Jaguaquara: Músico morre em colisão de moto com carro na BR-420
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Um músico morreu e outro ficou ferido em um acidente na noite deste domingo (17) em um trecho da BR-420, em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. Edisio Santos da Silva, popularmente conhecido como “Macarrão”, morreu no local. Segundo o Blog do Marcos Frahm, ele estava em uma moto, junto com o colega Josimar Soares, que foi encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jequié. Soares sofreu fraturas nas pernas, traumatismo craniano, além de escoriações pelo corpo. O acidente ocorreu na altura do km 345, quando ocorreu a colisão entre a moto, em que as vítimas estavam, e um veículo. O corpo do músico foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié.

Operação Adsumus cumpre cinco mandados de prisão e seis de busca em cidades baianas
Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou nesta segunda-feira (18) a 6ª fase da Operação Adsumus com o cumprimento de cinco mandados de prisão temporária e seis de busca em apreensão em Salvador, Lauro de Freitas e Cruz das Almas. O imóvel atribuído ao ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, na cidade da Região Metropolitana de Salvador, foi um dos alvos da ação (veja aqui). De acordo com o MP-BA, a operação acontece por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) da 1ª Promotoria de Justiça de Santo Amaro e da Promotoria de Justiça de Muritiba. As investigações giram em torno de crimes conra a administração pública, lavagem de dinheiro e licitações e contratos fraudulentos, todos praticados entre 2012 e 2016 nas prefeituras de Muritiba e Santo Amaro. Segundo o MP-BA, no período investigado foram desviados cerca de R$ 20 milhões pela gestão de Ricardo Machado, ex-prefeito de Santo Amaro, por meio da aquisição fraudada de material de construção, aluguel de máquinas e veículos, bem como em licitações de obras públicas. Por causa de um acordo de colaboração premiada homologada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em 2016, foi possível também descobrir novos desvios milionários através de fraudes na aquisição de combustível jutno à RL Derivados de Petróleo e na contratação do serviço de limpeza pública junto à empresa MRC Construções. A ação desta segunda conta com apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Investigação (CSI), de promotores de Justiça da Bahia e das Polícias Rodoviária Federal e Militar. 

Irecê: Ex-prefeito tem direitos políticos suspensos por caso 'das camisas azuis'
Foto: Reprodução / Caraíbas FM 100,7

O ex-prefeito de Irecê, no centro norte, Luizinho Sobral teve os direitos políticos suspensos por oito anos por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições 2012. Segundo o site Caraíbas FM 100,7, Sobral ainda terá de pagar multa de R$ 30 mil. A captação ilícita de votos teria ocorrido pela distribuição de camisas azuis na véspera e no dia da eleição daquele ano. Conforme o juiz José Onofre, ficou comprovado, através de farta prova documental em fotografias, que centenas de pessoas foram flagradas usando camisas azuis padronizadas.  Testemunhas disseram que a distribuição ilegal de camisas do mesmo modelo teria ocorrido no Posto Petrometal e no Povoado do Mocozeiro. 

PRF está em imóvel que seria de Ricardo Machado, ex-prefeito de Santo Amaro
Foto: Leitor BN / WhatsApp

Agentes da Polícia Rodoviária Federal estão no imóvel atribuído  ao ex-prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado, em ação deflagrada na manhã desta segunda-feira (18). A casa alvo da PF fica em Lauro de Freitas. O petista é alvo da Operação Adsumus, que investiga desvio de verbas e irregularidades no município do Recôncavo baiano. Machado foi alvo de mandado em julho deste ano, pela 5ª fase da Operação Adsumus (veja aqui). O ex-vice-prefeito de Santo Amaro, Leonardo Araújo Pacheco, já havia sido preso em julho do ano passado pela operação (lembre aqui). As investigações apontam que houve "intensa movimentação financeira" concentrada pelas empresas Grauthec Construtora Ltda., Oliveira Santana Construções, Serv. Bahia Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda. e Real Locações de Máquinas e Equipamentos Ltda., que venceram licitações para grandes obras ocorridas a partir de 2011 (entenda aqui). A Oliveira seria também alvo da ação da PF desta segunda-feira. (Atualizado às 09h14)

Serrinha: Marido confessa ter matado grávida por suspeitar de paternidade de criança
Foto: Reprodução / Calila Notícias

O homem acusado de matar a esposa, grávida de oito meses, em Serrinha, na região sisaleira, foi preso na noite deste domingo (17). Adilson Prado Lima Júnior, de 25 anos, confessou ter matado Daiane Reis Mota, também de 25 anos, com quem mantinha uma união estável. À Polícia, ele disse que suspeitava que o filho que a companheira esperava não era dele. Segundo o Acorda Cidade, a vítima iria realizar um parto cesárea nesta segunda-feira (18). A jovem estava desaparecida desde o sábado (16). Ela foi encontrada morta na manhã deste domingo (17). O corpo foi visto por um grupo de ciclistas em um matagal, perto do povoado Barra do Vento. Ainda segundo o site, o corpo da gestante foi achado de barriga para baixo e apresentava uma perfuração de arma de fogo na nuca. O acusado revelou também sentir ciúmes da mulher. Daiane tinha um filho de três anos de um relacionamento anterior. Devido à comoção, populares se dirigiram à casa do pai do acusado para tocar fogo na residência, ao suspeitarem que ele tinha acobertado o filho.

Primeiro dia de vestibular da Uneb registra 17,8% de abstenção
Foto: Divulgação/ Uneb

O primeiro dia do vestibular 2018 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi realizado na manhã deste domingo (17). De acordo com informações a universidade, a prova foi aplicada em 24 estabelecimentos de Salvador e 66 do interior do estado, contemplando as 24 cidades onde a universidade possui campus. Neste domingo, participaram 34.338 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), menor do que o verificado no primeiro dia dos vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos responderam aos exames de Língua Portuguesa (incluindo literatura brasileira), Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e Ciências Humanas (história, geografia e atualidades), além da redação, que teve o tema “Evolução do mundo do trabalho: avanço ou retrocesso?”. Os participantes tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. Nesta segunda (18), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza (física, química e biologia). O exame terá duração máxima. No Vestibular Uneb 2018, os candidatos concorrem a 4.069 vagas distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas, com entrada para os semestres 2018.1 e 2018.2. Os gabaritos das provas dos dois dias do concurso só serão divulgados na próxima quarta (20). O resultado final deve ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 17:30

Presidente do Jacuipense prioriza contratação de centroavante para 2018

por Glauber Guerra

Presidente do Jacuipense prioriza contratação de centroavante para 2018
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A contratação de um centroavante é a prioridade no Jacuipense para a temporada 2018. Felipe Sales, presidente da agremiação, admitiu a carência de atletas nesta posição no “mercado da bola”, mas espera fechar com um camisa 9 nos próximos dias.

 

“A nossa prioridade é a contratação de um centroavante. No mercado é difícil achar um centroavante. Mas estamos fazendo contatos e já iniciamos algumas conversas. Acho que na semana que vem deveremos acertar a contratação de um camisa 9”, disse Sales, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Depois que conseguir fechar com o centroavante, Felipe Sales pretende buscar um segundo atacante e assim encerrar o ciclo de contratações. Até o momento, o clube conta com 18 atletas contratados. O restante do plantel será constituído por jovens da base. A ideia é ter um elenco com 27 jogadores.

 

“Contratamos 18 jogadores até agora. Queremos um centroavante e depois vamos em busca de um atacante que jogue pelo lado dos campos e assim fechar o elenco. Nossa ideia é 27 jogadores. Teremos 20 contratados e sete da base. Claro que poderemos fazer contratações pontuais, caso uma boa oportunidade apareça”, finalizou.

 

A estreia do Jacuipense na temporada 2018 será pelo Campeonato Baiano. O duelo está marcado para o dia 21 de janeiro, um domingo, contra o Fluminense de Feira, na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe. O Leão Grená também irá disputar a Série D, que começará em maio, mas ainda sem tabela definida.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 16:30

Recém-contratado pela Juazeirense, Alysson projeta temporada 'abençoada'

por Glauber Guerra

Recém-contratado pela Juazeirense, Alysson projeta temporada 'abençoada'
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

O zagueiro Alysson, recém-contratado pela Juazeirense (relembre aqui), prevê uma temporada “abençoada” para ele e o clube. O defensor, que já iniciou os trabalhos de olho em 2018, se diz adaptado a sua nova casa .

 

“A Juazeirense é um clube muito organizado e vem se estruturando a cada dia e crescendo mais. Não foi a toa que o clube conseguiu muitas façanhas no ano passado como o acesso para a Série C. Estou bem adaptado. Os treinos têm sido muito fortes e o grupo é muito conhecido e já trabalha há muito tempo e isso facilita o entrosamento. Temos um calendário recheado neste ano e precisamos trabalhar muito forte. Acredito que a temporada vai ser muito boa. Será um ano abençoado”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Na temporada 2016, quando defendia o Fluminense de Feira, Alysson sofreu uma lesão no joelho. Com isso, ele não conseguiu começar o ano bem fisicamente. Agora, ele se diz 100%.

