PT diz que nenhum dirigente teve sintomas 15 dias após reunião com membro com Covid-19
Foto: Reprodução / Fala meu Ilustre

A Secretaria de Comunicação do PT da Bahia informou neste domingo (29) que nenhum dirigente apresentou quadro clínico de suspeita de contaminação pelo Coronavírus após reunião com um membro infectado. O ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida, que participou do Encontro Territorial do Partido dos Trabalhadores, em Itapetinga, no dia 14 de março, teve teste positivo para a Covid-19 (veja aqui).

 

Segundo a secretaria da sigla, 15 dias após o encontro territorial do Médio Sudoeste, nenhum dirigente petista relatou qualquer sintoma análogo ao coronaírus.

 

"O PT da Bahia esclarece ainda que adotou todos os procedimentos recomendados pelas autoridades médicas, estabeleceu quarentena em sua sede e as reuniões da direção têm ocorrido, há duas semanas, através de participação virtual (não presencial). O presidente Éden Valadares está em total isolamento social, em casa, não apresenta nenhuma ocorrência e deseja ao companheiro Adroaldo Almeida uma pronta e breve recuperação", conclui o texto.

Com falta de ar, esposa do ex-deputado Augusto Castro é levada para hospital
Foto: Leitor BN

A esposa do ex-deputado estadual Augusto Castro, Andrea Simas, foi levada para a Santa Casa de Misericórdia, em Itabuna, na noite deste domingo (29), às 20h, alegando falta de ar, um dos sintomas do novo coronavírus. 

 

Augusto Castro está internado desde a última quarta-feira (25) (veja aqui). A última atualização do estado de saúde do deputado obtida pelo Bahia Notícias aponta que ele segue estável, mas continua em diálise.

 

O último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia indica que são 156 casos confirmados da doença no estado. Uma morte foi registrada neste domingo.

Cúpula do PT na Bahia pode ter sido infectada por ex-prefeito de Itororó em convenção
Foto: Reprodução / Fala meu Ilustre

Após a confirmação que o ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida (PT) estar com a Covid-19 (reveja aqui), a preocupação agora é com a infeção de outros municípios. Almeida participou do Encontro Territorial do Partido dos Trabalhadores, em Itapetinga, no dia 14 de março e pode ter infectado quem estava lá.

 

O evento que contou com participantes dos 13 municípios que compõem o território médio sudoeste da Bahia. Dentre os presentes estavam o ex-prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, que tem mais de 60 anos de idade, além de Juraci Nunes, o prefeito de Itambé Eduardo Gama, o deputado federal Josias Gomes, o deputado estadual Rosemberg Pinto e o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, segundo o blog Fala meu Ilustre.

 

Entre os municípios que o vírus pode ter chegado estão :Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itororó, Firmino Alves, Santa Cruz, Potirágua, Itambé, Caatiba, Itarantim e Iguaí.

 

A cidade do ex-prefeito Aldroaldo tem 57 casos em monitoramento, 1 caso confirmado e 7 ainda aguardam o resultado dos exames, segundo a prefeitura do município.

Prefeitos cobram repasse de recursos e diálogo com governo federal para crise da Covid-19
Foto: Divulgação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM),se reuniu virtualmente com representantes regionais dos prefeitos e o ministro da Economia, Paulo Guedes, neste domingo (29), para tentar abrir um diálogo maior e ter a possibilidade de cooperação entre os entes da federação. 

 

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, que também é vice-presidente da CNM, classificou a reunião como esclarecedora. "Foi importante para entender quais as medidas poderão ser tomadas. Vamos buscar por exemplo o diálogo com o Congresso e a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não podemos ver a população morrer de fome, e os municípios sendo obrigados a direcionar seus recursos para áreas que não são essenciais nesse momento. Essencial é preservar a vida e a saúde das pessoas", disse Eures.

 

O ministro garantiu aos prefeitos a manutenção dos os índices de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos mesmos parâmetros do ano anterior, injetando no FPM e FPE, juntos, R$16 bilhões. "Vamos fazer o dinheiro chegar nas prefeituras onde o problema será enfrentado", afirmou Guedes.

 

O presidente da CNM, Glademir Aroldi, reforçou o pleito dos prefeitos sobre a necessidade dos municípios terem a suspensão do pagamento patronal do INSS. Para ele, os municípios já terão dificuldade de pagar a folha e ainda mais a previdência. O ministro afirmou que apoia a medida, apesar de ter a impressão de que constitucionalmente não conseguirá mexer na previdência. "Dependemos da aprovação de ações extraordinárias durante o período de calamidade pública. Precisamos de apoio jurídico pra isso", disse.

 

Nesse sentido, Paulo Guedes afirmou que os prefeitos devem pressionar seus parlamentares para apoiar projetos que reforcem os recursos para os municípios. Entre eles, transferências de crédito que dependem da aprovação do PLN2. "Quem vai gerir a federação forte vai ser os municípios. Nós não acreditamos na centralização do recurso. O dinheiro tem que está na ponta onde a população vive", reforçou Guedes.

 

O ministro da Economia também sugeriu que se abra um diálogo com o Congresso para renovar o FUNDEB da forma como ele está hoje, sem aumento. Segundo ele, o excedente seria direcionado à saúde. "Até porque essa verba está toda carimbada e a gente precisa de flexibilidade". Ele defendeu ainda que o novo Pacto Federativo preveja, em um dispositivo, o congelamento de salários do funcionalismo para que os gestores organizem as contas. 

 

Sobre a ajuda financeira aos profissionais autonomos, ambulantes e desempregados, no valor de R$600, o ministro orientou que os prefeitos que já possuem o cadastro dos trabalhadores informais enviem os dados para o Cadastro Único, agilizando o repasse do auxílio do Governo Federal a esses trabalhadores. "Por isso é importante estarmos muito próximos", pontuou ao reforçar que o Governo Federal antecipará benefícios ao setor privado também  complementando a folha dos empregados e com a Caixa e o BNDS oferecendo capital de giro para que o crédito mantenha o equilíbrio das empresas e os empregos nesse período. 

 

Além disso, o ministro solicitou que os prefeitos fiquem atentos à agricultura, ao abastecimento e o transporte para que o Brasil não tenha uma crise de desabastecimento ao fim da quaretena. "Nós estamos blindando a economia, injetando recurso". Guedes colocou os técnicos do ministério à disposição para receber todas as demandas e disse ter convicção da importância dos municípios.

Porto Seguro: Assaltante usa máscara para se proteger do coronvírus em assalto; veja
Foto: Reprodução / Radar 64

O medo de ser infectado pelo novo coronavírus atinge diversos setores da sociedade. Prova disto é que um assaltante, durante a invasão numa loja de cosméticos, usou uma máscara descartável. 

 

No vídeo, veiculado pelo portal Radar 64, o criminoso invade a loja, em Porto Seguro. O crime aconteceu na madrugada do último sábado (28).

 

Segundo a reportagem, o assaltante levou um ventilador, dinheiro e produtos cosméticos.  

 

Veja o vídeo:

Domingo, 29 de Março de 2020 - 15:40

Prefeitos pedem que Jacobina mantenha comércio fechado; OAB se manifesta

por Francis Juliano / Matheus Caldas

Prefeitos pedem que Jacobina mantenha comércio fechado; OAB se manifesta
Luciano da Locar é prefeito de Jacobina | Foto: Divulgação / PMJ

O intuito do prefeito de Jacobina, Luciano da Locar (DEM) de não dilatar o decreto municipal que fecha o comércio da cidade gerou reações na região do piemonte da Diamantina. A determinação de fechamento das lojas no município, motivada pela pandemia do novo coronavírus, é válida até este domingo (29).

 

Em carta divulgada no último sábado (28), o Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Piemonte da Chapada Norte (Consan) lamentou a postura do gestor municipal de, no encontro, não ter se colocado a favor da manutenção das recomendações de isolamento social e quarentena da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “Todos os prefeitos presentes concordaram em manter a decisão, a exceção do prefeito da cidade de Jacobina que, após reunião com os comerciantes locais, associações e a CDL, decidiu reabrir o comércio jacobinense na próxima segunda-feira (30) e não renovar a data do decreto municipal que determina esse fechamento”, reclamaram os gestores, em trecho da carta.

 

Os gestores do Consan, por sua vez, solicitam a revogação da decisão “para que juntos, unindo forças, possamos buscar as melhores estratégias para vencer a Covid-19”. 

 

Assinaram a carta os prefeitos de Miguel Calmon, Caldeirão Grande, Mirangaba, Piritiba, Serrolândia, Saúde, Várzea do Poço. Caem, Mairi, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça e Várzea Nova.

 

OAB INTERFERE
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jacobina, Joel Nunes Victoria Junior enviou um ofício ao prefeito e questionou o prefeito se a decisão de encerrar a quarentena e reabrir o comércio possui embasamentos técnicos. O documento também faz questionamentos sobre a capacidade do sistema de saúde local.

 

Para o advogado André Requião, a decisão do prefeito jacobinense compromete o isolamento em uma série de cidades próximas a Jacobina. “Uma vez abrindo o comércio de Jacobina, as outras cidades não adiantam permanecer no isolamento”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A OAB de Jacobina aguarda com “máxima urgência” a resposta de Luciano da Locar. O ofício foi enviado na última sexta-feira (27). 

Domingo, 29 de Março de 2020 - 11:40

Coronavírus: Fábio Vilas-Boas anuncia abertura de mais 500 leitos de UTI na Bahia

por Glauber Guerra

Coronavírus: Fábio Vilas-Boas anuncia abertura de mais 500 leitos de UTI na Bahia
Foto: Reprodução / Facebook

A Bahia ampliou a sua oferta de leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com o novo coronavírus. De acordo com Fábio Vilas-Boas, secretário de saúde do estado, a unidade federativa ganhou mais de 500 leitos.

 

“O governador Rui Costa vai garantir todos os leitos de UTI, todos os leitos hospitalares que forem necessários para a atender a nossa população”, afirmou, Vilas-Boas.

 

Oficialmente, a Bahia, até o momento, possui 127 casos da doença. O primeiro caso de um paciente com Covid-19 na Bahia foi registrado no dia 6 de março, em Feira de Santana. Um novo boletim será divulgado pela Sesab às 17h para atualizar as informações.

 

Domingo, 29 de Março de 2020 - 09:40

Ex-prefeito de Itororó revela que contraiu coronavírus: 'Estou me recuperando bem'

por Lula Bonfim / Matheus Caldas

Ex-prefeito de Itororó revela que contraiu coronavírus: 'Estou me recuperando bem'
Foto: Reprodução / WhatsApp

Ex-prefeito de Itororó, no médio sudoeste, Adroaldo Almeida (PT) revelou no último sábado (28) que contrariu o coronavírus. A informação foi divulgada nas redes sociais através de um vídeo gravado pelo ex-gestor.

 

“Eu sou Adroaldo Almeida e testei positivo para coronavírus. Entretanto, estou me recuperando bem. Não tenho nenhum dos sintomas”, disse.

 

O ex-prefeito afirmou que está em quarentena em sua casa desde o dia 20 de março. “Vou ficar mais uma semana de repouso e quarentena dentro de minha casa, me recuperando. Estou bem. Estive no início com tosse e febre, e hoje não tenho mais nenhum desses sintomas. Posso dizer que estou sadio”, pontuou.

 

Oficialmente, segundo último boletim Sesab, não há casos confirmados em Itororó.

Veja o vídeo:

 

Domingo, 29 de Março de 2020 - 09:00

Rui reconhece situação de emergência em seis cidades baianas por conta da estiagem

por Matheus Caldas

Rui reconhece situação de emergência em seis cidades baianas por conta da estiagem
Teofilândia faz parte do decreto | Foto: Divulgação

O governo Rui Costa (PT) reconheceu no último sábado (29) situação de emergência por 180 dias em seis municípios baianos por conta da estiagem. Os decretos foram publicados no diário oficial do estado. 

 

As cidades afetadas pela estiagem são Caetanos, Água Fria, Andorinha, Maracás, Teofilândia e Barrocas. A emergência foi declarada pelos respectivos municípios e reconhecida pela gestão municipal.  

