Atendimento à população é iniciado na Policlínica de Saúde de Paulo Afonso
Foto: Divulgação

O atendimento à população na Policlínica de Saúde de Paulo Afonso foram iniciados nesta segunda-feira (15), após inauguração da unidade na última sexta (12). A primeira paciente foi Ecilda Vieira da Silva, moradora do Povoado Nambebe do município de Paulo Afonso, que fez um exame de ressonância magnética.

 

Os moradores das cidades de Glória, Rodelas, Chorrócho, Macururé, Santa Brígida, Pedro Alexandre, Jeremoabo e Paulo Afonso, após terem agendados seus exames, já estão sendo atendidos na Policlínica.

 

O Governo do Estado já inaugurou nove Policlínicas como a de Paulo Afonso. Outras 10 policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal.

 

Os serviços prestados na policlínica são de média complexidade, ele amplia o acesso ambulatorial a especialidades médicas diversas e exames em busca de uma maior atenção à saúde dos pacientes. O s serviços prestados na unidade acabam evitando que as pessoas precisem ir para os hospitais com casos que podem ser solucionados na atenção primária e secundária.

Ação arrecada leite em pó integral para crianças do Bairro da Paz no Dia da Caridade
Foto: Divulgação

Uma ação de arrecadação de leite em pó integral em celebração ao Dia da Caridade será realizada nesta sexta-feira (19) pela Santa Casa da Bahia. A iniciativa é voltada a beneficiar as crianças atendidas nos seis Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela instituição no Bairro da Paz.

 

As pessoas interessadas em colaborar podem deixar a contribuição na Central de Doações da Santa Casa, localizada na Pupileira, em Nazaré, no dia 19 de julho, das 7h às 18h.

 

Os Centros de Educação Infantil oferecem atendimento gratuito para 600 crianças com idade entre dois e cinco anos. Elas tem acesso a educação em período integral e cinco refeições diárias orientadas por nutricionistas. Por mês, os CEIs registram o consumo de 2.160 pacotes de leite em pó integral de 200 gramas. O mantimento é utilizado diariamente, no café da manhã e nos lanches das crianças beneficiadas.

 

Os Centros de Educação Infantil ainda oferecem acompanhamento psicológico e odontológico. As famílias são monitoradas, por meio de visitas domiciliares regulares e atenção da rede de assistência psicossocial ofertada aos alunos. Há 17 anos em atividade ininterrupta, os CEIs já atenderam cerca de 10 mil crianças do Bairro da Paz.

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 15:00

Ebola se espalha e chega a cidade do Congo próxima a fronteira com Ruanda

por Folhapress

Ebola se espalha e chega a cidade do Congo próxima a fronteira com Ruanda
Foto: Reprodução / CDC

Foi registrado no domingo (14) o primeiro caso de ebola em Goma, uma das maiores cidades da República Democrática do Congo, segundo anunciou o Ministério da Saúde do país.

O município costeiro tem mais de 1 milhão de habitantes e fica próximo à fronteira com a Ruanda. Há a preocupação de que o vírus possa se espalhar rapidamente, já que a área é densamente povoada, alertou a OMS (Organização Mundial de Saúde) nesta segunda (15).

O paciente é um homem que chegou de ônibus a Goma com outros 18 passageiros e o motorista procedentes de Butembo, um dos principais focos da doença, na província de Kivu Norte.

A OMS identificou 60 contatos do paciente com outras pessoas, incluindo os que ele teve com os passageiros e o motorista. Metade já foi vacinada e o risco de disseminação pela cidade é baixo. O indivíduo foi enviado de volta a Butembo para tratamento.

"O caso em Goma pode ser um divisor de águas nesta epidemia", disse o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus, "[Goma] É uma porta para a região e o mundo."

Goma é a maior cidade afetada pelo atual surto da doença no país, que começou em agosto de 2018. A cidade vem se preparando para a chegada do ebola há um ano, montando estações de lavagem de mãos e certificando-se de que os motoristas de mototáxi não compartilhem os capacetes.

Esta é a segunda maior epidemia de ebola na história, depois da que matou quase 11 mil pessoas no oeste da África (Guiné, Libéria, Serra Leoa) em 2013-2014. 

O vírus, que causa diarreia, vômito e febre hemorrágica, já provocou 1.655 mortes no Congo, de acordo com um boletim divulgado no sábado (13) pelo governo. 

Representantes das Nações Unidas se reuniram na segunda em Genebra para discutir quais medidas tomar para evitar o avanço da epidemia. Milícias armadas e uma profunda desconfiança das autoridades de saúde por parte comunidades dificultam os esforços para deter o vírus.

No fim de semana, dois profissionais de saúde que trabalham com ebola foram assassinados por agressores não identificados na província de Kivu Nort.

Porto seguro: Turista adolescente morre com suspeita de H1N1
Foto: Reprodução / Sesab

Uma turista, de 17 anos, morreu com suspeita de H1N1 em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Uma nota da secretaria de saúde da cidade, desta segunda-feira (15), lamentou o ocorrido. A pasta disse que não há surto no município. A vítima, que é natural de São Paulo, veio a óbito no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, no sábado (13).

 

Segundo o G1, a menina estava em uma excursão com a turma da escola. Responsável pela viagem, a empresa Forma Turismo, que é especializada em viagens estudantis, também lamentou a morte da adolescente. Ainda segundo a pasta de saúde local, o caso segue em apuração. A secretaria disse também que aguarda o resultado de testes para confirmar se a causa foi H1N1.

Metrô oferece serviços de saúde gratuitos para celebrar Dia do Homem
Foto: Divulgação

O metrô oferecerá, nesta segunda-feira (15), serviços de massoterapia, aferição de pressão e cálculo de IMC nas estações Acesso Norte e Pirajá. Os serviços são frutos de uma parceria entre a CCR Metrô Bahia e o SE7E Centro Tecnológico, e vêm para celebrar o Dia do Homem.

 

As atividades são gatuitas e integram o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade. Para ter acesso aos serviços, os homens interessados devem comparecer entre 10h e 14h no Terminal de Ônibus Acesso Norte, e entre 16h e 19h na Estação Pirajá.

 

Serviço:


O quê: Serviços de aferição de pressão, cálculo de IMC e massoterapia
Quando: Dia 15 de julho de 2019
Onde: Terminal de Ônibus Acesso Norte de Metrô, das 10h às 14h; Estação Pirajá de Metrô, das 16h às 19h

Após saída do Mais Médicos, pedidos por refúgio de cubanos quase triplicam
Foto: Divulgação

Após o fim do convênio de Cuba com o programa Mais Médicos, o número de cubanos que solicitaram refúgio no Brasil quase triplicou. De acordo com o G1, novembro de 2018 e abril de 2019, cerca de 2.209 profissionais estrangeiros pediram para não voltar para Cuba. No mesmo período entre 2017 e 2018, foram 880 registros.

 

Por dia, são 12,62 pedidos de refúgio. O número anterior era de 4,86. Os dados foram divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados.

 

Desde que o programa Mais Médicos começou, em 2013, as solicitações por refúgio são recorrentes. Porém, os registros vêm crescendo ano a ano. De duas solicitações em 2013, chegou a mais de 150 em 2015, pulando para 322 em 2018 e 466 em fevereiro de 2019, quando Cuba anunciou que abandonaria o programa por conta de declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre expulsar os profissionais do país.

 

Porém, ainda de acordo com o G1, Bolsonaro prometeu conceder aos cubanos que solicitassem o status de "asilado", que permite ao estrangeiro permanecer legalmente no país. Não foram divulgados dados sobre quantos asilados existem no país. 

Vitória da Conquista: Falso cirurgião-dentista é preso por exercício ilegal da profissão
Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) em parceria com a Policia Militar conduziu em flagrante, neste sábado (13), Jonivaldo Barros Porto, exercendo ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista no município de Vitória da Conquista, reincidente, sento atuado anteriormente em 27 de março do ano corrente pelo CRO-BA.

 

O falso dentista foi conduzido para delegacia e vai responder pelo exercício ilegal da profissão, cuja pena varia de seis meses a dois anos. Para o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga, quem incorre em crime que coloca em risco a saúde da população deve sofrer penalidade maior a que ora se atribui a prática do exercício ilegal. Segundo Dr. Marcel a classe odontológica aguarda a aprovação do projeto de lei 3063/08 que em seu texto original agrava a pena de reclusão de 2 a 6 anos e multa, punindo com efetividade aquele que exercer ilegalmente a profissão de cirurgião-dentista.  

Onze recém-nascidos morreram após contraírem infecção bacteriana em hospital
Foto: Ilustrativa

Onze recém-nascidos morreram na semana passada na maternidade do Nacional Kenyatta (KNH), em Nairóbi, o maior hospital público do Quênia, após serem infectados por uma bactéria chamada "Klebsiella", que é resistente aos antibióticos.

 

De acordo com o G1, a Klebsiella pneumoniae vive no aparelho digestivo, embora seja encontrada em qualquer lugar do meio ambiente e no intestino de muitos seres vivos. Entre os fatores de risco para contraí-la está a prematuridade, por isso as unidades de neonatologia são espaços nos quais é frequente a detecção de focos.

 

Ainda segundo a nota, uma inspeção na terça e na quarta-feira passadas mostrou que não há berços para todos os recém-nascidos e é preciso colocar mais de um bebê por unidade, um fato que aumenta o risco de contrair infecções, segundo as fontes.

Prefeitura de Salvador envia ambulâncias para atender vítimas de rompimento de barragem
Foto: Reprodução / Jairo Santos Silva

A Prefeitura de Salvador enviou duas ambulâncias 4x4 para o povoado de Quati, neste sábado, para ajudar as vítimas do rompimento de uma barragem no município de Pedro Alexandre. A localidade foi a mais atingida pela enchente que prejudicou também o povoado de Boa Sorte, desalojando centenas de moradores na região.

 

A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde através do requerimento feito pelo prefeito ACM Neto. Em pronunciamento público, na última sexta-feira (12), ele se solidarizou com as pessoas que estão sofrendo com a calamidade e colocou a estrutura da capital à disposição.

 

“Apesar de o rompimento ter ocorrido bem distante de Salvador, precisamos nos unir nesse momento tão difícil”, afirmou ACM Neto.

 

A barragem do Quati foi construída pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e entregue à Associação de Moradores da Comunidade do distrito. Ela represa o Rio de Peixe para o período de estiagem.

Rui inaugura policlínica em Paulo Afonso; Governo investiu R$22 mi em projeto
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

A Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso foi inaugurada nesta sexta-feira (12) pelo governador Rui Costa. No total, o Governo investiu R$22 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o local.

 

"Espero que as pessoas possam, como tem sido nas outras oito policlínicas pelo estado, utilizar 100% do equipamento que já começa a atender a população na próxima semana, com 19 especialidades médicas e realizando os principais exames que nem são oferecidos na maior parte das clínicas particulares, e a população vai ter acesso na saúde pública”, comentou o governador Rui Costa.

 

A expectativa é de que a unidade possa atender 260 mil moradores dos municípios integrantes do consórcio público de saúde (veja aqui). Pedro Alexandre, inclusive, que sofreu com o rompimento da barragem de Quati nesta quinta-feira (11), é uma das cidades beneficiadas.

 

A policlínica contará com 69 profissionais atuando para dar assistência à população de nove municípios do norte baiano. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. O equipamento vai oferecer diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

 

Esta é a 9ª policlínica regional de saúde inaugurada na Bahia desde o final de 2017. Ao todo, segundo o governo, mas de 500 mil atendimentos a cidadãos foram registrados em oito municípios do estado. A previsão é de que haja a inauguração de mais dez unidades, em Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal. 

Após 20 casos suspeitos de dengue, prefeitura realiza mutirão contra Aedes
Foto: EBC

O bairro de Pau da Lima recebeu, nesta sexta-feira (12), um mutirão contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de diversas doenças, como zika, chikungunya e dengue. O mutirão vem num contexto em que a Bahia registrou um crescimento de 460% nas mortes pela doença.

 

A ação visa fazer a visitação casa a casa para identificação e eliminação dos criadouros do vetor, além do tratamento de focos em terrenos baldios e busca ativa de indivíduos com sintomas dos agravos. A estratégia foi deflagrada após a notificação de 20 casos suspeitos de dengue, zika ou chikungunya na região nos últimos 15 dias.

 

A ação foi acompanhada de perto pelo novo titular da Saúde municipal, Leo Prates. “Tem apenas 25 horas que assumi esse novo desafio à frente da Saúde e estou fazendo aquilo que gosto muito que é estar na rua acompanhando de perto o desenvolvimento do trabalho. Quero enaltecer a atuação dos agentes de endemias. Irei avaliar e fazer o possível para garantir as melhores condições de trabalho para categoria”, explicou.

Sexta, 12 de Julho de 2019 - 17:50

Paulo Afonso: Policlínica busca melhorar atendimentos; 260 mil receberão atendimento

por Jade Coelho, de Paulo Afonso / Nuno Krause

Paulo Afonso: Policlínica busca melhorar atendimentos; 260 mil receberão atendimento
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Cerca de 260 mil moradores de cidades do interior da Bahia vão poder receber atendimentos na Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso, que foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (12). O Governo do Estado investiu R$ 22 milhões na construção e aquisição de equipamentos.

 

De acordo com o diretor do local, Gabriel Oliveira, pessoas que não tinham acesso a exames em suas cidades serão abarcadas pelo novo investimento. Ao todo, oito municípios serão beneficiados: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida.

 

A ideia, segundo o diretor, é trazer profissionais de especialidades que não são muito vistas no interior. "Serão muitos atendimentos. Vamos falar de mais de 300 ressonâncias ao mês. Mais de 300 tomografias ao mês. Vai depender da especialidade. Temos um montante enorme de atendimentos. Acesso ao neurologista, ao urologista, é um tanto complicado. Temos um baixo número de especialistas no interior, muito por conta da estrutura desses municípios".

Feira: Hospital procura por familiares de paciente internado há quase 1 mês
Foto: Divulgação

Um homem internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana segue sem identificação e contato com familiares. Segundo o Acorda Cidade, o paciente está na UTI, sem condição de falar.  O serviço social da unidade de saúde procura familiares dele que deu entrada no hospital no dia 29 de junho, após sofrer espancamento.

 

O homem é magro, tem cor parda, cabelo crespo, barba rala e mede quase 1,70 m. Segundo a assessoria do hospital, na admissão o paciente apresentava sinais semelhantes a pessoas em situação de rua/andarilho. Caso alguém saiba de algum parente do homem pode ligar para o número (75) 3602-3400.

Sexta, 12 de Julho de 2019 - 14:40

Bahia deve disponibilizar 240 vagas para 'Mais Médicos Nordeste'; projeto está em finalização

por Jade Coelho, de Paulo Afonso / Matheus Caldas

Bahia deve disponibilizar 240 vagas para 'Mais Médicos Nordeste'; projeto está em finalização
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

A Bahia deverá disponibilizar 240 vagas para um programa de assistência a saúde nos moldes do “Mais Médicos” sugerido pelo Consórcio do Nordeste (leia mais aqui). A informação foi dada nesta sexta-feira (12) pelo secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, ao Bahia Notícias. Ele ainda revelou que a modelagem discutida oferecerá programas de pós-graduação e residência. 

“Estamos conversando sobre uma modelagem que possa atrair os médicos que foram formados fora do Brasil e que não conseguiram passar no Revalida. E também uma modelagem alternativa que ofereça um programa de pós-graduação ou de residência em Medicina da Comunidade”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias.

O titular da Sesab ainda sinalizou que o projeto será apresentado ao governador Rui Costa (PT) até o fim deste mês. “Essa modelagem está sendo discutida e vai envolver as universidades públicas do Nordeste, a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e, no final desse mês de julho, deveremos apresentar ao governador”, disse.

Vilas-Boas participa nesta sexta da inauguração de uma policlínica em Paulo Afonso.

Procedimentos feitos por planos de saúde cresceram 4,1% em 2018
Foto: Reprodução/ABR

O número de procedimentos realizados por meio de planos de saúde totalizou 1,57 bilhão em 2018. O valore representa, de acordo com a Agência Brasil, um índice 4,1% maior ao ser comparado com o ano anterior (1,51 bilhão). Os dados são do Mapa Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgado nesta quinta-feira(11).

 

Os exames complementares foram a maioria dos procedimentos realizados por meio da saúde suplementar no ano passado e somaram 861,4 milhões, um aumento de 5,4% em relação a 2017. Em seguida, aparecem as consultas, responsáveis por 274,3 milhões de procedimentos (alta de 1,5%).

 

A Agência Brasil ainda ressalta que entre os demais procedimentos, destacam-se outros atendimentos ambulatoriais, como consultas a psicólogos e fisioterapeutas, com 164,2 milhões (alta de 4,6%); terapias, com 93,4 milhões (aumento de 21%); e internações, com 8,1 milhões de ocorrências no ano (crescimento de 1,7%).

 

O número de procedimentos odontológicos (176,1 milhões) foi o único que registrou redução (-5,34%) em relação ao ano anterior.

Cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos após mudanças no programa
Foto: Arquivo / Agência Brasil

Médicos cubanos podem ser reincorporados ao Mais Médicos caso o governo federal concretize as alterações que pretende fazer no edital do programa. Após o rompimento do acordo de colaboração entre Brasil e Cuba, os estrangeiros tiveram de deixar o país. No entanto, de acordo com o estadão, a ideia é que eles voltem a trabalhar na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos.

 

Ao todo, dos 8 mil profissionais que vieram ao Brasil, 2 mil permaneceram aqui mesmo com o rompimento do acordo. Desses, 700 têm situação regularizada por terem se casado com brasileiros(as). Somente esses 2 mil que ficaram no Brasil teriam direito à reincorporação.

 

A proposta deve ser apresentada a parlamentares nessa semana. Um dos entraves para que ela ainda não tenha tramitado é o nome do programa. O governo avalia que o Mais Médicos se tornou marca do governo de Dilma Roussef.

 

A iniciativa foi lançada em 2013, em resposta às manifestações de rua daquele ano e também a reivindicações feitas por prefeitos, pela dificuldade em manter profissionais atuando em regiões distantes.

Mortes por meningite chegam a 12 em Fortaleza; óbitos aumentam em 83% no Ceará
Foto: Rodrigo Nunes / Ministério da Saúde

A cidade de Fortaleza (CE) registrou 12 mortes por meningite até o dia 30 de junho em 2019. É o que aponta o último boletim epidemológico lançado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

 

De acordo com o G1, no Ceará, o número de óbitos foi de 22, o que significa um aumento de 83% em relação ao mesmo período no ano passado.

 

A supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemológica da Sesa, Sarah Queiroz, atribuiu o aumento ao período chuvoso que ocorreu neste ano. "Neste ano o período chuvoso foi muito mais intenso que o do ano passado e isso pode ter contribuído para o aumento do casos e das mortes. A meningite é uma doença de transmissão aérea e quando chove as pessoas tendem a ficar em casa e bactéria se espalha mais fácil quando tem muitas pessoas respirando o mesmo ar em um ambiente fechado, como uma residência”, disse, em entrevista ao G1. 

A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode estar relacionada a uma variedade de causas, tanto de origem infecciosa (bactérias, vírus, fungos e parasitas), como não infecciosas (traumatismos, neoplasias e irritação química).

 

A principal forma de prevenção da doença é a vacinação. Em 2018, no Ceará, as quatro imunizações eficazes atingiram 100% do público-alvo.

 

Bahia

 

Na Bahia, o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do estado (Sesab) apresenta redução de 47,1% no número de óbitos por meningite em relação ao ano passado. O período analisado foi do início do ano até o dia 18 de maio. 

Anvisa determinada interdição de três lotes de vacina pentavalente importada da Índia
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Ao menos três lotes da vacina pentavalente líquida da companhia indiana "Biologicals E. Limited" foram interditadas a partir de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União.

 

De acordo com o documento, a interdição se deu "considerando os resultados insatisfatórios no ensaio de aspecto conforme evidenciado nos laudos de análise", feitos pela Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

 

Na publicação a medida ainda foi classificada como "de interesse sanitário".

 

Em outra ocasião dois lotes já haviam sido interditados pela Agência, somados a estes o número chega a cinco lotes interditados pelo órgão.

Salvador vai disponibilizar 52 postos para dia D da Saúde do Homem neste sábado
Foto: Divulgação

Salvador vai disponibilizar 52 postos de saúde neste sábado (13) para o dia D da Saúde do Homem. O evento vem em razão do Dia Internacional do Homem, que é comemorado na próxima segunda-feira (15).

 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo é alertar os homens sobre a importância do cuidado regular e integral. Em 2017, de acordo com o G1, foi constatado que os homens vivem 7,2 anos a menos que as mulheres. A SMS estima que 2.500 homens busquem os serviços ofertados na ação.

 

Os serviços oferecidos serão: aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, cálculo de IMC, testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites Virais, vacinas, curativo, exame de laboratório, consulta de pré-natal do parceiro, consulta de planejamento reprodutivo, atividades de educação em saúde, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual masculina e vasectomia, entre outras ações de saúde.

Viver Bem: Conscientização sobre as hepatites virais é bandeira levantada no mês de julho
Vírus da Hepatite | Foto: Reprodução/ Pixabay

Silenciosa. Essa é uma das principais características das hepatites, o que, em muitos casos, atrapalha o seu rápido diagnóstico. Há estimativas de que mais de dois milhões de pessoas tenham algum tipo da doença e cerca de 1,5 milhão é portadora do tipo C. Esse cenário de alerta ganha mais força durante este mês, com o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado 28 de julho.

 

A definição básica para a Hepatite, de acordo com o hepatologista do Hapvida, Allan Rêgo, é qualquer processo inflamatório que acomete o fígado. Mas, no caso das virais, há alguns tipos, classificados, dentre outros como A, B e C.  A hepatite A tem alta transmissibilidade, já que a contaminação acontece por alimentos e água, decorrente da falta de saneamento básico e pelo contato com uma pessoa infectada. “Nesse caso, os principais sintomas são cansaço, dor abdominal, alteração da cor dos olhos e urina, que se apresentam muito amarelos”, explica o hepatologista.

 

Já o tipo B é transmitido essencialmente pelo ato sexual, mas pode acontecer também no momento do parto, da mãe para o bebê. “Esse tipo de hepatite provoca infecção no fígado causando sintomas que incluem dor abdominal, amarelado nos olhos e urina escura. Nos casos crônicos, podem ocorrer insuficiência hepática - cirrose ou câncer”, complementa. A hepatite C é transmitida pelo contato com sangue contaminado ou objetos infectados, como agulhas ou seringas. A maioria das pessoas não apresenta sintomas. 

 

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Apesar dos altos números relacionados à doença, o especialista ressalta que os três tipos são curáveis. “O tratamento da Hepatite A não exige uma medicação específica. Normalmente os pacientes evoluem bem e o organismo elimina o vírus. As hepatites B e C, quando crônicas, devem ser tratadas com medicamentos específicos disponíveis pelo SUS”, explica.

 

Allan reforça também a importância da prevenção, para que as pessoas tomem os cuidados necessários para evitar a doença. “A vacinação também é muito importante. Existem vacinas para as hepatites A e B, e especialmente a última está disponível na rede pública para indivíduos de até 49 anos de idade. Além disso, a realização de testes rápidos colabora para o diagnóstico precoce já que quando positivo gera o interesse do paciente em procurar uma assistência posteriormente”, finaliza.

