Segunda, 18 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil

por Fabio Tiepolo

Telemedicina: um avanço inevitável para o Brasil
Após mais de dois anos em debate, o Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou o uso da Telemedicina no Brasil, por meio da Resolução 2.227/2018. A proposta ainda está aberta a receber sugestões até o dia 7 de abril, especialmente dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), de médicos e de outras entidades interessadas. Oficialmente, a norma só entrará em vigor no mês de maio, mas já está despertando dúvidas e muito interesse por parte das administrações públicas e dos próprios profissionais.

Leia mais

Segunda, 04 de Fevereiro de 2019 - 11:30

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular

por Juarez Gonçalves

Óculos esportivos clandestinos - Um grande mal à saúde ocular
São inúmeros os males que o consumidor causa à sua saúde visual e olhos quando adquire óculos esportivos, também denominados óculos de sol, sem certificação, garantia e fora de um estabelecimento ótico. A Bahia é um estado tropical e é muito comum aqui a utilização de óculos esportivos. Entretanto, eles só devem ser vestidos quando tenham a certificação adequada e a compra só deve ser realizada em óticas, onde é obrigatória a contratação de um responsável técnico.

Leia mais

Cistos branqueais: massas cervicais congênitas que devem ser retiradas assim que diagnosticadas
Dúvidas sobre o que é um cisto branquial, sobre sua gravidade e se há tratamento muitas vezes são levadas por pacientes aos médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço. Na realidade, a anomalia é uma massa cervical congênita, um tipo de tumor benigno localizado na parte lateral do pescoço e que contém um líquido viscoso no seu interior. Essa massa cervical forma-se ainda na fase embrionária, antes do nascimento do paciente, e é fruto da falha na reabsorção de restos do aparelho branquial.

Leia mais

Segunda, 31 de Dezembro de 2018 - 11:30

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente

por Paula Menezes

Indústria farmacêutica: quando o foco é o paciente
É curioso ver como alguns temas, de repente, são cunhados e viram cool. O patient-centricity é a mais "nova" discussão e foco das indústrias farmacêuticas. Para quem é do terceiro setor, como eu, algumas vezes fica difícil entender por que o foco no paciente está sendo incorporado à cultura da indústria farmacêutica somente agora. Onde estava o paciente até o momento, senão no centro?

Leia mais

Segunda, 24 de Dezembro de 2018 - 11:30

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde

por Sandra Franco

Sob pressão: propostas do novo governo para a Saúde
“Não há medicação, não há leitos, preciso de verba”: essa é uma fala do diretor de um hospital público na série ficcional “Sob Pressão” exibida na Rede Globo de Televisão. No entanto, talvez seja esse o mantra mais repetido em quase todas as instituições de saúde do país. No próximo dia 1º de janeiro, assumirá a cadeira mais importante do Brasil o recente eleito Presidente da República, Jair Bolsonaro. Entre tantos problemas políticos e econômicos enfrentados pelo país, o novo comandante da nação terá um grande desafio: a saúde.

Leia mais

Segunda, 17 de Dezembro de 2018 - 11:30

No mundo da fantasia

por Cristiane Schneckenberg

No mundo da fantasia
A sexualidade feminina é um dos assuntos que ainda em tempos modernos se cerca de tabus. Verdades pré-estabelecidas, mesmo sem maiores fundamentos, tomam força de regra e atrapalham o jogo da brincadeira amorosa. É tempo de questionar: será mesmo que o desejo feminino é menor do que o dos homens? Para eles, o sexo teria, realmente, peso e importância maior? Ou estaríamos menosprezando a energia sexual feminina? Estudos apontam que, em comunidades primitivas, eram as mulheres que determinavam e elegiam seus múltiplos companheiros. Talvez a cortina cultural e social esteja ocultando um desejo sexual feminino fluido, intenso e até desconcertante.

Leia mais

Segunda, 03 de Dezembro de 2018 - 11:30

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama

por Maira Caleffi

Uma luta compartilhada: o poder transformador do enfrentamento do câncer de mama
A vida nos desafia constantemente: algumas vezes conseguimos prever o que nos espera; em outras tantas, um sentimento de angústia e insegurança toma conta frente ao inesperado. Um diagnóstico de câncer é uma estrada repleta de desafios que só o paciente pode trilhar. No entanto, saber que existem pessoas e instituições para apoiar esta jornada pode tornar o caminho mais leve. Em 2018, quase 600 mil homens e mulheres receberão o diagnóstico de câncer. Destes, aproximadamente 10%, ou seja, 60 mil, serão de câncer de mama. Cada luta é única, particular e resguarda em si sentimentos e sensações inexplicáveis. Contudo, essa mesma luta individual pode ser compartilhada e ajudar no fortalecimento de pessoas que enfrentam a doença.

Leia mais

Insônia atinge uma em cada cinco pessoas; entenda os riscos e soluções para o problema
A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de iniciar e ou manter o sono por um período prolongado. Esse problema é algo comum na vida de muitas pessoas, e segundo a Associação Brasileira do Sono, cerca de 36,5% da população sofrem com os sintomas. O incomodo age no organismo de diferentes formas, mas no geral é como se todas as noites você se deitasse na cama e esquecesse como se faz para dormir. Com isso, os dias vão parecendo mais longos e cansativos, fazendo com que as pessoas que têm esse problema sofram com a dificuldade em concentração, raciocínio lento e falta de memória entre outros transtornos causados pela privação do sono.

Leia mais

Segunda, 19 de Novembro de 2018 - 11:30

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios

por Iomani Engelmann

Envelhecer com tecnologia é o melhor dos remédios
O Japão é considerado o país com a maior proporção de idosos do mundo, correspondendo a aproximadamente 40% de toda população. Até 2050, mais de 60 países estarão na mesma situação, entre eles está o Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir da década de 2030, a população acima dos 60 anos representará o dobro do contingente de crianças e adolescentes com menos de 14 anos. Os pacientes a partir de 2030 terão em seu cotidiano muito mais presente os wearables, a Internet das Coisas e o blockchain. Soluções como essas, a serem aprimoradas ou, até mesmo, desenvolvidas, devem pensar na descentralização das informações; na conexão entre pacientes e médicos; além de monitorar o dia a dia dos indivíduos.

Leia mais

Segunda, 12 de Novembro de 2018 - 11:30

O que é harmonização orofacial na odontologia?

por Flávio Luposeli

O que é harmonização orofacial na odontologia?
Harmonização Orofacial é o termo que se usa para tratamentos que visam equilibrar os diversos tecidos da face com a harmonia estético-funcional do sorriso. E a Odontologia é a ciência que estuda esse equilíbrio. O motivo é simples: imagine que os pacientes vão ao dentista para conquistar um sorriso saudável e bonito. Para se alcançar plenamente esse objetivo, não se pode ignorar o fato de que é impossível sorrir sem a participação dos lábios. Se imaginarmos que a enorme maioria dos músculos que movimentam a nossa face tem relação direta com o movimento dos lábios, ficará simples concluir que o cirurgião-dentista é um profissional amplamente indicado e capacitado para atuar em toda essa região.

Leia mais

Histórico de Conteúdo