Segunda, 16 de Março de 2020 - 17:20

Prevenção e vigilância é melhor forma de evitar propagação do coronavírus

por Larissa Voss Sadigursky

Prevenção e vigilância é melhor forma de evitar propagação do coronavírus
O surto de pessoas infectadas pelo Coronavírus na China (na cidade de Wuhan), posteriormente propagado pelo mundo, chamou a atenção dos agentes de saúde e órgãos como a Organização Mundial da Saúde pela intensidade da pneumonia provocada pelo vírus. Chamado pela OMS de doença respiratória aguda COVID-19, o vírus já chegou ao Brasil e está na fase de transmissão comunitária, registrando, até o fechamento deste artigo (15/03/2020), 200 casos confirmados por balanços das secretarias estaduais de Saúde, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo. Na Bahia, foram contabilizados nove casos até o momento. A OMS classificou a atual epidemia como emergência de saúde pública de interesse internacional. Na prática, a decisão tem um peso político e envia um sinal aos países membros da entidade, como o Brasil, que adotem ações coordenadas, o que inclui vacinas e tratamentos, além de práticas de precauções como verificação de viajantes em portos, aeroportos, medição de temperatura e monitoramento de quem chegou de viagem, mesmo que sem sintomas. Neste momento, a recomendação é evitar viagens, aglomerações e passagens por aeroportos ou rodoviárias.

Leia mais

Rendimento escolar e menor qualidade de vida podem estar relacionados à qualidade do sono
Quem nunca ficou acordado até altas horas mexendo no celular ou assistindo à televisão? Essas são algumas práticas comuns consideradas prejudiciais, principalmente entre jovens brasileiros, e que podem afetar o desempenho escolar, uma vez que uma noite mal dormida reflete, sobretudo, na atenção, concentração, humor e disposição no dia seguinte. O estímulo visual, ou seja, assistir TV, usar o computador, tablet ou celular antes de deitar para dormir, inibe a liberação do hormônio do sono (melatonina) e atrasa o seu início.

Leia mais

Sexta, 14 de Fevereiro de 2020 - 11:30

Carnaval: Idosos com artrose também podem curtir de forma saudável

por Jozélio Freire de Carvalho

Carnaval: Idosos com artrose também podem curtir de forma saudável
O baiano raiz já começou a contagem regressiva para o Carnaval de Salvador. Mas, além da diversão, é preciso ficar atento aos cuidados prévios à folia, sobretudo quem sofre com dores crônicas, a exemplo da artrose. O problema, que não tem cura, é considerado um processo natural da idade, atingindo quase 15 milhões de brasileiros, principalmente idosos (+60 anos), segundo o Ministério da Saúde. Mas, apesar das dores e limitações motoras impostas pelo problema, é possível aproveitar a folia de forma saudável.

Leia mais

Quarta, 12 de Fevereiro de 2020 - 10:00

Dá para manter o hálito saudável no Carnaval?

por Renata Barbosa

Dá para manter o hálito saudável no Carnaval?
Carnaval é sinônimo de mistura. E não estou falando apenas da multidão aglomerada atrás do trio, nem da combinação de gêneros e estilos musicais. Nesse período, que coincide com o verão, misturamos calor com bebidas alcoólicas, comidas de rua e muito tempo fora de casa, o que pode trazer uma companhia indesejada nessa folia: o mau hálito. Mas não precisa se desesperar, pois alguns cuidados simples podem fazer a diferença na saúde bucal e no bem estar de quem vai pular Carnaval, afinal, um hálito saudável é reflexo de um corpo saudável.

Leia mais

Segunda, 10 de Fevereiro de 2020 - 10:00

No verão, usar óculos escuros é tão importante quanto usar protetor solar

por Maiza Brito

No verão, usar óculos escuros é tão importante quanto usar protetor solar
São inúmeras as campanhas que incentivam o uso do filtro solar para proteger a nossa pele do sol intenso, sobretudo no verão. Até porque, com o aumento das temperaturas, é quase imperativa a vontade de aproveitar um dia de praia, expondo nossos corpos ao calor e à brisa do mar. Mas é de fundamental importância que se chame a atenção também para a proteção e saúde dos nossos olhos nesse período!

Leia mais

Quinta, 06 de Fevereiro de 2020 - 10:00

Cuidados com a pele na folia

por Rebeka Sobral

Cuidados com a pele na folia
O mês de fevereiro abre a temporada de festas pré-carnavalescas que agitam os baianos até a chegada de Momo. São ensaios, bloquinhos, Pipoco, Furdunço, Fuzuê, sem falar os sete dias na avenida e o popular Arrastão na quarta-feira de cinzas. Mas se, por um lado, o período é de animação; por outro é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer a saúde da pele.

Leia mais

Quinta, 30 de Janeiro de 2020 - 17:00

Cuidados com acidentes com água-viva e caravelas

por Raquel Birne

Cuidados com acidentes com água-viva e caravelas
O verão é a estação mais quente do ano e a Bahia tem a maior extensão de costa litorânea do País. Isso é um verdadeiro atrativo para as férias, quando a costa do estado tem seus hotéis e pousadas ocupados quase em sua totalidade por turistas. A mistura de férias, calor e praia é um verdadeiro atrativo para as crianças, que nesse período, aproveitam e ficam longos períodos dentro do mar e da piscina.

Leia mais

Quinta, 23 de Janeiro de 2020 - 15:20

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado

por Ana Cristina Batalha

Cuidar da saúde íntima no verão vai muito além de evitar o biquíni molhado
Os descuidos com a saúde íntima são muito mais comuns no verão. Não à toa, esse é o período em que aumentam as queixas ginecológicas. Passar o dia com o biquíni molhado, por exemplo, intensificam o surgimento de infecções. Os fungos e bactérias encontram no calor e na umidade o ambiente perfeito para sua proliferação. No consultório, as queixas mais comuns que recebo são coceira e corrimento vaginal, que podem ser sinais de candidíase, infecção causada por fungos, e vulvite, que é dermatite de contato ou alérgica na vulva, a parte externa da vagina. O problema é que, na presença de corrimento vaginal, muitas mulheres aumentam a quantidade de banhos diários e exageram no sabonete, o que acaba contribuindo para a retirada da proteção natural, mantendo o ambiente vaginal desfavorável e agravando o quadro.

Leia mais

Quinta, 19 de Dezembro de 2019 - 17:00

Cuidados com a pele: do eterno ao instantâneo

por Marília Acioli

Cuidados com a pele: do eterno ao instantâneo
A pele é o maior órgão do corpo humano e seguir uma cartilha de cuidados com ela devia fazer parte da rotina de todos nós. Nessa lista, encontram-se dois tipos de cuidados: os eternos, que devem estar na ordem do dia e realizados sempre, e os instantâneos, aqueles mais pontuais, feitos esporadicamente.

Leia mais

Terça, 29 de Outubro de 2019 - 11:30

Será que a Fisioterapia está preparada para melhorar seu desempenho no trabalho?

por Claudio Cotter

Será que a Fisioterapia está preparada para melhorar seu desempenho no trabalho?
A forma como pensamos e lidamos com a dor e a doença é importantíssima e define em muitos casos qual a gravidade dos sintomas e o quanto estes processos podem atrapalhar nossa vida pessoal e desempenho no trabalho. Na prática diária em consultório fica claro que pacientes com atitudes positivas costumam ter sintomas mais amenos do que pacientes com atitudes negativas em relação à patologia ou mesmo em relação à vida.

Leia mais

Histórico de Conteúdo