A um ano do Mundial do Catar, Fifa testará 'impedimento automático' na Copa Árabe

A Fifa vai testar, a partir do dia 30 de novembro, na Copa Árabe, disputada no Catar, uma tecnologia que identifica jogadores em impedimento de forma automática. O torneio serve como preparação para a Copa do Mundo 2022, que ocorrerá no próprio país, daqui a pouco menos de um ano.
Cada um dos seis estádios que vai sediar a Copa Árabe terá um sistema de inteligência artificial, que enviará ao árbitro de vídeo uma mensagem indicando que determinado jogador está impedido.
De acordo com o ge.globo, a ferramenta já foi testada de forma extra-oficial em alguns jogos na Europa. Os estádios Etihad, do Manchester City, Allianz Arena, do Bayern de Munique e La Cartuja, em Sevilha, já presenciaram o uso.
Caso funcione na Copa Árabe, a Fifa espera que a International Football Association Board (IFAB), entidade que regulamenta o futebol, aprove a aplicação do método na Copa do Mundo do Catar, em 2022. A tendência é que isso seja discutido na reunião anual da IFAB, marcada para março.
Para identificar o impedimento, o sistema utiliza câmeras e tecnologia computadorizada para rastrear os movimentos dos jogadores e da bola, dando maior precisão em relação ao VAR, por exemplo.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
BN na Bola

BN NA BOLA
Quer ficar bem informado com sobre o mundo do esporte? Então não perca o Programa BN na Bola, na Rádio Salvador FM, 92,3, de segunda a sexta, em dois horários: das 6h às 7h e das 19h às 20h. A atração é apresentada por um trio da pesada: Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama.