Pós-carnaval: veja o que comer para se recuperar após excessos

Após longos dias de muita folia no Carnaval, o corpo sente o desgaste físico e o excesso no consumo de bebida alcoólica. O folião sente mais cansaço que o normal e dores no corpo. Nutricionista do Grupo de Pesquisa em Avaliação do Consumo Alimentar da Universidade de São Paulo (GAC/USP), Laís Duarte Batista explica o processo.
“É comum o desequilíbrio do funcionamento adequado do corpo após o carnaval, já que o consumo de álcool interfere em órgãos importantes para digestão e absorção de nutrientes”, afirmou ao G1.
Além do álcool, o consumo de bebidas energéticas também gera alguns problemas no corpo humano, por conta da cafeína. "Quando em excesso, a cafeína atrapalha o sono, gera problemas estomacais e sobrecarrega o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. O corpo também tende a se acostumar com a quantidade ingerida de cafeína, assim o organismo vai precisar, progressivamente, de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado”, afirma a nutricionista Paula Victória Félix, do GAC/USP.
Agora, o corpo precisa se recuperar desses excessos, e voltar a rotina saudável com alimentação e hidratação equilibradas é o passo inicial. Félix lembra, ainda, que “alimentação inadequada pode acelerar o desgaste do corpo” e que também deve fazer parte de um plano de recuperação observar o que não comer: “Aquele pastel de calabresa pode esperar outro momento”, afirma a nutricionista.
Laís afirma que a alimentação pós-carnaval deve ter alimentos ricos em minerais e vitaminas, como frutas e vegetais: Banana, abacaxi, melancia e melão. Outros alimentos são ovos, peixes, frango, arroz integral, batatas e inham, além de feijão, ervilha, entre outros.
Na contramão da alimentação saudável, Félix destaca alimentos que devem ser evitados, como frituras, carnes gordas, lanches gordurosos e embutidos.
Já para hidratar o corpo, alguns sucos são importantes para a recuperação. Melancia com gengibre, abacaxi com hortelã e maçã com cranberry são algumas receitas.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

Rodrigo Felipe
Março Azul alerta a população sobre a prevenção do câncer colorretal
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2021, no Brasil, haja 41 mil novos casos de Câncer Colorretal. Também conhecido como Câncer de Intestino ou Câncer de Cólon e Reto, a demora no tratamento quando se fala nessa doença pode ser fatal. Por isso, com a intenção de conscientizar a população acerca da importância da prevenção do câncer colorretal foi criada a campanha Março Azul. O mês de março foi escolhido porque o dia 27 é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino.