Viver Bem: É possível ensinar a 'fórmula da felicidade'?
Encontrar algo que dê sentido à vida é uma busca constante do ser humano. Na sociedade contemporânea, a rotina urbana, tanto no trabalho, como na vida pessoal, exige cada vez mais jornadas exaustivas, com imposição de metas abusivas e falta de reconhecimento.

Leia mais

Quinta, 09 de Agosto de 2018 - 11:30

Dica Hammer: Colágeno, usar ou não usar?

Dica Hammer: Colágeno, usar ou não usar?
Vivemos na era dos suplementos e um dos mais utilizados e questionados por muitos é o colágeno. Mas o que vem a ser esse suplemento? O termo “colágeno” é, segundo o médico Caio Meira, parceiro da rede Hammer Fitness Club, utilizado para denominar uma família de 27 proteínas isoformas encontradas nos tecidos conjuntivos do corpo. “Ele é uma proteína fibrosa encontrada em todo o reino animal. Contém cadeias peptídicas dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina”.

Leia mais

Quarta, 08 de Agosto de 2018 - 11:30

Sinta-se leve: Os novos pais

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Os novos pais
Já não se fazem mais pais como antigamente. A frase poderia ser vista de forma negativa, mas hoje, o significado é mais do que positivo. O motivo? Os pais modernos mudaram e muito. Eles já têm a consciência de que quanto melhor eles estiverem, melhor estarão suas famílias. Traduzindo, os pais já entenderam que se eles cuidarem de si mesmos – em primeiro lugar – eles podem ser ainda melhores, lidando com suas atividades diárias e com as preocupações de maneira mais tranquila e repletos de energia. É aí que a agenda do pai moderno sofre algumas alterações, entre os compromissos profissionais e familiares, já existe espaço para pensar na longevidade e investir tempo e dinheiro em tratamentos em prol da saúde, qualidade de vida e bem-estar. Pai cansado e estressado chegando do trabalho? Nunca mais!

Leia mais

Viver Bem: Dia Mundial da Saúde traz alerta sobre cuidados físicos e emocionais
A rotina intensa do cotidiano das pessoas muitas vezes dificultam o equilíbrio entre todas as esferas da vida e é comum a saúde acabar sendo negligenciada. Pensando nisso, 05 de agosto foi decretado como o Dia Nacional da Saúde, que também é uma homenagem à vida e ao trabalho do sanitarista Oswaldo Cruz, figura importante no controle de epidemias no Brasil, no final do século XIX.

Leia mais

Dica Hammer: Benefícios dos exercícios físicos para a pele

Os exercícios físicos, quando praticados de forma regular, numa frequência e intensidade adequadas e bem orientados, trazem uma série de benefícios para a saúde de todo o corpo, inclusive para a pele, que se torna mais bonita e saudável. A dermatologista Renata Pedreira, parceira da rede Hammer Fitness Club, traz a seguir alguns desses benefícios. Confira e comece já a se exercitar. 

 

1 - Menos estresse:
A prática de atividade física regular, leva à diminuição dos níveis do hormônio cortisol, também conhecido como hormônio do estresse. Isso ajuda a aumentar a imunidade do organismo melhorando doenças inflamatórias crônicas do corpo e da pele como Dermatites e a Psoríase. 

 

2 - Ajuda a eliminar a Acne:
Os altos níveis de cortisol estão também relacionados ao surgimento da acne inflamatória na pele. Com o exercício, a redução dos níveis desse hormônio também ajuda no controle da acne e da oleosidade. Além disso, para o tratamento adequado das lesões, o exercício deve ser combinado com uma rotina de limpeza e produtos adequados prescritos pelo dermatologista. 

 

3 - Retarda o envelhecimento:
O cortisol, quando em excesso, estimula na pele a glicação, um processo que danifica o colágeno e reduz a produção natural de ácido hialurônico, proporcionando o surgimento das rugas e flacidez. O exercício contribui para que esse mecanismo seja reduzido.   

 

4 - Aumento do metabolismo antioxidante na pele:
Durante a atividade física, também temos um aumento da produção de antioxidantes, que combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento.  A neutralização do excesso de radicais livres é imprescindível para manter a saúde e a juventude do organismo. O aumento da circulação sanguínea através dos exercícios, principalmente os aeróbicos, também estimula a renovação e nutrição celular, deixando a pele mais bonita, hidratada e saudável. Além disso, aumentam a drenagem linfática da pele, auxiliando na redução de edemas e eliminação de toxinas. 

 

5 - Melhora da firmeza da pele 
A musculação aumenta a produção de substâncias químicas que têm grande ação contra o envelhecimento. Entre elas, as principais são o hormônio de crescimento (GH) e a L-glutamina. O estimulo muscular aumenta a tonicidade da pele, deixando-a mais elástica e firme. 

