Quarta, 23 de Agosto de 2017 - 00:00

Maior parte das atendidas pela Ronda Maria da Penha são independentes, diz comandante

por Ana Cely Lopes

Maior parte das atendidas pela Ronda Maria da Penha são independentes, diz comandante
Foto: Reprodução / Esplanada Agora

Negras e pardas, religiosas e independentes. Essas são as características da maior parte das mulheres atendidas pela Ronda Maria da Penha, operação que acompanha mulheres que estão sob medida protetiva judicial por violência doméstica. De acordo com a comandante da Ronda na Bahia, major Denice Santiago, de 45 anos, a operação assiste a 36% de mulheres negras autodeclaradas e cerca de 40% de pardas, o que soma mais de 70% do total de atendidas. Quem pensa que as mulheres que sofrem violência doméstica normalmente são dependentes economicamente dos maridos pode estar enganado. "Mais de 70% das mulheres que a gente atende são responsáveis pelo sustento delas mesmas ou da família. São mulheres com vidas equilibradas, que não estão dependentes economicamente dos homens", informou Denice. A religião aparece em mais de 40% dos casos, sendo grande parte das mulheres evangélicas, testemunhas de Jeová ou católicas. "Muitas mulheres que eu atendo já passaram por dogmas e repressão em relação à religião. Como é possível admitir que o homem que ela escolheu para ser seu companheiro é seu maior algoz? Aquele que todo mundo olha na rua e fala que seu casamento é maravilhoso?", explicou a major, ressaltando que muitas pensam que é "ruim com o marido e pior sem ele". Quando se tratam de aspectos políticos e socioeconômicos, Denice aponta que não tem como "fechar" um perfil. "Tenho mulheres na Cidade de Plástico, mas também no Alphaville, Horto Florestal e Loteamento Aquarius. A violência doméstica não é um lugar delimitado e qualquer mulher está susceptível", disse. Há agressores pós-doutores e analfabetos funcionais, assim como as vítimas. "Não é porque o homem usa drogas ou está desempregado, essas coisas são subterfúgios", falou a major, explicando que a na hora de agir não é possível enquadrar os casos. “Não dá para fechar em uma caixinha porque parece que a ação tem que ser em um lugar só", reiterou.

Irecê: MP-BA solicita que gestão impeça comercialização de loteamentos clandestinos
Foto: Reprodução / Baixio de Irecê

Citando 'graves danos ao meio ambiente', que seriam causados pela proliferação de loteamentos irregulares e clandestinos em Irecê, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) emitiu nesta segunda-feira (21) uma recomendação à gestão municipal. O órgão advertiu o prefeito, Elmo Vaz (PSB), e solicitou que ele adote medidas para impedir a comercialização dos loteamentos, atuando inclusive na interdição e retirada de todos os anúncios publicitários existentes até que o empreendedor obtenha a regularização das unidades. Foi também determinada a adjudicação dos valores ou dos lotes caucionados, para a finalização das obras de implantação. Além disso, quando forem identificados as unidades e seus proprietários, a gestão deverá comunicar o fato à Promotoria de Justiça, para instauração de Procedimento Criminal, com objetivo de responsabilizar o loteado. De acordo com a recomendação, os loteadores devem se abster de comercializar as unidades até que possuam projeto de ou desmembramento aprovados pela prefeitura e licenciamento ambiental e registro emitido pelo Cartório Imobiliário da Comarca de Irecê. Sobre a situação, o MP-BA advertiu o prefeito e o secretário responsável pela pasta. "Se quedar[em] inerte, permitindo a continuidade da obra e a comercialização dos loteamentos, clandestinos ou irregulares sem aprovação do projeto, licenciamento ambiental e sem a devida e prévia averbação no competente registro imobiliário, enseja a adoção de ações administrativas, cíveis e criminais, e, ainda, as necessárias à identificação dos respectivos responsáveis nas suas áreas de atuação tudo em respeito ao ordenamento jurídico nacional, na defesa do meio ambiente e do consumidor", declarou a promotora de Justiça de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo,  Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira. Caso os responsáveis pelos empreendimentos continuarem praticando as irregularidades citadas acima, a promotora informa que adotará medidas cabíveis no âmbito administrativo, civil e criminal.

Por interdição do gramado do Lomantão, time de rugby conquistense se transfere para Poções
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Pouco menos de um ano e meio após uma reforma, o gramado do Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, está interditado. E, por conta desta interdição, o time de rugby local Ymborés Rugby Club, que participa do campeonato estadual, foi obrigado transferir momentaneamente sua sede para Poções, no Estádio Heraldo Curvelo, de acordo com informações do Blog do Anderson.

Pelas imagens, é perceptível que o gramado do Lomantão está com manchas que distoam do verde da grama. No entanto, em nota à reportagem, a Prefeitura conquistense garante que a coloração do piso não interferiu nesta interdição. A medida teria sido tomada para preservar o local para o Campeonato Baiano, que começa no início da próxima temporada. 

