Quinta, 18 de Abril de 2019 - 11:30

Cuidados simples podem ajudar a afastar a H1N1

por Renata Carriço

Cuidados simples podem ajudar a afastar a H1N1

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou na semana passada. A vacina engloba vários sorotipos da doença, incluindo a tão falada H1N1. Do dia 10 de abril até esta quinta-feira (18), apenas os grupos prioritários receberam a vacina, ou seja, crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A partir do dia 21 de abril, próximo domingo, todo o público alvo terá direito à vacinação (veja a lista completa abaixo). É o vigésimo ano da campanha de vacinação contra gripe (influenza) no país. 
 
E nesse ano, a H1N1 já começou dando o que falar: foi necessária antecipação da campanha de vacinação de influenza no estado do Amazonas, que apresentou surto muito maior que no ano anterior. No ano de 2018 inteiro, foram 3 mortes notificadas e 17 casos confirmados por todos os subtipos de influenza no estado, enquanto até o início de março de 2019 o estado já havia confirmado 107 casos só de H1N1, com 28 mortes. 

Em informe do dia 11 de abril de 2019, o Ministério da Saúde aponta que dos 207 casos de influenza subtipados até o momento no país, 78,2% são de H1N1. É muito importante lembrar que a vacina não previne a doença em si, mas sim os casos graves que podem levar à morte. 
 
Para evitar o contágio e a transmissão da doença, além da vacina, cuidados simples no dia a dia podem ajudar. Deve-se sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente pessoas com tosse ou espirros frequentes, além de após usar o banheiro e antes de comer, e evitar contato com olhos, boca e nariz após tocar em superfícies contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas, etc). Manter hábitos de vida saudáveis como boa alimentação, ingestão de líquidos e atividade física também ajuda a afastar a gripe. 
 
Importante salientar que pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza, dor de garganta e/ou de cabeça) devem procurar auxílio médico e evitar contato direto com outras pessoas, se possível se afastando do trabalho/estudo, bem como de aglomerações e ambientes coletivos. Medidas simples podem evitar a propagação dos vírus e evitar casos graves de influenza nos grupos mais vulneráveis. 
 
Segue abaixo a lista de grupos-alvo para vacinação, que receberão a mesma de graça nos postos de Saúde durante a campanha. Caso se encaixe no caso de portadores de doenças crônicas ou condições clínicas especiais, a vacina só será aplicada com prescrição médica especificando o motivo de indicação da vacina. Caso não se encaixe em um dos grupos e queira tomar a vacina, a mesma encontra-se disponível em clínicas privadas de vacinação. 
 
Grupos-alvo:
-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-Gestantes em qualquer idade gestacional
-Puérperas
-Trabalhadores da área da saúde
-Professores
-Povos indígenas
-Pessoas com 60 anos de idade ou mais
-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais

 

* Renata Carriço é Clínica Geral e atua na área de Diagnóstico Diferencial em Recife-PE

 

* Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Leia mais

Terça, 16 de Abril de 2019 - 11:30

Depressão na adolescência: Drama ou realidade?

por Ludmilla Carvalho

Depressão na adolescência: Drama ou realidade?
Mais de 21% dos jovens têm sintomas de depressão e 5% tentaram suicídio. Os dados são da Unifesp, Universidade Federal de São Paulo. A Depressão ainda é um grande enigma, um tabu para a maior parte das pessoas. Por ignorância, por falta de informação, negligenciamos por tanto tempo a saúde mental e a importância do cuidado com a própria mente e a do nosso semelhante. Agora, imagina um tema complexo associado à adolescência, que também se mantém cheia de dúvidas, inseguranças e variações? Diante do crescimento no número de casos precisamos levar isso a sério! É preciso discutir o assunto!

Leia mais

Terça, 09 de Abril de 2019 - 11:30

Saúde, bem-estar, qualidade de vida e espirito

por Flavia Ganem

Saúde, bem-estar, qualidade de vida e espirito
A definição de qualidade de vida é muito ampla, e cada indivíduo ou instituição, organização tem um conceito para tal. E tem relação com o equilíbrio, com a redução do estresse nas situações cotidianas, a fim de alcançar saúde e bem-estar. Vai muito além da saúde física, abrange o estado psicológico e emocional do indivíduo, as relações e ambientes sociais, os significados e valores, o tempo de sono e de atividades de lazer, a rotina profissional, a espiritualidade, aprendizagem, o estágio da vida, o país de origem, as necessidades básicas, as ambições e os desejos individuais, tudo influencia na hora de definir quando se vive com qualidade.

Leia mais

Terça, 02 de Abril de 2019 - 11:30

Humanizar processos na saúde otimiza resultados e relação com cliente

por Leandro Almeida

Humanizar processos na saúde otimiza resultados e relação com cliente
Penso e acredito ferreamente que é quase impossível falar em humanização do processo na saúde sem abordar e aproximar a relação entre o médico e paciente. Ela precisa, acima de tudo, ser equacionada e valorizada, respeitando-se as condições emocionais e psíquicas do indivíduo, bem como o perfil de atuação do profissional.

Leia mais

Terça, 26 de Março de 2019 - 11:30

Viver com beleza é uma das preocupações que perpassam todos os segmentos da sociedade

por Patrícia Barros

Viver com beleza é uma das preocupações que perpassam todos os segmentos da sociedade
As demarcações de um corpo e rosto bonito traduzem insígnias de uma nova ordem que se instaurou e que ganha destaque nestes últimos tempos: corpos fortes, torneados, magros e perfeitos. A sociedade de consumo atual não os exime das exigências quanto ao padrão de beleza que impõe, desconsiderando as inúmeras desigualdades e diversidades existentes. A preocupação com o corpo e rosto saudável, e acima de tudo bonito atravessa contemporaneamente, os diferentes gêneros, faixas etárias e classes sociais.

Leia mais

Desejo da saúde suplementar para 2019: uma população mais consciente e participativa
O ano de 2019 começou com expectativas e incertezas para o setor da saúde. Ao mesmo tempo que comemoramos grandes conquistas na medicina, preocupamo-nos com o que esses avanços vão impactar o bolso da população. Um exemplo é o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Há 30 anos, era de 65 anos; hoje, comemoramos que a população vive em média 75 anos. O ganho de 10 anos nas últimas décadas, ao mesmo tempo, representa um grande impacto no custo da saúde.

Leia mais

Terça, 12 de Março de 2019 - 11:30

Seu filho sofre com a dor de crescimento? A microfisioterapia pode ajudar!

por Kamila Mafra

Seu filho sofre com a dor de crescimento? A microfisioterapia pode ajudar!
Sintoma muito comum na infância, a dor de crescimento é caracterizada por uma sensação dolorosa, sem motivo aparente, que ataca principalmente os membros inferiores, próximo ao joelho, podendo se estender até o tornozelo. Em alguns casos, os sintomas também se manifestam nos membros superiores e podem ter dor de cabeça associada. Esse desconforto pode durar de poucos minutos até horas e atrapalhar a vida da criança.

Leia mais

Terça, 05 de Março de 2019 - 11:30

Hipnoterapia ajuda terceira idade a permanecer produtiva e feliz

por Érika Lins

Hipnoterapia ajuda terceira idade a permanecer produtiva e feliz
Avós como de 30 anos atrás não existem mais! A terceira idade de hoje tem uma rotina e estilo de vida diferentes: acesso facilitado a computadores e outras plataformas, vida intelectual, social e sexual ativa... Os idosos da atualidade se colocam diante da vida com muito mais disposição, sem lamentações e com o desejo de produzir e contribuir socialmente.

Leia mais

Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil

por Fabio Tiepolo

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil
Após mais de dois anos em debate, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da Telemedicina no Brasil, por meio da Resolução 2.227/2018. A proposta ainda está aberta a receber sugestões até o dia 7 de abril, especialmente dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), de médicos e de outras entidades interessadas. Oficialmente, a norma só entrará em vigor no mês de maio, mas já está despertando dúvidas e muito interesse por parte das administrações públicas e dos próprios profissionais.

Leia mais

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular

por Juarez Gonçalves

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular
São inúmeros os males que o consumidor causa à sua saúde visual e olhos quando adquire óculos esportivos, também denominados óculos de sol, sem certificação, garantia e fora de um estabelecimento ótico. A Bahia é um estado tropical e é muito comum aqui a utilização de óculos esportivos. Entretanto, eles só devem ser vestidos quando tenham a certificação adequada e a compra só deve ser realizada em óticas, onde é obrigatória a contratação de um responsável técnico.

Leia mais

Histórico de Conteúdo