Quinta, 09 de Julho de 2020 - 10:30

Cuidados bucais na quarentena: O que é realmente necessário?

por Júlia Torres

Cuidados bucais na quarentena: O que é realmente necessário?
Todos sabemos que práticas simples de higiene como lavar as mãos com água e sabão e limpar as superfícies de objetos com álcool 70% são algumas das principais recomendações como prevenção contra o novo coronavírus. Porém, a preocupação com a higiene bucal está maior na quarentena, já que o vírus entra no organismo principalmente pela boca e pelo nariz. Segundo a empresa Listerine, por meio de um comunicado oficial, a procura pelos enxaguantes bucais e outros produtos de higiene tiveram aumento de procura neste período, o que ratifica esse aumento de cuidados e traz vários aspectos positivos.

Leia mais

Segunda, 06 de Julho de 2020 - 10:35

Julho Amarelo: Hepatites virais podem evoluir por décadas de forma silenciosa

por Raymundo Paraná

Julho Amarelo: Hepatites virais podem evoluir por décadas de forma silenciosa
As hepatites virais são doenças causadas por vírus que podem gerar lesões graves ao fígado e merecem a atenção de todos. No Brasil, particularmente, as hepatites crônicas B e C ainda são responsáveis por mais de 40% dos casos de transplante de fígado. Por serem doenças silenciosas, evoluem por décadas sem diagnóstico, mas causam danos progressivos ao fígado. Por isso, muitos pacientes portadores desses vírus não sabem que estão com a doença.

Leia mais

Quinta, 02 de Julho de 2020 - 10:00

Julho Amarelo reforça alerta sobre riscos das hepatites virais

por Lourianne Cavalcante

Julho Amarelo reforça alerta sobre riscos das hepatites virais
As hepatites virais afetam milhares de pessoas em todo o mundo e na Bahia não é diferente. Causadas, principalmente, pelos vírus A, B e C, provocam uma inflamação no fígado e são as principais causas de câncer nessa região. Nesse sentido, conscientizar a população para a gravidade das hepatites virais é fundamental. Esse é o objetivo do Julho Amarelo, adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais.

Leia mais

Radiação ultravioleta é nova alternativa para combater vírus e bactérias em clínicas
Para além das orientações e protocolos de biossegurança e saúde como a utilização de álcool em gel, óculos, máscaras reforçadas, pró-pé e jalecos descartáveis, clínicas e hospitais estão buscando novas formas de desinfecção dos ambientes. Hospitais e grandes clínicas de São Paulo adotaram em suas práticas equipamentos com radiação ultravioleta (UV) como alternativa para reduzir o contágio pelo novo coronavírus, embora ainda não exista nenhuma pesquisa que comprove a eficácia da radiação artificial UV-C contra o Sars-Cov-2 (causador da atual pandemia de covid-19). O uso está baseado em estudos mais antigos que mostram sucesso em destruir o Sars.

Leia mais

Quarta, 10 de Junho de 2020 - 10:00

É possível tratar Síndrome do Ovário Policístico com mudanças de hábitos de vida?

por Ana Cristina Batalha

É possível tratar Síndrome do Ovário Policístico com mudanças de hábitos de vida?
Cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva sofrem com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), uma doença endócrina caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos que eleva o risco de problemas como resistência à insulina, diabetes tipo 2, câncer e infertilidade. De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio hormonal que provoca formação de cistos nos ovários, o que fazem com que eles aumentem de tamanho e provoquem alterações no metabolismo da mulher. Esse problema atinge, principalmente, mulheres em idade reprodutiva e se caracteriza pela menstruação irregular, alta produção de testosterona e presença de microcistos nos ovários.

Leia mais

Ginecologia natural e tratamentos alternativos são opções para manter a saúde da vagina
Na contracorrente do consumo desenfreado e sem consciência e do desperdício de resíduos no planeta, surgem práticas e alternativas mais sustentáveis, como a ginecologia natural, que vêm retornando ao meio urbano e se popularizando no Brasil. Esse movimento vem com a proposta de resgatar práticas ancestrais das mulheres no cuidado com o próprio corpo. Entre os principais hábitos dessa prática estão o uso de plantas e produtos naturais em tratamentos contra fungos, bactérias, alergias e até mesmo no alívio dos sintomas da TPM e menopausa. A ginecologia natural é muito recomendada para mulheres que sofrem de infecções recorrentes, como a candidíase, por exemplo, ou para quem busca reduzir o uso de algum medicamento. 

Leia mais

Quinta, 30 de Abril de 2020 - 11:08

Coronavírus e o momento para engravidar

por Joaquim Lopes

Coronavírus e o momento para engravidar
A enfermidade causada pelo coronavírus tornou-se um flagelo mundial e, por isso, foi caracterizada pela OMS como uma pandemia. Independente do perigo para a saúde e a vida humana e dos aspectos financeiros que acometeram todos os países, essa virose tem trazido, também, preocupações do ponto de vista reprodutivo para homens e mulheres.

Leia mais

Quarta, 29 de Abril de 2020 - 17:54

Como cuidar da saúde bucal em tempos de isolamento

por José Medeiros Filho

Como cuidar da saúde bucal em tempos de isolamento
Em meio à crise da COVID-19, que mudou a rotina do Brasil e do mundo, a higiene pessoal precisa ser redobrada, o que inclui também a higiene bucal como elemento essencial à saúde. A higiene não pode ser deixada de lado por ser fundamental para a manutenção da saúde como um todo, além de ser necessária na prevenção de problemas de saúde gerais e orais mais graves, evitando uma visita de urgência ao consultório odontológico. 

Leia mais

Quarta, 22 de Abril de 2020 - 16:43

O que aprender com um vírus?

por Ubiraci Pataxó

O que aprender com um vírus?
Constam em meu currículo minhas graduações, cursos, experiências profissionais e jamais deixo de incluir que sou “aprendiz de pajé”. Em minha cultura Pataxó, no auge dos 60 anos é uma imensa realização ser escolhido Pajé. Não sei se terei o privilégio de ocupar essa função, mas sonho chegar lá. É também aos 60 anos que ganhamos o título de “livro sagrado”, pois na altura de seis décadas, teremos vivido o bastante para ensinar por meio de nossas próprias histórias. Muito provavelmente, uma das experiências que contarei às minhas filhas, netos e jovens da comunidade terá como principal personagem uma “criatura” transmutada nos últimos 60 anos…

Leia mais

Quinta, 16 de Abril de 2020 - 16:40

Coisas que você pode fazer pela sua vagina em tempos de isolamento social

por Ticiana Cabral

Coisas que você pode fazer pela sua vagina em tempos de isolamento social
Estamos passando muito mais tempo em casa do que era de costume. Diante do isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, as pessoas estão adaptando seus hábitos, atividades e cuidados diários e, em meio à essas alterações na rotina, por que não olhar com mais atenção para a própria vagina?

Leia mais

Histórico de Conteúdo