Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 10:00

Distribuição de droga anti-HIV começa este mês no Brasil

por Roberta Jansen | Estadão Conteúdo

Distribuição de droga anti-HIV começa este mês no Brasil
Foto: Divulgação

Com o objetivo de reduzir o aumento de novos casos de HIV entre jovens gays, o governo brasileiro começa a distribuir este mês às populações mais vulneráveis a droga Truvada, capaz de prevenir a infecção pelo vírus. Será o primeiro país da América Latina a adotar regularmente o uso do medicamento. Parte do Programa de Profilaxia Pré-Exposição (Prep), ele será oferecido gratuitamente em 35 centros de saúde de 11 Estados. São dez mil tratamentos preventivos disponíveis inicialmente. Estudo inédito, feito em parceria entre o Programa de Aids da ONU (Unaids) e o aplicativo de encontros gays Hornet, com 3.218 usuários, revelou que pelo menos 27% dos entrevistados mantêm relações sem preservativos. Segundo o trabalho, 36% estariam dispostos a usar a Prep. Entre 2006 e o ano passado, o total de casos de aids entre homens de 15 a 19 anos praticamente triplicou, chegando a 6,7 casos por 100 mil habitantes, segundo o Unaids. Entre homens de 20 a 24 anos, o número quase dobrou, alcançando 33,9 casos por 100 mil. Os jovens são menos propensos também a usar o preservativo. Entre os soropositivos dessa faixa, está a menor taxa de pessoas em tratamento: 34%, ante 14% na faixa acima dos 60 anos. "Porcentualmente, o grupo de 15 a 24 anos é onde mais tem crescido o número de casos de HIV", afirmou a diretora do Programa de Aids do Ministério da Saúde, Adele Benzaken. "Mas não é só isso: os jovens dessa faixa etária são também os que menos se cuidam. Nossa expectativa é ter um impacto significativo entre eles". Neste primeiro momento, a Prep também será oferecida a outros grupos considerados mais vulneráveis, como profissionais do sexo, pessoas trans, usuários de drogas e aqueles que se relacionam sexualmente com parceiros soropositivos. Mas nem todas as pessoas desses grupos são candidatas à profilaxia, alerta Adele. Por isso, os serviços de saúde farão uma triagem dos candidatos. Os defensores da técnica dizem que a experiência brasileira será crucial para mostrar ao mundo os benefícios do investimento na prevenção. O uso do medicamento combinado foi aprovado em 2012 pelos Estados Unidos. "Comunidades inteiras estão usando a Prep com resultados muito claros na redução de risco", diz o infectologista Estevão Portella, da Fiocruz. Mas os críticos do programa temem que ele estimule o sexo sem preservativos. "Não posso ser contra um medicamento que tem eficácia comprovada", ressaltou o urologista Alfredo Canalini, da Sociedade Brasileira de Urologia. "No entanto, notamos no consultório que, com a chegada de coquetéis antiaids, quando as pessoas passaram a ter maior sensação de segurança e passaram a usar menos preservativos, vimos aumentar uma série de outras doenças, como sífilis." 

 

Santa Casa anuncia construção de centro de reabilitação para idoso em Jequié
Foto: Divulgação

A Santa Casa de Jequié construirá um centro de reabilitação em 2018, voltado para a saúde do idoso. Neste sábado (16) a entidade recebeu a doação de terreno de 4.805 m² da senhora Nice Aguiar, que batizará o centro. As atividades de reabilitação serão realziadas por uma equipe multidisciplinar de profissionais especialziados, com padrão semelhante ao do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), que realiza cerca de 130 mil atendimento por ano pelo SUS. A primeira etapa do projeto será inaugurada em outubro de 2018, no Dia Internacional do Idoso. 

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 18:40

Cinco ex-ministros divulgam carta contra reformulação na saúde mental

por Lígia Formenti | Estadão Conteúdo

Cinco ex-ministros divulgam carta contra reformulação na saúde mental
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Cinco ex-ministros da Saúde divulgaram neste fim de semana uma declaração conjunta contra a reformulação da Política de Saúde Mental aprovada no último dia 14 pelo Ministério e Conselhos Estaduais e municipais. No documento, Arthur Chioro, Agenor Álvares da Silva, Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Humberto Costa, que ocuparam o cargo durante os governos dos petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, afirmam que as mudanças representariam um retrocesso para uma política pública reconhecida e premiada internacionalmente. "Como gestores consideramos absolutamente inaceitável que diante das atuais dificuldades financeiras que comprometem gravemente a gestão dos serviços públicos, os gestores estaduais e municipais aceitem dar reajuste a hospitais privados, e novos aportes a entidades como comunidades terapêuticas em detrimento da rede pública de CAPS e dispositivos comunitários de atenção", afirma o grupo. As mudanças foram aprovadas na quinta-feira, 14, por uma comissão que reúne o Ministério da Saúde e representantes de secretários estaduais e municipais de saúde. A proposta fortalece o atendimento em hospitais psiquiátricos, contrariando a lógica das últimas três décadas, que é priorizar a rede de cuidado multidisciplinar e ambulatorial e promover uma redução gradual da internação. A resolução garante a manutenção dos leitos de hospitais psiquiátricos, amplia os valores pagos para internação nessas instituições e, além disso, estimula a criação de novas vagas para esses pacientes em hospitais gerais. A estratégia também prevê uma expressiva expansão do credenciamento de comunidades terapêuticas , instituições em sua maioria ligada a grupos religiosos e que prestam serviços para dependentes químicos. As mudanças foram discutidas nas últimas reuniões da Comissão e, de acordo com o coordenador da área de saúde mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro, visam atender a uma demanda sanitária. Os 18.200 leitos estimados no sistema, disse, não são suficientes. A pasta não sabe ao certo quantos leitos psiquiátricos existem no Brasil. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirma que as mudanças serão boas "para os usuários e para o Brasil". 