 

“Espero que seja um ano muito bom para o clube e para mim. Será um ano que vou retornar 100% fisicamente. Iniciei a pré-temporada muito bem e vou continuar trabalhando forte para que a gente possa chegar bem no Campeonato Baiano e buscar o título. Depois, a gente começa focar na Série C”, finalizou.

 

Alysson tem 27 anos e já defendeu o Guanambi, Feirense, Bahia, América-RN, Jacuipense, Londrina, Fluminense de Feira e Brusque-SC.

 

Na temporada 2018, a Juazeirense vai disputar o Campeonato Baiano e a Série C. No certame estadual, o Cancão de Fogo estreia no dia 21 de janeiro, um domingo, contra o Vitória, no Barradão. Já a competição nacional começa em maio, mas a tabela ainda não foi divulgada pela CBF.

Grávida de nove meses é encontrada morta em Serrinha; corpo tinha marca de tiros
Jovem (foto) faria cesariana nesta segunda | Foto: Reprodução/ Facebook

Desaparecida desde a tarde sábado (16), a jovem Daiane Reis, de 24 anos, foi encontrada morta na manhã deste domingo (17), em uma área de mata no povoado de Barra do Vento, em Serrinha. De acordo com informações do site Acorda Cidade, a vítima estava grávida de nove meses e faria uma cesariana na segunda (18). O corpo da jovem possui várias marcas de tiro e foi encontrado de barriga para baixo. Ainda segundo a publicação, Daiane era casada e tinha um filho de dois anos de um relacionamento anterior. Ela trabalhava em uma farmácia e saiu para comprar itens do enxoval do bebê, no sábado, por volta das 15h. No entanto, não retornou mais. A polícia investiga agora a autoria e motivação do crime. 

Mulher é morta a tiros em Tanquinho; vítima ia visitar marido no presídio de Serrinha
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Uma mulher foi morta a tiros na manhã deste domingo (17) no entroncamento de Tanquinho, KM 20 da BR-116 norte. Silvaneide Pereira dos Santos Gomes, de 39 anos, estava a caminho do presídio de Serrinha, onde visitaria o marido. Segundo informações do site Acorda Cidade, dois homens em uma motocicleta teriam efetuado os disparos e fugido em direção à cidade de Sananópolis. Não há informações sobre o motivo do assassinato.

Homens são encontrados mortos em Ipiaú; pedrada é possível causa dos homicídios
Foto: Giro em Ipiaú

Dois homens foram encontrados mortos em uma rua de Ipiaú, na manhã deste domingo (17). Grandes pedras estavam ao lado dos corpos e podem ter sido usadas no duplo homicídio. De acordo com o site Giro em Ipiaú, marcas no local apontam ainda que houve luta corporal entre as vítimas e os autores. Os homens foram arrastados e mortos aolado de um imóvel na Rua Dois, bairro Santa Rita, próximo à saída para Ibirataia. Uma das vítimas, conhecida como Beto, é irmão do ex-vereador Chico do Hospital. O outro homem morto é conhecido como Cabeludo. O crime será invstigado pela Polícia Civil. Com o duplo homicídio, chega a três o número de mortes no bairro em 48 horas.

Médio Rio de Contas: Prefeitura de Ibirataia usa dez mil garrafas PET em decoração de Natal
Foto: Divulgação

A prefeitura de Ibirataia usou mais de dez mil garrafas pet na decoração de Natal da cidade neste ano. A iniciativa tem foco na sustentabilidade, já que tira de circulação material poluente e com longo tempo de decomposição na natureza, emtorno de cem anos. "Com todas as dificuldades, buscamos trazer a alegria desse momento tão mágico que é o Natal e a passagem para o novo ano que se aproxima através de um trabalho tão lindo e delicado que alguns funcionários da prefeitura puderam expressar na decoração deste ano", declarou a prefeita Ana Cléia. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, foi a comunidade quem recolheu e doou as garrafas. Já a equipe da prefeitura desenvolveu o trabalho artístico. A decoração está no jardim principal.

