Força-tarefa do CRMV-BA encontra pragas raras em 80 suínos de Pedro Alexandre
Foto: Divulgação

Mais de 300 animais, entre cães, gatos, aves e roedores, atingidos pelo rompimento da barragem de Quati, no município de Pedro Alexandre, já foram atendidos por uma equipe de resgate do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA). 

 

Com base na cidade de Coronel João Sá, a ação comandada pela médica-veterinária Ilka Gonçalves, presidente a Comissão de Bem-estar Animal do conselho, também encontrou em suínos do município pragas há muito tempo não noticiadas, como pulgas.

 

“A situação na região é muito complicada e não tivemos como montar um abrigo específico para os acolhimentos. Todos os animais atendidos passaram por avaliações clínicas e foram tratados com vermífugos e anti parasitários, cadastrados para posterior castração e vacinação anti-rábica. A situação mais crítica é a de 80 suínos que foram encontrados em uma pocilga, com pragas que há muito tempo não temos notícias e que são extremamente perigosas à saúde do animal e também da população”, explica Ilka. 

 

A equipe do CRMV-BA será mantida na cidade por pelo menos mais três semanas prestando assistência à população e aos animais atingidos

 

Para auxiliar o trabalho da equipe, é realizada uma campanha de arrecadação de alimentos e remédios. As doações podem ser feitas em Salvador, na Clínica Kennel e Mr. Pet, na Pituba e SuperVet em Stella Mares (veja aqui). As demandas mais urgentes, segundo os voluntários, são de vermífugos, anti pulga e ração.

 

Para Altair Santana, presidente do conselho, a atuação do médico-veterinário nessa situação é extremamente importante, não apenas para o bem-estar e a saúde do animal, mas também o desenvolvimento sustentável e à saúde humana. 
 

“O médico-veterinário tem o compromisso de agir preventivamente em relação à saúde do homem e ao desenvolvimento sustentável, o que é chamado de saúde única, e desde 2011 é reconhecido como profissional de saúde pública e competente para compor o Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, pontua.

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 17:55

Jacuipense arranca empate com o Floresta no fim e traz decisão para Riachão

por Ulisses Gama

Jacuipense arranca empate com o Floresta no fim e traz decisão para Riachão
Foto: Georzito Filho

O Jacuipense empatou em 2 a 2 com o Floresta na tarde desta segunda-feira (15), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Thiago Lima abriu o placar para o Leão do Sisal, mas Iago Barbosa e Renezinho viraram para o time da casa. Aos 41 do segundo tempo, Daniel empatou a partida.

 

A segunda partida está marcada para o próximo domingo (21), às 15h, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Para conseguir o acesso para a Série C, o time treinado por Jonílson Veloso precisa do triunfo.

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 17:13

Série D: Juazeirense vence o Brusque e fica em vantagem para garantir acesso

por Ulisses Gama

Série D: Juazeirense vence o Brusque e fica em vantagem para garantir acesso
Foto: Reprodução / Twitter

No aniversário da cidade de Juazeiro, a Juazeirense fez o dever de casa e venceu o Brusque por 1 a 0 na tarde desta segunda-feira (15) no estádio Adauto Moraes. O único gol da partida foi marcado por Cesinha, aos 25 minutos do primeiro tempo. 

 

Com o resultado, o Cancão de Fogo fica em vantagem para a segunda partida, marcada para o próximo domingo (21), às 16h, no estádio Augusto Bauer, em Brusque. Um simples empate coloca o clube baiano de volta para a Série C nacional.

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 15:20

Caravelas: Marinha alerta para ventos de até 74km/h

Caravelas: Marinha alerta para ventos de até 74km/h
Foto: Reprodução / RBS TV

Um alerta da Marinha do Brasil adverte para ventos de até 74 km/h entre a madrugada desta terça-feira (16) e manhã de quarta-feira (17) no sul do estado. Conforme o comunicado, os ventos fortes devem ocorrer na região de Caravelas, no extremo sul baiano. O órgão informou que o fato é devido à formação de um sistema de baixa pressão nas proximidades da região sul do Brasil.

 

Esse movimento segue para sudoeste e sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós) no litoral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ao sul de Laguna (SC), entre esta segunda-feira (15) à noite e terça-feira à noite. Não foi informada sobre formação de ondas altas na Bahia. 

