Feira: Extintor de incêndio de prédio estava vencido há 5 anos, aponta PM

O prédio em Feira de Santana onde ocorreu um incêndio (ver aqui) que provocou a morte de duas pessoas estava com extintores vazios e com validade vencida. A informação é do Corpo de Bombeiros da cidade à TV Subaé. Na última terça-feira (4), um incêndio atingiu o residencial Iguatemi, no bairro Mangabeira. Além dos dois óbitos, sete pessoas ficaram feridas. Três dos feridos seguem internados nesta quinta-feira (6) no Hospital Geral do Estado (HGE) em Salvador.
Após visita ao local, a sub-tenente do Corpo de Bombeiros Carla Souza localizou extintores vazios e com prazo de validade vencido desde 2013. Por conta da falta de equipamento, moradores do prédio e vizinhos tiveram de usar baldes de água, recurso não indicado para locais com energia ligada. Além da falta de extintores, duas motos, estacionadas na única saída do prédio também dificultaram a saída das vítimas do prédio com mais facilidade. Os veículos também acabaram incendiados.
Os bombeiros também relataram que as grades na janela dos apartamentos, instaladas por questões de segurança, também impedem a saída de pessoas e dificultam o trabalho dos socorristas. Por fim, a sub-tenente advertiu para que as pessoas tenham calma e esperar o socorro. Não passar por locais com fogo intenso.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Buscar
Artigos

José Amancio Macedo Santos e Thiago A. Barbosa
Instituto Tecnológico de Piritiba leva curso de Computação Criativa idealizado pela Universidade de Harvard para o sertão da Bahia
O primeiro curso de Computação Criativa realizado na Bahia conta mais de uma história. A primeira história está relacionada ao seu significado dentro do contexto da educação e formação dos jovens, na denominada era da informação. Vivemos uma era caracterizada pela disponibilidade de informação e ampliação da capacidade de comunicação e de processamento de informações. É preciso, portanto, que os jovens sejam preparados para lidar com os desafios complexos que as mudanças dos novos tempos têm imposto à sociedade. O Instituto Tecnológico de Piritiba (ITPi) deu um passo importante neste sentido ao realizar, em sua cidade sede, um curso de Computação Criativa idealizado pela Universidade de Harvard. A computação criativa se baseia na ideia de desenvolver conexões pessoais, utilizando elementos lúdicos para estimular a criatividade, imaginação e interesses através da computação. Além disso, os estudantes são estimulados a compreender o erro como uma oportunidade de aprendizagem, o que aumenta sua autoconfiança. Com base nestes princípios, o curso de 30 horas promovido pelo ITPi e idealizado por uma das universidades americanas mais importantes do mundo, ocorreu entre setembro e dezembro deste ano e teve 23 concluintes. O curso foi formado majoritariamente por estudantes dos anos finais do ensino fundamental (na faixa etária de 13 anos) da rede municipal de ensino de Piritiba-BA.