Santa Casa anuncia construção de centro de reabilitação para idoso em Jequié
Foto: Divulgação

A Santa Casa de Jequié construirá um centro de reabilitação em 2018, voltado para a saúde do idoso. Neste sábado (16) a entidade recebeu a doação de terreno de 4.805 m² da senhora Nice Aguiar, que batizará o centro. As atividades de reabilitação serão realziadas por uma equipe multidisciplinar de profissionais especialziados, com padrão semelhante ao do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), que realiza cerca de 130 mil atendimento por ano pelo SUS. A primeira etapa do projeto será inaugurada em outubro de 2018, no Dia Internacional do Idoso. 

Litoral Sul: Rui anuncia construção de pontes de pequeno porte em Mascote
Foto: Manu Dias / GOVBA

O governador Rui Costa anunciou neste sábado (16) a construção de duas pontes de pequeno porte, chamados pontilhões, na localidade de São João do Paraíso, no município de Mascote, Litoral Sul do estado. Serão beneficiados o trecho entre Mascote e Santa Luzia, no KM 7,5 da BA-672, onde será implementado o Pontilhão do Ponto da Farinha; e o trecho que liga Mascote ao distrito de Betânia, em Santa Luzia, onde será construído o Pontilhão Ramal Jacarandá, Rio Córrego Verde. As obras estão orçadas em R$ 630 mil e R$ 612 mil, respectivamente. Ainda no município Rui entregou oito mil mudas de cacau para 62 famílias dos assentamentos São José e Santa Rita, e participou do ato de inauguração da Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo e de uma quadra escolarcoberta no Colégio Municipal Fábio Souto. 

PRF apreende carreta com cerca de 7,8 milhões de cigarros; carga vale R$ 1,5 milhão
Foto: Reprodução / Facebook

Uma carreta com quase 7,8 milhões de cigarros contrabandeados foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (15) em Paulo Afonso, no norte da Bahia. A carga, avaliada em R$ 1,5 milhão, estava sendo transportada por meio de uma cominação de veículos composta por uma SCANIA/R114 e um semirreboque, ambos com placa do Paraná. A PRF identificou o crime quando o motorista se negou a mostrar a carga que levava, ao passar em um posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda, fugindo em direção ao município alagoano de Delmiro Gouveia. A PRF foi acionada pelos servidores da Sefaz e foi em busca do caminhão, localizando-o 15 quilômetros depois. Ao perceber que era seguido pela polícia, o condutor abandonou o veículo e fugiu em meio à vegetação que fica às margens da estrada. Os cigarros, da marca paraguaia Eight, estavam em 520 caixas – sua importação é proibida no Brasil. Veja abaixo o momento em que a PRF averigua a carreta:

 

Campeonato Baiano 2018: Jequié anuncia contratação de lateral direito
Arte: Divulgação/Jequié

O Jequié segue se reforçando para a disputa do Campeonato Baiano. Depois de anunciar um “pacotão” com cinco contratações (relembre aqui), o clube fechou com o lateral-direito Getúlio, de 31 anos.

 

“Getúlio é um jogador de qualidade, experiente, versátil, faz gol. Ele chega para somar. Tivemos a preocupação de montar o nosso elenco fazendo contratações pontuais, trazendo jogadores de qualidade, experientes, dentro do nosso planejamento”, disse Leur Lomanto Júnior, presidente do clube.

 

Natural de Feira de Santana, Getúlio acumula passagens pelo São Raimundo-AM, Feirense, Juventus-SP e Petrolina-PE.

 

O Jequié estreia no Campeonato Baiano de 2018 no dia 21 de janeiro, um domingo, às 16h, contra o Jacobina, no Estádio José Rocha, casa do adversário.

Itabela: Três jovens são presos com carro roubado enquanto abasteciam carro
Foto: Reprodução / Google Street View

Três jovens foram presos na noite desta sexta-feira (15) com um carro roubado em um posto de combustíveis às margens da BR-101, próximo ao município de Itabela, no extremo sul do estado. Segundo informações do site Radar 64, Tauan Gasparino de Paula, 18 anos; Edmundo de Jesus dos Santos, 20 anos; e Erlan dos Santos, 22, foram flagrados por policiais militares que faziam rondas pelo local e suspeitaram do trio. Os homens tinham acabado de parar para abastecer. O grupo foi abordado e a PM verificou que o veículo usado por eles, um Fiat Uno, tinha restrição de roubo e usava uma placa adulterada. O carro foi roubado em Corumbau, no município de Prado, e sua placa original era JLU 6935. Também foram apreendidos 25 cartuchos de espingarda calibre 28 e 10 cigarros de maconha. Os três jovens foram levados à Delegacia de Eunápolis e autuados por formação de quadrilha, posse irregular de munições, e adulteração de sinal identificador de veículo automotivo. 

