Quinta, 06 de Dezembro de 2018 - 11:00

Documentos prescritos de cartório se espalham pela orla de Armação

por Ailma Teixeira

Documentos prescritos de cartório se espalham pela orla de Armação
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Uma confusão misturou documentos antigos do 12º Ofício de Notas Conceição Gastar com o lixo comum e a papelada acabou se espalhando pela orla da Praia da Armação. Pessoas que passavam pelo local por volta das 8h desta quinta-feira (6) relataram ao Bahia Notícias que os papéis se estendiam por quase 1km do calçadão.

 

Segundo informações do gerente de qualidade do cartório, Jean Romaniuk, a situação foi fruto de um equívoco. O tabelionato mudou de sede há cerca de um ano — saiu do edifício ServiCenter, na Av. ACM, para a Rua Território do Amapá, na Pituba —, mas mantém uma sala com alguns objetos no prédio antigo. Assim, de acordo com ele, havia um saco de Dajes, Documentos de Arrecadação Judicial e Extrajudicial, em meio a esses objetos.

 

"Esse saco acabou se misturando com outros objetos que deveriam ser considerados como lixo. O fato é que no transporte esse saco abriu ou estourou e aí acabou espalhando esses Dajes num trecho da Orla, de Jardim de Alah até o Aeroclube", explica Romaniuk, acrescentando se tratar apenas de documentos prescritos, alguns até com “mais de 15 anos”, e sem identificações pessoais.

 

Diante da situação, o tabelionato mobilizou uma equipe que se juntou à Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) para fazer a limpeza da rua, que já foi concluída, e recolher os documentos. Como o material já não tinha validade, os Dajes foram levados de volta ao antigo prédio do cartório para serem destinados ao descarte e à reciclagem de forma adequada — o tabelionato possui contrato com uma empresa especializada que realiza o trabalho de trituração desse material.

 

Por meio de nota enviada ao BN, o 12º Ofício disse que "lamenta profundamente o ocorrido e pede desculpas aos clientes". Além disso, uma investigação interna já foi aberta para apurar os fatos.

Histórico de Conteúdo