Liminar suspende funcionamento de lojas de shoppings de Salvador em feriados
por Glauber Guerra / Mauricio Leiro

Uma liminar da última quarta-feira (19) manteve a decisão anterior do recurso, que buscava que os empregadores se abstivessem de exigir o trabalho dos empregados do comércio para o funcionamento de lojas e unidades administrativas aos domingos e feriados, até que uma nova convenção coletiva de trabalho fosse feita.
O desembargador Marcos Oliveira Gurgel, negou o pedido de suspensão da liminar, não permitindo assim o trabalho aos feriados sem que exista convenção coletiva tratando do tema. Com relação ao trabalho aos domingos, porém, foi dispensada a celebração de convenção coletiva, mantendo a atividade.
A decisão vale para todos os feriados, inclusive o da próxima segunda-feira (24), dia de São João.
Logo, no dia 24 o shopping Salvador e o shopping Bela Vista terão suas lojas âncoras (lojas maiores) em sua maioria abertas das 12h ás 21h. As lojas satélites (lojas menores) estarão fechadas. A praça de alimentação, por sua vez, funciona das 12h às 21h.
Superintendente do Shopping Bela Vista, Vaneilton Almeida confirmou a informação e disse que o estabelecimento não recebeu a informação com suspresa. "Os comerciários querem trabalhar, mas não há acordo coletivo entre os sindicatos dos comerciários e dos comerciantes", comentou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': A sucessão do prefeito ACM Neto e a nova pesquisa em Salvador
Nesta edição do Terceiro Turno os jornalistas Jade Coelho, João Brandão e Lucas Arraz comentam o cenário eleitoral em Salvador revelado pela pesquisa de intenção de voto feita pelo Bahia Notícias e Instituto Paraná Pesquisas. O programa traz informações sobre a sucessão do prefeito ACM Neto com base na polarização entre Sargento Isidório e Bruno Reis revelada pelo levantamento. E ainda a colocação de outras figuras políticas que anseiam pelo Palácio Thomé de Souza.
Energias Renováveis e Industrialização
Ver maisBuscar
Enquete
Artigos
Carreiras FTC: Enfermagem na Urgência, Emergência e UTI
As doenças da modernidade são as que mais matam no Brasil. Dados do Ministério da Saúde confirmam que o perfil da mortalidade no país mudou ao longo dos anos, acompanhando a tendência mundial de mais mortes por doenças crônicas e violentas. Por grupo de causa, as doenças do aparelho circulatório – associadas à má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo e falta de atividade física - estão entre as que mais contribuem para um atendimento emergencial ou necessidade de monitorização dos padrões vitais de um paciente.