Porto seguro: Turista adolescente morre com suspeita de H1N1
Foto: Reprodução / Sesab

Uma turista, de 17 anos, morreu com suspeita de H1N1 em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. Uma nota da secretaria de saúde da cidade, desta segunda-feira (15), lamentou o ocorrido. A pasta disse que não há surto no município. A vítima, que é natural de São Paulo, veio a óbito no Hospital Regional Luís Eduardo Magalhães, no sábado (13).

 

Segundo o G1, a menina estava em uma excursão com a turma da escola. Responsável pela viagem, a empresa Forma Turismo, que é especializada em viagens estudantis, também lamentou a morte da adolescente. Ainda segundo a pasta de saúde local, o caso segue em apuração. A secretaria disse também que aguarda o resultado de testes para confirmar se a causa foi H1N1.

Livramento de Nossa Senhora: Promotoria cobra organização de festa tradicional
Foto: Reprodução / Agora Sudoeste

O Ministério Público do Estado (MP-BA) recomendou que a prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, regulamente a festa Louvor do Bom Jesus do Taquari, que ocorre entre 26 de julho e 6 de agosto. A medida, publicada nesta segunda-feira (15), atende um abaixo-assinado assinado por moradores do entorno da Praça Seis de Agosto, no bairro Taquari, onde ocorrem os festejos.

 

A preocupação dos residentes é com excesso sonoro, além de instalações irregulares de barracas, risco na rede elétrica, entre outros incômodos. Autor da recomendação, o promotor Ruano Fernando da Silva Leite, pede que a prefeito José Ricardo Ribeira adote várias medidas. Entre elas, organização do espaço, com vistas à segurança, à acessibilidade, ao fluxo de trânsito e ao deslocamento de serviços de urgência e emergência.

 

À prefeitura também foi cobrado a organização dos espaços das barracas como da instalação e banheiros em número condizente com o público esperado. 

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 12:40

Valença: Prefeito se exalta e reclama de blitz; Detran diz que ação é legal

por Francis Juliano

Valença: Prefeito se exalta e reclama de blitz; Detran diz que ação é legal
Foto: Reprodução / Youtube

Uma confusão foi formada após uma blitz do Detran em Valença, no Baixo Sul baiano, neste domingo (14). Um dos mais exaltados foi o prefeito da cidade, Ricardo Moura. Em vídeo nas redes sociais, o gestor criticou o que entendeu como “abuso”. Segundo ele, não havia porque os veículos serem apreendidos e depois levados para Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo.

 

“A gente não consegue entender porque esses veículos são colocados em Santo Antônio de Jesus, haja vista nós temos a 23ª Ciretran de Valença. Nós temos aqui um pátio do DMtrans, onde as nossas blitze e motos são aprendidas, aqui no pátio no Jacaré. Foi licitado e a gente não consegue assimilar que tudo vai para Santo Antônio de Jesus... Vou conversar com o comandante, vou conversar com o governador, se for possível, para as blitze acontecerem e os nossos veículos ilegais serem apreendidos em Valença e não irem para Santo Antônio de Jesus, porque isso na minha visão é um absurdo”, disse o gesto em vídeo postado em redes sociais.

 

Procurado pelo Bahia Notícias, o coordenador-geral da 11ª Ciretran em Santo Antônio de Jesus, Luciano Moura, disse que o trabalho em Valença não tem nenhuma interferência com a repartição que coordena. “Essas blitze são feitas a partir de determinação de Salvador. Nós não temos nenhuma participação. Nenhum funcionário nosso é envolvido. Nem aqui em Santo Antônio nós fazemos essas blitze”, afirmou. O coordenador de fiscalização de trânsito do Detran, Capitão Márcio, informou que houve “falta de informação” sobre o ocorrido.

 

Segundo o oficial, a remoção dos carros apreendidos foi direcionada para Santo Antônio de Jesus pelo fato de que o pátio, com serviço de reboque, mais próximo credenciado ao Detran-BA ficaria na cidade do Recôncavo. O capitão também disse que o local não pertence à 11ª Ciretran. “O Detran desde o ano passado não possui mais contrato de serviço para reboque e sim credenciamento. Ali na região o pátio mais próximo fica em Santo Antônio de Jesus. Por isso, esses veículos de Valença foram para lá”, detalhou. A bltiz referida é denomina de Paz no Trânsito e ocorre desde 2015.

 

Na Bahia, Safadão pede doações para famílias de Coronel João Sá e Pedro Alexandre; veja
Foto: Reprodução / Instagram

Após comandar show em Casa Nova, norte da Bahia, no último final de semana, o cantor Wesley Safadão utilizou as redes sociais para solicitar apoio dos seguidores. No Instagram, ele pediu doações para os moradores de Coronel João Sá e Pedro Alexandre, municípios afetados pelo rompimento da barragem do distrito de Quati, e compartilhou uma imagem com o número da cantora bancária para os depósitos.

 

“Se você também puder fazer sua doação, contribuição...tem muita gente que não tem  um colchão pra dormir, um fogão para cozinhar […] O que vocês puderem fazer para ajudar,  inclusive dinheiro também. O que você puderem fazer para ajudar será bem-vindo, pois tem muita gente desabrigada”, explicou Safadão. “Toda ajuda vai ser bem vinda neste momento”, completou. No desabafo, ele disse que entrou em contato com o prefeito do município, Carlinhos Sobral.

Governador Mangabeira: Dois morrem e três ficam feridos em batida na BR-101
Foto: Fábio Santos / Voz da Bahia

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas em uma colisão frontal na manhã desta segunda-feira (15) em um trecho da BR-101 de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 7h20 na altura do km 213, quando um caminhão colidiu com dois veículos. Conforme o G1, três dos feridos tiveram lesões graves e um sofreu ferimentos leves.

 

Os feridos foram levados para hospitais da região. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. Com o impacto, a carga do caminhão, que transportava blocos para construção, ficou espalhada pela pista. Por conta do acidente, a PRF teve de interditar a via para prestar socorro às vítimas e recolher a carga espalhada. 

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 10:40

MP-BA vai apurar suposta omissão do governo da Bahia no rompimento de barragens

por Cláudia Cardozo / Rodrigo Daniel Silva

MP-BA vai apurar suposta omissão do governo da Bahia no rompimento de barragens
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu inquérito civil para apurar "possíveis irregularidades ou omissões" do governo da Bahia no rompimento de barragens, que afetou os municípios de Pedro Alexandre e Coronel João Sá. O ato foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta segunda-feira (15).

O órgão quer saber se houve "causas e danos socioambientais" decorrentes do rompimento das barragens. Inicialmente, o governo informou a barragem tinha apenas transbordado, mas no dia seguinte confirmou o rompimento após avaliação de técnicos (relembre aqui). Serão investigados o Instituto De Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

Só na cidade Coronel João Sá estima-se que 14 mil pessoas – entre desabrigados, desalojados e pessoas que tiveram a rotina prejudicada – foram afetadas com a inundação (reveja aqui). 

Segunda, 15 de Julho de 2019 - 10:30

Coronel João Sá: Ação arrecada fundos para atender animais afetados em inundação

por Francis Juliano

Coronel João Sá: Ação arrecada fundos para atender animais afetados em inundação
Foto: Reprodução / Instagram

Uma ação arrecada fundos para ajuda de animais afetados pelo rompimento da barragem do Quati, em Pedro Alexandre, que inundou a cidade de Coronel João Sá. Em dois dias de trabalhos no município, o @forum.animal atendeu mais de 300 animais com aplicação de vermífugos, entre outras medicações. O mesmo fórum atuou nos rompimento das barragens de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em janeiro deste ano.

 

"Os animais precisam mto de vacinas e alimentação, porém, aqui é mto distante, então qq doação é mto importante", diz o texto ná pagina do Instagram do Fórum. As doações podem ser feitas na conta corrente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Banco Bradesco, agência 1239-4, conta 6264-2 CNPJ: 04.085.146/0001-38.

Coronel João Sá: Mais de 14 mil pessoas foram afetadas por inundação, aponta força-tarefa
Inundação ocorreu na quinta/Foto: Jairo Santos Silva / Leitor BN

Um balanço desta segunda-feira (15) aponta que 14.400 pessoas seguem afetadas – entre desabrigados, desalojados e pessoas que tiveram a rotina prejudicada – pela inundação em Coronel João Sá, na divisa com Sergipe. O número chega a representar 84,4% da população de 17.066, conforme último censo do IBGE. A cidade foi tomada pelas águas provenientes da barragem do Quati, em Pedro Alexandre, cidade vizinha a Coronel João Sá, que se rompeu na última quinta-feira (11) (ver aqui).

 

Ao todo, 32 casas foram evacuadas por conta do risco de desabamento e 302 famílias estão alojadas em oito abrigos temporários. Desde a madrugada deste domingo (14), o Rio do Peixe baixou o nível de água, o que minimizou os estragos causados. Os desabrigados Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Ramon Dieggo, que comanda a tropa, a força-tarefa, com 79 agentes, continua no município para ações de prevenção, como fiscalização de pequenas barragens e da ponte do Senarol, além de isolamento de áreas de risco.

 

Em Pedro Alexandre, onde ocorreu o rompimento da barragem, um balanço registrou 24 desabrigados, pessoas que perderam as casas, e 450 desalojados. Segundo o superintendente da Defesa Civil Estadual Paulo Luz, equipes do órgão baiano fazem o trabalho de vistoria das casas que foram inundadas em Coronel João Sá, além de prestar apoio às famílias que sofreram com a inundação, com a distribuição de cestas básicas, colchões, cobertores.

 

“A gente espera que a normalidade volte aos poucos à cidade”, disse Luz ao Bahia Notícias. Equipes do órgão baiano e da Defesa Civil federal seguem nos municípios afetados na elaboração de planos de respostas a possíveis transtornos.

Casas atingidas por rompimento de barragem serão demolidas, diz Rui Costa
Foto: Secom/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse, neste domingo (14), que as casas, que ficam próximas ao Rio do Peixe em Coronel João Sá e Pedro Alexandre e foram atingidas pelo rompimento, serão demolidas.

A demolição dos imóveis, segundo o chefe do Palácio de Ondina, visa aumentar a segurança dos moradores dessas residências que foram erguidas muito próximas ao rio.

“Foi feito o diagnóstico de que, em algumas ruas, foram construídas casas em lugares impróprios, segundo a norma técnica, porque elas estão muito próximas à cota do rio. E, portanto, essas casas têm que ser remanejadas dali, para ir a uma cota mais elevada e, portanto, sair do risco de alagamento quando houver uma chuva forte", declarou.

O governador ressaltou que, posteriormente, vai treinar os moradores para a manutenção de reservatórios em áreas privadas e de cooperativas.

Feira: Dois morrem em acidente entre micro-ônibus e motocicleta
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Duas pessoas morreram em um acidente na noite deste domingo (14) em Feira de Santana. O fato ocorreu por volta das 20h30, na Rua do Amparo, bairro Papagaio. Segundo o Acorda Cidade, as vítimas estavam na moto e foram identificadas como: Marcos Henrique Rosendo de Oliveira, de 20 anos, e Rafael da Costa Silva Filho, de 37. Um micro-ônibus da empresa Rosa acabou colidindo na motocicleta em que estavam as vítimas, que vieram a óbito no local. As causas do acidente ainda não foram detalhadas. Os corpos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

LEM: Homem é preso em flagrante após filmar partes íntimas de mulher em loja
Foto: Reprodução / Blog do Braga

Um homem, de 42 anos, foi preso em flagrante ao filmar as partes íntimas de uma mulher em uma loja de roupas em Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano. Segundo o G1, através de relato da Guarda Civil da cidade, o homem, identificado como Lauro José dos Santos Filho, gravava a vítima com um celular.

 

O fato ocorreu por volta das 11h35, do sábado (13), dentro da loja, situada na Rua Pernambuco, no centro do município. Câmeras de segurança flagraram o crime, o que fez os seguranças da loja abordarem o acusado e chamaram a Guarda Civil. O homem foi levado para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

Araci volta a disputar o Intermunicipal após sete anos: 'Resgatar a credibilidade'
Foto: Divulgação

Após sete anos de ausência, Araci está de volta ao Campeonato Intermunicipal. A seleção da cidade foi inscrita na edição de 2019 do torneio amador. A competição está prevista para começar no início de agosto. O técnico do selecionado Edilson falou do objetivo da equipe na disputa.

 

"Nosso objetivo é resgatar a credibilidade do esporte de Araci. Vamos trabalhar com jovens para dar oportunidade aos garotos, os atletas prata da casa que sonham", disse.

 

O elenco da seleção de Araci já iniciou a preparação para a disputa do Intermunicipal. Confira a relação da comissão técnica e dos jogadores:

Técnico: Edilson
Assistentes técnicos: Piroquinha e Denis
Preparador de goleiros: Simiano
Preparadores físicos: Claudinei e Ítalo
Massagista: Neinho
Roupeiros: Bira e Adriano
Coordenadores técnicos: Elielson e Manuel Nunes
 
Goleiros: Neném e Paulinho
Laterais: Guegeu, Samuel, Bafo, Barbosa, João Dias e Pedro
Zagueiros: Murilo, Artur, Rodrigo, Marquinhos, Nunes e Juninho
Volantes: Neguinho, Filipe, Tengo, Frank e Kaká
Meias: Nena, Devinho, Del Bala, Vagner e Douglas
Atacantes: Zito, Piroquinha, Rafa, Ailson, Isrlan e Ruan.

Juazeirense: Jeam mira acesso como redenção: 'Por tudo que passei nesses últimos anos'
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

O atacante Jeam passou por duas graves lesões nesta temporada de 2019. O jogador fraturou o quinto metatarso do pé duas vezes e ficou longe dos gramados por quatro meses. Recuperado, ele mira o acesso da Juazeirense à Série C do Brasileiro como uma redenção. O Cancão de Fogo começa a decidir o confronto das quartas de final da Série D com o Brusque nesta segunda-feira (15), às 15h, no Adauto Moraes.

 

"Por tudo que passei nesses últimos anos, não vou deixar escapar. Vamos lutar até o último minuto por esse acesso e estou muito confiante nisso.  E creio que Deus vai nos coroar com isso", afirmou. "Conseguir esse acesso significa muito pra mim", completou.

 

Para este primeiro duelo com o time de Santa Catarina, Jeam espera que o calor de Juazeiro possa ser um aliado à Juazeirense para sair na frente neste confronto. O jogo de volta será no próximo domingo (21), às 16h, no Augusto Bauer.

 

"Sabemos que eles são acostumados com o frio lá, mas independente disso temos que ter sabedoria e tranquilidade para tirar proveito disso. Espero que nossa equipe esteja numa tarde feliz para conseguir um resultado positivo", disse.

 

Ainda na fase de grupos, Jeam marcou um gol importante que foi na vitória sobre o Interporto por 1 a 0. O resultado garantiu a classificação do Cancão de Fogo para o mata-mata da Série D.

 

"Todos os gols que faço são especiais e vindo agora no mata-mata não vai ser diferente. O gol vai sair na hora certa.  É ter tranquilidade e paciência que vai sair", falou.

Jardineiro morre afogado em piscina enquanto trabalhava em Arraial d'Ajuda
Foto: Google Street View

Um jardineiro morreu afogado na piscina da casa onde trabalhava, em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, no sul do estado, na última sexta-feira (12). Os funcionários da empresa para qual ele prestava serviço sentiram a falta de Baroni Amaral Costa, de 38 anos e o procuraram na residência, que fica na Estrada da Balsa. O jardineiro já foi encontrado morto no fundo da piscina.

 

A polícia suspeita que ele tenha sofrido um ataque epiléptico enquanto limpava a piscina e acabou caindo na água turva. Um dos funcionários da empresa afirmou que ele sempre sofreu com ataques epilépticos, e por isso, evitava ficar perto da piscina. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro para fazer necropsia. O laudo deve sair em 30 dias.

VSBA arrecadam quase 1 tonelada de alimentos para vítimas de rompimento de barragem
Foto: Fernando Vivas /GOVBA

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promove uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas para as vítimas do rompimento da barragem do Quati, em Pedro Alexandre. Mais de 500 pessoas estão desalojadas diante da cheia do Rio do Peixe com o rompimento. As doações podem ser entregues na sede da entidade, no Campo Grande, em Salvador. A campanha foi iniciada na sexta-feira ( 12 ) e já reuniu quase uma tonelada de alimentos.

 

O objetivo da entidade é amenizar o sofrimento das pessoas e prover as necessidades imediatas. As Voluntárias Sociais estão funcionando das 8h às 21h para receber os donativos. Caso a doação seja de um volume muito grande, a entidade busca no local. A primeira remessa deve ser realizada nesta segunda-feira (15), pela manhã. As irmãs Eunice e Anita Almeida recolheram doações no condomínio onde residem e entregaram na sede da instituição. “Eu colaboro porque as Voluntárias estão ligadas a esse trabalho de ajudar, a gente tem em casa muitas coisas que às vezes nem usa. O mais que pudesse fazer eu faria”, afirmou. O garoto Enzo Macedo, de 8 anos, doou brinquedos. “Eu vim aqui ajudar porque as pessoas perderam as suas coisas. Eu não preciso dessas coisas que eu trouxe, e quem vai receber está precisando muito”, declarou.

Prioridade é 'cuidar das pessoas', diz Rui Costa sobre ações após rompimento de barragem
Foto: Eudes Benício/ GOVBA

Durante a visita a cidade de Pedro Alexandre, no nordeste baiano, o governador Rui Costa declarou que a principal ação é “cuidar das pessoas” que foram vítimas do rompimento da Barragem do Quati. Ele visita a região na manhã deste domingo (14) para acompanhar de perto “as medidas mitigadoras e de prevenção”.

 

Para Rui, é preciso fazer com que as pessoas sejam alcançadas, “que o alimento chegue, e que possa ser identificado quem está precisando ser deslocado para um alojamento, mesmo que esteja na zona rural, onde a estrada não permite acesso”. Rui ainda destacou que estão sendo adotadas medidas para garantir a segurança de outras barragens, barreiros e barramentos – a maioria feita por particulares e associações de moradores. O governo vai fiscalizar essas contenções para evitar novas tragédias. Mais de 150 famílias foram atingidas pelas águas do Rio do Peixe com o rompimento da barragem.

Pedro Alexandre: Rui visita área de rompimento de barragem e se reúne com autoridades locais
Foto: Eudes Benício/ GOVBA

O governador Rui Costa, acompanhado do senador Otto Alencar, sobrevoou a Barragem do Quati, em Pedro Alexandre, no nordeste baiano, na manhã deste domingo (14). Rui Costa também visitou o local do rompimento da barragem. Ele se reuniu com o prefeito de Pedro Alexandre, Pedro Gomes Filho, com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil municipal e estadual e com representantes da Cerb para discutir o incidente. O governador também visitará a cidade de Coronel João Sá, atingida pelo rompimento da barragem. Logo após, Rui visitará a região norte do estado.

Rui Costa visita região atingida pelo rompimento da barragem em Pedro Alexandre
Foto: Divulgação

O governador do estado, Rui Costa (PT), visita na manhã deste domingo (14) a região atingida pelo rompimento da barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre. O governador também visitará a cidade de Coronel João Sá, que sofreu consequências do incidente. Com o rompimento da barragem, mais de 500 pessoas estão desalojadas na cidade. A causa do rompimento foi a intensidade da chuva na região nos últimos dias.

Domingo, 14 de Julho de 2019 - 08:00

Bombeiros descartam risco de rompimento de 2ª barragem em Pedro Alexandre

por João Pedro Pitombo | Folhapress

Bombeiros descartam risco de rompimento de 2ª barragem em Pedro Alexandre
Foto: Divulgação / GOVBA

Após realizar vistorias na manhã deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da Bahia descartaram o risco de rompimento de uma segunda barragem em Pedro Alexandre (435 km de Salvador). 

A força da água das chuvas, que resultou em cheia do rio do Peixe, fez com que a estrutura da barragem no povoado de Boa Sorte rachasse nesta sexta-feira (12). Com os danos, a prefeitura da cidade vizinha de Coronel João Sá, que fica a 17 km da barragem, emitiu um alerta de enxurrada para os moradores da cidade.

Por precaução, cerca de 80 famílias deixaram suas casas por causa do risco iminente de inundação. Esta é a segunda barragem com danos causados pelas chuvas que atingiram a região. Na quinta-feira (11), a barragem do Quati, também em Pedro Alexandre, rompeu, causando inundação de cerca de 40% da área urbana de Coronel João Sá. Não houve feridos nem há registro de pessoas desaparecidas. 

De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros da Bahia, 400 pessoas estão desabrigadas e 1.500 desalojadas em Coronel João Sá. O governo da Bahia informou que as barragens e os aquíferos da região estão sendo monitorados com o apoio de 79 bombeiros militares.

A Defesa Civil está fazendo visitas técnicas nas casas atingidas para avaliação de interdição ou condenação das estruturas físicas. Entidades como a Voluntárias Sociais da Bahia, em Salvador, iniciaram uma campanha para o recolhimento donativos, que devem ser entregues na sede da instituição na Praça do Campo Grande, de segunda a a sexta, entre 8h e 21h.

A prefeitura de Coronel João Sá disponibilizou o número da conta bancária do município para doações às vítimas das enxurradas. 

