Jacobina: Município é acionado por degradação no Parque de Macaqueiras
Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP) acionou o município de Jacobina nesta segunda-feira (5) por conta da degradação do Parque Natural Municipal das Macaqueiras. O MP requereu na ação que, dentre outras coisas, seja feita a revitalização do parque.

 

De acordo com o promotor Pablo Almeida, o MP, através de um acordo com a empresa de torres eólicas, conseguiu a destinação de R$200 mil para que a área de conservação seja revitalizada, “mas a ausência de segurança patrimonial no local tem permitido a constante ação de vândalos, caçadores e usuários de drogas”.

 

Outras exigências foram feitas pelo MP na ação, como a criação de um grupamento ambiental da guarda municipal de Jacobina e o cercamento do terreno. O prazo para criação do grupamento é de 30 dias.

 

Pablo Almeida disse que o Parque Municipal de Macaqueiras “nunca atendeu, desde a sua criação, a todos os ditames da Lei Federal que o regulamenta, estando em verdadeira situação de abandono”.

 

O MP pede ainda que a Justiça condene o Município a instituir programa educacional para os alunos das escolas municipais de visitação guiada ao parque, com disponibilização de transporte e segurança.

Histórico de Conteúdo