“Este é o período em que o gramado precisa ser preparado para o Campeonato Baiano do próximo ano, recebendo os serviços de manutenção necessários (como adubação, podas). Enquanto isso, nenhuma atividade esportiva é praticada no gramado”, diz a nota. Contudo, o comunicado destaca que a grama já teria sido liberada em outras ocasiões para que o Ymborés realizasse seus treinamentos.

Atualmente, o único time conquistense na Série A do Brasileirão é o Vitória da Conquista. 

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 19:50

Tiago Iorc faz show em Feira de Santana neste sábado

por Lucas Arraz

Tiago Iorc faz show em Feira de Santana neste sábado
Foto: Divulgação

Tiago Iorc volta para Feira de Santana com sua turnê “Troco Likes” após um ano. A apresentação do cantor acontece neste sábado (26) de agosto, a partir das 21h, na casa de eventos Ária Hall. Com um repertório que inclui grandes sucessos da carreira como "Amei Te Ver", "Coisa Linda" e "Dia Especial", Iorc apresenta novas canções na apresentação. Desde o lançamento do “Troco Likes”, em 2015, o cantor também lançou uma versão ao vivo do CD, covers de Bang da Anitta e "Tempo Perdido" do Legião Urbana e um EP de inéditas intitulado “Sigo de Volta". Além de Tiago Iorc, Daniel Mota e a banda Soul Baiano também se apresentam na noite.

 

SERVIÇO:
O QUÊ: Tiago Iorc, Soul Baiano e Daniel Mota em Feira de Santana
QUANDO: Sábado, 26 de agosto 21h
ONDE: Ária Hall - Feira de Santana
VALORES:  R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)

Amargosa: Suposto agiota é apreendido com cartões, documentos e cheques de terceiros
Foto: Reprodução / Ascom / PC

Um mandado de busca e apreensão na casa e na fazenda de um acusado de agiotagem e de envolvimento com o tráfico de drogas foi cumprido nesta segunda-feira (21), por policiais da Delegacia Territorial (DT) de Amargosa. Foram encontrados nas residências diversos cartões benefício e senhas, 76 folhas de cheques preenchidos de diferentes bancos, 20 notas promissórias e 97 documentos de IPVA e DUT de veículos. Em depoimento, Geraldo Souza dos Santos, de 45 anos, admitiu que é agiota e que empresta dinheiro há mais de dez anos. Entretanto, ele afirma que nunca esteve envolvido com tráfico de drogas. De acordo com o delegado Adilson Bezerra, agiotagem é crime contra economia popular. “Elas procuram os agiotas para comprar remédios e comida e acabam tendo seus bens ou documentos retidos, como o cartão do Bolsa Família com a senha, por exemplo”, explicou, afirmando que a investigação continua. As pessoas que tiveram seus documentos e cartões retidos por Geraldo devem comparecer a unidade policial para receber os pertences. O delegado lavrou o procedimento legal indiciou Geraldo por usura. Ele foi liberado e responderá o processo em liberdade.

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 19:30

Jair garante motivação do Flu de Feira para avançar de fase no Pré-Nordestão

por Matheus Caldas

Jair garante motivação do Flu de Feira para avançar de fase no Pré-Nordestão
Foto: Divulgação / Fluminense de Feira

O Fluminense de Feira decidirá sua continuidade na Pré-Copa do Nordeste nesta quinta-feira (21), às 21h, contra o Globo-RN. No primeiro jogo, empate em 1 a 1 contra os potiguares, no Joia. Agora, no Barretão, em Ceará-Mirim, o Touro precisará vencer ou empatar por resultados acima do que foi conquistado em casa para avançar de fase.

Goleiro do time feirense, Jair diz que a motivação é a tônica do elenco para esta classificação.  “As expectativas são boas. Fizemos bons jogos, mas o resultados que eram esperados, que eram as vitórias, não aconteceram. Mas ai, você tem que ter a tranquilidade e a paciência para continuar trabalhando e ir sempre em busca da vitória. [Derrota e empate]São resultados que não nos interessam (...) Queremos fazer um grande jogo lá e conseguir nossa classificação”, analisou, em entrevista ao Bahia Notícias, se referindo á última vitória do time, no longínquo 31 de maio, ainda pela Série D.

Para o arqueiro, inclusive, a eliminação para a Juazeirense deixou sequelas no grupo do Touro. “A desclassificação da Série D foi muito precoce, pelo time que foi montado, pelo jogo contra o Campinense, pela motivação e empolgação... E você sendo desclassificado nas oitavas de um mata-mata... Mas Deus é bom e dá a oportunidade para conseguirmos uma vaga na Copa do Nordeste. Caso não venha isso, não podemos abaixar a cabeça. Isso acontece no futebol”, concluiu.

O Globo-RN vive uma semana atípica e luta por classificações em duas competições contra times baianos. Na Série D, perdeu a primeira partida da semifinal por 3 a 1 para a Juazeirense e está em desvantagem.