 

6 - Fonte de Beleza
Com o exercício físico, há também o estimulo à produção de endorfinas - substâncias que conferem melhora do humor e da disposição do indivíduo e proporcionam a melhora da qualidade do sono. Todos esses benefícios, melhoram a autoestima e a aparência física do indivíduo e, influenciam positivamente na aparência da pele e nos cuidados com a saúde de maneira geral. 

Leia mais

Dica Hammer: Deixe de contar calorias e atente à qualidade dos nutrientes
Você sabia que a nutrição vai muito além de contar calorias? E que uma alimentação saudável pode tanto te auxiliar numa melhor composição corporal como, também, ser determinante na sua saúde? A Nutrição Funcional, como é conhecida atualmente, atua na redução de peso e auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças como, por exemplo, osteoporose, diabetes, hipertensão, fibromialgia, artrite reumatoide, autismo, depressão, hipotireoidismo, síndrome do pânico, além de reduzir sintomatologia de menopausa, enxaqueca, obstipação, alergias, entre outros, é o que explica a nutricionista Sara Frediani, parceira da rede Hammer Fitness Club.

Leia mais

Quarta, 25 de Julho de 2018 - 11:30

Sinta-se leve: Tratamentos estéticos X pós-operatório de cirurgia plástica

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Tratamentos estéticos X pós-operatório de cirurgia plástica
Muita gente não imagina, mas os tratamentos estéticos são de suma importância na fase de recuperação de alguns tipos de cirurgias plásticas. O motivo? No pós-operatório de diversos procedimentos a dermatofuncional é indicada para a correta acomodação e cicatrização dos tecidos. Acredite, a realização, ou não, desses tratamentos pode impactar diretamente sobre os resultados obtidos.

Leia mais

Quinta, 19 de Julho de 2018 - 11:30

Dica Hammer: A coluna doeu durante o exercício?

Dica Hammer: A coluna doeu durante o exercício?
Você já sentiu ou escutou alguém reclamar de dores na coluna durante a realização das séries de exercícios físicos? Se considerarmos a percepção diária do educador físico Romildo Rios, da rede Hammer Fitness Club, com os seus alunos, a provavelmente a sua resposta para pelo menos uma destas perguntas será sim. “Muitas pessoas se queixam de dor na coluna durante a prática de exercícios e, em alguns casos, elas chegam a apontar este ou aquele exercício como causador. Mas, será que o exercício realmente é o grande vilão da história?”, questiona.

Leia mais

Viver Bem: Pediatra ajuda a identificar sintomas de vermes em crianças

Dor abdominal, barriga inchada, cansaço sem razão aparente, períodos de oscilação entre prisão de ventre e diarreia, coceira no bumbum, entre outros. Esses sintomas em crianças podem ser sinal de verme. Mas as mães não precisam se desesperar, pois o problema pode ser tratado de forma simples. 

 

As verminoses são organismos parasitas que ficam, principalmente, no intestino e podem trazer prejuízos à saúde de adultos e crianças. No caso das crianças, por não conseguirem, muitas vezes, entenderem o que sentem, as mães precisam ficar atentas aos sintomas já citados e levar os filhos ao pediatra periodicamente, que identificará o problema nos exames, visto que alguns tipos podem não apresentar sintomas.

 

Algumas das vermes mais comuns são a ascaridíase (conhecida popularmente como lombriga), giárdia, ameba e a oxiuríase. De acordo com a pediatra do Hapvida, Carla Sartori, a transmissão dessas verminoses estão comumente ligadas à água e alimentos contaminados. “Mãos sujas na boca, carnes mal cozidas, animais de estimação que não são acompanhados frequentemente por um veterinário, são alguns dos fatores que podem levar a essa contaminação”, explica.

 

A especialista afirma ainda que cada tipo de verminose possui um tratamento específico, normalmente, medicamentoso. Ela alerta ainda que alguns cuidados simples podem evitar o problema. “Higienizar bem as frutas e legumes e lavar as mãos com frequência já evitam a maioria dos tipos mais comuns”, complementa a médica do Hapvida.

Leia mais

Dica Hammer: Saiba como preparar o joelho para não ter problemas na hora de correr
A corrida é uma das atividades físicas mais realizadas no mundo. Indivíduos de diversas faixas etárias aderem a esse esporte por vários motivos entre eles a perda de peso, saúde, condicionamento físico, lazer e qualidade de vida. A sua prática traz muitos benefícios, mas, quando não supervisionada por um profissional, também pode trazer malefícios, dentre eles as dores articulares e musculares.

Leia mais

Histórico de Conteúdo