Quarta, 20 de Março de 2019 - 15:10

Sinta-se leve: Você está preparada para pular a fogueira?

por Lidiane Angelim

Sinta-se leve: Você está preparada para pular a fogueira?
Foto: Divulgação

Terminada a folia momesca me deparo no consultório com dois tipos de pacientes: aquele que parou sua vida em função do Carnaval e aquele que integrou a folia a sua rotina de forma que a música que tocasse não influenciasse no seu ritmo. E você? Se identifica com qual dos dois? A péssima notícia é que quem deixou de se cuidar para pular atrás do trio sem o devido cuidado à rotina alimentar terá que correr um pouco mais atrás do trio da realidade. A boa é que estamos aqui já a postos auxiliando nessa nova maratona.

 

Mas Lidiane, tenho que viver me privando dos bons momentos da vida? Da fartura das festas comemorativas? Não é pedir demais não? Eu e todos os profissionais ligados à área de saúde e qualidade de vida não pedimos nada. Orientamos. A decisão de “em qual bloco sair” cabe somente ao paciente. Nosso papel? Facilitar e ensinar. Facilitar por meio de técnicas e tratamentos. Ensinar como deve ser sua forma de encarar a alimentação e os bons hábitos em prol do seu maior bem: você. As festas sempre irão existir, os excessos também precisam de controle pra manter o seu trio em perfeito funcionamento.

 

Nessa lista de bons hábitos, vale refletir acerca das trocas, do que consumir nos buffets de all inclusive, da moderação na hora de ingerir bebida alcóolica e por aí vai. O prazer deve (e está, acredite) muito além da comida. Compreensível faltar a academia ou dispensar a caminhada depois de perder uma noite de sono, o segredo está no equilíbrio, nas compensações.

 

Quem já voltou a rotina, parabéns! Quem ainda não, sugiro acelerar o processo, pois o tempo – como já cantado por aí – voa e já, já você pode pensar “já esperei até agora, vou deixar pra depois do São João”. Nada disso. Recomece, reavalie, corra atrás. Em junho vai ter amendoim, vai ter bolo, vai ter canjica, mas vai ter ainda mais disposição para pular a fogueira daquilo que atrapalha a conquista dos seus objetivos. Conte conosco!

Histórico de Conteúdo