Criolipólise: Técnica não invasiva ajuda a 'acabar' com até 50% de células de gordura
Foto: Divulgação

Nos últimos anos, surgiram diversos tratamentos estéticos para redução de gordura localizada no mercado, que vão desde massagens a procedimentos cirúrgicos, como a lipoaspiração. De acordo com a fisioterapeuta e esteticista Camila Vieira, que atua na clínica Vitta Laser, um dos procedimentos mais avançados na diminuição nas células de gordura é a Criolipólise 360. Voltado para quem quer se livrar da gordura localizada, a técnica utiliza aplicação controlada de temperatura, com o resfriamento da pele a -5° C, e “mata” cerca de 50% das células de gordura que existem na área de aplicação. Segundo a especialista, esse é um método não invasivo e seguro: “Algumas técnicas não são indicadas para quem não tem colesterol controlado porque eliminam a gordura pela corrente sanguínea. Como a Criolipólise 360 não faz isso, acaba sendo mais segura e tem menos contraindicações”. Mesmo assim, nem todos podem optar por essa técnica: é o caso de gestantes, quem tem hipersensibilidade ao frio, cicatriz recente na região desejada, diabetes, trombose, hipertensão não controlada ou teve infecção e febre nos dias próximos à aplicação.

 

Caso você não se enquadre nesses casos, é possível fazer uma avaliação com a esteticista para identificar qual área pode receber o tratamento. A aplicação dura uma hora e, neste período, a pessoa sentirá uma pressão no local – que pode incomodar, principalmente nos primeiros minutos. Apesar de usar resfriamento, o procedimento não costuma irritar a pele. Porém, é necessário estar atento e procurar apenas clínicas confiáveis. Com a baixa temperatura, a esteticista da Vitta Laser alerta que é preciso usar mantas com liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para garantir que elas não se partirão ou apresentarão fissuras - em contato direto com a pele, o procedimento poderia causar queimaduras graves. Os cuidados após o procedimento são simples: ingerir bastante água, evitar anti-inflamatórios, não tomar sol por uma semana e praticar atividades físicas. Além disso, a especialista alerta: a técnica sozinha não trata os resultados necessários caso não haja um controle da alimentação.

 

É o que reforça o nutricionista Ícaro Souza, que acompanha os clientes da Vitta Laser para garantir que os melhores resultados sejam alcançados. Ícaro explica que aliar os procedimentos estéticos com dietas muito restritivas ou sem mudar alimentação podem prejudicar o processo de emagrecimento. "O procedimento estético até reduz, mas a célula de gordura tende a crescer. Digamos que você tenha 100 células de gordura. A criolipólise vai deixar você só com 50 e você vai emagrecer. Mas se continuar com uma alimentação desregrada, as que sobraram vão crescer e novas células de gordura vão surgir. Então você estará jogando seu investimento de tempo e dinheiro fora", comparou. O nutricionista dá ainda uma dica de como se manter na dieta. Segundo ele, não adianta tirar do cardápio tudo o que você mais gosta de comer. "Alimentação é um prazer, mas também afeta muito seu estilo de vida. Então você tem que buscar um plano que se adeque ao que você gosta de comer e também à sua realidade prática. Não adianta colocar no cardápio algo que você não vai fazer, porque vai ficar insatisfeito". Mas o mais importante, para Ícaro, é que a pessoa não deixe de seguir uma dieta equilibrada. "A pessoa tem que ter comprometimento. Procedimentos estéticos e alimentação correta são extremamente atreladas [no processo de emagrecimento]. O que você come vai definir a estrutura do seu corpo. Então você tem que decidir se quer algo momentâneo ou algo duradouro", avalia.

 

De acordo com um dos sócios da Vitta Laser, Aécio Rodrigues, a possibilidade de aliar a estética com um trabalho de nutrição se tornou uma tendência do mercado. “O que as pessoas buscam não é só corpo esbelto e barriga tanquinho, isso é uma consequência. Hoje as pessoas buscam saúde e equilíbrio também. Nós não prometemos o que não dá para cumprir. O que nós prometemos é um resultado positivo, com as mais novas técnicas do mercado, aliando outras áreas além da estética, como biomedicina e nutrição", conclui.

Histórico de Conteúdo