Com expectativa de atender 3 mil mulheres, Saúde sem Fronteiras chega ao Recôncavo
Foto: Adenilson Nunes/GOVBA

Mais de 3 mil mulheres baianas com idade entre 50 a 69 anos, moradoras em Cachoeira e Cabeceiras do Paraguaçu, no Recôncavo da Bahia, terão a oportunidade de realizar mamografia esta semana, durante a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.

 

Na cidade de Cachoeira, a unidade móvel estará estacionada na Praça Ubaldino de Assis, antigo Jardim Grande, entre os dias 12 a 29 de julho. Enquanto em Cabaceiras do Paraguaçu, o atendimento começa dia 13 e prossegue até o dia 20 de julho, sendo que a unidade móvel ficará estacionada no Centro Cultural Aurino Machado, proximidades da Câmara de Vereadores.

 

A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 3.069 mulheres. De acordo com os especialistas, a mamografia é o exame que detecta precocemente o câncer de mama e, para ser atendida a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

 

O atendimento é feito em unidades móveis. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

 

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ficar no Facebook  pode melhorar saúde mental de adultos, revela estudo
Foto: Reprodução/EBC

Um estudo publicado no no periódico Journal of Computer-Mediated Communication revelou que o uso o Facebook pode prevenir doenças como depressão ou ansiedade em adultos. O foco da pesquisa foi no público adulto, e não em jovens, que costumam ser conectados nas redes.

 

Para chegar as conclusões os estudiosos da Universidade Estadual do Michigan, no Estados Unidos, observaram dados de 2015 e 2016 de adultos que participaram do Painel de Estudo da Dinâmica de renda. Os participantes responderam questionário sobre o uso da rede social.

 

Ao analisar os resultados, os cientistas constataram que 63% dos usuários de mídias sociais eram menos propensos a terem problemas relacionados à saúde mental.

 

Uma das teorias dos autores do estudo é de que a mídia social possibilita, de maneira mais fácil, o contato com os membros da família e o acesso a informações sobre saúde.

PL que prevê que agressor ressarça SUS por atendimento à vítima é aprovado em comissão
Foto: Agência Brasil

Uma proposta que prevê que autores de crimes devolvam ao Sistema Único de Saúde (SUS) valores empregados no atendimento de vítimas de violência física, sexual ou psicológica foi aprovado nesta quarta-feira (10) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.

 

O texto aprovado é substitutivo elaborado pelo deputado federal da Bahia Jorge Solla (PT). Pelo projeto, os recursos arrecadados serão recolhidos ao fundo de saúde do estado ou do município.

 

O PL ainda inclui a responsabilidade no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), na parte que trata dos efeitos da condenação. Atualmente, esses efeitos incluem, entre outros, a indenização do dano causado pelo crime. Nos termos do Código Civil, aquele indivíduo que violar direito ou causar prejuízo a outra pessoa já é obrigado a reparar o dano, mas a obrigação não é automática no âmbito penal.

 

O Código Penal não define que o Sistema Único de Saúde seja ressarcido de todos os gastos quando a vítima é atendida pela rede pública.

 

“O ressarcimento obrigatório pode não só representar um impacto positivo no âmbito penal, como também pode servir como uma nova fonte de financiamento da saúde”, afirmou Solla.

 

O deputado incluiu regra para que os valores ressarcidos não sejam computados na conta do piso constitucional para a saúde, de 15% da receita corrente líquida (RCL), o equivalente a R$ 120,79 bilhões em 2018. “Com isso, garantiremos que os recursos sejam, de fato, um acréscimo, em benefício da saúde pública do Brasil”, disse Solla.

 

Segundo estudo feito a pedido do Banco Mundial e divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2015, o sistema de saúde pública do Brasil gastou R$ 5,14 bilhões por ano para atender vítimas de violência.

 

Em 2018, a Câmara aprovou proposta semelhante (PL 2438/19) que incluía a obrigação na Lei Maria da Penha.

Associação de Amigos do Autista e prefeitura firmam convênio de R$ 380 mil
Foto: Betto Jr/Secom

Pelo menos 236 crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA), serão beneficiados por um convênio firmado entre a entidade e a Prefeitura de Salvador no valor de R$ 380.478,70. A AMA é a única organização da sociedade civil do estado a atender exclusivamente pessoas com autismo.

 

Segundo a organização, o valor recebido será investido em manutenção e custeio de atividades especializadas para portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

 

O acordo foi firmado nesta quarta-feira (10), a partir da assinatura de um Termo de Fomento pelo vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), em solenidade aconteceu na sede da AMA, em Pituaçu. A ocasião também contou com a presença do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, da presidente da AMA Rita Brasil, do vice-presidente Leonardo Martinez, além de moradores da localidade e familiares dos atendidos.

 

“Só quem conhece de perto os problemas da cidade sabe da importância da AMA pra Salvador. Só na capital baiana são mais de 45 mil pessoas com autismo. Daí o nosso dever, como poder público, de ajudar essas instituições”, destacou Bruno Reis.

 

O vice-presidente da AMA, Leornardo Martinez, frisou que é a primeira vez, em 16 anos, que a entidade consegue firmar um termo de fomento. A nova parceria, na avaliação dele, dará mais qualidade ao trabalho que é desenvolvido no local por meio da contratação de mão-de-obra. “Vamos poder contratar cerca de 18 profissionais, entre porteiros, coordenadores administrativos, auxiliares de limpeza, psicopedagogos, entre outras funções que darão mais expertise a tudo o que é desenvolvido aqui”, disse.

 

As atividades escolares são executadas por docentes capacitados no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e acontecem no contraturno das aulas regulares das unidades municipais. A Prefeitura e a AMA já têm um acordo de cooperação, no qual a Secretaria Municipal de Educação (Smed) fez a cessão de 33 professores para atuarem na instituição.

Quarta, 10 de Julho de 2019 - 17:00

Aeronáutica exige teste de HIV em concurso e é questionada pelo MPF

por Fabiano Maisonnave | Folhapress

Aeronáutica exige teste de HIV em concurso e é questionada pelo MPF
Foto: Divulgação

O MPF (Ministério Público Federal) em Rondônia enviou uma recomendação à base aérea da FAB em Porto Velho para que não exija teste de HIV dos candidatos participantes de um processo seletivo.

Em março, a FAB publicou aviso de convocação para selecionar oficiais temporários, em várias profissões de ensino superior.  O processo, que prevê o preenchimento de algumas centenas de vagas em todo o país, exige o cumprimento das Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde da Aeronáutica (ICA 160-6), de 2016.

O MPF quer a exclusão do item 16 da ICA, o qual determina que o exame de HIV é obrigatório e que, em caso de resultado positivo, o candidato será considerado "incapaz para o fim a que se destina".

Na recomendação, o procurador Raphael Bevilaqua  afirma que o veto não tem respaldo legal ou científico. Ele cita, entre outras normas, a portaria interministerial 869/1992, que proíbe a realização compulsória de exame HIV em todo o serviço público federal.

"O único fundamento destacado acerca da discriminação contra os candidatos soropositivos é o preconceito em razão do vírus, pois nada justifica, moral ou juridicamente, a exclusão sumária desses candidatos", escreveu o procurador.

O MPF notificou a base aérea de Porto Velho na última quinta-feira (4). Bevilaqua fixou um prazo de 15 dias úteis para que a FAB informe se acatará ou não a recomendação.

Procurada, a assessoria da FAB em Brasília se limitou a informar que a recomendação está em análise.

Estudo identifica 2 casos de reversão da microcefalia em bebês de mães com zika
Foto: Reprodução/ Getty Images

A partir de um estudo de caso, pesquisadores identificaram a possibilidade de, em alguns casos, crianças com microcefalia filhas de mulheres grávidas que foram expostas e pegaram o vírus da zika retomarem um desenvolvimento neurológico normal.

 

O grupo de cientistas responsável pela pesquisa é formado por integrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Eles constataram dois casos de crianças com microcefalia que recuperaram seu desenvolvimento. O resultado do estudo foi publicado na revista especializada "Nature Medicine" nesta semana. 

 

De acordo com reportagem do G1, os pesquisadores acompanharam 244 mulheres grávidas, independente da etapa da gestação, a partir do momento em que apresentaram sintomas parecidos com os da zika, a exemplo como febre e erupções na pele, nos laboratórios da Fiocruz no Rio de Janeiro, entre 2015 e 2016. O período analisado foi da época em que a zika foi uma epidemia na cidade.

 

Com a confirmação da presença do vírus da zika em 216 mulheres, os cientistas passaram a acompanhar o desenvolvimento neurológico dos bebês. O monitoramento se deu através de  diferentes técnicas, como as da chamada "Escala Bayley", que acompanha comportamentos cognitivos, linguísticos, motores, social-emocional e adaptativo de cada criança. Elas foram estudadas enquanto tinham de 7 a 32 meses de idade.

 

Do total de mães acompanhadas, oito tiveram bebês com microcefalia (3,7% do total estudado). A matéria do G1 ainda aponta que desses casos, dois foram revertidos.

 

Um dos bebês desenvolveu a circunferência normal da cabeça conforme crescia, e o outro voltou a formar essa circunferência após uma cirurgia no crânio. Em ambos os casos, o desenvolvimento neurológico das crianças foi normalizado - e confirmado aos dois anos de idade.

No Brasil, idade chega junto com preconceitos e falta de preparo da sociedade com idosos
Foto: Priscila Melo / Bahia Notícias

Com o crescimento da população idosa atingindo níveis cada vez maiores e a previsão de que em alguns anos o número dessa população no Brasil seja superior ao de pessoas de até 15 anos, a sociedade precisa se adaptar e se preparar. Esta é a avaliação do médico geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia na Bahia, Leonardo Oliva, que defende que o “idoso tem uma série de demandas que a gente precisa estar pronto”.

 

“Eu não consigo pensar em um setor da sociedade brasileira que esteja preparado para lidar com isso que a gente chama de tsunami prateada. É uma verdadeira onda, gigantesca, de pessoas idosas, que necessitam de toda uma visão de políticas públicas, de sociedade, preparação para a gente receber esse número tão grande de idosos”, defendeu o profissional.

 

Entre os pontos apontados pelo geriatra como principais para proporcionar dignidade de qualidade de vida para população idosa está a ampliação do fornecimento de políticas públicas voltadas para este público. “O idoso demanda muito mais saúde do que a pessoa mais jovem, ele interna mais, usa mais medicações, tem mais necessidade de consultas médicas”, chamou a atenção. “O custo de saúde em geral de uma pessoa idosa é bem maior do que de uma pessoa mais jovem, então a sociedade também tem que estar preparada para isso”, analisou Oliva.

 

Outro ponto destacado por Leonardo Oliva foram acerca dos preconceitos sofridos pela população idosa. “Que o idoso é esquecido, que é surdo, que é lento, e existe o preconceito de que o idoso perde a sexualidade”, listou. “Isso não é verdade, a gente precisa combater isso, precisa falar sobre isso”, defendeu o médico.

 

Durante a entrevista o geriatra ainda abordou temas como sexualidade, qualidade de vida, aparência e convívio com doenças crônicas.  Confira a entrevista completa clicando aqui.

Após Prates assumir Secretaria de Saúde, esposa é exonerada de diretoria-geral da pasta
Foto: Reprodução / Facebook

Após o deputado estadual licenciado Leo Prates (DEM) assumir a Secretaria de Saúde de Salvador, a sua esposa, Ana Paula Prates, foi exonerada da diretoria-geral da mesma pasta, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (10).

Prates estava na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) desde fevereiro deste ano. O político já havia sido investigado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por nepotismo cruzado (veja aqui).

Ana Prates é concursada como sanitarista na SMS.

Licença-paternidade maior reduz uso de remédios por mães, aponta estudo americano
Foto: Mary Humphrey

Um estudo intitulado de "Quando os pais podem ficar em casa", feito por pesquisadoras da Universidade de Stanford, no Estados Unidos, mostrou mostra os efeitos benéficos para a saúde de uma mulher que acaba de dar à luz na política  de licença-maternidade da Suécia, em que a mãe tem direito de tirar até 16 meses de licença e os pais tirem até 30 dias não consecutivos longe do trabalho para ficarem com a mãe na recuperação após o parto.

 

A pesquisa mostrou que, depois que a medida entrou em vigor, em janeiro de 2012, a probabilidade de ansiolíticos serem receitados nos seis meses após o parto caiu 26%, e a de antibióticos, 11%.

 

Reportagem da Folha de São Paulo aponta que as pesquisadoras ainda detectaram uma queda de 14% em internações hospitalares ou visitas a especialistas para tratar de complicações relacionadas ao nascimento.

 

Para chegar as conclusões, as pesquisadoras se basearam em registros de nascimento e dados de licença-maternidade e de saúde do governo Sueco. A folha ainda destaca que antes da emenda na lei que permitiu os “dias duplos”, como é conhecida a legislação no país, os pais tinham direito a apenas dez dias corridos com a mãe nos primeiros três meses de vida do bebê. A flexibilidade introduzida deu ao casal a chance de escolher em quais momentos o pai deve ficar em casa.

Professoras da UEFS apresentam trabalho em evento internacional
Foto: Divulgação / UEFS

As enfermeiras Evanilda Carvalho e Silvone Santa Bárbara, e a educadora física Lea Barbetta, professoras do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estiveram representando a instituição no 13th Annual Sickle Cell Disease Researchand Educational Symposium, realizado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

 

As docentes da UEFS apresentaram os trabalhos “Cuidado de Enfermagem para superação do estigma da doença falciforme nas unidades de saúde”, “Avaliação de políticas de assistência a pessoas com doença falciforme” e “Intervenções para a prática segura de exercícios em crianças e adolescentes com doença falciforme” - desenvolvidos no âmbito dos projetos financiados pelo CNPq e apoiados por bolsas de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. 

 

O simpósio internacional que participaram teve como tema "Mudando a conversação sobre as doenças das células falciformes e remodelando seu futuro" e reuniu pesquisadores do campo da Saúde, das Ciências Humanas e da Engenharia Genética, preocupados em buscar alternativas para promover a qualidade de vida de pessoas com doença falciforme. 

 

A UEFS vem desde 2011 produzindo pesquisas sobre o cuidado no adoecimento crônico, através de intervenções sobre os adoecidos e seus familiares e da difusão de conhecimento para redução da invisibilidade da doença falciforme, a qual tem na Bahia a maior frequência entre os estados brasileiros.

Histórico de Conteúdo