Possibilidade de Salvador sediar a Copa América de Basquete em 2022 esfria
por Nuno Krause

A possibilidade de Salvador ser uma das sedes da Copa América de 2022, que será realizada no Brasil, esfriou. A capital baiana estava bem cotada em agosto deste ano, quando o torneio foi anunciado (lembre aqui). Contudo, a falta de ginásios que atendam às exigências da Federação Internacional de Basketball (Fiba) está pesando contra.
A competição será realizada entre os dias 3 e 11 de setembro do ano que vem (saiba mais aqui), e ocorrerá no Brasil pela primeira vez desde 1984. Ao todo, quatro cidades receberão as partidas.
Neste momento, além de Salvador, 12 municípios estão no páreo: Recife (PE), Vitória (ES), Brasília, Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ipatinga (MG), São José dos Campos (SP), Franca (SP), São Benardo do Campo (SP), São José do Rio Preto (SP) e Canoas (RS).
O Centro Pan-Americano de Judô, que está passando por uma reforma, foi aventado como um possível local para abrigar os jogos (veja aqui). Porém, o ginásio que deve ser construído lá não terá capacidade para mais de 5 mil pessoas, que é o que pede a Fiba.
O ginásio de Cajazeiras, utilizado pelo Vitória durante a parceria com a Universo, entre 2015 e 2018, tem espaço para apenas 2,5 mil espectadores.
O Bahia Notícias entrou em contato com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) para saber se há previsão para a construção de um novo ginásio em Salvador, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
No início de dezembro, o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, afirmou que a capital baiana segue na briga (confira aqui). "Está em debate, com a Confederação, com os organizadores do evento. As subsedes serão anunciadas, e estamos brigando com os outros estados", destacou, em entrevista ao BN, durante o evento de apresentação do Congresso Olímpico de 2022, que será realizado por aqui.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
BN na Bola

BN NA BOLA
Quer ficar bem informado com sobre o mundo do esporte? Então não perca o Programa BN na Bola, na Rádio Salvador FM, 92,3, de segunda a sexta, em dois horários: das 6h às 7h e das 19h às 20h. A atração é apresentada por um trio da pesada: Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama.