Ipiaú: Bezerro é flagrado em motocicleta ocupada por dois homens
Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

Um homem foi visto transportando um bezerro em Ipiaú, no Médio Sudoeste baiano. O registro foi feito por um leitor do site Giro em Ipiaú. Na imagem, um motociclista passa com o animal atravessado no veículo pelo bairro Euclides Neto. O homem ainda transporta um passageiro. Ainda segundo o site, não foi possível descobrir o trajeto percorrido pelo veículo. Apesar do fato irregular e inusitado, os ocupantes da moto parecem que não sofreram punição. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar uma carga incompatível com as especificações do veículo é classificado com infração grave. A multa é de R$ 130,16, além de o condutor levar quatro pontos na carteira e ter o veículo apreendido. O caso ocorreu na semana passada.

Santo Estevão: Três acusados de assalto morrem em tiroteio com PM
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Três homens acusados de assaltos morreram após uma troca de tiros com policiais militares em Santo Estevão, na região do Portal do Sertão, na noite desta segunda-feira (26). O fato ocorreu às margens da BR-116. Com os homens, foram apreendidos dois revólveres calibre 32 e uma espingarda artesanal, além de uma quantia de dinheiro e celulares roubados.  Segundo versão da Polícia Militar, o confronto ocorreu após os agentes serem recebidos à bala quando faziam rondas. Ainda segundo a PM, durante a troca de tiros, dois dos suspeitos tentaram fugir do local em uma motocicleta e outro, a pé. A dupla que estava na motocicleta caiu na pista durante a fuga. Os acusados chegaram a ser levados para o Hospital Municipal de Santo Estevão, mas não resistiram aos ferimentos. O outro suspeito morreu durante a fuga e foi encontrado às margens da BR-116. O material apreendido foi levado para a Central de Flagrantes de Feira de Santana.

Mucuri: Vítima de estupro disse que professor oferecia aulas para se aproximar dela
Foto: Reprodução / Pauta Diária

A adolescente abusada sexualmente por um professor em Mucuri, no extremo sul baiano, (ver aqui) disse que o docente se aproximou dela, oferecendo aulas particulares. Segundo a TV Santa Cruz, a declaração da garota foi dada à polícia e ao Conselho Tutelar. De acordo com a menor, o professor dizia que ela não precisava pagar nada pelo apoio extra-classe. No entanto, as aulas nunca ocorreram. Preso na delegacia de Mucuri, o docente, de 44 anos, confirmou os abusos. Exames feitos na menina também constataram o crime. Nesta quarta-feira (28), ele deve ser transferido para a delegacia de Teixeira de Freitas. Ainda segundo a emissora de TV, a aluna era abusada pelo professor desde o ano passado, quando ela tinha 11 anos. O caso foi descoberto durante uma palestra da Polícia Militar ministrada na escola da garota. Durante a instrução, um dos tenentes pediu os celulares dos alunos e viu mensagens do professor no celular da garota. 

Feira: Comunidade da Uefs debate situação da segurança no campus
Foto: Reprodução / Uefs

A comunidade universitária da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) debateu nesta terça-feira (27) a segurança no campus da instituição. Segundo o Acorda Cidade, a Comissão de Segurança apresentou o diagnóstico da situação e houve sugestões de ideias para ampliar a segurança no campus. Conforme o coordenador da comissão de segurança e chefe da Unidade de Infraestrutura da Uefs, o servidor Saulo Rocha, o próximo passo será o envio de um relatório ao Conselho Superior (Consu) para tomada de providências que consolidem a elaboração do Plano de Segurança da Uefs. O relatório deve ser entregue, pela comissão, entre final do mês de julho e o início de agosto. Presente no evento, o reitor Evandro Nascimento considerou satisfatória a participação da comunidade universitária.

Paulo Afonso: Ação judicial contra a Bahia pode fazer cidade perder 30% de território
Foto: Reprodução / SkyscraperCity

Caso uma ação de reintegração de posse seja consumada, a cidade baiana de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, pode perder cerca de 30% do território e 50% da população. Na mesma leva, o filé mignon do município, ou seja, todas as usinas hidrelétricas e ilhas do rio São Francisco, podem mudar de endereço e serem abrigadas na vizinha Delmiro Gouveia, cidade alagoana que fica na divisa entre Alagoas e Bahia. Para levar o caso adiante, a prefeitura de Delmiro Gouveia toma como base um trabalho acadêmico feito em uma faculdade de Paulo Afonso. A lógica do TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] do pesquisador Renato Santos é a seguinte: o território de Paulo Afonso pertencia à Capitania de Pernambuco desde 1758. Depois, passou a ser por direito de Alagoas, quando os alagoanos se desmembraram dos pernambucanos em 1817. Só que a Bahia passou a ocupar e tomar a área desde então. A ideia que já é encampada pelo prefeito Padre Eraldo (PSD) precisa também do aval do governador Renan Filho (PMDB). “Nós estamos tratando de um pacto federativo, estamos falando de Brasil, um estado federado, onde todos estados têm sua autonomia e nenhum deles pode ser mutilado em nome de outro. Provoquei o executivo municipal diversas vezes e só agora, através da gestão atual, se conseguiu entender isso. Essa luta é antiga”, diz, ao Bahia Notícias, o fiscal de tributos da prefeitura delmirense que concluiu o trabalho acadêmico em 2013. Segundo ele, nesta segunda-feira (26), a Procuradoria Geral da República confirmou recebimento do pedido, determinando, por sua vez, que a prefeitura informe os técnicos responsáveis pelo estudo da área e prepare um parecer sobre o caso. Renato Santos diz que já existem precedentes favoráveis para ações de mudança de divisa. Para o caso de uma possível demora em ver o pleito atendido, ele cita o caso de Mato Grosso que ganhou áreas antes pertencentes a Goiás. “Mato Grosso solicitou a reintegração de seu território em 2002 e em 2010 foi julgado. Então, nós temos aí entre oito e nove anos para o julgamento de uma ação dessa”, especula. 

Feira: Homem é encontrado morto com balas alojadas no abdômen, coxa e cabeça
Foto: Reprodução / Notícia Hoje

Um homem foi encontrado morto na noite de segunda-feira (26) em Feira de Santana com balas alojadas no abdômen, coxa esquerda e cabeça. O corpo de Murilo de Jesus da Conceição, 26 anos, foi encontrado por policiais no bairro de Maracatu. Até o momento não se sabe a motivação do crime. De acordo com o site Acorda Cidade, o delegado Luiz Osório de Melo Nobre, responsável pelo caso está realizando o levantamento cadavérico juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). 

UPB e SSP querem firmar parceria para inaugurar escolas militares no interior da Bahia
Foto: Divulgação / UPB

Escolas militares poderão ser implementadas no interior do estado por meio de uma parceria entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Secretaria Segurança Pública (SSP). O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão se reuniu na tarde desta terça-feira (27) com o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro para discutir a ação. “O custo para as prefeituras é baixo e teremos uma gestão pedagógica diferenciada. A estratégia é também diminuir o índice de violência nas escolas e nos municípios. O processo de educação é a base pra isso”, explicou Eures. De acordo com ele, o modelo de ensino proposto pelo Colégio da Polícia Militar é reconhecido pelo Instituto Nacional de Ensino (Inep) entre as melhores instituições de ensino da rede pública na Bahia. Além disso, a Tecnologia Educacional do CPM é superior ao mínimo previsto na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), há um coordenador pedagógico para cada série, ensino com disciplinas voltadas para áreas específicas do modelo, educação musical institucionalizada, dentre outras. Para o coronel, a proposta de levar a educação militar para mais colégios no interior deve ser estruturada em blocos de Gestão Administrativa, Pedagógica, Disciplinar e Identidade Visual.

Caatiba: TRF-1 determina retorno de Maria Tânia ao cargo de prefeita
Foto: Divulgação
A prefeita eleita do Município de Caatiba, Maria Tânia Ribeiro de Souza, que estava afastada do cargo de vice-prefeita desde dezembro de 2014, poderá assumir o cargo por força de uma decisão 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Maria Tânia apresentou um agravo de instrumento, com pedido liminar, contra decisão da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, que determinou a prorrogação do seu afastamento do cargo pelo prazo de 180 dias ou até o término da instrução processual nos autos da ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) (clique aqui e saiba mais). Para a Turma, “a influência que o executivo municipal tem numa cidade pequena, onde os recursos públicos exercem uma força centrípeta em relação à economia local (...), um processo em que há intensa gravidade das denúncias, apuradas pré-processualmente pela Polícia Federal, CGU [Controladoria Geral da União] e Receita Federal, o afastamento cautelar do mandatário local torna os trilhos da instrução processual mais desembaraçados para que este deslize conforme é previsto na legislação”. Maria Tânia é acusada, junto com o ex-prefeito, de fraudar licitações e desviar recursos públicos através da nomeação de pessoas de sua confiança para cargos importantes na prefeitura, como seu próprio filho. Ele teria sido contratado ilegalmente por cooperativa que prestava serviços de apoio administrativo, recebendo, ainda, pagamentos da cooperativa sem que tivesse qualquer vínculo com a entidade associativa. A prefeita alegou que não existem elementos para demonstrar que o exercício do cargo representa uma dificuldade a instrução processual, e que não há elementos para justificar a prorrogação do afastamento por mais 180 dias e que a decisão de 1º grau viola os princípios da presunção de inocência, proporcionalidade, contraditório e devido processo legal. O relator, desembargador federal Néviton Guedes, entendeu que apesar da gravidade das acusações, o argumento de que, ao assumir o cargo, poderá pressionar eventuais testemunhas para lhe favorecer, não tem, por si só, de justificar a prorrogação do afastamento do cargo, tendo em vista que não há nos autos indícios concretos que indiquem tal possibilidade. O magistrado aponta que já houve o afastamento dos sigilos bancários e telemáticos dos investigados na ação civil pública de origem e a realização de buscas e apreensões de documentos relacionados à investigação judicial. Argumenta o desembargador que a jurisprudência do TRF-1, abalizada por precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já decidiu que o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, porquanto medida extrema, “exige prova incontroversa de que a sua permanência poderá ensejar dano efetivo à instrução processual, a hipotética possibilidade de sua ocorrência não legitima medida dessa envergadura”.
Camumu: Rui entrega unidades de saúde e assina convênios para agricultura familiar
Foto: Divulgação / Mateus Pereira / GOVBA

Com investimento de R$ 265 mil, o Governo do Estado da Bahia inaugurou nesta terça-feira (27) em Camumu, baixo-sul da Bahia, o Centro de Referência de Educação Especial Inclusiva (CREI) e uma Unidade de Saúde da Família (USF). O CREI atenderá crianças com necessidades especiais a USF terá atendimento médico e odontológico para a população em geral.  "Nós estamos provando que é possível. Estamos regionalizando e trazendo serviços de saúde para o interior da Bahia. Esta é uma forma de respeitar o povo do interior. Não é plausível que as pessoas viajem 600 ou 800 quilômetros para ter assistência de saúde", falou o governador Rui Costa. Em Camumu, além de autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênios para a emissão de títulos de terra, incluindo convênios no âmbito do Bahia Produtiva, o governador doou, por meio da SDR, 50 barracas para qualificação da feira livre e dinamização da comercialização dos produtos da agricultura familiar do município, com investimento de R$ 40,2 mil. "Isso significa fortalecer a agricultura familiar, fortalecer o pequeno agricultor e melhorar a economia da região. Portanto, representa melhoria na vida das pessoas", disse ele. O evento contou com participação dos secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 19:00

Lauro: Unidade das Lojas Americanas da Estrada do Coco é assaltada

por Júlia Vigné

Lauro: Unidade das Lojas Americanas da Estrada do Coco é assaltada
Foto: Google Street View

A Lojas Americanas da Estrada do Coco foi assaltada no início da tarde desta terça-feira (27). De acordo com informações do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a loja foi roubada por quatro indivíduos que subtraíram objetos e dinheiro da unidade. Os autores do crime fugiram em um Fiesta em direção ao Outlet Premium. O prejuízo não foi divulgado. A 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Lauro de Freitas, fez ronda na localidade mas não localizou os indivíduos.

Com apresentações em Juazeiro, espetáculo ‘Sobre a Pele’ oferece oficinas gratuitas
Foto: Divulgação

O espetáculo “Sobre a Pele” será apresentado em Juazeiro nos dias 7 e 8 de julho, às 20 horas, no Centro de Cultura João Gilberto. Indicada nas categorias Melhor Atriz, Melhor Texto e Melhor Direção ao Prêmio Braskem de Teatro 2016, a montagem narra a história de quatro mulheres sob as memórias de Sofia, personagem que perdeu a visão após presenciar o afogamento da mãe. No elenco, Uerla Cardoso protagonizando, na companhia de Lílith Marques, Ella Nascimento e Jane Santa Cruz. Durante o evento oficinas gratuitas serão oferecidas as público. No sábado (8), o workshop “Estado Cênico” será ministrado pelo dramaturgo e diretor do espetáculo Fernando Santana, para meninas a partir dos 15 anos. Já no domingo (9), a oficina “Movimento Essencial”, ministrada pelas atrizes da peça, irá ensinar com exercício de atuação os princípios da dança. As inscrições podem ser feitas através do link (veja aqui). As apresentações custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), mas coletivos de defesa da mulher podem ter acesso a uma cota de convites. A classificação é 14 anos.

SERVIÇO
O QUÊ:
Espetáculo ‘Sobre a Pele’
QUANDO: 7 e 8 de julho, às 20h. Oficinas 8 e 9 de julho, às 9 horas
ONDE: Centro de Cultura João Gilberto
VALOR: R$ 10 (inteira)/ R$ 5 (meia)

Mucuri: Após palestra em escola, PM prende professor suspeito de abuso sexual
Foto: Reprodução / Press Minho

Um professor foi preso nesta segunda-feira (26) em Mucuri, extremo sul do estado, após a Polícia Militar (PM) identificar mensagens que apontam que ele abusou sexualmente de uma aluna de 12 anos. De acordo com o G1, os policiais militares realizaram palestra do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na escola em que o professor era docente. Na ocasião, eles olharam os celulares dos alunos e encontraram mensagens do professor no celular da menina. O docente foi conduzido à delegacia onde confirmou a situação e foi encaminhado para o presídio de Teixeira de Freitas na tarde desta terça (27). A adolescente passou por exames de corpo delito que também confirmaram os abusos. O professor teria mais de 40 anos e tem relações com a jovem desde que ela tinha 11 anos.

