Viver Bem: Veja como equilibrar a alimentação neste período de festas juninas
Confraternizar é o principal propósito do São João. Neste período do ano, muitas pessoas saem da capital para o interior, seja para reencontrar familiares ou para aproveitar o clima da zona rural. Mas no quesito gastronomia, algumas armadilhas requerem nossa atenção.

De acordo com a nutricionista do Hapvida Saúde, Cíntia Menezes, as comidas tradicionais da época, apesar de deliciosas, são altamente calóricas. “Os pratos são muito gordurosos, além de terem açúcar em excesso ou gorduras na composição. O pé de moleque e a paçoca, por exemplo, são os alimentos que mais se destacam quanto ao teor calórico”, pontua.

As praças e vilas montadas nas cidades costumam ter barracas com variadas iguarias. Nesse cenário, Cíntia alerta para que o consumidor preste bastante atenção ao aspecto das barracas, sobretudo a limpeza. “O uso de toucas e luvas pelos vendedores é um indicativo se existe ou não a preocupação com a higiene do próprio estabelecimento”, destaca. A especialista aponta que as comidas desta época são altamente perecíveis. O milho cozido por exemplo, precisa estar a uma temperatura de 60° a 70°C dentro dos ‘panelões'.

VOLTANDO À ROTINA
Nos dias pós-festas, o excesso de sódio e álcool pode causar um inchaço físico. Para reduzi-lo, a nutricionista orienta o consumo de comidas que estimulem o trabalho dos rins e a expulsão do sódio, a glicose e líquido retido do organismo. O abacaxi, por exemplo, é um alimento rico em uma substância chamada bromelina, que tem ação diurética e ajuda nesses casos. Para hidratar o corpo, o melão e melancia são excelentes opções.

Confira algumas dicas para aproveitar bem a festa:
Não coma todos as preparações que passarem pela sua frente;
• Substituir o leite integral pelo desnatado;
• Substituir a farinha branca por integral;
• Dê sempre uma pausa entre uma comida e outra;
• Brinque, dance e se divirta mais um pouco até o próximo quitute;
• Coma devagar para gerar a sensação de saciedade;
• Modere no consumo do licor e outras bebidas alcoólicas.

Leia mais

Viver Bem: Como o amor pode ser incentivo para as práticas de exercícios físicos
Saídas para restaurantes, tomar um café ou ver aquele filme preferido comendo pipoca. Essas são algumas das atividades que os enamorados costumam fazer com seus pares. Mas, para além do lazer, a saúde e o bem-estar também podem estar atrelados ao amor.

Leia mais

Quarta, 12 de Junho de 2019 - 11:50

Sinta-se leve: Disciplina, você tem?

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Disciplina, você tem?
Muitas pessoas entendem que ter disciplina é ser submisso a um agente externo. Podemos exemplificar com a figura de uma mãe que disciplina seu filho ou até mesmo como um comandante de um batalhão da polícia. Apesar dessa disciplina vinda de “alguém de fora” ser essencial em muitos casos, quero falar com vocês sobre a disciplina que considero primordial: aquela que está sob o prisma interno e que pode revelar o seu mais valioso potencial.

Leia mais

Viver Bem: Alerta de componentes em produtos é ponto de partida para mudança de hábitos
Na correria do dia a dia, ir ao supermercado tende a ser uma tarefa rápida. Isso muda no caso das pessoas portadoras de alguma doença ou intolerância alimentar que, por conta da necessidade de ler atentamente os rótulos dos produtos, costumam demorar muito mais do que o usual para fazer as compras. Mas esse cenário pode mudar para melhor em breve.

Leia mais

Viver Bem: O luto nas redes sociais - psicóloga explica sentimento e comportamento dos fãs
“Quarta e quinta em São Paulo (SP); sexta, Afrânio (PE); sábado, Areia Branca (SE) e Salvador (BA); domingo, Arraiá do GD [Gabriel Diniz] em Belém do Pará. Alô, galera de Belém do Pará!”. Foi com o bom humor e empolgação de sempre que o cantor Gabriel Diniz anunciou na manhã da última segunda-feira (27), em uma das suas redes sociais, a agenda de shows programados para os próximos dias. Os planos de Gabriel Diniz e a expectativa de milhares de fãs foram frustrados com a notícia inesperada da morte de Gabriel. Ele estava em um avião de pequeno porte que caiu em uma área de manguezal no sul de Sergipe. Nenhum dos ocupantes sobreviveu à tragédia.

Leia mais

Quarta, 29 de Maio de 2019 - 14:10

Sinta-se leve: a hora de começar é agora

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: a hora de começar é agora
Toda vez que nos deparamos com grandes tragédias afetos são suscitados e é muito difícil ficar indiferente ao fechamento de velhos ciclos e aberturas de novas jornadas. A morte precoce do cantor Gabriel Diniz nos coloca diante de reflexões que – por muitas vezes – se perdem na nossa rotina diária. O que vivemos e o que deixamos de viver? Muitos escreveram pelos seus feeds: “a vida é um sopro”. Você se pegou mais uma vez tendo esse questionamento?

Leia mais

Viver Bem: Diálogo pode mudar visão de que homem que fica em casa é 'menos homem'
Um estudo desenvolvido pelo Ipsos em parceria com o Instituto Global para a Liderança Feminina do King’s College London aponta que os brasileiros estão entre os que mais acreditam que o homem que fica em casa para cuidar dos filhos é “menos homem”. Apesar de todas as campanhas existentes em busca da igualdade de gênero essa afirmativa mostra que em se tratando de paternidade ativa o assunto ainda é um tabu para parte da sociedade brasileira.

Leia mais

Viver Bem: Número alto de crianças pré-diabéticas alerta para cuidado com alimentação
Causado por uma série de distúrbios no metabolismo que levam a um elevado índice de glicose, o diabetes é considerado a maior causa de insuficiência renal no mundo. No momento, o que tem chamado atenção em relação à doença é o número de crianças pré-diabéticas, cenário que desperta a necessidade de um cardápio balanceado para este público.

Leia mais

Quinta, 16 de Maio de 2019 - 10:00

Sinta-se leve: Além da estética

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Além da estética
Quando pensamos em atividade física, imediatamente associamos a prática do esporte a um corpo esbelto e bem definido. Porém, precisamos ter em mente que o exercício traz – além de melhoras físicas – benefícios imensuráveis para o corpo e para a alma. 

Leia mais

Viver Bem: Especialista destaca cuidados importantes para a saúde bucal das gestantes
Durante nove meses, o corpo da mulher transforma-se em dois. Viver passa a ser um verbo de dupla ação e o cuidado não é só consigo, mas também com outro ser que já está se formando em seu ventre. Entre essas mudanças, a produção hormonal se torna altíssima e, junto com ela, o corpo sofre algumas alterações, inclusive no funcionamento da saúde oral.

Leia mais

Histórico de Conteúdo