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 14:40

Jovem é preso com drogas e submetralhadora em Feira de Santana

Jovem é preso com drogas e submetralhadora em Feira de Santana
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Um jovem foi preso nesta sexta-feira (15) no bairro Lagoa Salgada, em Feira de Santana, após ser flagrado traficando drogas por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Segundo informações do site Acorda Cidade, os policiais receberam uma denúncia de tráfico de drogas na Estrada do Calundu e fizeram uma diligência na região, até conseguir abordar Wellington de Andrade Silva Júnior quando ele saia de um carro. Na revista, a equipe localizou 20 pinos de cocaína no veículo, um Volkswagen Polo. O suspeito confessou que estava traficando drogas e levou os policiais até sua residência, onde foram apreendidos mais 89 pinos de cocaína, uma sacola contendo uma quantidade da droga, balança de precisão, uma bucha e um tablete de maconha, e uma submetralhadora artesanal calibre 380 com 10 municões intactas, que estava escondida debaixo de um colchão. “Ele disse que estava desempregado e por isso começou a traficar há pouco tempo. Mas, a equipe tinha denúncias de que ele já estava há um tempo nessa prática, e inclusive temos informações de que ele pertence ao grupo BDM. Ele disse que não sabia informações sobre a arma, nem quando e para que comprou, disse apenas que comprou na mão de um conhecido. O veículo está em nome da irmã dele e vinha sendo utilizado para esse comércio ilegal na cidade”, informou a delegada Claudine Passos, titular da DTE. Wellington e o material apreendido foram encaminhados à DTE. O jovem será indiciado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. 

Pelegrino amplia em mais de R$ 200 milhões recursos para a Bahia no Orçamento de 2018
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) conseguiu ampliar os recursos destinados à Bahia no Orçamento de 2018 do governo federal. Inicialmente estavam previstos R$ 13,2 milhões, que passaram para R$ 218 milhões. Pelegrino era o relator setorial da área de Integração Nacional do Orçamento. Ele acolheu emenda da bancada da Bahia de R$ 30 milhões para construção do Canal do Sertão Baiano; de R$ 100 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos; de R$ 100 milhões para ações de revitalização da bacia do Rio São Francisco; de R$ 50 milhões para obras de contenção de encostas em Salvador; e de R$ 8 milhões para administração de Projetos Públicos de Irrigação. "Precisamos de todo empenho para garantir a melhorias para o povo baiano, com a continuação do desenvolvimento do nosso Estado. Estes recursos representam grande vitória neste momento tão difícil por que passa o país", comentou o deputado. No projeto original já estavam previstos recursos para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Campo Alegre de Lourdes (R$ 4,7 milhões); implantação do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê (R$ 1.928.158); e a transferência da gestão do Projeto de Irrigação Mirorós (R$ 650 mil); Formoso (R$ 1.186.526); Curaçá (R$ 893.263) e Maniçoba (R$ 800 mil).

Laboratório emite alerta para raiva animal em Lauro de Freitas, Feira e Catu
Foto: Ag Pará

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen-BA) emitiu um alerta epidemiológico de raiva animal depois que três casos foram registrados na Bahia desde novembro. Em Feira de Santana e em Lauro de Freitas, as ocorrências envolveram um cachorro. Já em Catu, um gato foi contaminado com o vírus. No entanto, em entrevista ao Correio, a diretora do Lacen, Zuinara Maia, assegurou que não há suspeita de raiva em humanos na Bahia. "Teve um cachorro positivo e, assim que o resultado saiu, tanto o município quanto a vigilância epidemiológica foram acionados para o bloqueio vacinal da área", explicou. O último caso de morte por raiva na Bahia aconteceu na cidade de Paramirim depois que um lavrador foi mordido por um morcego.

Vitória da Conquista: Herzem pede cargos para que Rui instale policlínica na cidade
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, quer ter o direito de nomear pessoas para cargos na área da saúde em troca da instalação de uma policlínica na cidade. De acordo com informações do Blog do Anderson, ele condiciona a construção do equipamento à possibilidade de indicar o diretor da policlínica, além do presidente do consórcio que administra a unidade. O governador Rui Costa já manifestou interesse em abrir uma policlínica na cidade de Vitória da Conquista, o que beneficiaria também os municípios vizinhos. Por outro lado, Herzem pede também que o governador cumpra outras promessas voltadas para a cidade. "Portanto, seja bem-vinda a Policlínica do governador, agora é o seguinte governador, pague primeiro a Barragem [do Catolé] para a gente acreditar que você vai implantar essa Policlínica, pague a Barragem, pague também a Casa de Acolhimento de Internação da Criança, pague o que está devendo a Conquista, o que você vem prometendo há muito tempo para depois sair com essa história", disse o prefeito em entrevista. Herzem ainda criticou a abertura da policlínica em Guanambi e acusou o governo de retirar os equipamentos do local após a abertura da unidade. "Não façam o que vocês fizeram em Guanambi, porque em Guanambi fizeram um comício com Aviões do Forró, 12 aviões desceram fazendo campanha política antecipada e na mesma semana retiraram os equipamentos", disse.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 00:00

