Pesquisa irá atualizar a situação da saúde bucal dos brasileiros
Foto: Reprodução/Getty Images

A saúde bucal dos brasileiros nos últimos 10 anos será analisada a partir de uma nova edição do levantamento epidemiológico em saúde bucal, “SB Brasil 2020”. Através da pesquisa, o Ministério da Saúde pretende subsidiar a formulação e aprimoramento das políticas públicas da área.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, primeiro será realizada uma consulta pública que está aberta para avaliação da metodologia a ser usada no inquérito. O documento ficará aberto para contribuições até 17 de janeiro. As contribuições ao projeto podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.

 

A partir da consulta pública será avaliada a forma como será feita a coleta dos dados e como os pesquisadores vão examinar a saúde bucal da população.

 

O SB Brasil é uma pesquisa de âmbito nacional que vai examinar aproximadamente 30 mil pessoas em suas casas para levantar os principais problemas na saúde bucal da população brasileira. O estudo epidemiológico acontece a cada 10 anos e a instituição responsável por executar a edição de 2020 é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os quatro grandes levantamentos nacionais (realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010) contribuíram para construção da série histórica e da base de dados do perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

Histórico de Conteúdo