Idosos são a única faixa etária que cresce em planos de saúde
Foto: Reprodução / Samaritano

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (Iess) afirmou, na última quarta-feira (17), que o número de idosos beneficiários de planos de saúde cresceu 2,5% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2017. Houve redução nas faixas etárias de 0 a 18 anos (0,6%) e de 19 a 58 (0,3%).


Segundo o Iess, as despesas assistenciais com pessoas de 59 anos ou mais deverão superar a soma das demais em 2030 e chegar a R$ 213,8 bilhões.


De acordo com a Folha de São Paulo, o envelhecimento da população e o desemprego durante a recessão foram os principais fatores que levaram ao desnível entre as faixas etárias.


Para o diretor-executivo da Fenasaúde, José Cechin, as possíveis soluções para a questão estão os modelos de capitalização e a maior oferta de produtos com a coparticipação e franquia.

Salvador recebe Congresso de Cardiologia pela primeira vez nesta sexta
Foto: Divulgação

Salvador vai receber pela primeira vez o congresso de cardiologia BrasilLAA. O evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, no Bahia Othon Palace, vai contar com a participação de profissionais e especialistas do ramo, na apresentação de casos relacionados à aréa.


O congresso vai abordar procedimentos feitos via cateterismo, sem necessidade de cirurgia e que procedimentos como a oclusão do forame oval patente serão destaques.

 

Durante o simpósio, casos serão transmitido em tempo real diretamente do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Santa Izabel para o centro de convenções do hotel. Serão ainda realizadas conferências, mesas redondas, discussões e algumas intervenções.

Salvador tem ação gratuita sobre artrite reumatoide e doenças reumatológicas
Foto: Max Haack

O Dique do Tororó recebe, no próximo domingo (21), a Ação de Conscientização sobre Artrite Reumatoide e Doenças Reumatológicas. A programação gratuita, que acontece das 7h às 13h, tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a doença, seus sintomas, diagnóstico e tratamentos.

 

"Queríamos chamar a atenção da população para a artrite reumatoide e outras doenças reumatológicas, como o lúpus, pela gravidade e pelo desconhecimento sobre elas. Além disso, em outubro são comemoradas quatro datas importantes para a área: o Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide (12), o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose (20), o Dia Nacional e Mundial da Psoríase (29) e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo (30)", afirmou o médico Mittermayer Barreto Santiago.

 

Os interessados podem se inscrever no site do evento (clique aqui). A programação inclui uma caminhada no Dique do Tororó, sessão de alongamento e relaxamento, além de palestras e exames gratuitos.

OMS decide que surto de ebola no Congo não configura emergência internacional
Foto: Divulgação / CDC

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (18) que o surto de ebola registrado na República Democrática do Congo não configura emergência em saúde pública de interesse internacional.

 

“Foi a visão do comitê que uma emergência em saúde pública de interesse internacional não deve ser declarada neste momento. Mas o comitê permanece profundamente preocupado com o surto e enfatizou que ações de resposta precisam ser intensificadas e que a vigilância contínua é essencial. O comitê também pontuou a situação bastante complexa de segurança [na região do surto]”, afirmou a entidade, em nota.

 

Segundo a Agência Brasil, a OMS informou que nove países vizinhos à República Democrática do Congo foram notificados de que estão em alto risco de disseminação do ebola e receberam reforço de equipamentos e de equipes de saúde e vigilância. Entre eles, a entidade destacou a necessidade de maior atenção em Uganda, em Ruanda, no Burundi e no Sudão do Sul.

Quinta, 18 de Outubro de 2018 - 09:10

Brasil confirma 2.192 casos e 12 mortes por sarampo

Brasil confirma 2.192 casos e 12 mortes por sarampo
Foto: Agência Brasil

O Brasil confirmou, até 15 de outubro, 2.192 casos de sarampo. De acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, no Amazonas, são 1.776 casos e outros 7.801 em investigação. Já em Roraima, há registro de 330 casos e 93 em investigação.

 

Há ainda casos isolados e, segundo a pasta, relacionados à importação nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (37); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (17), Distrito Federal (01) e Sergipe (4).

 

Até o momento, o país confirmou 12 mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro), seis no Amazonas (todos brasileiros) e dois no Pará (indígenas venezuelanos).

Rede municipal de sáude atende quase mil pessoas com anemia falciforme
Foto: Divulgação

A rede municipal de saúde atende cerca de mil pessoas com anemia falciforme. Em Salvador, os pacientes cadastrados nos ambulatórios recebem o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por hematologista, psicólogo, nutricionista e enfermeiro para tratar a doença.


Para garantir a assistência, a prefeitura municipal de Salvador construiu dois ambulatórios equipados, os multicentros do Vale das Pedrinhas e da Carlos Gomes, que contam com equipes especializadas de acompanhamento.


Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Marivone Monteiro, além de contar com o atendimento especializado dessas unidades, os pacientes são acompanhados por outros profissionais de saúde em qualquer unidade e recebem gratuitamente medicamentos que auxiliam no controle da doença.

Outubro Rosa: Mutirão de mamografias acontece no bairro de Periperi
Foto: Divulgação

Em prol da campanha Outubro Rosa, o Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) oferece, nos dias 21 e 22 de outubro, exames gratuitos de mamografia digital no bairro de Periperi. A ação acontece das 7h às 17h, na Praça da Revolução.

 

As interessadas devem ter a partir de 35 anos de idade e portar RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. A ação tem o objetivo de incentivar a detecção precoce do câncer de mama e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção.

Quarta, 17 de Outubro de 2018 - 15:10

Canadá legaliza uso recreativo de maconha

Canadá legaliza uso recreativo de maconha
Foto: iStock

O Canadá legalizou nesta quarta-feira (17) o uso recreativo de maconha. De acordo com a lei, os canadenses poderão comprar e cultivar a erva.

 

A discussão se estende no país há dois anos e integrou a plataforma de campanha eleitoral do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em 2015. Desde 2001, o uso da maconha era autorizado para fins medicinais. O Senado do Canadá aprovou a legalização do uso recreativo da maconha em junho.

 

Pelas normas, segundo a Agência Brasil, os canadenses precisam ter 18 anos para comprar maconha. Porém, há  províncias que elevaram a exigência da idade para 21 anos, a exemplo de Quebec. Não é autorizado fumar em locais públicos.

 

É permitido o porte de até 30 gramas por pessoa e o cultivo de quatro plantas em casa. Em algumas províncias, há limites para o lucro, como Newfoundland, que fixou em 8% o total.

 

O Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos, depois do Uruguai, que adotou a medida em 2013.

Quarta, 17 de Outubro de 2018 - 11:10

SUS incorpora novo medicamento contra hepatite C

SUS incorpora novo medicamento contra hepatite C
Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde incorporou o medicamento Sofosbuvir, em associação ao Velpatasvir, para o tratamento da hepatite Crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com portaria publicada nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União, o prazo máximo para efetivar a oferta na rede pública é de 180 dias.

 

O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o medicamento está disponível no site. Segundo a Agência Brasil, a Conitec informou, por meio de nota, que a associação entre o Sofosbuvir (400 mg) e o Velpatasvir (100 mg) será utilizada de acordo com o protocolo clínico para o tratamento da doença e apresenta uma posologia bastante favorável e cômoda ao paciente (um comprimido ao dia).

 

“Além disso, a medicação trata todos os genótipos do vírus da hepatite C e, dependendo da condição clínica dos pacientes, o tratamento pode durar 12 semanas com alta eficácia e segurança”, destacou a comissão.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 80% das pessoas que contraem o vírus da hepatite C vão desenvolver a forma crônica da doença. A infecção é, geralmente, acompanhada por sintomas inespecíficos – as primeiras manifestações clínicas características aparecem já nas fases mais adiantadas da doença.

Assistente social lança livro 'A luta pelo deficiente', sobre inclusão na sociedade
Foto: Divulgação

A assistente social Maria José Calheira Lôbo lança, na próxima sexta-feira (19), o livro "A luta pelo deficiente". A partir de um relato autobiográfico, a obra aborda a luta pela inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade.

 

Atuante na área da assistência social por mais de 40 anos, Maria José é diretora do Instituto Guanabara e gestora de diversas instituições sociais que se dedicam à recuperação do deficiente intelectual.

 

"Vou narrando os fatos à medida que me vêm à memória, sem a pretensão de escrever uma obra literária, mas sim a vivência de uma pessoa que durante toda sua vida lutou por aquilo que desejou, na busca da felicidade neste planeta Terra", afirmou autora.

 

O lançamento acontece às 17h, no Salão Nobre da Associação Atlética da Bahia, na Barra. O livro custará R$ 50.

Histórico de Conteúdo