DOAÇÕES

Banco do Brasil

Agência 3913-6

Conta 16000-8

CNPJ 14.215.818/0001-36

Conquista: Vigilância apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo
Foto: Reprodução / TV Sudoeste

Cerca de 500 quilos de carne imprópria para o consumo foi apreendida em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (12). Segundo a Vigilância Sanitária, a carne estava congelada há cerca de dois anos. O material foi apreendido em um estabelecimento comercial na feira do bairro Alto Maron. Conforme a fiscalização, a carne já apresentava alteração na cor e no cheiro. Segundo o G1, o estabelecimento terá um prazo para regularizar a comercialização das carnes. A mercadoria deve ser vendida com certificação sanitária.

Sábado, 13 de Julho de 2019 - 18:20

Cineasta português vai se mudar para Canudos para filmar 'Os Sertões'

por Iara Biderman | Folhapress

Cineasta português vai se mudar para Canudos para filmar 'Os Sertões'
Foto: Reprodução / Baianolandia

O sertão que vira mar e os sertões que viram cinema foram tema da mesa que reuniu o professor e teórico de cinema Ismail Xavier e o cineasta português Miguel Gomes neste sábado (13), na tenda principal da Flip.

Xavier, autor de "Sertão Mar: Glauber Rocha e a Estética da Fome", livro relançado nesta edição da Festa Literária de Paraty, falou sobre o diálogo entre o cineasta baiano e a obra de Euclides em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", filmado em 1963 por Glauber.

"A filmagem foi marcada pela atmosfera de expectativas de mudanças, de reformas de base", disse Xavier.

Miguel Gomes contou sobre o novo filme que vai fazer, também baseado no livro, que o cineasta leu por acaso em um voo de Portugal para o Brasil. "É uma das prosas mais poderosas da língua portuguesa", afirmou. 

Gomes, que vai se mudar por um tempo para Canudos, quer ser fiel ao texto a seu modo. "A mitologia do sertão é tão real quanto as pedras."

Ele não quis dar spoilers do novo filme, mas contou que terá cerca de duas horas. O título escolhido é "Selvageria". 

"Blaise Cendras queria traduzir 'Os Sertões' para o francês, com o título 'sauvagerie'. Ele não fez a tradução e eu roubei o título."

Voltando ao sertão-mar de Glauber em "Deus e O Diabo", Xavier disse que o filme era uma alegoria da esperança.

"Neste Brasil dos sonhos desfeitos, como falou José Murilo de Carvalho aqui na Flip, precisamos de um novo Glauber que nos traga a profecia de mudança novamente", disse Xavier. 

O cineasta português quis encerrar a mesa com uma pequena nota de esperança. "De Portugal, vendo as notícias em jornais e TV sobre o Brasil, ficamos um pouco deprimidos. Mas estar na Flip, vendo brasileiros pensar o Brasil, é algo positivo. Tenho consciência que Paraty é uma bolha, mas é importante ter espaços onde o Brasil se pensa". 

Com o tempo reservado à mesa já esgotado, a mediadora Marina Person afirmou que era mesmo o melhor para encerrar o evento, apesar de as perguntas da plateia ainda não terem sido lidas. "Disseram que o melhor é encerrar a mesa no seu auge. Depois desta apoteose, acho que podemos terminar", disse ela.

Paulo Afonso: Três são presos por assaltos; PM apreende veículos, revólver e munições
Foto: Divulgação / SSP-BA

Três homens, dois pernambucanos e um baiano, foram presos em flagrante na noite de sexta-feira (12) em Paulo Afonso.  Denúncias anônimas de homens armados levaram policiais militares até o bairro Tancredo Neves III. No local, os PMs fizeram um cerco e prenderam o trio. Os acusados foram identificados como Anderson Gomes de França Primeiro e José Cícero dos Santos Júnior, que são pernambucanos, e Messias Vicente da Silva, de 33 anos, baiano de Juazeiro.

 

Aos policiais, os três admitiram que cometiam assaltos na Bahia e em outros estados vizinhos. Depois, levaram os policiais até a casa usada como esconderijo, no mesmo bairro. Dentro do imóvel foram encontrados dois fuzis, 402 munições, capuz, coturno, celulares e uma porção de maconha. Na frente da residência os PMs apreenderam ainda três carros roubados modelos Hilux, Renegade e Frontier.

