Especialista em emagrecimento diz ser possível treinar corpo para não comer demais
Foto: Reprodução/ Greenpeace

A psicóloga britânica Helen McCarthy, especialista em emagrecimento e autora do livro How To Retrain Your Appetite (Como treinar o seu apetite, em tradução livre), aponta que para perder peso é preciso reconhecer a quantidade de comida que o seu corpo realmente precisa. Ou seja, comer o suficiente para controlar a fome sem praticar exageros.

 

O método do pêndulo do apetite, para medir a fome e a satisfação, é apresentado por Helen no livro. Quando o pêndulo está no zero significa que a fome é neutra. Conforme a fome bate, ele vai ficando negativo (-1, -2, -3, -4 e -5) e, quando comemos, ele volta a ficar positivo (1, 2, 3, 4 e 5).

 

Na avaliação da psicóloga, é comum que pessoas comam quando o pêndulo ainda está no zero, mas o ideal seria que a refeição fosse feita somente quando houvesse fome (o ideal seria -3, momento em que você está realmente com fome). Ele ainda chama a atenção para a importância da satisfação ser medida adequadamente. O nível ideal é o três, que indica “apenas cheio”, o que significa que você não está mais com fome, mas sente que o estômago não está totalmente cheio.

 

Reportagem da Veja destaca que a profissional ainda afirmou que no momento em as pessoas são capazes de reconhecer a satisfação alimentar, é possível evitar comer demais.

 

Segundo Helen, esse conhecimento e controle permite que as pessoas comam qualquer alimento sem ganhar peso. No entanto, pela falta de controle, muitos acabam comendo mais do que o corpo realmente precisa, levando ao acúmulo de gordura.

Histórico de Conteúdo