 

Justiça Federal emite liminar que proíbe dentistas de aplicar botox para fins estéticos
Foto: Anadem

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte emitiu liminar para proibir a aplicação de botox e preenchedores faciais para fins estéticos por dentistas, em resposta a pedido cautelar feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) contra o Conselho Federal de Odontologia (CFO).. Segundo informações da Agência Brasil, a decisão foi assinada nesta sexta-feira (15) pela juíza Moniky Mayara Costa Fonseca, da 5ª Vara Federal em Natal, mas cabe recurso. A SBPC alegou que o uso da toxina botulínica (botox) e do ácido hialurônico em procedimentos estéticos invasivos na face vai além da área de atuação dos dentistas, por tratar-se de atribuição dos profissionais formados em medicina. A entidade defendeu ainda que a conduta coloca os pacientes em risco. A magistrada acatou os argumentos da SBPC e suspendeu a Resolução 176/2016, do CFO, que permitia a realização dos procedimentos estéticos. "A regulamentação infralegal impugnada, ao possibilitar aos profissionais de odontologia, cuja formação não visa à realização de atos médicos, o exercício dos atos privativos dessa categoria profissional, põe em risco a saúde da população", afirmou a juíza. Dentistas poderão continuar usando as substâncias, desde que somente para tratamentos odontológicos.  

Para CFM, reformulação da política de saúde mental 'resultou de amplo debate'
Foto: Reprodução / Metro

Após o secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, criticar a reformulação da política de saúde mental, aprovada pelo governo nesta semana (leia mais), o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionou favoravelmente em relação a medida. "As mudanças devem contribuir para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial no País", declarou o órgão em nota. Para o CFM, implementar a conquista exigirá trabalho contínuo de acompanhamento e fiscalização dos compromissos. "O texto aprovado nesta quinta-feira (15), em Brasília, resultou de amplo e democrático debate, com foco permanente no fim da desassistência e no respeito aos direitos dos pacientes e seus familiares", disse o CFM. Um dos avanços, segundo o conselho, é que a presença de médicos psiquiatras nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) passa a ser obrigatória. “O que representa mais segurança e efetividade no atendimento dispensado aos pacientes”, disse o CFM. 

Sorrir durante exercícios pode aumentar desempenho na performance, diz estudo
Foto: Reprodução / Correndo Corridas

Alguns atletas aprendem que sorrir durante os exercícios físicos pode fazer com que seus esforços pareçam menos exaustivos. E, de acordo com um estudo publicado em setembro pela revista"Psychology of Sport and Exercise", a tática está correta. Pesquisadores da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte, e da Universidade de Swansea, no País de Gales, reuniram corredores experientes e pediram que alguns deles corressem sorrindo e outros corressem carrancudos. De acordo com a Folha de S. Paulo, nenhum deles sabia o propósito da pesquisa. Os cientistas começaram analisando a economia de corrida usual dos atletas, equipando-os com uma máscara facial que media sua respiração e pedindo para que corressem em uma esteira rolante até se sentirem exaustos. Enquanto isso, os pesquisadores pediam aos atletas para classificar o sentimento durante a corrida e que descrevessem as estratégias que estavam usando para continuar correndo, como por exemplo, ignorar o desconforto que seus corpos sentiam, ou tentar encontrar uma sintonia com ele. Em uma segunda visita ao laboratório, os voluntários completaram quatro corridas com seis minutos de duração e foram instruídos a fazerem algumas atividades: sorrir contínua e sinceramente; correr de cara feia; relaxar a porção superior do corpo imaginando que tinham de carregar uma batata chip entre os dedos sem quebrá-la; e, por fim, como controle, que usassem as técnicas mentais que adotavam usualmente para aguentar até o fim de uma prova. Mesmo com algumas variações, o estudo demonstrou maior economia de oxigênio quando os corredores sorriam. Foi registrada uma eficiência até 2,78% superior em comparação com as demais formas de correr, e isso pode representar uma diferença significativa em competições. Para o professor de psicologia do esporte e exercício na Universidade do Ulster e líder do estudo, Noel Brick, sorrir deve gerar uma economia ao promover "uma redução na tensão muscular".

Alta taxa de açúcar na gravidez aumenta risco de doença cardíaca em bebês, diz estudo
Foto: Pixabay

Segundo uma pesquisa publicada nessa sexta-feira (15) liderada por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA), altos níveis de açúcar no sangue no início da gravidez aumentam o risco de problema cardíaco em bebês. 

 

O estudo foi publicado no Jounal of Pediatrics e analisou os efeitos do açúcas na primeira fase da gestação, o período em que o coração da criança está se formando. A relação encontrada independe da mãe ter diabetes, e a cada aumento de 10 miligramas de glicose na fase inicial da gravidez gera um acréscimo de 8% no risco de um problema congênito no órgão.

 

Para chegar aos resultados, a equipe analisou protuários médicos de 19.107 mães que tiveram bebês entre 2009 e 2015. Os registros continham detalhes do atendimento pré-natal, incluindo resultados de exame de sangue. a partir da análise feita, foi constatado que 811 bebês foram diagnosticados com doença cardíaca congênita. Também foram selecionadas as mães que tiveram as taxas de glicose testadas no início da gravidez e excluídas aquelas com diabetes já diagnosticada.

 

De acordo com o site G1, o próximo passo da pesquisa será seguier um grupo de mulheres na gestação para ver se os resultados se confirmam. Se forem confirmados, a pesquisa pode servir de base para protocolos que exortem médicos a pedirem o exame obrigatoriamente nos primeiros meses de gestação.  

Juiz confirma liberação de tratamento de 'orientação sexual'
Foto: Ilustração

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu nesta sexta-feira (15) tornar definitiva a decisão liminar que havia proferido em setembro deste ano, autorizando psicólogos a atenderem eventuais pacientes que busquem terapia para mudar sua orientação sexual. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, a ação popular foi aberta por três psicólogos que alegaram estar sendo alvo de perseguição pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Segundo eles, por meio de uma resolução editada em março de 1999, o CFP estaria tentando perseguir psicólogos que ofereçam terapia de reorientação sexual. Para os autores da ação popular que questiona a resolução, a iniciativa do CFP impede os psicólogos de atender eventuais pacientes que procurem ajuda para tentar reverter sentimentos ou comportamentos que lhes provoquem desconforto ou transtornos devido à orientação sexual. Eles alegam que a norma deixa como única alternativa de tratamento obrigar os pacientes a aceitar uma homossexualidade indesejada. O texto da resolução proíbe os psicólogos de exercer qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, bem como de colaborar com eventos ou serviços que proponham o tratamento e a cura da homossexualidade. A determinação, segundo o CFP, baseia-se no entendimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a homossexualidade não é uma doença, um distúrbio, nem uma perversão. O juiz concordou com os argumentos. Ele afirmou que sua decisão de reduzir o alcance da resolução do CFP serve para que os psicólogos possam “exercer sua profissão de forma mais livre e independente”. A decisão garante aos psicólogos a “plena liberdade científica de pesquisa” para realizar estudos sobre transtornos psicológicos e comportamentais ligados à orientação sexual.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 20:10

O guaraná pode ser mais eficaz que o café, diz nutricionista

por Renata Gomes

O guaraná pode ser mais eficaz que o café, diz nutricionista
Foto: Ilustração

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o Brasil ocupa o 5° lugar no ranking de vendas de alimentos saudáveis. O dado indica que, consequentemente, a busca por conhecimento também aumentou. O guaraná, por exemplo, antes visto como uma fruta exótica e exclusiva da Amazônia, ganhou popularidade devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No entanto, diferente de outras frutas e alimentos saudáveis, a forma de consumi-la ainda não é tão conhecida.  O guaraná é frequentemente utilizado em todo o território brasileiro no preparo de sucos ou misturado com outros alimentos para aumentar os níveis de energia. Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, na sua forma natural, em pó ou em forma de fruto. O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, embora não seja recomendado pelos nutricionistas pela alta quantidade de açúcar. A nutricionista Clarissa Fujiwara informou que a melhor forma de consumo é o guaraná em pó, entre 0,5 e 2g no dia, o que corresponde à média de 1 a 4 colheres de café. Entre as inúmeras reações causadas ao corpo humano, a fruta funciona principalmente como estimulante para o sistema nervoso central, reduzindo a percepção de fadiga e aumentando a capacidade de concentração e raciocínio. A dica é sempre misturar com bebidas e alimentos de sabor mais adocicado, pela semente possuir sabor amargo.  Outra recomendação é que o guaraná seja sempre consumido antes das 17h para garantir uma boa qualidade de sono. Ainda de acordo com Clarissa, a quantidade de cafeína na composição do guaraná, possui mais concentração do que o próprio café, fazendo a fruta ser mais eficaz e causando mais efeitos positivos na saúde. A nutricionista ainda ressalta a importância do acompanhamento médico, já que cada indivíduo possui condições de saúde específicos. “A fruta é contraindicada para pessoas hipertensas, com doenças cardíacas, como arritmia, problemas gastrointestinais e úlcera”, alertou. Estudos indicam que o guaraná também causa efeitos positivos na redução do colesterol, na inibição da proliferação de células tumorais e tem ação anti-inflamatória e antioxidante em diversas moléculas. Apesar de mais pesquisas serem necessárias, isso significa que tais propriedades podem auxiliar no combate de doenças como diabetes, câncer, atrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase. O guaraná pode funcionar como complemento e outras práticas preventivas, potencializando os efeitos positivos de uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 19:10

‘Você brocha’: cigarros terão alertas mais fortes

‘Você brocha’: cigarros terão alertas mais fortes
Foto: Divulgação

Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada nesta sexta-feira (15), determina que as embalagens dos cigarros vendidos em todo o país tenham advertências ainda mais diretas sobre os males causados pelo tabaco até maio: “Você brocha”, “Você adoece”, “Você envelhece”, “Você infarta” e “Você morre”. De acordo com informações do Estadão, são nove imagens de advertência padrão, na parte posterior das embalagens, e um maior destaque para as mensagens de proibição de venda para menores de 18 anos. Também foi adotado um fundo amarelo, que torna ainda mais chamativas as imagens. Da advertência lateral, passa a constar “Perigo: produto tóxico” e a relação das doenças causadas pelo seu uso, afetando até as pessoas no entorno. Após a referida data, as embalagens que não estiverem de acordo com a nova resolução não poderão ser produzidas, distribuídas, expostas à venda ou comercializadas. Também deverão ser recolhidas pela empresa detentora do registro. Os temas escolhidos são câncer de boca, cegueira, envelhecimento, fumante passivo, impotência sexual, infarto, trombose, gangrena, morte e parto prematuro. A norma é válida para todos os produtos fumígenos derivados do tabaco, tais como: cigarros, cigarrilhas, charutos, fumos de cachimbo, fumos de narguilé, rapé, entre outros. As mudanças entrarão em vigor em 25 de maio de 2018, mas as empresas que já quiserem poderão se adequar antes deste prazo.

Feira: Menina com doença ocular rara perde olho esquerdo e ganha prótese de presente
Foto: Divulgação

Uma menina de 4 anos, diagnosticada com retinoblastoma em um dos olhos, um tumor ocular raro, passou por dois procedimentos cirúrgicos recentemente no Hospital dos Olhos (HCOE), em Feira de Santana. O primeiro, para retirar o globo ocular afetado pela doença, deu lugar a um segundo mais alegre: A garota ganhou de presente do HCOE uma prótese ocular que foi implantada nesta quarta-feira (13). O diretor da instituição, Alex Piai Ozores, informou ao site Acorda Cidade que a prótese é importante não só para manter a aparência estética como para evitar deformações na face da menina, como o afundamento do região ocular. A doença, que foi percebida pela mãe da garota que viu uma mancha branca no olho esquerdo da filha, atinge crianças de até 4 anos de idade, na maioria dos casos, causando cegueira em um ou nos dois olhos. O retinoblastoma pode ser classificado como hereditário.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 18:10

Hospital Ana Nery promove festa de Natal para crianças

Hospital Ana Nery promove festa de Natal para crianças
Foto: Carol Garcia / GOVBA

O Hospital Ana Nery (HAN), no bairro Caixa D’Água, promoveu, nesta sexta-feira (15), uma festa de Natal para pacientes da pediatria. A instituição recebeu o Coral Infantil da Igreja Nossa Senhora de Santana e a visita do Papai Noel, que distribuiu brinquedos para as crianças que estão internadas e também para aquelas que fazem acompanhamento cardiológico e nefrológico no hospital. O evento é realizado desde 2012, a partir de doações de empresas privadas e ajuda de funcionários.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 16:10

Caminhada contra a obesidade acontece neste sábado

Caminhada contra a obesidade acontece neste sábado
Foto: Divulgação

A 2ª edição da Caminhada da Obesidade acontece neste sábado (16), a partir das 8h, com saída no Jardim de Alah, em direção ao antigo Aeroclube. A ação, promovida pelo Evoluir, Programa de Emagrecimento Clínico-Preventivo da Clínica da Obesidade contará também com alongamento, aulão de dança e aferição de pressão arterial. O evento visa alertar a população baiana sobre os perigos do excesso de peso, que já atinge cerca de 115 milhões de brasileiros. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 15 de dezembro, através do link (clique aqui). No dia do evento, os participantes devem levar 2kg de alimentos não perecíveis para doação ao Lar Irmã Maria Luiza.

Viver Bem: Psicóloga alerta sobre o consumo compulsivo com o recebimento do 13º
Foto: Ibratan

O décimo terceiro salário chega aos bolsos dos brasileiros, na maioria da vezes, com o seu destino já definido, que é a quitação de dívidas acumuladas durante todo o ano. Mas para alguns, a realidade não se assemelha a dessa maioria. Com isso, cuidados com o consumo compulsivo devem ser tomados para que um direito que te beneficia, não te prejudique. 


Para muita gente, o recebimento desse benefício é uma excelente oportunidade de comprar aquilo que está precisando ou quitar dívidas dos cartões de crédito ou que se tem nos bancos. Para outras, é a oportunidade apenas para comprar, o que quer que seja. E aí é onde mora o perigo. Apesar das ofertas tentadoras, por que temos essa necessidade tão grande de comprar? Especialista em psicologia alerta sobre esse comportamento do consumidor.
A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, chama atenção para o fato de que comprar não é um problema, e está tudo bem em aproveitar grandes oportunidades. O problema existe quando comprar vira uma necessidade incontrolável. "A compra deixa de ser natural e passa a ser compulsiva. O comprar se torna algo inevitável e desnecessário, ou até mesmo quando os pensamentos do indivíduo permanecem na ação de comprar”, alerta a psicóloga.


As pessoas devem ficar de olho na linha que há entre gostar de comprar e a compulsão por compras. Promoções que o varejo faz, no final do ano, enchem os olhos do consumidor, que acabam comprando coisas que não precisam pelo simples fato de estar com o preço bom. Contudo, é preciso ter cuidado, analisar bem as finanças e as necessidades, fazer pesquisa de preço para não cair no deslumbramento das promoções e acabar com as contas no vermelho.


Para as pessoas que compram muito ou tem certo grau de compulsão, essas promoções devem ser limitadas (seja por limite de produtos ou valor) ou até mesmo evitadas. Quem é diagnosticado com compulsão não deve ter cartões de crédito ou algo que permita sua compra, afirma a psicóloga. "O indivíduo compulsivo deve sempre sair de casa com um único objetivo e com valor em espécie para este fim. Caso seja uma compra muito alta, poderá ser acompanhada por alguém que possa sempre limitar as compras."


Independentemente dos megas descontos e da grana extra que se recebe no final do ano, é importante ter o controle das finanças. Comprar não deve ser visto como uma fuga para a frustração, deve ser algo consciente e que supre as necessidades do nosso dia-a-dia. As pessoas que não conseguem controlar o ato de comprar, devem evitar locais com muitas ofertas e procurar ajuda de um especialista.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 14:10

Itajuípe ganha nova unidade de saúde da família

Itajuípe ganha nova unidade de saúde da família
Foto: Divulgação

A população de Itajuípe recebeu, na última quinta-feira (14), a Unidade de Saúde da Família Abertino Dias Cosme. A unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Totalmente reformada, ela também foi ampliada e equipada para melhor atender os moradores. De acordo com o secretário, o investimento na Atenção Básica é essencial, uma vez que é nas unidades de saúde da família que a população tem acesso ao trabalho de prevenção, evitando complicações de problemas de saúde, além de ter, através desta assistência, uma melhor qualidade de vida.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 13:20

Vilas-Boas reconhece erros na política de saúde mental: 'Foi pouco debatida'

por Renata Farias / Estela Marques

Vilas-Boas reconhece erros na política de saúde mental: 'Foi pouco debatida'
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

O secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, criticou a reformulação da política de saúde mental, aprovada pelo governo nesta semana. O médico considera, no entanto, que há "avanços", como fortalecimento do custeio dos leitos psiquiátricos em hospitais gerais. Por outro lado, Vilas-Boas reconheceu que a modificação foi lançada de modo precipitado. "Acho que ela foi implantada de forma pouco debatida. Poderia ser melhor do que ela hoje foi anunciada. Mas reconheço que houve ganhos. A gente tem que continuar lutanto pela política antimanicomial", disse. As declarações foram dadas nesta sexta-feira (15), durante visita no Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. A unidade de saúde é o primeiro hospital público no interior do estado a oferecer serviços de angioplastia cardíaca e neurológica. "Já nasce como hospital de ensino. Tem salas de aula, auditório, dormitório para estudantes de medicina, sistemas de educação com teleaulas e transmissão de dados internos do hospital, cirurgias que são filmadas e transmitidas para salas de aula", contou Vilas-Boas. A inauguração do hospital está programada para a tarde desta sexta. 

Fundação José Silveira recebe Medalha do Mérito do Ministério Público
Foto: Divulgação

A Fundação José Silveira (FJS) recebeu nesta quinta-feira (14) a Medalha do Mérito do Ministério Público (MP), honraria concedida a instituições e pessoas que se destacam pelos serviços prestados em defesa dos interesses sociais. A FSJ foi escolhida por unanimidade como instituição merecedora da medalha por uma comissão, formada pela procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; pelo corregedor-geral, Marco Antônio Chaves; pela procuradora-geral de Justiça adjunta, Salamandra Souza, pela procuradora de Justiça Márcia Regina dos Santos Virgens; e pelo promotor de Justiça Carlos Artur dos Santos Pires. Durante a homenagem, a procuradora-geral destacou a importância da parceria com a Fundação José Silveira em prol da sociedade baiana. "O Ministério Público tem orgulho de se cercar de pessoas e instituições tão importantes para o trabalho ministerial, e a Fundação José Silveira é uma dessas parceiras. Nesses 400 anos de Ministério Público da Bahia, a Fundação já faz parte de nossa história. O caminho é longo, a missão é árdua e temos muitos desafios pela frente. Por isso, precisamos continuar com essa parceria. O nosso povo agradece; a sociedade, também", comemorou. Ao receber a Medalha, o presidente da FJS, Dr. Geraldo Leite, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo MP e do orgulho pela outorga concedida à FJS: "Sinto-me honrado por essa distinção e pelo reconhecimento do Ministério Público ao trabalho realizado pela Fundação José Silveira ao longo dos seus 80 anos de existência", concluiu.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 11:20

Rui nega intenção eleitoral com unidades de saúde e cita 'especialista' em festa

por Renata Farias / Luana Ribeiro

Rui nega intenção eleitoral com unidades de saúde e cita 'especialista' em festa
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

Em discurso durante visita ao Hospital Regional da Costa do Cacau, na manhã desta sexta-feira (15), o governador Rui Costa negou que esteja construindo unidades de saúde no interior com motivação eleitoral. "Eu não estou fazendo investimento em saúde pensando em pacto eleitoral. Se eu tivesse apenas a preocupação eleitoral, a cabeça de ideias antigas, naquelas cabeças de cabelos brancos ou cabelos pretos, me levaria a fazer apenas asfalto, praça e calçamento. Ou festa – tem gente que é especialista nisso”, ironizou, em menção ao prefeito ACM Neto. “Eu gastei aqui R$ 140 milhões. Daria para fazer umas quinze estradas na Bahia, daria para asfaltar muito centro de cidade, daria para fazer muitas coisas. Muitos duvidam do efeito eleitoral dessas unidades, o que me faz querer fazer é cuidar de gente”, completou. Apesar da afirmação, Rui fez uma ressalva referente a pavimentação e citou a rua onde morava, no bairro da Liberdade, em Salvador. “Eu sei que o asfalto é importante, sei muito. Porque alguém pode dizer: ‘você mora no Alto de Ondina’. Mas vivi 21 anos em um morro igual a esse e a rua onde eu vivia até hoje é de barro”. 

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 10:55

Hospital do Cacau: 'A concepção dele é para que ele seja um hospital de ensino', diz Rui

por Renata Farias / Luana Ribeiro

Hospital do Cacau: 'A concepção dele é para que ele seja um hospital de ensino', diz Rui
Focos da sala de cirurgia tem câmeras | Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

O Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus, também foi preparado para ser também um hospital de ensino. O foco da sala de cirurgia tem câmera. É filmado e transmitido para as salas de ensino, onde os estudantes de medicina vão poder acompanhar as cirurgias. Enfim, a concepção dele é para que ele seja um hospital de ensino”, explicou Rui.

Hospital do Cacau tem salas de aula para estudantes | Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

Entre as instituições de ensino citadas por Rui que podem ser beneficiadas está a Universidade Estadual de Santa Cruz [UESC], a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). “E nós temos conversado com os reitores das nossas universidades que queremos intensificar [o viés acadêmico dos hospitais] – estamos fazendo isso com o Hospital Roberto Santos, queremos fazer com o Hospital de Base, em Conquista, com o Clériston Andrade em Feira, e com o Hospital da Criança. Estamos reunindo quatro reitores, tocamos nesse assunto, e eles estão semanalmente se reunindo com Fábio [Vilas-Boas, secretário de Saúde]”.  

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 10:35

Ilhéus: Reforma do Luiz Viana Filho deve iniciar em março; governo investirá em UPA e PSF

por Renata Farias / Luana Ribeiro

Ilhéus: Reforma do Luiz Viana Filho deve iniciar em março; governo investirá em UPA e PSF
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

O Hospital Geral Luiz Viana Filho, que será transformada em uma unidade materno-infantil após a inauguração do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilheús, deve começar a ser reformado em março do próximo ano. De acordo com o governador Rui Costa, a unidade só será transformada após o governo firmar um convênio para municipalizar o equipamento – que terá, no entanto, caráter regional, atendendo moradores de outras cidades do entorno. “Nós estamos estimando que em torno de seis a oito meses a gente consiga finalizar todas as reformas, porque o volume de obras lá vai ser bastante grande”, afirma Rui. O governador citou que tem recebido pedidos para que o Luiz Viana Filho continue funcionando durante a reforma. “Não tem como. Nós não queremos fazer meia sola, eu não gosto de meia sola”. Rui também anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ajuda financeira ao município para concluir mais rapidamente as obras das unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) que já começaram e ainda não foram concluídas. “Porque não queremos a repetição, neste hospital, daquilo que acontece em outros hospitais estaduais, onde infelizmente, por falta de posto de saúde, os pacientes procuram as emergências dos hospitais com unha encravada, com dor de cabeça, com tontura, com diarreia, enfim, com um mal estar leve que não é o perfil dessa unidade”, explicou, acrescentando que esse problema é visto na capital baiana. “O HGE em Salvador vive esse drama. Toda vez que eu chego para cobrar as metas, os indicadores, toda vez que eu chamo a direção, ela pede a compreensão do governador porque, pela baixíssima atenção básica do município de Salvador, que atende apenas 32% da população, o povo se socorre na emergência do hospital e compromete seu funcionamento”. 

Evento gratuito leva práticas saudáveis para a praia de Patamares
Foto: Divulgação

Neste sábado (16), acontece mais uma etapa do Projeto Verão Hammer – ação realizada pela Hammer Fitness Club que tem por objetivo incentivar a prática regular de atividade física.  Os eventos gratuitos acontecerão durante todo o Verão em vários pontos da orla soteropolitana. Desta vez o local escolhido para receber o evento, que acontece das 7h às 10h, é o Boteco do Caranguejo, na praia de Patamares. O público que comparecer ao local contará com a orientação da equipe de profissionais da rede de academias durante a realização de atividades como yogalates, funcional e baleado. A ação conta ainda com aulas de FitDance para quem gosta de dança e quer aprender as coreografias dos hits da estação. O projeto retorna em janeiro, nos dias 13 de janeiro de 2018, na Pituba (em frente ao Hotel Verde Mar), e dia 27, na praia da Barra (em frente à Caixa Econômica Federal).

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 09:30

Hospital do Cacau terá primeira máquina de hemodinâmica em hospital público no interior

por Renata Farias / Luana Ribeiro

Hospital do Cacau terá primeira máquina de hemodinâmica em hospital público no interior
Foto: Renata Farias / Bahia Notícias

O Hospital Regional da Costa do Cacau, que será inaugurado na tarde desta sexta-feira (15) em Ilhéus, terá a primeira máquina de hemodinâmica em hospital público do interior do estado. “Então esse é o primeiro de uma série de hospitais que passa a fazer esse procedimento. E com isso vamos não só desafogar Itabuna, mas oferecer outro padrão de serviço de qualidade para toda a região”, afirmou o governador Rui Costa na manhã desta sexta, em visita à unidade. O hospital foi construído com investimento de R$ 120 milhões e irá atender a cerca de 70 municípios da região sul da Bahia. O equipamento começa a funcionar no domingo (17), com a realização de cirurgias eletivas do mutirão promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Situado às margens da BR-415, o hospital tem 225 leitos, sendo 30 exclusivos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os outros de clínica médica e cirúrgica, além de Serviço de Diagnose e Terapêutica e internação hospitalar. O Hospital Geral Luiz Viana Filho, que já existia na região desde 1971, não será desativado. De acordo com o governador, ele será municipalizado e transformado em uma unidade materno-infantil. A adequação ao novo perfil da unidade será feita após a assinatura do convênio com a prefeitura de Ilhéus. “O hospital vai mudar muito. Porque hoje ele é um hospital de emergência, ele passará a ser unidade de maternidade e infantil. Então ele muda completamente, todo o fluxo, corredores, salas, muda tudo e não é possível continuar em funcionamento”. Enquanto a reforma estiver sendo realizada, o governo contratará serviços da iniciativa privada para manter a assistência à população da região. 

Medicamento contra doenças cardiovasculares foram os mais vendidos em 2016
Foto: Ilustração

O Anuário Estatístico do Mercado Farmacêutico 2016, lançou nesta quinta-feira (14), dados que apontam que a indústria farmacêutica no Brasil alcançou um faturamento total de R$ 63,5 bilhões em 2016, com a venda de 4,5 bilhões de embalagens de produtos vendidos, de 214 fabricantes. De acordo com informações da Agência Brasil, medicamentos usados no tratamento de doenças cardiovasculares lideraram a lista de mais vendidos pela indústria farmacêutica em 2016. No total, foram 694 milhões de embalagens comercializadas, o que corresponde a 15,3% dos produtos distribuídos. O faturamento chegou a R$ 5,7 bilhões, ou 9% do volume de vendas registrado. O grupo de medicamentos destinados ao tratamento de doenças do sistema nervoso central ficou em segundo lugar, em termos de quantidade comercializada. Foram 649,8 milhões (14,4) de embalagens distribuídas. Quanto ao faturamento, este foi o maior da indústria farmacêutica em 2016, com R$ 9,2 bilhões, ou 14,6% do total. A Anvisa também destaca a grande participação no mercado de medicamentos para doenças do aparelho digestivo e metabolismo, com 603,4 milhões (13,3%) embalagens vendidas pelos fabricantes, com faturamento de R$ 8,2 bilhões (13% do faturamento do setor). Os medicamentos para tratamento de vários tipos de câncer, embora tenham menor participação em termos de quantidade distribuída (40,9 milhões de embalagens), representam um dos maiores faturamentos da indústria farmacêutica, por causa do preço elevado desses produtos. As vendas chegaram a R$ 8,3 bilhões, o que corresponde a 13,2% do total faturado. Entre os princípios ativos com maior faturamento no país estão o trastuzumabe, utilizado no tratamento de pacientes com câncer de mama, e o sofosbuvir, usado no tratamento da hepatite C crônica. Mesmo tendo sido aprovado em 2015 pela Anvisa, esse princípio ativo já é o segundo com maior faturamento da indústria farmacêutica. Também em 2015, o sofosbuvir foi incorporado ao SUS pois, junto com o daclatasvir e o simeprevir, oferece cura a cerca de 90% dos pacientes. Em terceiro, entre os maiores faturamentos da indústria, está a imunização contra a gripe.

Doenças relacionadas à gripe matam até 650 mil pessoas por ano, diz OMS
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Doenças respiratórias associadas à gripe sazonal matam até 650 mil pessoas por ano no mundo, dizem estimativas da Organização Mundial de Saúde e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). A maioria das mortes ocorre em pessoas com mais de 75 anos e em países mais pobres, como regiões da África subsaariana e do sudeste asiático. O número representa um aumento nas estatísticas anteriores, feita há mais de dez anos, quando até 500 mil pessoas morriam por ano. Segundo a OMS, quase todas as mortes relacionadas à gripe em crianças com menos de cinco anos ocorrem em países em desenvolvimento.

Quinta, 14 de Dezembro de 2017 - 14:10

Pescadoras de Itaparica recebem atendimento médico gratuito

Pescadoras de Itaparica recebem atendimento médico gratuito
Foto: Amanda Oliveira / GOVBA

Uma equipe multidisciplinar da área de saúde estará no município de Itaparica, nesta sexta-feira (15), realizando oficinas para orientar, diagnosticar e tratar as pescadoras e marisqueiras da localidade. A ação faz parte do Programa de Saúde Ocupacional para as Trabalhadoras da Pesca, realizado pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado – Seagri), em parceria com a Fapesca (Federação das Associações, Sindicatos e Colônias dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia). O Programa, voltado ao cuidado com as mulheres, público mais vulnerável aos problemas de saúde ocupacionais relacionados a esse segmento econômico, conta com oficinas de saúde, consultas clínicas e nutricionais, além de palestras educativas. As consultas e palestras acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Desenvolvimento Social de Itaparica (Avenida Beira Mar, n° 3, Ponta de Areia).

Dica Hammer: Como aproveitar as delícias do Natal sem engordar
Foto: Divulgação

Dezembro é sinônimo de festa. Confraternizações com os amigos do trabalho, da faculdade, da escola, da família e em cada uma delas, muitas bebidas e comidas gostosas... E calóricas! Para não acabar ganhando uns indesejáveis quilinhos extras, o importante é não exagerar, afinal, todos merecem comer pratos gostosos nas festas de fim de ano. Sem exagero, é claro!


Com alguns cuidados e dicas, é possível sim aproveitar as festas sem engordar e também sem deixar de lado as guloseimas tradicionais desta época do ano. Confira 15 dicas da nutricionista Alice Alagia, parceira da Hammer Fitness Club, para permanecer em forma nesse Natal. 

 

1 – Mantenha a dieta! Faça todas as refeições do dia. Mesmo no dia daquela confraternização, ou na noite de Natal. Isso mesmo! Se você ficar muito tempo sem comer ficará com mais fome na hora da ceia ou evento e aí o exagero é inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia. Não existe compensação.


2 – Mantenha a rotina de treinos! Se possível aumente um pouco a atividade aeróbica para ajudar a queimar as calorias extras ingeridas no período. Vai ajudar muito na manutenção do peso.


3 - Não belisque os alimentos ou beba drinks enquanto prepara a ceia. Quem nunca fez isso atire a primeira pedra! Cuidado!!! Você pode comer o que tem direito na ceia antes mesmo de sentar à mesa!


4 – Antes de sair de casa para o evento ou ceia faça a sua refeição programada para o horário! Dessa forma não vai chegar desesperado e cair em tentações indesejadas. Nada de sair em jejum.


5 - Dê uma volta na mesa antes de cair matando! Precisa saber o que tem à disposição, para assim escolher com mais inteligência! Não pode tudo! Mas se escolher bem, vai poder se deliciar sem culpa. 


6 - Escolha, não seja escolhido (a)! Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados não asse com a pele. Se não tiver jeito retire a pele, mas provavelmente a gordura já foi entranhada na carne, na hora do preparo. Escolha sempre as carnes magras, como peru ou outras aves ou até peixe assado, bacalhau.


7 - Cuidado com o tender! Quer comer? Opte por uma fatia fina, só para satisfazer o seu desejo. Lembre-se, esses alimentos são abarrotados de conservantes, estabilizantes e sódio.


8 - E o pernil? É uma das partes mais gordurosas do porco. Se for optar por ele, pegue uma fatia fina, elimine a gordura visível e deixe a sua carne mais magrinha.


9 - Se mantenha afastado daqueles alimentos que não necessitem de talheres para comer. Eles são mais fáceis de pegar e muito calóricos. Você come que nem sente! 


10 - Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com uma salada. Esqueça combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre, para que o seu prato não fique ainda mais calórico. 


11 - Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os molhos à base de frutas. Abuse dos temperos naturais: Ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.


12 - Cuidado com as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentado em preparações. Elas fornecem muitas calorias, apesar de conterem nutrientes funcionais em sua composição.


13 - Hummm... As sobremesas! Essas não podem faltar e você pode comer sim! Na hora de escolher a sobremesa lembre-se da SENHORA MODERAÇÃO, você pode comer de tudo, desde que saiba controlar seus impulsos. Dê preferência às sobremesas que possuem menos cremes como chantilly ou massas podres que contem muita gordura. Sorvetes, mousses e gelatinas de frutas são boas sugestões.


14 - Agora se você optou pelas carnes gordas, vá com calma na hora da sobremesa. Prefira doces e sorvetes de frutas. Doces com ovos, manteiga, creme de leite ou leite condensado, podem ser consumidos por quem optou por pratos mais leves, como carnes magras e saladas. 


15 - Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Pode não parecer, mas elas são bastante calóricas, veja alguns exemplos: 

 

- Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal; 
- Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162 
- Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal; 
- Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal. 
- Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal. 
- licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal. 
- Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal. 
- Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
- Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal. 
- Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal. 
- Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal.  
* Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. 

 

O melhor seria entrar nas festas de fim de ano com o peso ideal, já que, em média, as pessoas engordam de um a dois quilos em dezembro. Se isso não foi possível durante o ano, não se desespere, não precisa começar uma dieta rígida no mês mais tentador do ano ou ficar se culpando. Mas use o bom senso. A medida é não exagerar nas comidas e nas bebidas. Assim, pode até não melhorar, mas não piora!

Procuradoria ameaça ir à Justiça contra nova política de saúde mental
Foto: Eduardo Knapp / Folhapress

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal, informou nesta quarta-feira (13) que as propostas do governo para mudar a política de atendimento em saúde mental são “inconstitucionais” e que pode ir à Justiça contra as medidas. De acordo com a Folha de S. Paulo, entre as propostas em análise, estão a suspensão do fechamento de leitos em hospitais psiquiátricos e o aumento no valor de diárias de internação nestes locais, que passaria de até R$ 49 a R$ 70. A Procuradoria afirma que as medidas “afrontam os direitos das pessoas com transtornos mentais” e vão na contramão do que estabelece a lei da reforma psiquiátrica, de 2001, a qual defende o fechamento dos leitos em hospitais psiquiátricos. Também ferem a Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão. Representantes do Ministério da Saúde, Estados e municípios também estudam a criação de um novo modelo de Caps (centros de atenção psicossocial) 24h para atender usuários de álcool e drogas nas regiões das cracolândias e o financiamento de comunidades terapêuticas, entre outras ações. A previsão é que as propostas sejam votadas nesta quinta-feira (14).

Quinta, 14 de Dezembro de 2017 - 00:00

Aprovação de projeto proíbe amianto é bem vinda, 'mas chegou tarde', diz gestor da Abea

por Ana Cely Lopes / Bruno Luiz

Aprovação de projeto proíbe amianto é bem vinda, 'mas chegou tarde', diz gestor da Abea
Foto: Reprodução / Site Deputado Marcelo Nilo

Presidente da Associação Baiana de Expostos ao Amianto (Abea), Belmiro Santos ficou surpreso quando ouviu a notícia de que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou na última semana o projeto de lei que proíbe a extração, produção e utilização do amianto na Bahia. “Não fomos informados oficialmente. Se foi aprovado, que o projeto de lei seja bem vindo, mas chegou tarde”, declarou. É que no dia 29 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu em todo o país o uso de amianto em sua variedade crisotila, utilizado em telhas e caixas d’água. “Porque não aprovaram antes da definição do STF? A Bahia esperou 10 anos e uma decisão do STF para se posicionar sobre o assunto. Se o projeto for sancionado, que seja bem-vindo, mas chegou tarde”, reclamou. Sobre a aprovação do projeto após a determinação do STF, o deputado autor Rosemberg Pinto (PT), ressalta que o texto que espera sanção de Rui Costa é mais “restritivo”. “O Supremo deixou de fora as utilizações de amianto nos processos que não dependem de contato humano. Nós definimos que empresas baianas só podem utilizar esse tipo de processo enquanto ainda tiverem esses produtos no estoque“, disse o deputado. Na prática, essa definição restritiva funcionará como forma de transição para as novas tecnologias que serão usadas pelas empresas no lugar da substância. A Abea, que faz parte da associação brasileira que reúne pessoas expostas ao amianto, destaca que a decisão do STF foi “uma vitória”, já que a luta para proibição do uso do amianto é pauta de projetos na AL-BA desde 2007. Mesmo com a proibição da extração em minas e da utilização do material em fábricas, Santos afirma que o problema não acabou. “O amianto está espalhado em todo o Brasil, principalmente nas periferias. As populações mais pobres não têm condições de ter casa de telha de cerâmica e acabam utilizando as que possuem amianto. Só que o material vai soltando e as pessoas acabam adquirindo problemas relacionados a isso”, explicou. Em agosto deste ano, a associação estimou que 84 pessoas já morreram após exposição ao amianto na Bahia (leia aqui). 

Prefeitura seleciona médicos para ocupar 143 vagas REDA; salários chegam a R$ 6,3 mil
Foto: Google Street View

A prefeitura de Salvador abre nesta sexta-feira (15) inscrições para o processo selecionar médicos na modalidade Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São 143 vagas temporárias pra médico clínico (67), pediatra (53), psiquiatra (7) e ortopedista (16), com carga horária de 24h e salários de até R$ 6.353,33. As inscrições ficarão abertas até o dia 23 de dezembro, pelo site. O critério de seleção é avaliação de títulos, para aferir experiência profissional do candidato.

Informatização de prontuários permitirá acesso de dados do cidadão pelo celular
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, confirmou nesta terça-feira (12) que todas as unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) serão informatizadas a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, reduzir gastos e dar maior segurança aos dados dos pacientes. A proposta ministerial é ajudar as prefeituras de todo o país a informatizarem cerca de 40 mil unidades básicas até o fim de 2018. Segundo a Agência Brasil, o ministro afirmou que, com a informatização dos prontuários e a implementação do sistema biométrico, os dados dos pacientes poderão ser acessados através de um smartphone, com os quais os pacientes também poderão cancelar consultas agendadas, ajudando a evitar desperdícios de recursos públicos. De acordo com Barros, atualmente, 30% das pessoas não comparecem às consultas no dia marcado. "Todas as unidades do país serão informatizadas. São mais de 40 mil unidades", disse durante o programa Por Dentro do Governo, transmitido pela emissora de tevê NBR. Informações disponíveis no site do Departamento de Informática do SUS (DataSus) dão conta de que, das 42.495 unidades básicas de saúde em funcionamento no país, 15.488, ou seja, 35% do total, já utilizam o prontuário eletrônico para transmitir seus dados de atendimento. Essas unidades cobrem 3.070 dos 5.570 municípios brasileiros. O edital para as prefeituras interessadas aderirem ao Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde no dia 8 de novembro. O programa prevê o cadastramento, pelo ministério, de empresas das cinco regiões do país aptas a oferecer às prefeituras o suporte necessário à implantação de prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde, consideradas a porta de entrada do SUS.

Histórico de Conteúdo