Quarta, 14 de Outubro de 2020 - 16:55

Hidra: Confira lista das empresas alvo de operação contra sonegação na Bahia

por Bruno Luiz / Matheus Caldas

Hidra: Confira lista das empresas alvo de operação contra sonegação na Bahia
Foto: Alberto Maraux / SSP

A Operação Hidra, que investiga uma suposta organização criminosa que acumula R$ 75 milhões em dívidas tributárias com o fisco baiano, cumpriu mandados busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (14), pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) com apoio de secretarias estaduais (saiba mais aqui, aqui e aqui). O Bahia Notícias apurou o nome de todas as 10 empresas que foram alvo dos mandados na força-tarefa por suposto envolvimento no esquema. Confira abaixo. Confira abaixo

 

• Centraliza Locação, Armazenagem e Logística LTDA.;

• Seikomar Distribuidora de Alimentos LTDA.;

• Armazém 4 Armazenagem Eireli;

• Big Peixe Transportes LTDA.;

• Ipiraí Comercio de Alimentos Elireli;.

• Porto Frio Comércio e Armazenagem LTDA (filial);

• Comercial Rosário Eireli;

• JRS Alimentos Eireli;

• Basc Ind Comercio e Manipulação de Pescados LTDA.;

• Porto Frio Comércio e Armazenagem LTDA,.

 

Além das 10 empresas alvo do mandado de busca e apreensão, outras sete são investigadas pela operação. Os nomes, contudo, não foram divulgados.

 

A investigação aponta os líderes do esquema utilizavam laranjas para abrir outras empresas e, assim, dar continuidade às ilicitudes. Os empreendimentos contraíam dívidas tributárias, eram fechados oficialmente, e caíam na dívida ativa do estado. Contudo, neste esquema se sonegação, os suspeitos não pagavam os tributos e abriam outras empresas nos mesmos endereços, mas com registro em nome de pessoas diferentes. O modus operandi é verificado em parte dos estabelecimentos.

 

Primeira empresa divulgada pelo MP-BA, a Big Peixe, situada em São Gonlaço dos Campos, n Portal do Sertão, estava registrada no mesmo endereço da Ipiraí Comercio de Alimentos Elireli. Também na mesma cidade, e no mesmo prédio, mas numa sala diferente, a investigada é uma filial da Porto Frio Comércio e Armazenagem LTDA. Ainda no mesmo local, está a Comercial Rosário Eireli.

 

Já em Salvador, estão registradas no mesmo local a Centraliza Locação, Armazenagem e Logística LTDA., e a Seikomar Distribuidora de Alimentos LTDA., ambas localizada no Porto Seco Pirajá. Em outro endereço da capital, é investigada também a Armazém 4 Armazenagem Eireli.

 

Em Feira de Santana, o alvo da operação é a Porto Frio Comércio e Armazenagem LTDA.

 

Ainda há outros dois empreendimento investigado em Itajaí, em Santa Catarina: a JRS Alimentos Eireli e a Basc Ind Comercio e Manipulação de Pescados LTDA.

Histórico de Conteúdo