Pelo menos 20 projetos que alteraram regras eleitorais estão sob avaliação no Congresso
Foto: Reprodução / EBC

Pelo menos 20 projetos que alteram regras eleitorais foram apresentados por deputados e senadores no Congresso Nacional. Faltando  cerca de um ano e meio para o próximo pleito, as eleições municipais de 2020, as mudanças da lei Eleitoral precisam ser aprovadas até outro deste ano para que possam entrar em vigor nas próximas eleições.

 

O pleito de 2020 já vai enfrentar novidades, uma regra aprovada em 2017 que veda a celebração de coligações nas eleições proporcionais passará a valer no ano que vem.

 

Segundo levantamento da Folha de S. Paulo, atualmente existem pelo menos quatro propostas de extinção do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral. Entre os textos sugeridos que alteram regras eleitorais estão ainda o aumento e o fim da cota feminina e até para diminuir a quantidade de algarismos no número que os candidatos a vereador adotam nas urnas.

 

A Folha constatou que existem projetos com a intenção de alterar as regras de debates, de entrevistas na TV e de divulgação de pesquisas.

Histórico de Conteúdo