Farol da Barra ganha nova iluminação em homenagem ao Abril Verde
Foto: Divulgação / Sinait-DS/BA

Um dos pontos turísticos de maior fama em Salvador, o Farol da Barra terá uma nova iluminação especial nesta segunda-feira (15), em homenagem à Campanha Abril Verde, movimento mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças no Trabalho.

 
A campanha promove ações para conscientizar empregados e empregadores, ressaltando a importância da prevenção, como cuidados com a segurança e saúde no ambiente de trabalho, assim como a redução de acidentes e doenças ocupacionais.


Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. Na Bahia, de 2014 a 2018 foram 44.888 ocorrências e 272 óbitos, como apontam números das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) da Previdência Social.


Segundo Roberto Miguel, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho – Delegacia Sindical na Bahia (Sinait-DS/BA), o número elevado de acidentes é consequência do baixo contingente de auditores para fiscalizar empresas. Atualmente no Brasil, existem em torno de 2,3 auditores em atividade, sendo exigido para cobrir todo o país, pelo menos, 8 mil.


O Mês de Abril foi escolhido em razão do Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidente de Trabalho, que é comemorado no dia 28 de Abril. No ano de 1969, a explosão de uma mina na cidade de Farmington, na Virgínia (EUA), matou 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

Histórico de Conteúdo