Segunda, 03 de Setembro de 2018 - 15:20

Educação em Salvador avança no 5º ano, mas não alcança meta no 9º ano

por Jade Coelho

Educação em Salvador avança no 5º ano, mas não alcança meta no 9º ano
Foto: Reprodução / Secom

A educação municipal de Salvador no 5º ano do ensino fundamental 1 apresentou avanço de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta segunda-feira (3). Em 2017 o rendimento dos alunos desta série chegou a 5.3, superando a meta estabelecida para o ano que era 4.5. Em 2015 o Ideb das escolas da capital baiana nesta série foi de 4.7. O índice alcançado por Salvador nesta modalidade foi superior à meta estabelecida para a cidade em 2021 (5.1).

 

O secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral atribuiu o desempenho da educação municipal às políticas e ações adotadas pelo Executivo. “A atual gestão municipal enxerga a educação como prioridade. Educação é peça fundamental na construção de uma sociedade justa e com oportunidade para todos”, disse o secretário.

 

No último ano do ensino fundamental, a educação municipal da capital não alcançou a meta de 4.0. Os alunos do 9º ano obtiveram desempenho avaliado em 3.9. Ainda assim, houve avanço em comparação com o Ideb anterior, em 2015 Salvador obteve nota 3.4.  

 

O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino no país. Para chegar ao resultado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) verifica o desempenho da educação a partir da combinação entre a proficiência alcançada pelos estudantes e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas e anos da educação básica.  

Histórico de Conteúdo