Jacobina: Rejeitado por STF, projeto 'Escola sem Partido' é aprovado por vereadores

por Francis Juliano

Jacobina: Rejeitado por STF, projeto 'Escola sem Partido' é aprovado por vereadores
Foto: Divulgação

A cidade de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, está prestes a fazer algo que até o Supremo Tribunal Federal (STF) já refutou. Nesta segunda-feira (18), o presidente da Câmara de Vereadores, Noelson Oliveira (DEM), promete colocar em vigor o projeto "Escola sem Partido". A proposta, inspirada em um movimento nacional de cunho conservador, foi aprovada no mês passado com um placar de 10 a 6. Como foi enviada ao prefeito Luciano da Locar (DEM) e ele até o momento não se manifestou, Oliveira disse que vai validar o projeto. "Encaminhamos para o Executivo sancionar, mas nosso regulamento diz que caso o prefeito não se manifeste, nem vete, o presidente da Câmara pode tomar a iniciativa e promulgar", disse o vereador ao Bahia Notícias. Noelson Oliveira, que se diz um "homem bastante conservador", afirmou que a ideia é "inibir" que se professem "discurso de esquerda". No entanto, na argumentação, ele fala de situações na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que tem um campus na cidade. "Eu vejo muitos profissionais da Uneb que defendem muitos partidos de extrema esquerda. Fazem isso dentro da sala de aula. Esse projeto nosso é para inibir isso", declarou, antes de dizer que respeita a opinião de quem diverge. Questionado sobre como funcionaria o "Escola sem Partido" em Jacobina, o presidente ficou de mandar uma cópia do projeto, mas até a publicação da reportagem a proposta não tinha sido entregue. Em março deste ano, o ministro do STF Luís Roberto Barroso derrubou a Lei do Programa Escola Livre – inspirado no Escola sem Partido defendido por movimentos conservadores – que tinha sido aprovada em dezembro de 2016 em Alagoas (lembre aqui). Em abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou que as autoridades brasileiras assegurassem a conformidade desses projetos com a base dos direitos humanos internacionais e com a Constituição Brasileira (veja aqui). Entre os direitos que devem ser respeitado, a ONU destacou o direito à opinião e o de buscar, receber e partilhar informações.

Acusado de crime de remanejamento ilegal, ex-prefeito de Juazeiro tem contas rejeitadas
Foto: Reprodução / Diário de Pernambuco

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou nesta quinta-feira (14) as contas do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho (PCdoB), relativas ao exercício de 2016. Segundo o TCM, as contas do ex-prefeito descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da ausência de recursos para pagamento de restos a pagar, e o não investimento do percentual mínimo de 25% na área da educação durante a gestão. Isaac Cavalcante de Carvalho foi acusado em 2016   de crime de remanejamento ilegal e continuado de recursos orçamentários ao longo do ano de 2010. O político foi  condenado a um ano, 11 meses e dez dias de detenção, substituída pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade. Pelo TCM, o ex-prefeito foi multado em R$15 mil pelas irregularidades identificadas durante a análise das contas e terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$97.368,35, com recursos pessoais, em razão do pagamento de subsídios a secretário municipal acima do limite legal. A relatoria considerou que os recursos deixados em caixa, no montante de R$32.410.643,00, não foram suficientes para quitar as despesas com restos a pagar e de exercícios anteriores, no expressivo montante de R$42.635.823,09. Na educação, o gestor aplicou R$129.176.336,27 na manutenção e desenvolvimento do ensino municipal, que correspondeu a apenas 24,37% da receita resultante de impostos, quando o percentual mínimo exigido pela Constituição é de 25%.