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 18:20

PM-BA diz que vice-prefeita 'foi desrespeitosa' após chamar tenente de 'policialzinho'

por Ana Cely Lopes

PM-BA diz que vice-prefeita 'foi desrespeitosa' após chamar tenente de 'policialzinho'
Foto: Reprodução / Itambé Agora

Um procedimento administrativo foi instaurado para apurar a prisão por desacato à autoridade da Advogada e vice-prefeita de Formosa do Rio Preto, Verônica Lisboa (leia mais).  Ela afirma que o tenente Sullivan, responsável pela prisão, teria cometido abuso de autoridade quando a agrediu e a prendeu por se negar a sair de perto de um cliente. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) se posicionou sobre o ocorrido nesta terça-feira (22). "[A] Advogada do preso invadiu a sala médica interpelando a ação policial e causando tumulto, e foi orientada pelo médico a aguardar o cliente fora da sala até a finalização do atendimento". Ainda de acordo com a PM-BA, Verônica teria agido de forma desrespeitosa.  "Exaltada e de forma arrogante, a advogada foi desrespeitosa com os integrantes da corporação e questionou se o policial iria tirá-la [do hospital onde seu cliente se encontrava] a força chamando-o de 'policialzinho'". Só após essa reação, a advogada teria recebido voz de prisão em flagrante por desacato à autoridade. A versão foi contestada por ela, que denunciou irregularidades no ato. Verônica e seu cliente foram apresentados na delegacia do município.

Após 15 anos, comunidade Cajueiro Grande, em Serrinha, terá energia elétrica
Foto: Divulgação

Através da atuação da Defensoria Pública da Bahia, uma situação que já durava 15 anos, foi resolvida: a falta de energia no povoado de Cajueiro Grande, na cidade de Serrinha, na região sisaleira do estado. A Defensoria Pública expediu ofícios a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), sendo que, em maio deste ano, ainda não havia sido apresentada solução. Diante da situação, a Defensoria Pública instaurou o Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (Padac), a fim de ver solucionada a questão. Em junho, houve a promessa de se fornecer energia elétrica aos moradores do povoado, mas o fato que não se concretizou. Diante da omissão no referido mês, as atividades foram intensificadas, e, neste mês de agosto, foram instalados os postes que passaram a fornecer energia elétrica aos moradores.

Sama S.A. é condenada a pagar R$ 500 milhões para tratamento de contaminados por amianto
Foto: Reprodução / Meio Ambiente

A empresa Sama S.A. (Minerações Associadas) foi condenada no último dia 18, pela Justiça Federal, ao pagamento de meio bilhão de reais por danos morais coletivos, após a contaminação de diversas pessoas com a extração da fibra natural amianto. Entre 1940 e 1967, a Sama explorou a fibra mineral na jazida de São Félix do Amianto, na região de Bom Jesus da Serra. Quando as atividades se encerraram, não foram adotadas medidas satisfatórias para mitigação dos efeitos do mineral nos habitantes da região, deixando resíduos que teriam contaminado um número indeterminado de pessoas, apontou o Ministério Público Federal (MPF) e o do Estado da Bahia (MP-BA). A maior parte dos afetados teriam sido os trabalhadores da mina, seus familiares e moradores do entorno. O valor será destinado aos municípios de  Bom Jesus da Serra, Poções, Caetanos e Vitória da Conquista, que devem adquirir equipamentos e construir unidades de saúde para tratamento de doenças associadas à exposição do amianto. A empresa terá os bens do ativo indisponíveis por determinação judicial, além dos lucros bloqueados. Onze vítimas identificadas deverão ganhar cada uma, R$ 150 mil por danos morais individuais; um salário mínimo e meio que deve ser pago mensalmente e vitaliciamente; a empresa deve incluí-las em plano de saúde; e fornecer medicamentos e equipamentos necessários aos seus tratamentos, dentre outros. A ação, movida pelo MP-BA e pelo MPF, aponta que a falta de informações sobre o número exato de vítimas decorre da "omissão de todos os réus envolvidos na prestação de serviços médicos e de vigilância sanitária aos ex-empregados e moradores da região", que vão desde a Sama, União, Estado da Bahia, até as gestões municipais de Bom Jesus da Serra, Caetanos e Poções. A sentença determinou que os outros réus apontados devem manter a junta médica, que foi criada durante o curso do processo, que será responsável pelos exemplos e procedimentos necessários à investigação das doenças causadas pela exposição do amianto. Além disso, os afetados pela exposição deverão ter prioridade garantida no tratamento e atendimento hospitalar (após crianças, adolescentes, idosos, gestantes e deficientes físicos).

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 16:20

Mesa-redonda sobre assédio é realizada na Faculdade de Direito da UFBA

por Ana Cely Lopes

Mesa-redonda sobre assédio é realizada na Faculdade de Direito da UFBA
Meninas do Coletivo Madás | Foto: Reprodução / Facebook

Alunas, professoras e funcionárias da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBa) tiveram a chance de participar nesta terça-feira (22) de uma mesa-redonda com tema "Assédio sexual, assédio moral e discriminações no ambiente universitário". O evento contou com participação da promotora de Justiça Márcia Teixeira e o psicólogo Rafael Cerqueira, assistente técnico do Grupo de Atuação em Defesa das Mulheres (Gedem). A iniciativa ocorreu após a publicação do resultado de uma enquete realizada pelas alunas do Coletivo Madás, que lançaram a campanha ‘Chega de Assédio na FDUFBa’. A enquete teve participação de 179 mulheres dentre alunas, professoras e servidoras e terminou no início deste mês. O resultado foi que 60% das que opinaram já teriam presenciado alguma situação de assédio no ambiente universitário e que mais de 50% não se sentem seguras na faculdade. Buscando dialogar sobre "a cultura do assédio na Universidade e na FDUFBa", as alunas do Coletivo Madás se mobilizaram e realizaram um evento na instituição no último dia 10, que chamou a atenção dos Departamentos de Direito Público e Privado, que resolveram promover a mesa redonda. Casos de assédio em universidades baianas tem se mostrado recorrentes. Há pouco mais de dois meses, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) demitiu um professor de sociologia acusado de ter assediado mais de dez alunas e professoras do campus de Eunápolis (leia mais). 

LEM: Poste envergado após acidente ameaça motoristas e pedestres
Foto: Reprodução / TV Oeste

Um poste ameaça desabar em uma praça de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste. Segundo a TV Oeste, o equipamento situado na Praça Ottomar Scwhengber segue inclinado desde a semana passada. A suspeita é que o poste tenha envergado devido a uma batida de carro. Ainda conforme a emissora, não é a primeira vez que um poste da mesma praça fica nessa situação. Há pouco mais de 30 dias, um poste, também destruído por acidente, demorou dez dias para ser retirado. Nesta terça-feira (22), a Coelba informou que o poste inclinado não pertence à companhia e que o equipamento atende exclusivamente à rede de telefonia da região. A empresa responsável já foi comunicada. Até o momento, a prefeitura do município não se posicionou sobre o caso.

Brumado: Ação desmonta esquema de 'gatos' que abastecia região
Foto: Reprodução / 97 News

Uma operação desmontou um esquema de ligações clandestinas em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, na manhã desta terça-feira (22). Segundo o site 97 News, a ação ocorreu na região da Fazenda Santa Inês e as ligações visavam a irrigação de plantações da região. A suspeita é que os gatos, como essas ligações são chamadas, também serviam a residências da região. Participaram da ação agentes, peritos e delegados da Polícia Civil, como também de integrantes da Polícia Militar com apoio da Embasa. 

Conquista: Arquiteto de 30 anos é encontrado morto em casa
Foto: Reprodução / G1

Um arquiteto foi encontrado morto em casa em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Militar, a vítima, Matheus da Hora Oliveira, de 30 anos, não apresentava lesões nem sinais de violência. O fato ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) em um condomínio residencial. Conforme o G1, o caso foi atendido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). No entanto, a Polícia Civil informou que ainda não é possível divulgar a causa da morte. Um laudo sobre o fato deve ser divulgado em um prazo de 30 dias. Por ser filho de uma advogada da cidade, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Vitória da Conquista (OAB) divulgou uma nota de pesar com “condolência aos familiares e amigos”. A prefeitura local também manifestou pesar pelo ocorrido. O jovem se preparava para uma viagem de estudos nos EUA.

Barreiras: Bêbado, homem é preso ao tentar subornar policial com R$ 100
Foto: Divulgação / PRF-BA

Um homem foi preso alcoolizado tentando subornar policiais rodoviários em um trecho da BR-242 em Barreiras, oeste baiano. O fato ocorreu na noite deste domingo (20), no km 797. Diante de ser penalizado, o motociclista tentou subornar um policial ao colocar uma nota de R$ 100 no bolso do agente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante ocorreu após abordagem. Parado pelos PRFs, o motociclista, que tinha sinais de embriaguez, se recusou a fazer o teste do etilômetro. Ele ainda informou que não tinha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao perceber que seria punido, o acusado tentou subornar um agente com uma cédula de R$ 100 para ser liberado. Além do crime de embriaguez ao volante, ele foi preso por tentativa de suborno, tipificado como corrupção ativa.

Lajedo do Tabocal: MP-BA aciona município por falta de sistema de Meio Ambiente
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação contra Lajedo do Tabocal por não possuir um Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma) devidamente estruturado. A ação foi assinada pelos promotores de Justiça Maurício Foltz Cavalcanti, Saulo Rezende Moreira e Lúcio Meira Mendes. Eles pedem que a Justiça os obrigue a “comunicar oficialmente sua inaptidão” e pedir ajuda ao Estado da Bahia, com o objetivo de evitar “degradação ambiental com danos potencialmente irreversíveis ao Meio Ambiente”. O MP pede ainda que a Justiça determine ao Município a contratação de uma equipe técnica multidisciplinar, por meio de concurso público, para regularizar o Sismuma, bem como a manutenção do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Segundo os promotores, o Município de Lajedo do Tabocal não possui equipe técnica multidisciplinar capacitada nem estrutura operacional adequada para realizar as fiscalizações e emissões de licenças e autorizações ambientais, sendo “maior a degradação ambiental caso o Município realize as atividades para as quais não está preparado”. O MP chegou a propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o objetivo de fazer a regularização extrajudicialmente, mas como a negativa por parte do município, ajuizou a ação. 

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 11:20

Prado: Jubarte grávida é encontrada morta em praia

Prado: Jubarte grávida é encontrada morta em praia
Foto: Kassio Freita/Site Portal Sulbaiano

Uma baleia jubarte com 13,5 metros foi encontrada morta em Prado, no extremo sul baiano. Este é o 19° encalhe de baleias jubartes na Bahia nesta temporada de reprodução. Em todo o país, já são 52 encalhes da espécie. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, o corpo do mamífero  já estava em estado avançado de decomposição. Conforme o G1, o animal foi achado no domingo (20), na Praia da Paixão. A baleia era uma fêmea e estava grávida de um filhote, que também morreu. As causas da morte do animal achado neste domingo ainda não foram divulgadas.

Itabuna: Adolescente de 13 anos é perseguida e morta a tiros por dois homens
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Uma adolescente de 13 anos foi morta a tiros em uma mercearia em Itabuna, no sul baiano, no final da tarde desta segunda-feira (21). Segundo a Polícia, via G1, testemunhas contaram que Maiquele Santos de Jesus caminhava pela rua quando começou a ser perseguida por dois homens que estavam a bordo de uma moto. O crime ocorreu, por volta das 17h, na rua São Sebastião, no bairro de Fátima. Ainda segundo a Polícia, a vítima correu e entrou na mercearia, mas foi alcançada pela dupla que desferiu diversos tiros. A garota morreu no local. Após os disparos, os criminosos fugiram. Até o momento, não há informações sobre a autoria e a motivação do crime. 

Terça, 22 de Agosto de 2017 - 09:40

Feira: Funcionários do Samu são roubados quando atendiam em residência

por Francis Juliano

Feira: Funcionários do Samu são roubados quando atendiam em residência
Foto: Aldo Matos / Acorda Cidade

Funcionários de uma unidade básico do Samu de Feira de Santana foram assaltados na madrugada desta terça-feira (22). Segundo o próprio serviço em Feira, o fato ocorreu por volta das 5h, quando a equipe atendia uma ocorrência na Rua Ágata, no bairro Brasília. Já dentro da residência, a equipe foi surpreendida por dois homens armados que anunciaram o assalto. Os acusados levaram celulares, relógios e um operador de rádio da ambulância do Samu. Um carro dos donos da casa, um Crossfox preto, também foi roubado pela dupla. Ainda segundo relato, o caso já foi registrado na Polícia Civil, que já iniciou as investigações.

CBF define arbitragem do jogo de volta entre Flu de Feira e Globo pela pré-Nordestão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Pablo dos Santos Alves será o árbitro do jogo da volta entre Globo e Fluminense de Feira, nesta quinta-feira (24), às 21h, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, pela preliminar da Copa do Nordeste 2018. Ele será auxiliado por Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena. O trio é paraibano e pertencente ao quadro da CBF. O também filiado ao quadro da entidade máxima do futbeol brasileiro, Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro será o quarto árbitro, porém ele é nascido no Rio Grande do Norte.

 

Na primeira partida, realizada no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, as duas equipes ficaram no empate de 1 a 1, na última quarta-feira (16). O vencedor do confronto garante vaga na fase de grupos do torneio regional. Como o gol fora de casa é critério de desempate, o Flu de Feira precisa de uma vitória por qualquer placar ou do empate a partir de dois gols.

Sento Sé: Segundo garimpeiro morre após explosão em mina
Foto: Reprodução / Blog do Geraldo José

O garimpeiro ferido gravemente após uma explosão no garimpo de ametistas de Sento Sé, no Vale do São Francisco, veio a óbito no final da tarde desta segunda-feira (21). Cícero Ribeiro da Silva, de 35 anos, chegou a ser socorrido para um hospital de Petrolina, em Pernambuco na divisa com a Bahia, mas não resistiu aos ferimentos. O homem estava na mina de ametistas com Ivanilson Bezerra da Silva, de 21 anos, que faleceu no local (ver aqui). Segundo a Polícia Civil, os dois tentavam detonar um explosivo em uma mina. Ao perceber que as explosões não tinham ocorrido como previam, eles desceram ao local e foram surpreendidos com a detonação. Ainda segundo a Polícia, Cícero era natural da cidade pernambucana de Lagoa Grande, enquanto Ivanilson era de Petrolina. 

Hospital de Camaçari é reestruturado após recomendação do MP-BA
Foto: Camaçari Diário

O Hospital Geral de Camaçari (HGC), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), recebeu dez novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ampliação do setor faz parte da reestruturação do hospital, após recomendação do Ministério Público do Estado (MP-BA). O HGC também conta agora com uma ala de imagem, em regime de parceria público-privada, e uma nova sala de lactação. Ainda segundo o MP, o setor de emergência também foi modificado para evitar que pacientes fiquem em macas nos corredores. Na última quinta-feira (17), a promotora de Justiça Thiara Rusciolelli Souza Bezerra realizou visita no local, junto com os servidores do MP Alberto Pereira de Souza Junior e Janete Pereira. Na ocasião, a direção do hospital informou que implantou um sistema de mapeamento de riscos, evitando atendimentos desnecessários e de baixa complexidade típicos de unidades básicas de atendimento. “Desde as últimas visitas realizadas periodicamente, o HGC tem apresentado uma evolução considerável frente à estrutura observada nas primeiras visitas feitas pelo MP, colocando-se à disposição para dialogar com esses segmentos em busca de mais avanços”, disse a promotora de Justiça.

Três homens fazem reféns em ônibus em São Sebastião do Passé
Caso aconteceu na BA-110 | Foto: Reprodução / Google Street View

O motorista e passageiros de um ônibus foram feitos reféns no início da noite desta segunda-feira (21) por três homens na BR-110, em trecho próximo ao município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo informações do portal G1 Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) investiga se um dos suspeitos é adolescente. O crime aconteceu por volta das 17h. A PRF recebeu informações de que havia pessoas suspeitas dentro do coletivo. Uma equipe se deslocou até o local e tentou se aproximar do veículo enquanto trafegava pela BR-324, mas não conseguiu. A partir daí, começou uma perseguição. O ônibus acessou a saída para a BR-110, chegou perto da entrada de  São Sebastião do Passé, mas retornou e voltou à BR-324. Nesse momento, a PRF já tinha interrompido o trânsito na rodovia e conseguiu parar o ônibus ainda na BR-110. Duas viaturas cercaram o ônibus e os policiais pediram reforço. Os reféns foram liberados por volta de 18h30. Ninguém ficou ferido. O trio ainda não foi identificado e foi encaminhado ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Simões Filho. 

Feira: Estudante da Uefs registra eclipse solar; fenômeno também foi visto em Conquista
Foto: Vítor de Oliveira Silva

O eclipse solar desta segunda-feira (21) foi registrado em cidades baianas, como Feira de Santana, no Portal do Sertão, e Vitória da Conquista, no sudoeste. Em Feira, o estudante de física da Uefs [Universidade Estadual de Feira de Santana], Vítor de Oliveira Silva, registrou o fenômeno, por volta das 17h45. Segundo o Acorda Cidade, o universitário usou um filtro na câmera fotográfica para observar e registrar o fato. Vítor é membro do clube de Astronomia de Feira de Santana (Cafs), que difunde a Astronomia no estado. O eclipse também foi visto em Vitória da Conquista, com visibilidade de 7%, como informou o BATV. Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), um eclipse solar ocorre quando a lua se posiciona de tal maneira entre o sol e a Terra que ela acaba por lançar 'uma sombra' sobre o planeta. Ainda conforme a Nasa, o próximo eclipse no país está previsto para 30 de abril de 2041.

Segunda, 21 de Agosto de 2017 - 19:20

Formosa do Rio Preto: Após prisão e suposta agressão, vice-prefeita deve processar PM

por Ana Cely Lopes / Cláudia Cardozo / Bruno Luiz

Formosa do Rio Preto: Após prisão e suposta agressão, vice-prefeita deve processar PM
Ubiraci Lisboa e Verônica Lisboa | Foto: Reprodução / Jornal o Expresso

A advogada e vice-prefeita de Formosa do Rio Preto, Verônica Lisboa, teria sofrido agressões físicas de um tenente da Polícia Militar do Estado da Bahia (PM-BA) na tarde deste domingo (20). De acordo com o marido dela, Ubiraci Moreira Lisboa, o caso começou quando a vice-prefeita, em condição de advogada, foi a um hospital dar assistência a um filho de uma conhecida, autuado por posse ilegal de arma. Como o jovem estava com lesões na cabeça, ela teria o questionado sobre o que houve. Ele respondeu que havia sofrido agressões dentro do quartel policial. Ao ouvir a conversa entre o detido e a advogada, o tenente Sulivan teria solicitado que a advogada saísse da dala de emergência. Verônica respondeu que não sairia pois estava no exercício legal de sua profissão. Sulivan não teria gostado da resposta e sugeriu que ela se retirasse novamente, afirmando que se se ela não saísse ele daria voz de prisão por desacato. Ela repetiu que não sairia e assim, o tenente a teria pego pelo braço "de forma brusca, truculenta, agressiva, aplicando um golpe de 'gravata'", explicou Verônica, no Boletim de Ocorrência efetuado nesta segunda (21) na Delegacia Territorial de Formosa do Rio Preto. O tenente teria a arrastado pelo braço do hospital até a viatura da Polícia Militar, seguindo com ela para delegacia. Ao chegar à unidade, Verônica solicitou o direito de efetuar uma ligação e obteve negativa. O marido, Ubiraci, teria chegado ao local minutos depois, momento em que se apresentou como advogado. Após ouvir sobre as irregularidades que estaria cometendo, Verônica afirma que o tenente "recuou da intenção de conduzi-la para Delegacia de Barreiras". O marido da vice-prefeita afirma que ela ficou com hematomas e que passou por atendimento em uma unidade médica. Segundo Ubiraci, ela entrará com ação contra o tenente por abuso de autoridade. O presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Adriano Batista, ao Bahia Notícias, confirmou a situação vivenciada pela advogada e informou que a entidade já marcou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para pedir o afastamento dos policiais envolvidos na agressão. Segundo Adriano, é preocupante a situação na região de Barreiras, pois a Polícia Militar “não respeita a cidadania e as prerrogativas dos advogados”. Questionada pelo Bahia Notícias, a SSP-BA informou que a reunião com a OAB está marcada para quarta, mas que a Polícia Militar tem autonomia para cuidar dos casos de abuso por meio de sua corregedoria. "Esses casos ficam com a PM e são supervisionados pela SSP", explicou o assessor. Até o momento do fechamento da matéria a PM não se posicionou sobre a denúncia de abuso de autoridade.