 

O caso foi registrado na delegacia de Paulo Afonso. "Sem dúvidas, pelos armamentos, quantidade de munições e veículos apreendidos acreditamos que era uma quadrilha especializada em roubos contra correspondentes bancários, casas lotéricas e bancos. Estamos fazendo diligências buscando outros integrantes da organização criminosa", informou o comandante do 20° BPM, tenente-coronel Carlos Humberto Moreira.

Simões Filho: PRF-BA resgata jiboia que se arrastava em trecho da BR 324; veja vídeo
Foto: Divulgação / PRF-BA

Uma cobra jiboia foi encontrada atravessando a pista em um trecho da BR-324 em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), neste sábado (13). O resgate foi feito por policiais rodoviários federais. O animal, que é ameaçado de extinção, estava em risco deslizando pelo asfalto da BR 324.

 

Circuito Baiano de Jiu Jitsu se inicia neste domingo em Cruz das Almas
Foto: Divulgação

O Circuito Baiano de Jiu Jitsu 2019 terá início neste domingo (14). A primeira etapa será realizada no Ginásio de Esporte de Cruz das Almas, e irá contar com a participação de 300 atletas baianos nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e máster. 

 

Após a primeira etapa, outras sete serão realizadas em municípios baianos: Alagoinhas (04/08); Madre de Deus (07 e 08/09); Vitória da Conquista (06/10); Itaberaba (20/10); Senhor do Bonfim (17/11); Itabuna (08/12) e Lauro de Freitas (15/12).

Pedro Alexandre: Risco de rompimento em nova barragem é descartado após vistoria
Foto: Divulgação/ Bombeiros

Uma vistoria na tarde deste sábado (13) descartou o rompimento de outra barragem em Pedro Alexandre, na divisa da Bahia com Sergipe. O reservatório fica no povoado de Boa Sorte. Na quinta-feira (11), a Barragem do Quati se rompeu e as águas inundaram a cidade vizinha de Coronel João Sá. A vistoria deste sábado no povoado Boa Sorte foi feita pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Defesa Civil do Estado, que descartaram o rompimento.

 

Segundo o governo do Estado, na noite desta sexta-feira (12), 80 famílias foram orientadas a deixarem suas residências, por precaução, em razão do risco iminente que existia de rompimento do equipamento. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, 400 pessoas estão desabrigadas e 1,5 mil, desalojadas. Ainda segundo o governo, todas as barragens e aquíferos da região são monitorados, com o apoio de 79 bombeiros militares. Além disso, a Defesa Civil faz visitas técnicas em diversas ruas, verificando as casas atingidas, para avaliação de interdição ou condenação das estruturas físicas.

 

Desde esta sexta-feira (12), as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) recebem doações de donativos na sede da instituição, no Campo Grande, em Salvador. São recolhidos alimentos não perecíveis, roupas e produtora de higiene pessoal. O material será entregue a partir de segunda-feira (15) à população dos municípios Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

Campeão da Copa Brasil, Bruno Vieira disputa etapa do Baiano de Triathlon em Juazeiro
Foto: Esporte Mundo / Divulgação

A cidade de Juazeiro irá sediar pela primeira vez uma etapa do Campeonato Baiano de Triathlon. E a prova, marcada para este domingo (14), terá a participação de Bruno Vieira, atual campeão da Copa Brasil sub-23.

 

“Bem interessante essa prova em Juazeiro. Venho de um 15º lugar numa competição de nível sul-americano e estou encarando esta prova como um passo importante para que eu possa brigar pelo tetracampeonato baiano”, destacou Bruno Vieira, único baiano presente no American Cup, e que está em segundo no estadual.

 

Aos 21 anos, Bruno vai utilizar a etapa de Juazeiro como parte da preparação para as provas de nível nacional que irá disputar nesse segundo semestre. O atual campeão terá as etapas da Copa Brasil em São Paulo e Brasília nos meses de agosto e setembro, respectivamente.

 

“Além do título Baiano, tenho objetivos a nível nacional este ano, como as etapas da Copa Brasil, que estão mais próximas, além das etapas de Iron Man 70.3, sendo uma no Rio e outra em Salvador, e por fim o Brasileiro Olímpico, em novembro, também no Rio de Janeiro”, projetou.

 

A etapa de Juazeiro irá contar com atletas da Bahia, de Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Serão 750 metros de natação no Rio São Francisco, além de 20km de ciclismo e 5km de corrida, trecho este realizado na orla na cidade.

Histórico de Conteúdo