Quinta, 13 de Dezembro de 2018 - 11:40

Viver Bem: O uso da terapia para tratar o medo de avião

Viver Bem: O uso da terapia para tratar o medo de avião
É muito comum que algumas pessoas apresentem o medo excessivo de viajar de avião. A aerofobia, como é cientificamente conhecida, é registrada entre 20 a 40% da população adulta mundial. Mas, para os que apresentam sintomas da fobia uma notícia positiva: há possibilidades de tratamento.

Leia mais

Quinta, 06 de Dezembro de 2018 - 11:30

Viver Bem: As causas e os cuidados com a trombose

Viver Bem: As causas e os cuidados com a trombose
O aparecimento de trombos pelo corpo, que geralmente surgem nos membros inferiores, pode vir a ser um caso de trombose. A doença é relacionada ao sistema vascular e, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), há 60 casos de trombose venosa profunda para cada 100 mil habitantes por ano.

Leia mais

Quarta, 05 de Dezembro de 2018 - 14:50

Sinta-se leve: Justificar não traz resultados

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Justificar não traz resultados
“Justificar um erro é errar outra vez”, a citação, atribuída a diversos autores na web, é o ponto de partida sobre o tema que abordo esta semana aqui com vocês. Sim, você pode ter tido todos os motivos do mundo para não ter ido à academia, não ter seguido a dieta da nutri, não ter comparecido a sua sessão semanal de estética...Imprevistos e problemas surgem na vida de todos, mas o que difere uma pessoa que consegue chegar ao objetivo desejado de outra que sequer consegue sair da primeira dezena de casas desse tabuleiro chamado vida é apenas um elemento: parar de se justificar.

Leia mais

Viver Bem: Conheça sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade
Algumas crianças demonstram comportamentos que, inicialmente, remetem a uma má-criação. A inquietude e dificuldade de prestar atenção ao professor, por exemplo, são algumas dessas características. Mas, em alguns casos, isso pode ser resultado do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, conhecido como TDAH.

Leia mais

Viver Bem: Solidão e depressão podem ser potencializadas pelo uso das redes sociais
Uma lista imensa de contatos, grupos variados, mensagens para responder. Essa é a rotina de muitos brasileiros que possuem diferentes contas em redes sociais. A sensação de estar sempre rodeado de muitas pessoas pode não ter despertado para a real solidão em que o sujeito pode estar submetido.

Leia mais

Viver Bem: Entenda a relação entre pré-natal e a saúde do homem

Uma das atenções na área da saúde durante o mês de novembro é o autocuidado dos homens com a saúde. Nas recepções de clínicas médicas, visivelmente o público masculino é menor em relação ao feminino e uma das tentativas da campanha do Novembro Azul é reverter esse cenário.

 

Uma relação curiosa foi apontada na terceira etapa da pesquisa Saúde do Homem, Paternidade e Cuidado, realizada pelo Ministério da Saúde. Os dados mostraram que 2,25% dos pais ou cuidadores entrevistados, participaram das consultas de pré-natal com suas companheiras no Brasil. Desse número, 80,71% afirmaram que esse envolvimento os motivaram a cuidar melhor da sua saúde.

 

O clínico geral do Hapvida, Bruno Rocha, avalia esse cenário como uma preocupação do homem pelo seu papel de provedor. “Esse cuidado está diretamente vinculado com a responsabilidade paterna. O homem considera o filho como uma extensão dele. É um processo de estar bem para cuidar e sustentar o filho”, explica.

 

Apesar do pré-natal trazer números positivos na relação homem x saúde, de maneira geral, o panorama ainda não é dos melhores.  Quando questionados sobre o hábito de buscar os estabelecimentos públicos de saúde, 36,36% dos entrevistados afirmaram não ter como ir nesses locais rotineiramente. Desse total, 47,57% informaram que o desinteresse é motivado por nunca terem precisado; falta de interesse ou porque não gostam de hospital.

 

“A gente percebe que muitos pacientes vêm para as consultas porque são trazidos pela companheira mas, muitas vezes, não têm acompanhamento regular. Em alguns casos é difícil convencê-los a retornar para a próxima consulta”, pontua o especialista.

 

PREVENÇÃO

Vale frisar que a prevenção é um dos principais objetivos de quem frequenta periodicamente o consultório. “Grande parte das doenças são prevenidas a partir do check-up e isso depende diretamente das consultas preventivas. Se o paciente não tem uma regularidade na prevenção, ele está abrindo mão da quantidade e da qualidade de vida”, finaliza.

Leia mais

Viver Bem: Boas escolhas alimentares podem ajudar a prevenir o câncer de próstata
A realização de atividades físicas faz parte do dia-a-dia de quem almeja uma vida saudável. Com o acréscimo de uma alimentação balanceada, manter a saúde equilibrada se torna ainda mais possível, inclusive no caso de homens diagnosticados com o câncer de próstata.

Leia mais

Viver Bem: Síndrome do pânico tem relação com ansiedade e depressão; saiba o que fazer
Um dos transtornos mais graves de ansiedade é a síndrome do pânico. A doença caracteriza-se por um conjunto de sintomas que faz com que a ansiedade ou o medo do indivíduo – mesmo que não haja sinais de perigo iminente – sejam potencializados a ponto dele acreditar que está passando por uma situação mais trágica do que realmente parece, ou até mesmo achar que vai morrer sem motivo aparente.

Leia mais

Quarta, 31 de Outubro de 2018 - 11:30

Sinta-se leve: Espelho, espelho meu, alguém ama mais meu corpo do que eu?

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Espelho, espelho meu, alguém ama mais meu corpo do que eu?
Uma simples passagem rápida na frente de um espelho pode desencadear duas fortes emoções: amor ou ódio. O que para uns é sinônimo de aplausos e reconhecimento, para outros o significado é o antônimo dessas palavras. Indiferença? Quase impossível. Todos têm algum tipo de sentimento pelo corpo que carrega e, acredite, melhorar esse corpo tanto no âmbito da estética quanto no âmbito da saúde depende de uma palavrinha mágica: conhecimento.

Leia mais

Viver Bem: Dia da Saúde Bucal alerta para cuidados com dentes desde a infância
O Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado nesta quinta (25), traz um alerta para o cuidado que, muitas vezes, é negligenciado pela maior parte das pessoas. As consultas preventivas ao dentista nem sempre são realizadas e para melhor tratar os dentes, o ideal é que as pessoas criem o hábito de ir ao dentista desde o nascimento do primeiro dente.

Leia mais

Histórico de Conteúdo