos 'arrastam o pé' no São João da Bahia para angariar votos
O Terceiro Turno desta semana discute o São João baiano de 2022 e os impactos políticos e eleitorais da festa
Buscar
Enquete
Artigos
Código de Defesa do Sonegador ameaça a sociedade brasileira
Enquanto o povo brasileiro sofre com o aprofundamento da fome e da pobreza, o aumento da inflação e outros tantos problemas que colocam o país em uma condição de declínio social e econômico, uma nova ameaça surge contra a nossa sociedade. Tramita no Congresso o PLP 17/22, que cria uma espécie de “Código de Defesa do Sonegador”. Trata-se de uma proposta que reduz e enfraquece de maneira expressiva as funções de fiscalização tributária em âmbito federal, nos estados e nos municípios.