Segunda, 21 de Agosto de 2017 - 18:30

Juazeirense teve prejuízo financeiro em bilheteria da primeira semifinal da Série D

por Matheus Caldas

Juazeirense teve prejuízo financeiro em bilheteria da primeira semifinal da Série D
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

Mesmo com o acesso garantido e a possibilidade de ganhar um título nacional, a Juazeirense ainda vive dificuldades de arrecadação na Série D. Na vitória por 3 x 1 sobre o Globo-RN, no último sábado (19), no Adauto Moraes, pelo jogo de ida da semifinal da competição nacional, o clube do interior baiano teve um prejuízo de R$ 733,43 em relação à bilheteria, segundo boletim financeiro disponibilizado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Isso se deve ao número considerável de ingressos não comercializados. Dos 3.510 bilhetes colocados à venda, 1.793 “sobraram” nas bilheterias do estádio. No total, o Cancão de Fogo recebeu R$ 17.840 pelas entradas vendidas. No entanto, por conta das taxas obrigatórias, o clube viu a renda se converter em débito.

Dentro de campo, a campanha da Juazeirense é um sucesso. Para se classificar à final da Quarta Divisão, a equipe comandada por Carlos Rabello pode ser derrotada por até um gol de diferença. O próximo encontro contra o time potiguar acontecerá neste domingo (17), às 17h, no Estádio Manoel Barretto, em Ceará-Mirim.

Santo Amaro: Governo inaugura curso técnico de nível médio em Aquicultura
Fotos: Divulgação/Alberto Coutinho/GOVBA

Com objetivo de fortalecer a atividade de pesca e aquicultura no Recôncavo, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (21), um novo curso técnico de nível médio em Aquicultura em Santo Amaro. Serão capacitados cerca de 60 profissionais que vieram do sistema educacional de ensino. Com carga horária de 1.460 horas dividida em 12 meses, disciplinas como métodos de reprodução, sistema de cultivos, larvicultura de peixes, biologia aquática e avaliação de impactos ambientais serão estudadas durante o curso.  "Trabalhamos com o modelo da pedagogia de alternância, que faz com que os alunos fiquem imersos no local e tenham aulas técnicas e práticas durante 15 dias. Nos outros 15 dias, eles ficam em suas comunidades de origens, colocando em prática o conhecimento adquirido", disse a diretora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnologia do Estado, Danile Sanches. As aulas acontecem no Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT), na fazenda experimental Oruabo, no distrito de Acupe. O espaço de mais de três mil quilômetros quadrados, possui centro experimental de desenvolvimento de produtos do pescado, incubadora de empresas, restaurante escola e laboratórios. O CVTT ainda abriga uma agroindústria de beneficiamento e laboratórios de microbiologia, de análise sensorial e de físico-químico, além de dormitórios para até 100 estudantes e técnicos.  A capacitação é uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca.  "Esse espaço é o único com ferramentas capazes de melhorar a vida do aquicultor. É um mercado que vem crescendo muito, mas exige formação. Esse curso vem justamente para capacitar esses profissionais da melhor maneira possível", disse o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, ressaltando que a estrutura "potencializa o desenvolvimento dos alunos".

Reynaldo Lucas é o grande vencedor da 3ª e 4ª etapas do Baiano de Velocidade na Terra
Foto: Gabriela Simões / Divulgação

O Circuito Ferreirão, em Camaçari, recebeu a terceira e quarta etapas do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra no último domingo (20). O pega reuniu pilotos das categorias Turismo, Speed e Kart Cross. Reynaldo Lucas, o Tabaréu de Mata de São João, foi o grande destaque do dia vencendo a prova geral e a Speed.

 

As duas etapas estavam previstas originalmente para serem realizadas no Circuito Lelo Bala, em São Francisco do Conde, mas devido as fortes chuvas de inverno, a pista não teve condições apropriadas para abrigar as disputas.

 

Por decisão dos pilotos, os carros de Turismo saíram na frente no grid. Apesar de ter feito o melhor tempo na classificação, Reynaldo Lucas foi obrigado a sair na parte do meio da largada. No entanto, ele conseguiu passar todo mundo e cruzou a linha de chegada no primeiro lugar. "Com muita luta, com muito suor consegui recuperar a primeira colocação. Teve pegas bastante acirrados, primeiro com Charles, de Miguel Calmon, e depois com o Flavio, de Camaçari", explicou.

 

Em setembro, São Francisco do Conde receberá uma etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra. A prova será realizada pela Federalção de Automobilismo da Bahia (FAB).

 

Confira os resultados das três categorias:

 

Categoria  Turismo
3ª Etapa:
1º) José Nicolau (771)
2º) Kleber Dorea
3º) Flávio Estrela (759)
 
4ª Etapa:
1º) José Nicolau (771)
2º) Flávio Estrela (759)
3º) Hamilton Santos (714)
 
Categoria  Speed
3ª  Etapa:
1º) Reynaldo Lucas (369)
2º) Charles Barreto
3º) Maiquel Silva (14)
 
4ª Etapa:
1º) Reynaldo Lucas (369)
2º) Charles Barreto
3º) Maiquel Silva (14)
 
Categoria Kart Cross                       
3ª Etapa:
1º) Romero Sampaio (763)
2º) Antoni Morais (711)
3º) Rodrigo Meira (40)
 
4ª Etapa:
1º) Romero Sampaio (763)
2º) Rodrigo Meira (40)
3º) Denison Sena (769)

Segunda, 21 de Agosto de 2017 - 16:40

Moradores denunciam problemas em condomínio de Lauro: 'Não temos luz nem água'

por Ana Cely Lopes

Moradores denunciam problemas em condomínio de Lauro: 'Não temos luz nem água'
Foto: Leitor BN / E-mail

Moradores do condomínio Reservas do Picuaia, na região de Lauro de Freitas denunciaram que desde que o empreendimento foi entregue só causou 'dor de cabeça'. Eles colaram diversas faixas no empreendimento neste domingo (20), para divulgar a situação que estavam passando.  "O condomínio está cheio de problemas: Apartamento com rachadura, piscina com vazamento, muro com rachadura. Não temos nem luz, nem água, estamos usando as das áreas comuns. Acontece queda de energia direto, tem gente que já perdeu geladeira, televisão e outros aparelhos", relatou o morador Igor Santos. De acordo com ele, o financiamento do apartamento começou em 2013 e a entrega seria em dezembro de 2015. "Eles só entregaram agora em maio de 2017 porque nós ameaçamos invadir", disse. A construtora Solare, responsável pela execução do projeto não foi encontrada para comentar a denúncia. O Bahia Notícias entrou em contato com a Ello Imóveis, que realiza as vendas de unidades do condomínio e eles indicaram falar com a Empresa Brisas do Picuaia. "Com 95% da obra pronta, a construtora Solares, que é do Espírito Santo teve problemas financeiros e não continuou a obra. A Brisas resolveu dar continuidade e entregar a obra", falou Rogério Oliveira, responsável pelo contato com a imprensa. "No dia da entrega, nós demos um e-mail para os moradores pontuarem os problemas que forem aparecendo. Pediram para repintar a quadra e resolvermos os transtornos da água e da luz", continuou.  Segundo Rogério, atualmente no condomínio as ligações de água são temporárias e que se tornarão definitivas após a finalização de um trâmite da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). "Estivemos na unidade do Rio Vermelho da Embasa e o prazo máximo é de 15 a 20 dias", explicou.  Em relação a pintura da quadra, ele afirmou que a empresa Brisas estava esperando a época de chuva cessar para começar o serviço. Já os transtornos com a queda de luz ocorreram devido a um erro de compra de geradores, que acabaram não sendo aprovados pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). "A construtora comprou geradores homologados pela Companhia de Eletricidade do Espírito Santo e não aqui na Bahia. Os enviamos para São Paulo, para empresa em que compramos e eles vão devolver os aprovados pela Coelba", falou Rogério. O prazo de resolução apontado por ele é de 15 a 20 dias. Outros problemas, de acordo com o responsável pelo contato, poderão ser resolvidos por meio do endereço de e-mail cedido aos moradores do condomínio.

FilteBahia: Festival chega à 10ª edição com programação em Salvador e Ilhéus
Foto: Ignacio Prudencio / Divulgação

O Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FilteBahia) chega à sua 10ª edição entre os dias 28 de agosto e 6 de setembro, com programação em diversos espaços culturais de Salvador e em Ilhéus. Organizado pelo Coletivo Oco Teatro Laboratório, o evento terá apresentações de espetáculos de artes cênicas da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia e do Brasil, além de performances, laboratórios-oficina e residências. Na capital baiana, o público poderá conferir as atrações no Passeio Público, Teatro Castro Alves (foyer e sala principal), Teatro Vila Velha, Teatro Gregório de Mattos, Martim Gonçalves, Molière, Xisto Bahia, Centro Cultural Plataforma e Espaço Cultural Barroquinha. Em Ilhéus, será na Tenda Popular de Ilhéus. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A programação completa pode ser acessada no site do FilteBahia (clique aqui).

Conquista: Passagem de ônibus vai aumentar a partir da próxima segunda
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Quem usa o transporte público de Vitória da Conquista, no sudoeste, vai pagar mais caro pela tarifa a partir do dia 28 de agosto. Um decreto do prefeito Herzem Gusmão (PMDB) – publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (18) – aumentou o valor da passagem nos ônibus da cidade. A elevação da taxa foi estimada em uma média de 10,28%. Conforme o Blog do Anderson, moradores da zona rural terão de pagar uns dos maiores reajustes, 14%. “O percentual base de cálculo para reajuste foi de 10%, sendo que devido à necessidade de ajuste de valores da tarifa escalonada o percentual teve uma média variável de 10,28%”, diz o Decreto Nº 18.005.

Histórico de Conteúdo