Caravelas: Ex-prefeito é multado em R$1,5 mil e terá que devolver aos cofres R$ 320 mil
Foto: Reprodução / Teixeira News

O ex-prefeito de Caravelas, Jadson Silva Ruas deverá pagar multa de R$ 1,5 mil e ressarcir aos cofres públicos R$320 mil por conta do pagamento de juros e multas gerados no atraso do recolhimento de contribuições previdenciárias da prefeitura. A análise técnica da relatoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) indicou que o ex-prefeito pagou injustificadamente o valor de R$320 mil em multas e juros decorrentes de atraso no pagamento de obrigações do município a título de contribuição previdenciária ao INSS, conduta apontada como reincidente pela relatoria. Desta forma, o TCM julgou procedente o Termo de Ocorrência lavrado contra ex-prefeito nesta segunda-feira (27). O Ministério Publico de Contas também apontou a denúncia como procedente, já que “as despesas com pagamento de juros e multas moratórias e correção monetária são tidas como desprovidas de caráter público, e devem ser imputadas ao responsável quando demonstrada a sua omissão na tomada de providências para o seu ressarcimento”, explicaram. Ainda cabe recurso da decisão.

Kannário presta depoimento por polêmica com PM na Micareta de Feira: 'Só quero paz'
Foto: Divulgação

O cantor e vereador Igor Kannário voltou a Feira de Santana, nesta terça-feira (27), para prestar depoimento na delegacia sobre a polêmica que se envolveu com a Polícia Militar durante a Micareta do município (veja aqui). "Eu só quero paz. Não tenho nenhuma mágoa da polícia, tenho total respeito pela instituição. Em certos momentos alguns policiais têm posturas mais elevadas, mas acho que os comandantes têm discernimento para fazer o seguimento das guarnições e seus componentes. Naquele dia foi apenas o calor da emoção”, pontuou em coletiva a imprensa na saída da instituição. Segundo o Acorda Cidade, o delegado João Rodrigo Uzzum informou que o depoimento do vereador e cantor foi tranquilo e respeitoso. “Ele afirmou que estava em um momento sob forte emoção quando falou certas palavras, disse que não teve a intenção de denegrir a Polícia Militar na condição de instituição e afirmou que na emoção do momento, ao ver algumas posturas, na visão dele inadequadas, acabou por proferir algumas palavras, que ao final ele praticamente se retrata”, informou. Ainda de acordo com a nota, o próximo passo é o indiciamento do artista pelo crime de desacato de funcionário público e, por ser de menor potencial ofensivo, Uzzum explicou que a pessoa normalmente é condenada a pagamento de cestas básicas ou prestação de serviços comunitários.

Mata de São João: Graer socorre vítima de colisão entre ônibus e carro
Foto: Reprodução / PM-BA

Uma vítima de colisão entre ônibus e um veículo de passeio foi socorrida nesta terça-feira (27) pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) em Mata de São João. O acidente ocorreu às 10h30 na curva do Coqueirinho, bairro Amado Bahia.  O condutor do carro ficou preso às ferragens e, quando o Graer chegou ao local já existia uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros prestando os primeiros atendimentos. Uma das vítimas ficou com uma fratura exposta no braço e foi levada pelo Graer ao Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde foi atendida.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 15:30

Fausto diz que comemoração da classificação do Jacobina foi comedida devido a erros

por Leandro Aragão

Fausto diz que comemoração da classificação do Jacobina foi comedida devido a erros
Foto: Reprodução / Facebook

Mesmo perdendo do último jogo por 2 a 0 para o Sergipe no último domingo (25), o Jacobina conseguiu se classificar entre os melhores segundos colocados. O Jegue somou nove pontos no Grupo A9 da Série D do Campeonato Brasileiro. Em entrevista ao Bahia Notícias, o volante Fausto disse que a comemoração da equipe foi comedida, por causa dos erros cometidos durante o compromisso pela sexta rodada.

 

"Não foi aquela comemoração como nós queríamos, porque sabemos que nós erramos bastante no jogo. Comemoramos a classificação, porque era o objetivo, independe do resultado. Mas já começamos já a pensar nos erros que tivemos no jogo. Sabemos que agora neste mata-mata não podemos errar como erramos no último jogo. Erramos quando podia, agora é trabalhar nesta semana visando o Ceilândia", contou.

 

O Jegue vai encarar o Ceilândia, do Distrito Federal, na segunda fase da competição, em jogos de ida e volta. O primeiro duelo acontecerá no próximo domingo (2), às 16h, no Estádio José Rocha, em Jacobina. E a volta será sábado (8), às 15h30, no estádio Maria Abadia, em Ceilândia.

 

"Temos pouca informação (do Ceilândia), então vamos buscá-las, porque agora é uma competição nova onde a gente não pode errar e sabendo disso, já comemoramos o que tinha de comemorar e agora é trabalhar", afirmou. "Esperamos fazer um grande jogo em casa, diante do nosso torcedor, para tentar fazer o resultado e depois definir lá em Brasília. Nós sabemos que nossa equipe também é forte. Não foi a toa que deixamos para trás o Sergipe e o Murici que eram ditos como favoritos. Agora é trabalhar duro nesta segunda fase da competição. É onde você tem um adversário e tem que ser melhor do que ele. Nós sabemos disso e vamos para este confronto para ser melhor do que o Ceilândia. Vamos fazer um grande jogo, fazer o nosso dever de casa bem feito para definir lá em Brasília nossa classificação para o segundo mata-mata", disse.

 

Pelo regulamento da competição, a partir desta segunda fase, se classifica o time que somar mais pontos do que o adversário nas duas partidas. O gol fora de casa é critério de desempate. Persistindo a igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.

Feira: Viatura da prefeitura é incendiada após fiscalização contra 'ligeirinho'
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Uma viatura da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Feira de Santana foi apedrejada e incendiada após uma ação de fiscalização contra os chamados “ligeirinhos”, carros de transporte clandestino. O fato ocorreu na manhã desta terça-feira (27). Ao Acorda Cidade, o secretário de transportes e trânsito, Saulo Pereira Figueiredo, contou que uma, das duas viaturas da pasta, fazia o trabalho na localidade de Viveiros quando foi surpreendida por cerca de 100 pessoas que começaram a depredar o veículo. Segundo Figueiredo, a ação foi criminosa. Ele informou que o caso foi registrado na Polícia Civil que já apura as responsabilidades dos envolvidos. Ainda segundo o site, três servidores que estavam na viatura da SMTT não sofreram ferimentos. No entanto, alguns pertences deles que estavam no veículo foram destruídos. Ainda segundo o secretário, situações semelhantes já foram registradas antes, mas informou que a fiscalização contra o transporte clandestino continuará e será reforçada. O fato também será encaminhado ao Ministério Público.

Eunápolis: Taxista é baleado após ser colocado em mala de carro em assalto
Foto: Reprodução / Radar 64

Um taxista foi baleado e depois colocado no porta-malas do próprio carro em um assalto, na noite desta segunda-feira (26), em Eunápolis, na Costa do Descobrimento. Segundo a Polícia Civil, um passageiro entrou no veículo na Avenida Porto Seguro, área central da cidade. Depois, o passageiro pediu para o taxista seguir até o bairro Gusmão, onde dois homens entraram no carro. Logo após, o homem pediu que o motorista seguisse até o bairro Urbis III, quando uma mulher embarcou no carro, e o assalto foi anunciado. Conforme o Radar 64, o motorista foi colocado no porta-malas do veículo, enquanto o grupo fugia. Na altura do km 14 da BR-367, eles retiraram o homem e atiraram contra ele. O taxista ainda conseguiu pedir ajuda em uma fazenda, antes de ser encaminhado para um hospital. O homem não corre risco de morte. Os acusados, que levaram o carro da vítima, um Palio branco, placa OUS-4926, com emblema de táxi, ainda são procurados pela Polícia. 

Senhor do Bonfim: Homem que atirou em policial e mulher agiu por cíumes, diz polícia
Foto: Reprodução

O acusado de ter atirado contra um policial e a namorada do agente em uma pizzaria de Senhor do Bonfim, centro norte baiano, agiu por ciúmes. A informação é da Delegacia Territorial da cidade. Na mesma ação, a dona do estabelecimento foi também baleada. As vítimas foram hospitalizadas e não correm risco de morte. De acordo com a Polícia, o atirador, identificado como Wagner Rosa dos Santos, era ex-namorado da mulher do policial. Conforme o G1, o agressor foi preso em flagrante e está internado em um hospital de Petrolina, em Pernambuco. Ele deve ser ouvido pela Polícia assim que receber alta. A namorada do policial, atingida no nariz, também segue internada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O policial, que havia sido socorrido para o Hospital Municipal de Senhor do Bonfim, já recebeu alta médica e passa bem. Já a dona da pizzaria, que foi atingida no pulmão, segue internada no Hospital Regional de Senhor do Bonfim.

Projeto realiza oficinas, website e livro para fortalecer literatura negra na Bahia
Projeto é idealizado pela baiana Calila das Mercês | Foto: Jemima Bracho

Com o objetivo de fortalecer a literatura negra e feminina no estado, a pesquisadora baiana Calila das Mercês lança o projeto “Escritoras Negras da Bahia”, que contempla a realização de um website, oficinas no sul do estado e lançamento de um e-book. As ações serão realizadas em julho, mês no qual são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e o Dia Nacional do Escritor. "A arte literária sempre esteve presente na minha vida e, durante minha infância e adolescência, sempre senti falta de mulheres que me representassem no campo literário. Na Bahia, um estado em que a população negra é maioria, prestigiamos grandes escritores homens, mas temos também grandes escritoras mulheres negras, e é sensato termos acesso ao que elas retratam por meio de falas plurais. Este projeto, portanto, busca criar um espaço em que a comunidade negra possa se sentir mais representada e leitores, em geral, possam ter acesso à pluralidade de representações e de autoras baianas que fazem arte literária de qualidade", explica Calila, sobre o projeto que reúne o trabalho de poetas, contistas, romancistas e artistas literárias em geral, e traz um mapeamento desta cena.

Com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, o projeto contempla três diferentes produtos. O primeiro deles é o website www.escritorasnegras.com.br, que será lançado no dia 7 de julho. Entre 7 e 20 de julho, o evento contará ainda com um ciclo de oficinas voltadas para mulheres de comunidades afro-indígenas, nas cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado (Cumuruxatiba), no Extremo Sul da Bahia; além de duas palestras: uma na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus de Teixeira de Freitas, e outra no Fórum de Cultura, em Caravelas. O último produto do projeto é um e-book bilingue (Português e Inglês), com textos acadêmico-culturais relacionados à negritude e à autoria negra, perfis de escritoras negras e intervenções artísticas na Bahia (clique aqui para conferir a programação).

Presidente das Voluntárias Sociais recebe título de cidadã catuense
Foto: Anna Larissa Falcão/Divulgação

A presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, recebeu nesta segunda-feira (26) o título de Cidadã Catuense na Câmara Municipal de Catu. A cerimônia, realizada no mesmo dia da comemoração de 149 anos de emancipação política do município, homenageou Aline pelo trabalho na coordenação das Voluntárias Sociais, principalmente na promoção de atendimento à saúde e assistência social. A senadora Lídice da Mata participou da solenidade. Entre as ações que beneficiaram catuenses estão as ampliações dos hospitais Martagão Gesteira e Aristides Maltez, que atendem muitos moradores do município; visitas a instituições de caridade, almoço no Lar São Lourenço, que atende crianças e adolescentes órfãos do entorno; e o mutirão de cirurgias, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que atendeu cerca de 400 pessoas na região. "Eu escolhi, como pessoa pública, duas linhas de cuidado, a saúde e levar o sentimento de solidariedade para as pessoas. E sinto-me honrada por poder realizar parcerias importantes para grandes realizações. Sonhamos grande com o Hospital da Mulher, com o Mutirão de Cirurgias Eletivas, as Feiras de Saúde e Bem-Estar, com as reformas do Hospital Martagão Gesteira, as novas alas do Aristides Maltez . Eu não faço isso sozinha, eu mobilizo as pessoas. O trabalho de pessoas como vocês aqui, vereadores, cidadãos. Quando sensibilizamos pessoas para cuidar dos outros, as coisas acontecem. E isso é o que tem acontecido com a Câmara de Catu. Estou muito feliz não só pelo título, mas por ter podido ajudar”, declarou Aline.  A entrega do título foi indicada pelo presidente da Câmara, Marcelo Calasans, e aprovada à unanimidade pelos vereadores.

Feira: Polícia investiga se garota morta após desaparecer foi vítima de estupro
Foto: Reprodução / Facebook

O caso da garota Gabrielly Gomes, que ficou desaparecida por três meses e depois foi encontrada morta (ver aqui), ainda não foi totalmente esclarecido. Segundo a Polícia Civil de Feira de Santana, as investigações apuram possível estupro contra a vítima antes de a garota vir a óbito. Ao Acorda Cidade, o delegado João Rodrigo Uzzum disse que a polícia trabalha com a hipótese de crime sexual antes da morte. De acordo com o delegado, a polícia tem usado recursos de inteligência, análise de dados, além de continuar a ouvir pessoas. Gabrielly Gomes, de sete anos, desapareceu no dia 21 de janeiro e teve a morte confirmada no dia 26 de abril. A garota desapareceu quando brincava perto da casa onde morava no bairro Gabriela, em Feira de Santana.

Homem é encontrado morto na BA-052; Delegacia acredita em crime de vingança
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Um homem foi encontrado morto nesta segunda-feira (26) às margens da BA-052 [Estrada do Feijão], próximo a Feira de Santana. O crime ocorreu por volta das 7h10, perto de uma pedreira de garimpo, na entrada da localidade de Galhardo, distrito de Ipuaçu. Conforme a delegada Ludmila Vilas Boas e Souza, da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, a vítima, Ranulfo Pereira Sampaio Neto, natural de Ipirá, pode ter sido morta por crime de vingança. Ele foi alvejado dentro e fora do veículo e veio a óbito no local. Marcas de bala danificaram a lateral e o vidro do veículo. “Pela natureza do crime, a gente vê como caso de vingança. Também tudo indica que ele estava sendo seguido”, disse a delegada ao Bahia Notícias. Ainda segundo a Polícia, o carro usado pela vítima era da irmã dele, pego sem a mesma saber, motivo de haver pertences femininos no veículo. A autoria e a motivação do crime são investigados pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. 

Coronel sugere que Secult assuma São João e critica Bahiatursa: 'Casa política'
Foto: Reprodução / Facebook

A atual gestão da Bahiatursa foi alvo de críticas do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ângelo Coronel (PSD). Durante seu programa disponibilizado semanalmente no Facebook, o Tête a Tête, Coronel entrevistou o secretário de Cultura, Jorge Portugal, e sugeriu que o São João deixasse a superintendência e passasse à administração da Secult.  Inicialmente, Coronel pergunta a Portugal se seria “um disparate” as festas juninas serem responsabilidade da Bahiatursa. “Acho, até porque o São João é na verdade uma festa popular. É cultura identitária, é cultura, já tombado até, senão, ou encaminhado, por Lídice, como patrimônio imaterial da humanidade, ou patrimônio imaterial brasileiro, não sei. Então acho que deveria estar comigo”, concorda Portugal. Coronel então destaca que Rui sempre assiste ao seu programa e faz um apelo na sequência: “Deveria tirar da Bahiatursa, que é uma casa estritamente política – lá só libera quando o atual presidente gosta da cara do cliente – e passar, para administrar o São João da Bahia, os festejos populares, para a pasta de Jorge Portugal, que, além de ser técnico, é um professor, é um político, mas não está político. É neutro no processo. [Melhor] do que entregar uma pasta daquela natureza à Bahiatursa, que só quer fazer estritamente política”, disse, em menção ao atual superintendente, Diogo Medrado. Indagado sobre a capacidade da pasta de receber a incumbência, Portugal afirmou ter condições de gerir os festejos – “naturalmente também se vindo ao orçamento”. Anteriormente, Coronel já tinha feito uma provocação referente à Bahiatursa, ao perguntar ao secretário se ele mandava na Superintendência de Promoção à Cultura. “Ou é tipo a secretaria do turismo e a Bahiatursa? Que o secretário não manda na Bahiatursa? É subordinado e não manda?”, alfinetou Coronel. “Não, a relação é orgânica”, respondeu Portugal. Procurado pelo Bahia Notícias, Medrado informou, por meio de sua assessoria, que não comentaria o assunto e que seguirá o que o governador decidir sobre o tema.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 10:30

CBF define as datas, horários e locais dos jogos dos baianos na 2ª fase da Série D

por Leandro Aragão

CBF define as datas, horários e locais dos jogos dos baianos na 2ª fase da Série D
Foto: Divulgação / Jacobina EC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou as datas, os horários e os locais dos confrontos da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Os confrontos serão em jogos de ida e volta. Os três baianos na competição, Fluminense de Feira, Juazeirense e Jacobina estão presentes nesta nova etapa.

 

No próximo domingo (2), acontecerão os jogos de ida. Por ter se classificado entre os melhores segundos colocados, o Jacobina iniciará a batalha em casa. O Jegue enfrenta o Ceilândia, no Estádio José Rocha, às 16h. Como se classificaram como líderes, o Touro e o Cancão de Fogo serão os visitantes nesta primeira perna da disputa. Ambos os jogos serão às 17h. O tricolor feirense encara o Sousa, no estádio Antônio Mariz, em Sousa (PB). Já o time de Juazeiro duela com o Campinense, no Ernani Sátyro, em Campina Grande (PB).

 

Nos jogos de volta, os mandos se invertem. No sábado (8), às 15h30, o Jacobina vai até o Distrito Federal enfrentar o Ceilândia, no estádio Maria Abadia, na cidade de nome homônio ao time. Mais tarde, às 18h30, é a vez da Juazeirense decidir a vaga contra o Campinense, no Adauto Moraes, em Juazeiro.

 

No dia seguinte, domingo (9), às 16h, é a vez do Flu de Feira entrar em campo no jogo decisivo da classificação contra o Sousa, no Joia da Princese, em Feira de Santana.

 

Pelo regulamento, os critérios de classificação serão os mesmo utilizados pela Copa do Brasil. Em casso de empate nos pontos conquistados dentro doconfronto, se classificará a equipe que tiver melhor saldo de gols, sendo que os tentos marcados fora de casa valerão como critério de desempate. Caso, a igualdade persista ainda assim, a decisão será por cobrança de pênaltis.

Itiruçu: PR deflagra operação contra fraude na Previdência Social
Foto: Luiz Fernando Teixeira / Bahia Notícias

Uma operação da Polícia Federal é deflagrada na manhã desta terça-feira (27) nas cidades de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho, na região do Vale do Jiquiriçá. Intitulada de Inredux [persistência no crime], a operação visa desarticular um esquema de fraudes à Previdência Social. Os agentes cumprem diversos mandados judiciais: um de prisão preventiva, sete de condução coercitiva, três de busca e apreensão, além de três medidas cautelares de suspensão de atividade. Conforme a PF, a apuração começou em 2014 a partir de informações de que uma pessoa atuava de forma irregular na intermediação de requerimentos de benefícios com a agência da Previdência em Itiruçu. Ainda segundo a PF, após o cumprimento de mandado de busca no escritório do investigado, e com informações adicionais da referida agência, foram identificados vários requerimentos de benefícios previdenciários de natureza rural feitos pelo investigado e instruídos com documentos falsos, em especial certidões de nascimento e contratos de comodato. Também se constatou a falsificação de declarações de atividade rural, as quais eram obtidas junto aos sindicatos dos pequenos produtores rurais de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho, cujos responsáveis, suspeita-se, tinham participação no esquema criminoso.  A PF ainda declara que mesmo após o cumprimento do referido mandado de busca, o investigado continuou com a atuação ilícita, passando, ainda, a orientar testemunhas a mentir aos investigadores para acobertar seu envolvimento nas fraudes. A atitude irredutível do investigado, persistindo na pratica criminosa, foi o que justificou o nome da operação: Inredux (em latim, irredutível). Até o momento, não foi possível apurar o volume desviado da Previdência.

Guanambi: MP-BA inaugura nova sede para melhor atender à população
O Ministério Pública da Bahia (MP-BA) inaugura na quarta-feira (28) a nova sede da instituição em Guanambi, no sudoeste do estado. O espaço é mais humanizado e estruturado para melhor atender à população e apoiar as atividades dos promotores de Justiça e servidores. A inauguração será conduzida pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado. O imóvel, localizado na Avenida Messias Pereira Donato, s/n, Aeroporto Velho, será inaugurado às 9h. A solenidade ainda contará com a presença de promotores de Justiça, autoridades locais e representantes da sociedade civil. 
Itajuípe: Prefeitura anuncia volta de festa de São Pedro
Foto: Divulgação

A cidade de Itajuípe, no sul do estado, voltará a realizar o São Pedro. O evento, intitulado Mica Pedro dos Lagos, será realizado entre esta quinta-feira (29) e o domingo (2). Segundo a prefeitura da cidade, organizadora da festa, o espaço terá dois palcos e ocorrerá no Complexo Turístico Jorge Amado, às margens de um dos lagos da cidade. Na programação, atrações como as bandas Cacau com Leite, Boteco das Amigas, Trio da Huanna, Lordão, além de Kaio Oliveira, Netinho do Forró, Vanoly Cigano, entre outros. “Esse evento é um resgate a tradição e cultura da nossa cidade. Vamos fomentar a economia local e trazer de volta a celebração do São Pedro, com uma boa estrutura e segurança que nossa cidade e visitantes merecem”, relata o prefeito Marcone Amaral.

Terça, 27 de Junho de 2017 - 08:20

Itamaraju: Creches seguem com obras paradas há dois anos

Itamaraju: Creches seguem com obras paradas há dois anos
Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Três creches em construção em Itamaraju, no extremo sul baiano, estão com as obras paralisadas desde 2015. As obras foram paralisadas em 2014. De acordo com a TV Santa Cruz, em uma delas a obra – orçada em mais de R$ 1,5 milhão – já tinha consumido quase R$ 550 mil. As obras recebiam recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e foram descredenciadas pelo governo federal por perda de prazo. Uma questão que agrava o problema é que para a obra sair do papel, toda a estrutura já construída precisa ser demolida. O fato ocorreu porque a construtora que tinha começado o trabalho usou estruturas pré-moldadas de fabricação própria. Como o material foi patenteado, a empresa que assumir a obra não pode usar o material já posto. A MVC Plásticos, escolhida pelo governo federal para construir 350 creches em todo o país, disse que não faliu e só mudou de nome. Afirmou ainda que não trabalha mais na área de creches e que não vai se pronunciar sobre o assunto. Já a prefeitura de Itamaraju declarou que está tentando resolver o problema com o Ministério da Educação. Procurado também, o FNDE disse que a contratação da construtora e a gestão das obras são de responsabilidade da prefeitura. O Fundo afirmou que apenas cabe a ele acompanhar os trabalhos e liberar os recursos. 

Terça, 27 de Junho de 2017 - 07:20

Agricultores que perderam safra em 8 cidades baianas vão receber auxílio financeiro

por Francis Juliano

Agricultores que perderam safra em 8 cidades baianas vão receber auxílio financeiro
Foto: Reprodução / Notícias de Santaluz

Pequenos agricultores de oito municípios baianos que tiveram perdas nas safras 2015/2016 vão receber auxílio financeiro através do Garantia-Safra.  O benefício vai para agricultores das cidades de Aracatu e Ribeirão do Largo, no sudoeste; Correntina, no oeste; Maracás, no Vale do Jiquiriçá; Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina; Mairi, na Bacia do Jacuípe; Santaluz, na região sisaleira; e Pindobaçu, no Piemonte Norte do Itapicuru, centro norte do estado. Os agricultores cadastrados no programa  receberão o auxílio de R$ 850, divididos em cinco parcelas de R$ 170. O benefício foi destinado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Para obter o recurso, o agricultor precisa ter o cadastro atualizado. O benefício, instituído a partir de 2003, é direcionado a agricultores com propriedade até cinco hectares. 

Histórico de Conteúdo