MEC libera R$ 17,83 milhões para instituições federais de ensino na Bahia
Ufba vai receber maior parte do recurso | Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na quinta-feira (14) a liberação de R$ 17,83 milhões em recursos para instituições federais na Bahia. O montante será destinado para aplicação em manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros. Quatro universidades e um instituto federal recebem a verba. De acordo com o MEC, a Ufba será beneficiada com o maior volume da liberação, totalizando R$ 9,2 milhões. Na lista das instituições baianas que recebem recursos estão, ainda, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com R$ 736,9 mil; a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com R$ 752,9 mil; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), com R$ 620,8 mil. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) teve liberado o valor total de R$ 2,9 milhões. “Com essa liberação, o MEC reafirma seu compromisso com os estudantes, docentes e técnicos das instituições federais vinculadas à pasta, garantindo os recursos financeiros necessários para o pagamento dos compromissos relativos ao custeio e investimento na educação superior, profissional e tecnológica no país”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho. Ainda segundo o MEC, a pasta já repassou R$ 363,4 milhões para as cinco instituições desde o início do ano. 

Paulo Afonso: PRF apreende mais de 7 milhões de cigarros contrabandeados do Paraguai
Foto: Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta sexta-feira (15), em Paulo Afonso, uma carreta contendo aproximadamente 7 milhões e 800 mil cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria estava sendo transportada em uma combinação de veículos formada por uma Scania e um semirreboque, ambos licenciados no estado do Paraná, e é avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão. Ao passar pelo posto de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o motorista se negou a mostrar a carga que levava, fugindo em direção ao município alagoano de Delmiro Gouveia. Avisados pelos servidores da Sefaz, a equipe da PRF saiu em busca do caminhão, encontrando-o a 15 km de distância. Ao notar que a polícia o acompanhava, o motorista abandonou o veículo e fugiu pela vegetação às margens da rodovia. Na verificação da carga, os policiais encontraram 520 caixas de cigarros da marca paraguaia Eight, cuja importação é proibida no Brasil. Cada caixa contém 50 pacotes, que por sua vez têm em média 15 maços com 20 cigarros, totalizando cerca de 7.800.000 unidades.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 20:00

Bebeto nega ciúmes de Nilo e defende Lídice solo caso fique de fora da majoritária

por Renata Farias / Bruno Luiz

Bebeto nega ciúmes de Nilo e defende Lídice solo caso fique de fora da majoritária
Foto: Renata Farias/ Bahia Notícias

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) rechaçou nesta sexta-feira (15) os rumores de que estaria irritado com a possível chegada de Marcelo Nilo (PSL) no PSB. Segundo o parlamentar, o ingresso do ex-presidente da Assembleia Legislativa (AL-BA) na sigla é “motivo de alegria”. “Partido é para disputar poder, para crescer. Receber Nilo é motivo de alegria, porque vai melhor a densidade eleitoral do partido e garantir que o partido possa eleger três deputados federais na Bahia. Sempre manifestei absoluto respeito pela trajetória, pela figura emblemática de Nilo, mas também pela consolidação do nosso projeto eleitoral”, enfatizou. Questionado se, com a senadora Lídice da Mata fora da majoritária do governador Rui Costa, o partido diminuiria a densidade eleitoral, Bebeto negou. O fato poderia gerar dificuldades no PSB em fazer mais de uma cadeira na Câmara Federal, o que instalaria uma disputa entre os candidatos internamente. Segundo o deputado federal, o chamado “chapão” entre os partidos nas proporcionais evita este tipo de problema. “Não sei que conta é essa Nos dois campos, trabalharão o chapão. Isso permite que um maior número de deputados tenha chance de ganhar as eleições”, contestou. Também indagado sobre as especulações de Lídice, que também é presidente da legenda na Bahia, ser alijada da majoritária, ele defendeu uma candidatura independente dela ao Senado. “A possibilidade de Lídice não ser está no plano especulativo. Trabalharemos pela composição dela com Rui. Não havendo a possibilidade, como já verbalizado pelo presidente nacional a possibilidade de uma candidatura independente, sem contradição com o projeto liderado por Rui, é possível. São coisas complementares”, defendeu. 

Guaratinga: 40 famílias têm casas alagadas durante período de chuvas, aponta secretaria
Foto: Reprodução / Estevão Silva / Guarananet

A Secretaria de Assistência Social do município de Guaratinga realizou um levantamento dos danos causados pelas enxurradas que atingiram a região da Costa do Descobrimento nos últimos dias (leia aqui). Segundo o secretário da pasta Social, Daniel Moronari, mais de 40 famílias tiveram suas casas alagadas, três imóveis desabaram e mais de cinco estão condenados. Quatro comunidades rurais ficaram isoladas por conta das chuvas que fizeram o Rio dos Frades transbordar. O secretário informou ao Radar 64 que, na manhã desta sexta-feira (15), a equipe se deslocou até o povoado rural da Barra Nova para assistir, pelo menos, sete famílias atingidas pelos estragos causados pelas chuvas. A previsão do tempo para Guaratinga é de sol para este sábado (16).

Feira: Menina com doença ocular rara perde olho esquerdo e ganha prótese de presente
Foto: Divulgação

Uma menina de 4 anos, diagnosticada com retinoblastoma em um dos olhos, um tumor ocular raro, passou por dois procedimentos cirúrgicos recentemente no Hospital dos Olhos (HCOE), em Feira de Santana. O primeiro, para retirar o globo ocular afetado pela doença, deu lugar a um segundo mais alegre: A garota ganhou de presente do HCOE uma prótese ocular que foi implantada nesta quarta-feira (13). O diretor da instituição, Alex Piai Ozores, informou ao site Acorda Cidade que a prótese é importante não só para manter a aparência estética como para evitar deformações na face da menina, como o afundamento do região ocular. A doença, que foi percebida pela mãe da garota que viu uma mancha branca no olho esquerdo da filha, atinge crianças de até 4 anos de idade, na maioria dos casos, causando cegueira em um ou nos dois olhos. O retinoblastoma pode ser classificado como hereditário.

Campeonato Baiano de Velocidade na Terra chega a sua última etapa neste domingo
José Nicolau | Foto: Gabriela Simões / Divulgação

O Campeonato Baiano de Velocidade na Terra chega a sua última e decisiva etapa neste domingo (17). A prova será disputada no Circuito Lelo Bala, na cidade de São Francisco do Conde, e vai definir os campeões das categorias Turismo e Speed.

 

Na Speed, Reynaldo Lucas vive situação confortável na tabela de classificação. Ele soma 205 pontos contra 105 do vice-líder Maiquel Silva. Mas na Turismo, a briga pelo caneco promete ser acirrada. Hamilton Santos lidera a classificação com 177 pontos, e em segundo vem José Nicolau, com 156. Em recuperação, Nicolau venceu as duas últimas etapas, enquanto que Hamilton terminou uma prova em segundo e a outra em terceiro. No entanto, o líder disse que a reação do adversário não o incomoda.

 

"Vai ser fácil. Estou fazendo um jejum para chegar com fome de vitória na decisão. Para prova, refiz o motor do carro que estará pronto e em ponto de bala no domingo", declarou Hamilton.

 

Enquanto isso, José Nicolau revelou o segredo da sua preparação que é a base de gemada e vitamina natural, para deixar o rival para trás e faturar o título. "A preparação do carro é a mesma da corrida passada. Meu carro está perfeito. Só depende da minha concentração. Estou fazendo umas caminhadas e dona Márcia está me alimentando com gemada e vitamina natural".

 

Para completar o evento, ainda tem a categoria Kart Cross que também vai entrar na pista. Porém, o título já foi decidido e o campeão da temporada foi Romero Sampaio que somou 240 pontos contra 113 de Denison Sena que é o segundo. A terceira colocação é de Ramon Alves, com 111.

Sexta, 15 de Dezembro de 2017 - 17:22

Lídice afirma que Nilo não conversou com presidente nacional sobre ingresso no PSB

por Renata Farias / Bruno Luiz

Lídice afirma que Nilo não conversou com presidente nacional sobre ingresso no PSB
Senadora Lídice da Mata (PSB) | Foto: Renata Farias/ Bahia Notícias

A senadora Lídice da Mata, presidente do PSB na Bahia, afirmou nesta sexta-feira (15) que o deputado estadual Marcelo Nilo (PSL) não chegou a conversar mais incisivamente com Carlos Siqueira, presidente nacional da sigla, sobre seu ingresso no partido. Siqueira participou de um encontro do PSB no último dia 11 de novembro, em Salvador. Nilo também compareceu ao evento. “Ele [Nilo] foi bem recebido pelo nosso presidente. Mas não deu muito tempo para conversa. E, no caso, ele não está tão diretamente envolvido nessa questão [da filiação de Nilo]”, explicou a senadora, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda de acordo com a parlamentar, as negociações entre ela e Nilo para selar a migração partidária estão indo bem. “Nossas conversas estão boas, evoluindo bem. Marcelo tem uma história política na Bahia, em um só lado, no lado democrático. O PSB fica satisfeito em recebê-lo”, declarou.

Histórico de Conteúdo