Quinta, 06 de Fevereiro de 2020 - 10:00

Cuidados com a pele na folia

por Rebeka Sobral

Cuidados com a pele na folia
Foto: Divulgação

O mês de fevereiro abre a temporada de festas pré-carnavalescas que agitam os baianos até a chegada de Momo. São ensaios, bloquinhos, Pipoco, Furdunço, Fuzuê, sem falar os sete dias na avenida e o popular Arrastão na quarta-feira de cinzas. Mas se, por um lado, o período é de animação; por outro é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer a saúde da pele.

 

O primeiro deles é o protetor solar. Não dá para abrir mão. Como uma parte dessas festas e dos blocos de rua acontecem durante o dia, fotoproteção é fundamental. Muita gente fica em dúvida em relação à quantidade adequada. Para não ter erro, o indicado é passar o equivalente a uma colher de chá nas áreas a serem protegidas. Por exemplo, uma colher de chá no rosto e pescoço, uma colher de chá para cada braço e por aí vai.

 

Outro ponto importante é manter a pele hidratada nos dias da folia. Apostar na água termal, por exemplo, é excelente para ajudar a tolerar as altas temperaturas e melhorar a hidratação da pele. Uma dica é usar o produto em forma de spray, borrifando sobre o rosto. Isso aumenta as defesas cutâneas e promove uma sensação de frescor para enfrentar o calor. É preciso também hidratar a face com um produto hidratante adequado a cada tipo de pele.

 

E se carnaval é tempo de alegria; na maquiagem, isso costuma ser demonstrado com cores vivas e chamativas. Só não vale negligenciar depois. É importante retirar totalmente a maquiagem quando chegar em casa, com removedor específico, dando atenção especial à área dos olhos, que é mais sensível e delicada. Depois disso, o rosto deve ser lavado com sabonete facial para garantir que a pele estará completamente limpa, sem resíduos ou impurezas.

 

Essa época também é protagonizada pelo brilho e muita gente abusa do glitter. Nesse caso, é importante observar alguns cuidados como escolher um dermatologicamente testado e passar hidratante antes de aplicá-lo. Para remover depois, o mais correto é usar um óleo bifásico. Quem gosta de espalhar o glitter pelo corpo todo para curtir a folia pode retirar, por exemplo, com óleo de coco.

 

Além disso tudo, uma regrinha super importante para o bem-estar da sua pele: é bom reservar um tempinho para recarregar as energias, descansar e se alimentar adequadamente nos intervalos entre um agito e outro. Combinados, todos esses cuidados vão ajudar a evitar que o maior órgão do corpo humano entre em apuros na quarta-feira de cinzas.

 

*Rebeka Sobral é dermatologista da Clínica Osmilto Brandão

 

*Os artigos reproduzidos neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo