Terça, 29 de Setembro de 2020 - 00:00

Coligações improváveis na Bahia têm PT, PSL, PSB, PCdoB e DEM juntos; confira lista

por Fernando Duarte / Matheus Caldas

Coligações improváveis na Bahia têm PT, PSL, PSB, PCdoB e DEM juntos; confira lista
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se elegeu num contexto em que o antipetismo estava aflorado no país. Por conta disto, PSL – seu antigo partido – e PT se colocaram em polos diametralmente opostos, construindo uma das mais acirradas disputas ideológicas dos últimos anos. No entanto, na Bahia, as duas siglas fizeram coligações em duas cidades: Santo Antônio de Jesus, no recôncavo, e Cocos, na Bacia do Rio Corrente. Mas não para por aí. Um levantamento feito pelo Bahia Notícias mostra que legendas tradicionalmente rivais se apoiam em diversos municípios baianos.

 

No caso de Santo Antônio, PSL e PT apoiam o atual prefeito, Rogério Andrade (PSD), que tenta a reeleição. Eles compõem um arco de aliança que conta com PTB, MDB, Podemos, PL, PSD, Avante, Pros e PCdoB – este último também em campo oposto ao do ex-presidente da República. A executiva nacional PTB, cujo presidente nacional é Roberto Jefferson, também sinalizou que não apoiaria o PT em lugar nenhum. Não é o caso de Santo Antônio.

 

Em Cocos, o candidato Dr. Marcelo (PL) também conta com o apoio dos rivais. Além disso, o apoiam SD, PSD e PSB.

 

A aliança PSL e PT, contudo, não é a única que, no cenário político mais provável, parece impossível. PSB e PSL, por exemplo, estão coligados com candidatos ao Executivo em 11 cidades baianas. O PCdoB, por sua vez, é aliado do ex-partido de Bolsonaro em nove municípios do estado.

 

Ainda há coligações em seis cidades entre o PT e o PRTB, sigla do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. 

 

Se o governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, ACM Neto, levantaram a possibilidade de uma aliança entre PT e DEM em 2022 para derrotar Bolsonaro, na Bahia já há coligações entre as duas legendas em 19 municípios. Os democratas ainda são aliados de partidos como PSB e PCdoB em outros locais.

 

JUSTIFICATIVAS
Apesar das alianças registradas no TSE, o p presidente estadual do PT, Éden Valadares, afirmou que o partido não faz coligações com “bolsonaristas”. “O PT Bahia tem resolução clara sobre a política de alianças, aprovada em nosso Congresso e reiterada pela Executiva e Diretório Estadual. Nós não admitiremos acordos com bolsonaristas e seu aliado na Bahia, ACM Neto”, criticou.

 

Por conta da agenda eleitoral, a presidente do PSL no estado, Dayane Pimentel, não atendeu aos chamados da reportagem. Contudo, a assessoria da dirigente enviou ao BN uma nota do presidente do partido em Santo Antônio de Jesus, Ideval Kléber, que afirmou que não possui nenhuma relação com PT e PCdoB. “Joio e trigo não se misturam, nem água e óleo", afirmou.

 

"Respeito a livre manifestação de quaisquer líderes partidários, mas o PSL não caminhará junto com eles. Cada qual ficará em seu lugar. Sequer tenho amizade com os dirigentes desses dois partidos fora da esfera política", acrescentou, sem negar a permanência no arco de alianças de Rogério Andrade na cidade.

 

Presidente estadual do DEM, Paulo Azi não atendeu às ligações do BN até a publicação desta matéria.

 

Confira abaixo a lista completa de coligações improváveis:

 

PT + PSL:

Santo Antonio de Jesus
Cocos

 

PSB + PSL:

Brumado
Canavieiras
Cocos
Eunápolis
Ibirataia
Ichu
Ilhéus
Itajuípe
Jeremoabo
Morro Do Chapéu
Santo Antônio De Jesus

 

PCDOB + PSL:

Brumado
Ibirataia
Ichu
Itajuípe
Jeremoabo
Riacho de Santana
Santo Antônio de Jesus
Saúde
Teixeira De Freitas

 

PT + DEM:
Angical
Belmonte
Caetanos
Cândido Sales
Castro Alves
Érico Cardoso
Formosa do Rio Preto
Ibipitanga
Ibirapitanga
Iramaia
Itabela
Jequié
Lajedão
Rio do Antônio
Santaluz
Santanópolis
São Desidério
Tapiramutá
Una

 

PSB + DEM:
Acajutiba
Água Fria
Aramari
Baixa Grande
Barro Alto
Canarana
Canudos
Cícero Dantas
Conde
Cristópolis
Euclides da Cunha
Eunápolis
Gandu
Guaratinga
Ibirataia
Ichu
Iramaia
Itabela
Itacaré
Itajuípe
Jaborandi
Jeremoabo
Macaúbas
Paramirim
Pindobaçu
Piritiba
Poções
Santaluz
Santo Amaro
Seabra
Sebastião Laranjeiras
Serra Preta
Souto Soares
Una
Valença
Wenceslau Guimarães

 

PCDOB + DEM:
Adustina
Aramari
Belmonte
Boa Nova
Caetanos
Cordeiros
Euclides da Cunha
Ibirapitanga
Ibirataia
Ichu
Itaeté
Itajuípe
Itaparica
Ituberá
Jaguaquara
Jeremoabo
Madre de Deus
Milagres
Mirante
Nova Fátima
Paramirim
Paulo Afonso
Pilão Arcado
Piritiba
Planaltino
Riacho de Santana
Ribeira do Pombal
Santa Inês
Santaluz
Seabra
Souto Soares
Tanhaçu
Valença
Vera Cruz

 

PT + PRTB:
Itamaraju
Lauro de Freitas
Luís Eduardo Magalhães
Ruy Barbosa
Santo Amaro
Sento Sé

TCM divulga relação de gestores baianos com contas julgadas irregulares; veja lista
Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia divulgou nesta segunda-feira (28), a relação dos 1.149 gestores públicos baianos que tiveram contas anuais rejeitadas; termos de ocorrência, denúncias ou auditorias julgados procedentes. Na lista encaminhada pelo TCM foram relacionados os nomes que sofreram punição nos últimos oito anos durante o exame de 2.014 processos.

 

A relação é composta por 960 prestações de contas de prefeituras; 127 processos de prestação de contas de câmaras de vereadores; 62 processos relacionados a empresas públicas ou instituições descentralizadas; 247 processos de contas de recursos repassados a instituições privadas de interesse público; e ainda 618 processos relacionados a denúncias, termos de ocorrência e auditorias realizadas pelos técnicos do tribunal.

 

O fato de o nome de um gestor constar nas listas apresentadas ao TRE pelos tribunais de contas não significa, porém, que ele seja inelegível para as próximas eleições. A decisão caberá à Justiça Eleitoral. Isto porque, de acordo com a Lei Complementar 64/90, devem ser afastados da disputa eleitoral por oito anos aqueles “que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário”. 

 

Deve à Justiça Eleitoral, assim, julgar se as razões que levaram à rejeição das contas se enquadram ou não nos dispositivos da chamada Lei da Ficha Limpa, e se, de fato, são impeditivas para a disputa eleitoral.

 

Veja as listas:

Lista Gestores Prefeituras Rejeitadas

Lista Gestores Câmaras Rejeitadas

Lista Gestores Descentralizadas Rejeitadas

Lista Gestores Recursos Repassados Irregulares

Lista Gestores Denúncias, Termo De Ocorrência E Auditoria

Palmeiras: Moradores contestam reabertura para o turismo no Vale do Capão
Foto: Divulgação / Companhia de Comunicação

Moradores do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, reunidos em torno do Conselho Gestor do Vale do Capão (CGVC), estão contra à decisão municipal de liberar a entrada de turistas na região já a partir do mês de outubro sem um planejamento prévio.

 

Nesta quarta-feira (30), às 10 horas, representantes do grupo prometem levar sua insatisfação para um encontro com o prefeito Ricardo Guimarães (PSD) na Câmara Municipal de Palmeiras, apresentando uma proposta de retorno gradativo do turismo a partir de novembro, mediante condicionantes como a implantação de protocolos de segurança sanitária.

 

O CGVC alega que a prefeitura de Palmeiras, município de onde o Capão é distrito, não tomou ainda as medidas necessárias para proteção da população local e dos próprios turistas, deixando todos apreensivos frente às ameaças da Covid-19.

 

Segundo eles, a região só dispõe de cinco leitos para pacientes infectados pelo coronavírus no Hospital Regional de Seabra, que atende a uma população de cerca de 300 mil pessoas dos municípios da Chapada Diamantina.

 

O grupo reivindica a implantação de uma barreira restritiva na estrada Palmeiras-Capão; permissão para a entrada de morador e parente de primeiro grau com comprovante de residência a partir de 5 de outubro; entrada de turistas apenas com comprovante de hospedagem; criação de um plano de fiscalização; monitoramento dos atrativos turísticos; conclusão do banheiro público da vila; instalação de três lavatórios para mãos; melhoria da coleta de lixo; e reestruturação da feira.

 

O Conselho de Gestão do Vale do Capão (CGVC) é formado por associações e grupos atuantes da sociedade civil que se uniram para colaborar no enfrentamento da pandemia da Covid-19, divulgando medidas sanitárias, realizando campanhas educativas e apoiando a população local.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 20:40

TJ-BA nega pedido da Conder para imissão de posse em imóvel de idosos durante pandemia

por Mauricio Leiro

TJ-BA nega pedido da Conder para imissão de posse em imóvel de idosos durante pandemia
Foto: Reprodução / Gov.Ba

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) teve um pedido de imissão de posse de um imóvel em Lauro de Freitas em razão de serem "pessoas idosas e, portanto, inseridos no grupo de risco para a contaminação pela Covid-19”. A desapropriação do local tem como finalidade o "desassoreamento do rio Ipitanga".

 

"Efetivamente, para inibir a propagação do vírus Covid-19, as autoridades competentes consideram como mais eficaz a medida de isolamento social, de modo que é recomendável a suspensão do ato expropriatório, por ora, para que seja preservada a saúde dos envolvidos na execução do ato, não se podendo olvidar, repita-se, que os recorrentes são pessoas idosas, inseridas no grupo de risco para a contaminação", pontuou o desembargador Salomão Resedá, relator do caso.

 

No recurso, a defesa do casal de idosos menciou os atos promovidos pela Bahia para conter a transmissão e contágio da Covid-19. "É absolutamente contraditório que o próprio ente estatal promova aglomeração de pessoas, com o fito de se imitir na posse de bem que não detém qualquer urgência para a Fazenda Pública” pontuou.

 

AÇÃO DE DESASSOREAMENTO

Em 2013, dois contratos no valor total de R$ 219 milhões para obras de manejo de águas pluviais nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas foram assinados. O objetivo das intervenções é ampliar a capacidade de escoamento do Rio Ipitanga (Lauro de Freitas) e da Bacia do Cobre (capital) para impedir alagamentos e enchentes.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 20:20

TCE-BA retoma atividades presenciais na próxima quarta-feira

TCE-BA retoma atividades presenciais na próxima quarta-feira
Foto: Divulgação / TCE

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) retomará suas atividades presenciais a partir da próxima quarta-feira (30), seguindo orientações de um Protocolo de Retomada, elaborado de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a flexibilização do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19. No último fim de semana, todas as instalações do prédio do Tribunal passaram por novo e completo processo de sanitização, para dar mais segurança ao processo de retomada.

 

A decisão de reiniciar as atividades presenciais foi tomada pelo presidente do TCE-BA, conselheiro Gildásio Penedo Filho, após consulta aos demais conselheiros e considerar os dados dos relatórios diários divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) relativos à pandemia, bem como o aumento da capacidade de atendimento às demandas por leitos hospitalares na cidade de Salvador.

 

A primeira fase, inicialmente, em três grupos de servidores (33% cada), trabalhando numa jornada semanal de atividade presencial de quatro horas diárias, complementada por quatro horas de trabalho a distância.

 

Continuarão excluídos do trabalho presencial os servidores dos grupos de risco, aqueles com mais de 60 anos, os que sofrem com comorbidades, as servidoras grávidas, dentre outros, que serão mantidos em regime de trabalho a distância. As sessões das Câmaras e do Plenário permanecerão sendo realizadas por meio eletrônico enquanto durar a pandemia e o período de emergência sanitária.

 

O atendimento ao público externo, nesta primeira etapa, deverá ocorrer ainda de forma não presencial, utilizando-se dos canais instituídos para atendimento ao público, tais como protocolo virtual, telefone (ligações e WhatsApp) e e-mail.

 

Todas as medidas preventivas existentes de precaução e higiene necessárias ao combate do coronavírus e estabelecidas pela OMS foram adotadas no Protocolo de Retomada para um retorno seguro dos servidores às suas atividades presenciais. Haverá a obrigatoriedade de uso de máscaras, reutilizáveis ou descartáveis, e uma higienização rigorosa do ambiente de trabalho.

 

Uma comissão regulará o avanço ou retrocesso, inclusive nova suspensão das atividades presenciais, com base nos dados da pandemia Covid-19 e avaliação dos resultados das medidas internas de proteção adotadas. Somente após declaração do final da pandemia e do isolamento social pelas competentes autoridades de saúde, as atividades do TCE-BA voltarão à normalidade.

Camaçari: Ford anuncia acordo para programa de demissão voluntária
Foto: Sergio Figueiredo / Divulgação Ford

A Ford e o Sindicato dos Metalúrgicos fecharam, nesta segunda-feira (28), acordo para abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV), assim como a extensão do layoff até 31 de dezembro de 2020 na fábrica de Camaçari, conforme nota encaminhada pela empresa à imprensa.

 

O PDV é voltado para os empregados da área de produção e as inscrições estarão abertas a partir da próxima quinta-feira (1º). Com o acordo, a Ford visa ajustar os níveis de produção à significativa desaceleração do mercado gerada pela pandemia do novo coronavírus.

 

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a empresa pagará até R$ 93 mil extras para trabalhadores com 17 a 20 anos de contrato que aderirem ao PDV. Para quem tem entre 6 e 18 anos de casa será pago R$ 80 mil e, para os que entraram no grupo nos últimos cinco anos serão pagos R$ 40 mil, além dos direitos trabalhistas.

Unidade móvel da Hemoba chega a Lauro de Freitas na próxima terça-feira
Foto: Divulgação / Sesab

Entre terça-feira (29) e sexta-feira (2), a unidade móvel do Hemoba ficará em Lauro de Freitas para receber doadores de sangue do município. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o ônibus ficará estacionado na Loja Maçônica União e Sabedoria, localizada no bairro de Pitangueiras, das 8h às 17h.

 

O atendimento será feito por ordem de chegada, respeitando o limite de dois doadores por ônibus, para evitar aglomeração. O roteiro do hemóvel foi retomado no início de setembro com restrições, devido à pandemia do novo coronavírus.

 

Foram adotadas medidas sanitárias de prevenção, diminuição no número de pessoas por ônibus e ainda a adição de uma sala anexa nas unidades.

 

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 18:20

Jeremoabo: Chefe de gabinete do prefeito ameaça jornalistas de morte e se desculpa

por Lula Bonfim

Jeremoabo: Chefe de gabinete do prefeito ameaça jornalistas de morte e se desculpa
Prédio da prefeitura de Jeremoabo | Foto: Divulgação / Prefeitura de Jeremoabo

O chefe de gabinete da prefeitura de Jeremoabo, Antonio Jadson do Nascimento, ameaçou de morte jornalistas da região nordeste do semiárido baiano. O fato pode ser comprovado em registros de áudio que circulam pelas redes sociais do município desde a última sexta-feira. O próprio integrante da gestão municipal confirmou ao Bahia Notícias a autoria das ameaças, pedindo desculpa aos profissionais de imprensa e a toda a população da cidade. Segundo Jadson, ele estava sob surto.

 

Nos áudios, o chefe de gabinete do prefeito Deri do Paloma (PP) diz que os jornalistas “denigrem” a imagem da administração e afirma que resolverá as questões “na bala”. As mensagens são direcionadas aos profissionais Chico Sabe Tudo, Douglas Santos e Adalberto Vilas-Boas, mais conhecido como Beto do Caju, que fazem cobertura política em Jeremoabo, Paulo Afonso e região.

 

“Chico Sabe Tudo, vá tomar no c*, você e toda a imprensa. E, se ‘zoadar’, vai tomar tiro na cara. E bota aí no ar, que eu quero ir aí em Paulo Afonso matar você, que eu estou com vontade de matar gente e beber o sangue. Corno! Seu vagabundo”, gritou Jadson.

 

“Beto do Caju, quem está falando é Dr. Jadson. Você não disse que é homem? Traga ele sexta-feira, para eu matar você e ele. Vou atirar na sua cara e na dele. Você vai ver o que é homem”, ameaça o chefe de gabinete, em outro áudio, direcionado a Adalberto Vilas-Boas e ao repórter Douglas Santos.

 

O Bahia Notícias conseguiu fazer contato com Antonio Jadson na tarde desta segunda-feira (28), quando o chefe de gabinete, em tom de voz bem mais moderado, se desculpou com os jornalistas. “Eu surtei. Não era eu. Não sei explicar o que aconteceu. Eu não sou disso. As pessoas me conhecem. Nunca agredi ninguém, nunca dei um murro em ninguém. Muito menos tirar a vida de uma pessoa. Queria pedir desculpas a eles e a toda a sociedade de Jeremoabo”, disse.

 

Jadson afirmou estar abalado com toda a situação e contou estar ingerindo medicamentos. “Estou triste e envergonhado. Estou tomando remédios para lidar com os efeitos psicológicos disso tudo. Não estou bem. Peço desculpas. Por favor, transmitam meu pedido de desculpas”, afirmou o chefe de gabinete.

 

Os jornalistas Adalberto Vilas-Boas, nesta segunda, e Douglas Santos, na última sexta, registraram queixa, na Delegacia de Jeremoabo, contra o chefe de gabinete da prefeitura. Segundo Beto do Caju, ele não foi procurado para um pedido de desculpas. “Não tem caráter, escrúpulos. A gente está em uma decepção. A cidade toda. Na verdade, a região”.

 

O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, ligou para os jornalistas, se colocou à disposição para ajudar e pediu para que os colegas não entrassem em confronto, deixando a Polícia e a Justiça cuidarem do caso.

Municípios baianos podem ficar sem recursos de transferências voluntárias, diz TCM
Foto: Divulgação / TCM-BA

Pelo menos 25 municípios baianos que têm regimes próprios de previdência social poderão ser punidos e impedidos de receber transferências voluntárias de recursos da União provenientes de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares com a finalidade de realização de obras ou serviços, conforme informações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).

 

Até esta segunda-feira (28), não aprovaram alterações legislativas para adequar as alíquotas de contribuição e limitar o rol de benefícios previdenciários pagos pelos regimes próprios a aposentadorias e pensões por morte – como imposto pela Reforma da Previdência, aprovada pelo Congresso Nacional, EC n° 103, de 13/11/2019, após negociação com o governo. O prazo para a aprovação da nova lei da previdência, pelos municípios, se encerra na próxima quarta-feira (30).

 

Dos 417 municípios baianos, 35 têm Regime Próprio de Previdência Social, e destes, apenas 10 tiveram a legislação aprovada pelas câmaras de vereadores e sancionadas pelos prefeitos. São eles: Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Ourolândia, Salvador, Santa Maria da Vitória, São Francisco do Conde, Campo Formoso, Camaçari e Jequié.

 

Os três últimos aprovaram a lei, mas ainda precisam fazer a devida comprovação junto à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPRT, do Ministério da Previdência Social. Nos demais municípios baianos os servidores são filiados ao Regime Geral de Previdência Social – RGPS, administrado pelo INSS.

 

Os municípios baianos que dispõem de Regime Próprio de Previdências Social e não promoveram a mudança da legislação acordada entre os parlamentares no Congresso Nacional e o governo – e que poderão ser impedidos de receber transferências voluntárias de recursos – são Antônio Gonçalves, Bonito, Caldeirão Grande, Capela do Alto Alegre, Caraíbas, Coração de Maria, Correntina, Filadélfia, Ibicoara, Irajuba, Itabela, Itaberaba, Marcionílio Souza, Morro do Chapéu, Ponto Novo, Quixabeira, Ribeirão do Largo, São Félix do Coribe, São José do Jacuípe, Sapeaçu, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Tapiramutá, Umburanas e Várzea Nova.

 

Ainda segundo o TCM, as mudanças propostas são fundamentais para que os institutos de previdência dos municípios mantenham o equilíbrio das contas e possam, no futuro, honrar os compromissos com os servidores, garantindo o pagamento de suas aposentadorias ou pensões. Hoje, a quase totalidade destes institutos enfrentam dificuldades financeiras e acumulam déficits em seus orçamentos.

 

De acordo com a Emenda Constitucional que promoveu a Reforma da Previdência, o rol de benefícios dos regimes próprios de previdência social fica limitado às aposentadorias e pensões por morte. Os afastamentos por incapacidade temporária para o trabalho e o salário-maternidade serão pagos diretamente pelo ente federativo – ou seja, o município – e não correrão mais à conta do regime próprio de previdência social ao qual o servidor se vincula.

 

Também ficou estabelecido, com a Emenda Constitucional, que “os estados, Distrito Federal e os municípios não poderão estabelecer alíquota inferior à da contribuição dos servidores da União, exceto se demonstrado que o respectivo regime próprio de previdência social não possui déficit atuarial a ser equacionado, hipótese em que a alíquota não poderá ser inferior às alíquotas aplicáveis ao Regime Geral da Previdência Social”.

 

Hoje, a tabela de descontos para a contribuição para a previdência, cujos percentuais mínimos dever ser aplicados pelos municípios, é a seguinte:

PM-BA apreende drogas nos presídios de Teixeira de Freitas e Valença
Foto: Divulgação / SSP-BA

Equipes da Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPGd) apreenderam, neste domingo (27), pacotes de maconha arremessados para os Conjuntos Penais de Valença e de Teixeira de Freitas. 

 

Em Valença, no território de identidade do Baixo Sul, as drogas foram encontradas por policiais do 3º Pelotão de Guarda, com apoio de  monitores da empresa Reviver, que atua na unidade.

 

Já em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, guarnições do 5º Pelotão de Guarda avistaram os entorpecentes próximos de uma passarela, entre os pavilhões A e B da unidade prisional.

 

“Realizamos rondas 24h no entorno das unidades, com equipes distribuídas em locais estratégicos ”, disse o comandante da CIPGd, major Washington Luis Paraíso da Fonseca.

Conceição do Jacuípe: Quatro pessoas morrem em batida de carro com caminhão
Foto: Reprodução / Berimbau Notícias

Quatro pessoas morreram após uma colisão entre carro e caminhão na madrugada desta segunda-feira (28) em um trecho da BR-101 de Conceição do Jacuípe, no Portal do Sertão. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), todas as vítimas, ainda não identificadas, estavam no carro de passeio. Ainda segundo a corporação, a suspeita, a partir de informações colhidas no local, é que o carro tentou fazer uma ultrapassagem considerada irregular e foi atingido pelo caminhão.

 

O motorista do veículo de maior porte não sofreu ferimentos. A batida ocorreu por volta de 1h30 na altura do km-167. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro, a cerca de 35 quilômetros de Conceição do Jacuípe.

Santa Bárbara: Pré-candidato, ex-vereador morre após mal súbito
Foto: Reprodução / Voz do Campo

Um ex-vereador e também pré-candidato ao cargo em Santa Bárbara, no Portal do Sertão, veio a óbito após sofrer um mal súbito. Segundo o Voz do Campo, Carlonilson Oliveira (PT), conhecido como Nego de Dezinha, de 62 anos, passou mal na manhã deste domingo (27) quando jogava futebol. Ele foi levado a um hospital do município, atendido e liberado em seguida.

 

O pré-candidato estava já em casa quando passou mal novamente. Encaminhado para o mesmo hospital, ele não resistiu e veio a óbito. Carlonilson Oliveira já foi vereador duas vezes, entre os anos de 2009-2012 e 2013-2016. O ex-vereador tentava voltar à Câmara Municipal neste ano. 

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 13:59

Barcelona de Ilhéus contrata o zagueiro Josué, revelado pelo Vitória

por Leandro Aragão

Barcelona de Ilhéus contrata o zagueiro Josué, revelado pelo Vitória
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O Barcelona de Ilhéus segue montando seu elenco para a disputa da Série B do Baiano. De acordo com a apuração do Bahia Notícias, o clube contratou o zagueiro Josué, revelado pelo Vitória e foi campeão Sul-Americano Sub-17 pelo Brasil em 2011.

 

Aos 26 anos, Josué iniciou a temporada de 2020 jogando pelo URT-MG. Cria das divisões de base do Leão, ele também acumula passagens por Icasa, Boa Esporte, Hercílio Luz, Anapolina e Bahia de Feira. No Barcelona de Ilhéus, ele será mais uma opção para o técnico Beto Oliveira, que conta com os zagueiros Guilherme e Maicon.

 

O time de Ilhéus está fazendo sua preparação para a disputa da Série B estadual em Feira de Santana, no centro de treinamento do Fluminense Feira. A estreia na competição está marcada para o dia 25 de outubro, às 15h, contra o Unirb, como visitante.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 13:30

Apesar de triunfo, Joaquín Monastério quer o Vitória da Conquista mais dominante

por Leandro Aragão

Apesar de triunfo, Joaquín Monastério quer o Vitória da Conquista mais dominante
Foto: Luciana Flores / Vitória da Conquista

Ainda sem poder comandar o Vitória da Conquista na beira do gramado durante os jogos, o técnico Joaquín Monastério destacou a importância do segundo triunfo conquistado na Série D. Sob a direção em campo do auxiliar técnico Guilhermino Lima, o Bode bateu o Frei Paulistano por 1 a 0, neste domingo (27), fora de casa, pela segunda rodada do Grupo A4, mas o comandante boliviano não gostou da postura retraída da equipe após o gol marcado.

 

"Três pontos muito importantes para a gente. Serviu também para dar mais confiança aos jogadores. Foi um jogo muito disputado e difícil. Após nosso gol, o adversário passou a tomar mais a iniciativa e ficamos mais retraídos. Para o próximo jogo precisamos ser mais protagonistas", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O Bode segue na liderança isolada da chave com seis pontos, dois a mais do que o ABC, que é o segundo. Na próxima quinta-feira (1°), às 20h, as duas equipes se enfrentam, no Lomantão, em Vitória da Conquista, pela terceira rodada.

Barra: Período de incêndios chega a 13 dias; dois focos ativos ainda resistem a controle
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Os focos de incêndio que ocorrem na cidade da Barra, no Oeste baiano, completam 13 dias nesta segunda-feira (28). Segundo o G1, bombeiros e brigadistas afirmam que a parte crítica do incêndio já é considerada controlada. No entanto, ainda existem dois focos ativos, um perto da margem do Rio São Francisco e outro no distrito de Igarité. Por isso, o combate é feito preferencialmente nesses pontos para evitar nova propagação do fogo para outras áreas.

 

Tanto no sábado (26) como no domingo (27), a cidade não registrou novos focos do incêndio. A tendência é que as chamas possam ser controladas nos próximos dias. Mais de 1,5 mil hectares já foram atingidos pelo fogo em Barra. Na última quarta-feira (23), o fogo chegou a casas de moradores de uma localidade próxima à zona urbana (ver aqui).

 

Especialistas ambientais acreditam que mais de 90% dos incêndios em vegetação são provocados pela ação humana, como no uso de queimadas para limpeza de pastos.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 12:00

João Dourado: Comarca suspende eleição indireta marcada para esta terça

por Francis Juliano

João Dourado: Comarca suspende eleição indireta marcada para esta terça
Foto: Reprodução / Central Notícia

Uma decisão anulou a eleição indireta que escolheria o prefeito de João Dourado, na região de Irecê, marcada para esta terça-feira (29). Em decisão desta segunda-feira (28), a juíza Catucha Moreira Gidi acatou pedido de liminar e suspendeu o pleito. Segundo a magistrada, houve irregularidade e vício no processo..

 

De acordo com a sentença, a presidente da Câmara de João Dourado, Rita de Cássia Amorim do Amaral, não cumpriu o estabelecido que era estender o processo de eleição indireta em 30 dias, após o cargo ficar sem titular, ou mesmo assumir o Executivo local.

 

Rita de Cássia é esposa do prefeito Celso Loula Dourado, que morreu após parada cardíaca na última quarta-feira (23) (ver aqui). O cargo ficou vago com o óbito e não havia vice para assumir o posto. Em 2017, Adriano Alves Nunes, então vice de Celso Loula, faleceu em um acidente (lembre aqui). Na eleição indireta, apenas os vereadores escolhem o novo prefeito que encerra o mandato no final do ano. 

Ilhéus: Criança é atingida por tiro após ataque de facção em condomínio
Foto: Reprodução / Sindpoc

Um menino de nove anos foi baleado após ataque de uma facção no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus, no Litoral Sul. A criança foi atingida na região do abdômen. À TV Santa Cruz, neste domingo (27), o delegado Hélder Carvalhal disse que os acusados teriam invadido um condomínio no bairro para atingir integrantes de um bando rival.

 

Os membros do grupo criminoso chegaram atirando no local, o que acabou atingindo a criança. A vítima foi levada por familiares para um hospital da região. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. Um inquérito foi aberto para investigar o caso, ocorrido no último sábado (26). 

Castro Alves: Capela e Memorial de Irmã Dulce são entregues em missa solene
Foto: Divulgação / Osid

Uma capela e um memorial à Santa Dulce dos Pobres foram inaugurados neste domingo (27) em Castro Alves, no Recôncavo. A entrega oficial dos espaços foi feita em missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Amargosa, Valdemir Ferreira. Fiéis puderam acompanhar as homenagens através das redes sociais da Paróquia de Castro Alves. A agenda festiva que marca um ano da canonização da santa baiana segue nesta segunda-feira (28) e vai até o dia 13 de outubro.

 

Nesses dias, a partir das 19h, as atividades vão ser transmitidas pelos canais YouTube (paroquiadecastroalves) e Facebook (paroquiadecastroalves). Com capacidade para 200 pessoas, a capela foi construída em uma elevação que coincidentemente leva o nome do santo de devoção do Anjo Bom, o Monte Santo Antônio. A obra durou nove meses. Dentro da capela fica o novo memorial. O espaço conta com uma das principais relíquias, o antigo túmulo de Irmã Dulce, que abrigou o corpo da freira baiana por quase dez anos, em Salvador.

 

Ainda há painéis com fotos e textos que narram a trajetória de amor e solidariedade da Mãe dos Pobres, desde a infância até a histórica canonização. A idealização do projeto foi do engenheiro e empresário Ivan Leão que doou os recursos para a construção dos espaços. 

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 10:00

Ex-presidente do PT-BA é candidato em Ilhéus contra prefeito da base de Rui

por Lucas Arraz

Ex-presidente do PT-BA é candidato em Ilhéus contra prefeito da base de Rui
Foto: Bahia Notícias

O ex-presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, foi confirmado como candidato a vice-prefeito em Ilhéus. Ele compõe a chapa que tem Cacá Colchões, do PP, como postulante à prefeitura. A dupla enfrenta a chapa da atual gestão, formada por também aliados do governador Rui Costa, com o prefeito Marão (PSD) e o suplente do senador Jaques Wagner (PT), o ex-deputado federal Bebeto Galvão (PSB). 

 

Na cidade, o PT recuou da candidatura própria com o empresário Nilton Cruz e decidiu apoiar o principal adversário do atual prefeito. O nome de Everaldo foi apresentado no processo de desistência da candidatura própria. 

 

"Não foi possível construir uma união [de candidatos da base de Rui] na cidade. O Cacá é uma liderança jovem que também quer ter o direito de construir um projeto de cidade, como também o prefeito Marão tem o pleito natural de ir para a reeleição. A disputa entre as alianças do PP e PT e PSD e PSB afasta a possibilidade de uma vitória do DEM em Ilhéus", disse. 

 

Como candidato, Everaldo defendeu construir um programa de turismo para Ilhéus e potencializar os investimentos do governo do estado na cidade. 

Área plantada com trigo na Bahia pode alcançar 20 mil hectares nos próximos anos
Foto: Divulgação

Com potencial de expansão da área plantada para pelo menos 20 mil hectares nos próximos anos com o uso de tecnologias de manejo e de variedades atuais, a triticultura no eeste da Bahia pode contribuir na busca pela autossuficiência do Brasil no cereal. Das cerca de 12,5 milhões de toneladas consumidas internamente, apenas 6,81 milhões de toneladas deverão ser produzidas no país em 2020, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 


O oeste baiano faz parte do Matopiba, fronteira agrícola nacional da atualidade que integra o Cerrado do Maranhão, do Tocantins, do Piauí e da Bahia, sendo responsável por grande parte da produção nacional de grãos como soja e milho, e de fibras como o algodão. 


Na região, o trigo é plantado em sistema irrigado, em rotação com a soja, o milho ou o algodão sob pivô, cultivos voltados à produção de sementes ou plumas, respectivamente. Nesses sistemas, o trigo atua quebrando ciclos de pragas e doenças, além de reduzir a infestação de plantas daninhas e de deixar, após a colheita, uma palhada de boa qualidade. Já o trigo em sistema de sequeiro, apesar de ser pontualmente testado por alguns produtores, praticamente não é cultivado devido ao maior risco representado pelos solos arenosos da região, que têm menor capacidade de retenção de água. 


Estimativas da Conab apontam que a área plantada com trigo na Bahia neste ano – quase a totalidade na região oeste – ainda é pequena, de cerca de 3 mil hectares, mas pesquisadores acreditam que possa alcançar rapidamente 20 mil hectares nos próximos anos. A produção estimada para 2020 é de cerca de 17 mil toneladas, o equivalente a uma produtividade média de 5,66 ton/ha (ou 94,4 sc/ha), bem superior à média nacional de 2,9 ton/ha (ou 48,3 sc/ha) projetada para o ano.

 

“Mas há produtores que chegam a produzir 7 ton/ha (116,6 sc/ha) seguindo as recomendações de manejo e plantando variedades mais modernas”, aponta o pesquisador Julio Albrecht, da Embrapa Cerrados (DF). 


Ele lembra que a Embrapa atua com o trigo na região desde meados da década de 1980, com o plantio de ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) em áreas de produtores. Exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os ensaios de VCU são realizados para comprovar, em condições de cultivo, o valor agronômico de linhagens candidatas a cultivares, segundo normas elaboradas pelo próprio Ministério. 


A Embrapa tem atualmente conduzido e avaliado experimentos com novas variedades e linhagens de trigo na região. As variedades também são avaliadas pelos produtores em campos experimentais e lavouras comerciais, observando as recomendações de manejo prescritas pela pesquisa científica. “Na medida em que fomos lançando novas variedades, a área cultivada foi aumentando, sobretudo de 2005 para cá”, diz Albrecht. 


As condições climáticas e geográficas favoráveis ao cultivo do trigo irrigado no Oeste baiano são semelhantes às do Brasil Central (Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais), local onde foram selecionadas as cultivares da Embrapa para o Bioma Cerrado. Temperaturas elevadas durante o dia e amenas à noite, dias com alta luminosidade e altitudes que variam de 600 a 1.000 metros são fatores que influenciam positivamente na produtividade e na qualidade industrial dos grãos, considerada uma das melhores do mundo. 


As recomendações de plantio, de manejo e de controle de pragas e doenças da cultura para a região se assemelham às preconizadas para o Brasil Central, sendo também a brusone a doença mais recorrente. “Com os mesmos cuidados preventivos e recomendações, os produtores têm conseguido escapar da doença ou minimizar os seus efeitos”, afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados. 


Segundo Cleber Soares, diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a tropicalização do trigo, por meio do processo de inovação, é um exemplo claro da importância da pesquisa e da inovação na agropecuária. 


“O trigo, que é uma cultura originalmente de clima temperado, que há décadas passadas era produzido quase exclusivamente na região Sul do Brasil, hoje graças à inovação agropecuária brasileira é possível cultivar no cerrado brasileiro, inclusive no Nordeste e em parte da região da caatinga. Isso mostra, a exemplo de outras culturas como a soja, que com inovação é possível expandir a produção agropecuária e, sobretudo, ofertar mais alimento na mesa do consumidor e do cidadão brasileiro”, diz o diretor, lembrando a recente colheita de trigo no estado do Ceará. 


Para Soares, a expansão do cultivo poderá tornar o Brasil um grande produtor mundial de trigo. “A nossa perspectiva é de que, com o avanço do trigo tropical na região do Cerrado e no Nordeste Brasileiro, esperamos em um horizonte de tempo de curto prazo, quem sabe até em dois anos deixarmos de importar trigo e, por que não, pensarmos até em exportar trigo para o mundo”, afirma o diretor do Mapa. 


Celso Moretti, presidente da Embrapa, diz que, depois de "tropicalizar" diversos tipos de plantas e animais nas últimas décadas, o Brasil agora trabalha para a "tropicalização" do trigo. "Estamos trazendo trigo para os trópicos. No entorno do DF, já temos trigo de alta qualidade. E tivemos a satisfação da primeira colheita no Ceará".


OPÇÃO PARA O PRODUTOR
Osvino Fábio Ricardi, proprietário da Fazenda Savana, em Riachão das Neves (BA), acredita no aumento da área plantada de trigo no Oeste da Bahia nos próximos anos. “A tendência é de aumento porque a área com agricultura irrigada está aumentando e o trigo é uma opção para a rotação de culturas. Não é a cultura mais rentável, mas é rápida e tranquila”, afirma, destacando a qualidade do grão colhido na região, que tem peso do hectolitro (PH)* variando de 82 a 85, o que indica boa qualidade. 


Em 2020, foram plantados 1.625 hectares de trigo na propriedade. “Este ano, a realidade climática foi mais favorável”, observa. A expectativa do produtor é colher 6 ton/ha (ou 100 sc/ha) na atual safra, superando as 5,8 ton/ha (ou 96,66 sc/ha) obtidas em 2019. 


Para o próximo ano, ele espera plantar entre 800 e 1.200 hectares, conforme o planejamento de rotação de culturas estabelecido pela fazenda. “Muitos produtores tiveram sucesso este ano e há o interesse em continuar plantando”, comenta, lembrando que, como o ciclo da cultura na região varia de 90 a 110 dias, o rendimento médio fica em torno de 1 sc/ha/dia. 


Consultor em trigo na fazenda, o engenheiro agrônomo Pedro Matana Jr. conta que o primeiro plantio do cereal na propriedade ocorreu na safra de 2010, em uma área de algodão com soja e milho em rotação sob pivô de irrigação. Ele explica que a opção por plantar trigo na área, que apresentava boa fertilidade, se deveu à presença de nematoides. “Avaliamos táticas de controle químico e biológico e decidimos colocar uma planta nova. Hoje, sabemos que o trigo tem baixo fator de reprodução de nematoides, de acordo com avaliações”, diz. 


Ele lembra que a elevada produtividade média obtida naquele ano, de 7,5 ton/ha (ou 125 sc/ha), estimulou vizinhos a plantarem o trigo nas safras seguintes. “Nós mesmos não continuamos plantando porque o preço do algodão ficou mais atrativo, mas ficamos com a boa lembrança do trigo”.


Tanto que, em 2015, a fazenda voltou a plantar o cereal, realizando, inclusive, um dia de campo para demonstrar a viabilidade na região. Segundo Matana, diversos produtores passaram a cultivá-lo, mesmo que em áreas pequenas e não em todos anos. “O maior estímulo não é o financeiro. Geralmente, são grandes produtores com algum problema agronômico, já que o trigo, no mínimo, aumenta a diversidade de plantas na área. E outros ainda não ocultivam porque ainda não há moinhos em operação na região”, explica. 


O consultor, que também visita trigais em outras propriedades da região, observa que nem todos os produtores foram bem sucedidos com a cultura, por terem tomado decisões de manejo de forma reativa, sem planejamento. Por isso, ele atenta para a necessidade de compreensão das especificidades de manejo da cultura para o Cerrado baiano. “Muitos produtores conhecem o trigo do Sul, mas ainda não entenderam que aqui tanto a estratégia de manejo como as ameaças são diferentes. Você trabalha com outra adubação, outra população de plantas, regulador de crescimento etc.”, explica. 


Ao longo dos últimos 10 anos, o consultor tem observado que, se por um lado há uma sazonalidade de produtividade na região, por outro há a segurança de se produzir um trigo de qualidade pão ou melhorador. “Podemos colher, na média, o mesmo que no Sul do País, mas tudo de grãos melhoradores”.


Matana ressalta a quebra do paradigma de que o trigo seria uma cultura exclusiva de clima frio, citando a primeira colheita de trigo no Ceará este ano, em experimentos conduzidos pela Embrapa. A produtividade média foi de 3,6 ton/ha (ou 60 sc/ha), considerada surpreendente pelos pesquisadores. Nesse sentido, ele aposta no potencial de expansão da cultura no Nordeste, como a região central da Bahia e o Piauí. “É uma fronteira que está aberta e tem que ser explorada”. 


A cultivar de trigo BRS 264 da Embrapa é a mais plantada pelos produtores da região, que também têm testado a cultivar BRS 394. Enquanto alguns produtores avaliam esses e outros materiais em parcelas piloto, outros já realizam plantios em escala comercial. “A BRS 264 se sobressai pela precocidade, pela qualidade e pela produtividade, com lavouras comerciais produzindo 6 ton/ha (ou 100 sc/ha). Além disso, é a mais demandada pelos próprios moinhos”, diz Albrecht. 


A Fazenda Savana utiliza cultivares de diferentes empresas, incluindo a BRS 264, que este ano ocupa 250 hectares da área com trigo. “Ela tem um ciclo mais precoce e é produtiva, sendo um trigo melhorador”, diz Ricardi. “A grande maioria dos triticultores planta a cultivar porque ela está sob medida para a região e atende à demanda dos moinhos quanto à qualidade de farinha exigida pelo consumidor. Aqui, ela consegue produzir um grão melhorador e branqueador (de farinha)”, completa Matana. 


O consultor diz que a cultivar apresenta, no campo, um elevado potencial produtivo – média de 6 ton/ha (ou 100 sc/ha), tendo sido colhidas 7,62 ton/ha (ou 127 sc/ha) em uma área de 80 hectares em 2010 na Fazenda Savana –, além de estabilidade entre as safras e ampla adaptação em solos arenosos (como é o caso da região) bem manejados. Já o ponto fraco, que é a suscetibilidade à brusone, deve ser mitigado com estratégias de manejo. 
 

GARGALO
O principal limitante à produção do trigo no Oeste baiano é a comercialização, já que os moinhos mais próximos de Luís Eduardo Magalhães, um dos municípios produtores do cereal na região, estão no Distrito Federal, a 550 km, e em Salvador, a 960 km, o que encarece o frete. Por isso, os grãos são comercializados para moinhos do DF, de Anápolis e Goiânia (GO) e de Estados do Nordeste. “Neste ano, houve moinhos de Maceió (AL) que buscaram trigo no Oeste da Bahia”, lembra o pesquisador Jorge Chagas, da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS). 


Mas a situação pode melhorar em breve. Um moinho está em construção em Luís Eduardo Magalhães e há empresas moageiras do Paraná, de São Paulo e de Salvador (BA) interessadas em atuar na região, uma vez que o preço do trigo importado tem aumentado em consequência a alta do dólar – atualmente, o trigo FOB (sigla para free on board ou “livre a bordo”) tem sido cotado a R$ 1.100/ton, em média. 


Osvino Fábio Ricardi acredita que o estabelecimento do moinho pode estimular a cadeia do trigo na região. “E como há uma previsão da redução da área plantada de algodão em pivô no ano que vem, abre-se espaço para culturas como milho, feijão e para o próprio trigo”, acrescenta Pedro Matana Jr. 


Para o diretor de Abastecimento e Comercialização do Mapa, Sílvio Farnese, a localização dos grandes moinhos de trigo nos portos faz com que a logística de transporte seja mais onerosa que as importações, que entram no país de navio.


“Sem dúvida equacionando esses entraves, não só Oeste da Bahia, como os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal têm um grande potencial de produção. Porém, como existem poucas unidades de moinhos, há dificuldade de comercialização pelo produtor, sobretudo se a produção se elevar muito. Uma alternativa é a produção em contrato com os moinhos da região”, diz Farnese.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 09:20

Alcobaça: Advogado é ferido por enxada quando mediava conflito após mordida de cão

por Francis Juliano

Alcobaça: Advogado é ferido por enxada quando mediava conflito após mordida de cão
Foto: Reprodução / Sulbanews

Um advogado foi ferido por um golpe de enxada quando tentava mediar um conflito em Alcobaça, no Extremo Sul baiano. O caso ocorreu neste domingo (27) na Rua Oito, do bairro Palmeiras. O conflito foi gerado depois de uma criança, sobrinha do advogado, sofrer uma mordida de um cachorro. Segundo o defensor Vitor Silva, ele procurava um acordo entre os donos do cão e os pais do sobrinho quando uma terceira pessoa se envolveu no caso e o acertou na perna.

 

“Eu estava conversando com o dono do cão na garagem da casa de minha irmã e fui chamar a esposa dona do cão quando essa mulher, que não conheço, começou a me xingar. De repente, não sei da onde ela tirou uma enxada e começou a se aproximar de mim e gritar ‘sai daqui’. De primeiro, eu não acreditava que ela ia tentar uma agressão. Só que ela partiu para cima e me atingiu”, disse o advogado ao Bahia Notícias. O caso foi parar na delegacia. Silva registrou queixa e a mulher, identificada como Lecilvana da Silva Alcantara Laranjeira, foi ouvida e liberada.

 

O corte não foi profundo. No entanto, Silva chamou a atenção para o risco de precedentes que atentem contra o exercício da profissão. “Porque se todo advogado na atuação dele, na tentativa de conciliar uma situação, ocorre isso, o exercício da profissão vai ficar muito difícil”, declarou. Em depoimento, a mulher acusou o advogado de xingar a dona do cão e de ameaçar contra a vida do cachorro. Ela disse ainda que não se lembra de ter usado enxada.

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 08:55

Vitória empresta lateral Gabriel Gomes para o Conquista

por Glauber Guerra

Vitória empresta lateral Gabriel Gomes para o Conquista
Foto: Letícia Martins/ Vitória

O lateral-esquerdo Gabriel Gomes, de 20 anos, do Vitória, foi emprestado para o Vitória da Conquista, onde irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. 

 

Gabriel integrou o elenco de Aspirantes, que disputou o Campeonato Baiano. Ele iria retornar ao time sub-20, quando recebeu a proposta do Vitória da Conquista.

 

O atleta aguarda seu nome ser publicado no Boletim Informativo Diário (BID) para poder ficar à disposição do técnico Joaquín Monasterio.

 

O Vitória da Conquista é o líder do Grupo 4 da Série D com seis pontos conquistados em dois jogos disputados. O próximo jogo do Bode é contra o ABC, quinta-feira (1º), 20h, no Estádio Lomanto Júnior.

Itaberaba: Casal é preso ao tentar levar 10 kg de maconha em veículo
Foto: Divulgação / PRF-BA

Um casal foi preso por tráfico de drogas neste domingo (27) em um trecho da BR-242 de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu. Eles transportavam cerca de dez quilos de maconha. O flagrante ocorreu em frente a um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), na altura do km 225 da rodovia. Próximo à unidade policial, um motorista de um carro de passeio fez uma manobra brusca para evitar a abordagem, o que fez os agentes iniciarem uma perseguição e interceptar o veículo logo depois.

 

Segundo a PRF, o casal apresentava nervosismo quando foram solicitados os documentos. Os agentes escoltaram o carro até o posto e no local chamaram um cão farejador para averiguar se havia droga no veículo. Após alguns minutos de vistoria, o animal sinalizou a presença de entorpecente. No estofamento do banco traseiro e dentro da caixa de som havia ao todo dez quilos de maconha levadas em tabletes.

 

O casal foi preso em flagrante por tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006) e foi levado a uma delegacia de Polícia Civil de Itaberaba. 

Segunda, 28 de Setembro de 2020 - 08:00

Ivete planeja se mudar para Praia do Forte; cantora está em busca de escola para os filhos

por Júnior Moreira Bordalo

 Ivete planeja se mudar para Praia do Forte; cantora está em busca de escola para os filhos
Foto: Reprodução / Instagram

Ao que tudo indica, os meses de isolamento social em sua casa em Praia do Forte, no município de Mata de São João, fizeram a cantora Ivete Sangalo repensar a vida. Isso porque, apesar das visitas constantes de animais, como alguns tipos de cobras e gavião (veja aqui, aqui e aqui), a baiana está planejando se mudar de vez para região com a família, formada por Daniel Cady e os três filhos, Marcelo, Marina e Helena.

 

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, Ivete quer contribuir diretamente para o desenvolvimento do entorno de Praia do Forte, por isso, anda ligando para as pessoas buscando formas de ajudar e, inclusive, está procurando opções de escola para os filhos. Antes da pandemia, a juazeirense costumava recorrer ao imóvel apenas para eventos festivos e/ou férias. “É onde crio minhas memórias afetivas, para onde vamos no Natal e fim de ano… Significa muito pra mim. Toda vez que eu chego lá, eu sinto esse gostinho de férias”, disse em entrevista recente à revista Casa e Jardim. Confira algumas fotos do lugar:

Para quem não sabe, a cantora reside oficialmente em um apartamento no Corredor da Vitória. O espaço, inclusive, já virou ponto turístico de Salvador como "o prédio de Ivete Sangalo".

Coité: Com propaganda liberada, carreata causa aglomeração e leva milhares às ruas
Foto: Reprodução / Calila Notícias

Uma carreta provocou uma aglomeração e levou milhares de pessoas a ruas de Conceição do Coité, na região sisaleira, neste domingo (27). O evento ocorreu no primeiro dia de propaganda eleitoral autorizada. Segundo o Calila Notícias, candidatos e apoiadores da Coligação “Coité quer Mais” do postulante a prefeito Marcelo Araújo tiveram três atividades no dia. Começaram com o chamado “adesivaço”, tiveram inauguração de comitê e por fim realizaram a carreata.

 

O desfile de carros começou por volta das 16h na localidade de Salgádia e quando chegou à sede do município já era noite. Uma multidão foi vista nas ruas centrais da cidade. Ainda segundo o site, o candidato chegou a pedir que fossem cumpridas ações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas o que se viu na prática foi outra coisa. 

BN/ Séculus: Peris é favorito para vencer eleição em São José do Jacuípe
Foto: Divulgação

O candidato Peris (PP) é o favorito para vencer a eleição em São José do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe. É o que identificou a pesquisa realizada Bahia Notícias em parceria com o Séculus Análise e Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (28).

 

No cenário espontâneo, Peris aparece como preferência para 51,83% dos entrevistados, à frente de Cé (Pros), com 38,49%. O terceiro colocado é José Eraldo (PT), citado por 1,08% dos ouvidos pelo levantamento. Ainda houve 3,23% que afirmou que não votaria em nenhum dos postulantes; 4,30% não souberam responder e 1,08% não opinaram. 

 

 

Peris lidera com folga também no cenário estimulado. Ele aparece como preferência para 54,84% dos entrevistados. Cé é citado como candidato preferido de 36,56% dos jacuipenses. Eraldo aparece como preferência de 1,08% dos entrevistados. Houve ainda 1,51%que disse não votar em nenhum candidato; 5,38% não souberam responder e 0,43% opinaram.

 

 

Já no quesito rejeição, o petista lidera. Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, José Eraldo é citado por 38,71% dos entrevistados. Cé (29,03%) e Peris 16,99% vêm em seguida; 5,16% não sinalizaram resistência a nenhum candidato, enquanto 7,53% não souberam e 2,58% não opinaram.

 

 

A pesquisa também testou um embate direto apenas entre Peris e Cé. O candidato do PP segue na frente, com 52,69% contra 36,77%.

 

 

Quando perguntados sobre quem acham que ganha a eleição, independente do voto, 53,12% opinaram que Peris termina o pleito como eleito, contra 30,75% de Cé e 2,15% de Eraldo.

 

 

O levantamento também versou sobre a popularidade do prefeito. Ao todo, 32,47% consideram a gestão regular. Ainda há quem considere péssima (20,22%), boa (18,71%), ruim (16,34%) e ótima (9,25%); 3,01% dos entrevistados não opinaram.

 

 

O levantamento ouviu 568 pessoas entre os dias 24 e 25 de setembro. Tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro estimada é de 4%, para mais ou para menos, e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA- 05564/2020

Braskem pode ser condenada por contaminação do solo em Madre de Deus; entenda
Foto: Reprodução / O Globo

Além dos R$ 8,7 bilhões que a Braskem já se comprometeu a pagar em indenizações por causa do afundamento do solo em quatro bairros de Maceió, em Alagoas, a empresa poderá ter mais um baque financeiro.

 

De acordo com o colunista Lauro Jardim, de O Globo, o problema desta vez acontece numa fábrica de solventes da Braskem, no município de Madre de Deus, aqui na Bahia.

 

A acusação, já de quase duas décadas, é de contaminação do solo. Ainda de acordo com a nota, a própria empresa deve tornar público o problema para viabilizar a sua venda, uma vez que os agentes participantes do processo estão obrigando a expor todos os problemas.

 

Em nota encaminhada ao Bahia Notícias, a Braskem informou que não tem e nunca teve operação do município de Madre de Deus.

 

"Um vazamento ocorrido há mais de 30 anos em um tanque da Companhia de Carbonos Coloidais (CCC) em Madre de Deus (BA) causou contaminação em um terreno da CCC localizado na região. Esse tanque armazenava produtos de outra empresa, chamada Tecnor. As autoridades solicitaram a colaboração técnica da Braskem para análise, estudos e recomendações sobre remediação ambiental, por conta de sua expertise na indústria química e petroquímica, o que vem acontecendo desde 2003", disse a empresa. (Atualizado às 18h07 de 28/09/2020)

Domingo, 27 de Setembro de 2020 - 18:03

Vitória da Conquista bate o Freipaulistano e soma mais um bom resultado na Série D

por Ulisses Gama

Vitória da Conquista bate o Freipaulistano e soma mais um bom resultado na Série D
Bode venceu em Sergipe | Foto: Divulgação / Vitória da Conquista

O Vitória da Conquista chegou ao seu segundo triunfo em dois jogos na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe treinada pelo boliviano Joaquín Monasterio bateu o Freipaulistano por 1 a 0 na tarde deste domingo (27) no estádio Titão, em Frei Paulo (SE). O único gol do jogo foi marcado por Marquinhos Carioca, ainda no primeiro tempo.

 

Com o resultado, o Bode agora soma seis pontos e lidera o grupo A4. A equipe volta a entrar em campo na próxima quinta-feira (1º) para enfrentar o ABC, no estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.

 

O resultado positivo do alviverde representa o 100% de aproveitamento dos baianos nesta rodada da Quarta Divisão do Brasil. No último sábado, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas venceram Villa Nova-MG e Caldense, respectivamente.

São Miguel das Matas registra novo tremor de terra neste domingo
Foto: Reprodução / YouTube

As estações sismográficas registraram um novo tremor de terra de magnitude preliminar em São Miguel das Matas, Vale do Jiquiriçá, por volta das 5h30, deste domingo (27). De acordo com o Correio, diferente dos que ocorreram em agosto e setembro (veja aqui), o de agora teve registro de 1.0 MLv, ou seja, baixa intensidade.

 

São Miguel das Matas decretou estado de emergência em 31 de agosto - com validade de 180 dias -, dois dias após a ocorrência do 1º terremoto na região. O mais forte na localidade chegou a magnitude 4.6, ocorrido no dia 30 de agosto. Segundo o superintendente da Sudec, Paulo Sérgio Luz, um relatório do município apontou que 10 casas terão que ser demolidas e outras 129 ficaram com fissuras e rachaduras, sendo assim, precisarão de reformas.

Domingo, 27 de Setembro de 2020 - 15:00

Jonilson fala sobre nove dias de preparação do Jacuipense para jogo contra Santa Cruz

por Glauber Guerra / Milena Lopes

Jonilson fala sobre nove dias de preparação do Jacuipense para jogo contra Santa Cruz
Foto: Renan Oliveira / E.C. Jacuipense

O Jacuipense se prepara para enfrentar o Santa Cruz fora de casa pela oitava rodada da Série C. Com nove dias de preparação desde a última partida, o técnico Jonilson Veloso comentou que a semana foi agitada e a equipe se recuperou bem para o duelo com o time que divide a liderança da tabela do Grupo A.

 

“Fizemos uma grande preparação devido o tempo que tivemos para preparar equipe”, declarou o treinador em entrevista ao Bahia Notícias. O último jogo do Leão do Sisal foi no dia 19 de setembro e permitiu que a equipe tivesse uma folga maior para os treinos.

 

 

“Foi uma semana cheia, deu para gente recuperar alguns atletas fisicamente e aí, com isso, melhora também a parte tática e técnica da nossa equipe para que a gente tenha confiança na segunda-feira diante da equipe do Santa Cruz”, completou.

 

Sobre a próxima partida, Jonilson comentou que o time do Jacuipense está ciente da dificuldade, não só contra o Coral, mas da disputa do campeonato como um todo “A gente sabe que nessa Série C a competição é muito equilibrada. Estamos jogando com grandes equipes e o Santa Cruz é mais uma delas”, pontuou o técnico. 

 

Avaliando o adversário, o treinador destacou o bom trabalho do time pernambucano, mas reforçou que a disputa exige esforço de todos. “Sabemos da capacidade da equipe deles e que é uma equipe experiente, que vem fazendo por onde. Mas, a gente sabe que futebol não é só o que a gente almeja. A gente queria estar nessa competição e precisa enfrentar as dificuldades”, comentou.

 

Jonilson ainda finaliza declarando que está confiante sobre o time do Leão do Sisal. “Acredito na preparação da nossa equipe. A equipe do Jacuipense, mais uma vez, vai fazer uma grande partida, é o que ela vem mostrando dentro da competição, esse equilíbrio, então estamos bastante confiantes de sair de lá com grande resultado”, concluiu.

 

Histórico de Conteúdo