Segunda, 03 de Setembro de 2018 - 14:00

Ensino Médio mantém queda na Bahia e se afasta de meta estadual do Ideb

por Ailma Teixeira

Ensino Médio mantém queda na Bahia e se afasta de meta estadual do Ideb
Foto: Elói Corrêa / GOVBA

No que se refere ao Ensino Médio na rede pública estadual, a Bahia segue uma decrescente. De 3.0 pontos em 2011, o Estado caiu para 2.7 em 2017, de acordo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta projetada para o último ano foi 4.1.

 

Dados do Ideb, publicizados nesta segunda-feira (3), mostram que, desde 2009, a Bahia não alcança a média estadual, se afastando cada vez mais do índice definido pelo sistema, que é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino no país.

 

Imagem: PrintScreen / Ideb

 

O índice aponta ainda que esse não é um problema único da rede pública. Também no Ensino Médio, as escolas particulares do Estado não atingem as metas estabelecidas desde 2013. Em 2017, a média alcançada foi de 5.6 pontos enquanto a meta imposta foi 6.5.

 

Em uma comparação com o índice nacional, a situação da Bahia no quesito educação também não é favorável. A média brasileira, considerando os resultados apresentados por escolas públicas e particulares, é de 3.8 pontos. Já na Bahia, essa média é de 3.0 pontos.

Histórico de Conteúdo