Domingo, 29 de Março de 2020 - 08:40

Governo reconhece situação de emergência em Santa Inês por conta das chuvas

por Matheus Caldas

Governo reconhece situação de emergência em Santa Inês por conta das chuvas
Foto: Reprodução / Colégio ACM

O governo do estado decretou situação de emergência no município de Santa Inês  no Vale do Jequiriçá, por conta dos danos causados pelas intensas chuvas na cidade. A informação foi publicada no diário oficial do último sábado (28).

 

O decreto é válido por 90 dias e reconhece a situação declarada pelo próprio município no dia 12 deste mês. A determinação foi assinada pelo governador Rui Costa (PT).

Domingo, 29 de Março de 2020 - 08:20

Valença: Prefeito revoga decreto e volta a suspender funcionamento do comércio

por Matheus Caldas

Valença: Prefeito revoga decreto e volta a suspender funcionamento do comércio
Foto: Divulgação / Ides

O prefeito de Valença, Ricardo Moura (MDB), revogou na noite do último sábado (28) o decreto que permitia a abertura parcial do comércio da cidade, que fica no baixo sul da Bahia. A medida foi publicada no diário oficial municipal.

 

Com a determinação, ficam mantidas outras medidas de restrição comercial e de fechamento de estabelecimentos para coibir a circulação de pessoas na cidade, no intuito de combater a proliferação do coronavírus.

 

Desta forma, a gestão reitera o estado de emergência decretado e mantém suspensas as atividades comerciais pelo período de 15 dias determinados na última segunda-feira (23), num primeiro decreto.

 

O município ainda não possui nenhum caso da Covid-19 registrado oficialmente.

Sento-Sé: Barreiras sanitárias param motoristas em ação contra Covid-19
Foto: Divulgação / Prefeitura de Sento Sé

A prefeitura de Sento-Sé, no Sertão do São Francisco, instalou barreiras sanitárias em três acessos do município. A ação é parte do trabalho para o controle do novo coronavírus no município. Segundo a prefeitura, equipes da secretaria de saúde abordam os carros e fazem entrevistas para saber a origem das pessoas e saber se apresentam sintomas da Covid-19.  

 

Caso os viajantes estejam vindo de áreas com casos confirmados e confirmem sintomas, os técnicos notificam o caso e solicitam o encaminhamento para uma unidade de saúde. O trabalho é feito em frente à via de entrada ao Distrito de Quixaba (BA 210); na saída da cidade, defronte ao Colégio Estadual Sete de Setembro e nas barcas que vem de Sobradinho ou Remanso (próximo ao porto da cidade). A ação conta com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.

Castro Alves: Prefeito revoga decreto que suspendia comércio
Foto: Leandro Alves / Bahia 10

O prefeito de Castro Alves, no Recôncavo, Thiancle Araújo, revogou o decreto que suspendia o comércio no município por dez dias. Segundo o site Bahia 10, Araújo decidiu autorizar a reabertura ao ouvir a sugestão do governador Rui Costa. O chefe do Executivo baiano sugeriu a manutenção de feiras livre e comércio até a confirmação de um caso de coronavírus. Mesmo assim, escolas, eventos e atos de aglomeração estariam vetados (veja aqui).

 

O prefeito disse que caso ocorra o registro da Covid-19 no município, o decreto de suspensão do comércio volta a entrar em vigor. Thiancle disse ainda que mesmo com a reabertura comercial, vai montar barreiras nas entradas da cidade para que seja identificado casos que precisem de isolamentos ou orientações. “Iremos permitir as atividades econômicas, mas iremos controlar o acesso a nossa cidade, porque a gente sabe que tem muitas pessoas vindo de Salvador e até outros Estados, claro que a gente não pode proibir, mas a gente pede que se você vem de uma cidade que tem casos confirmados, ou se seu parente está vindo pede para ele vir e ficar em isolamento pelo menos por 7 dias para identificar se vai surgir algum sintoma. Essa atitude demonstra um aspecto humanitário”, disse. 

ONG doa equipamentos à UPA de Juazeiro para combate de H1N1 e coronavírus
Foto: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro recebeu, nesta sexta-feira (27), da Organização Não Governamental (ONG) Movimento, a doação de coxins e Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). O primeiro é para utilização em pacientes acamados, os demais equipamentos são para utilização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente para atendimento de pacientes com H1N1 e coronavírus.

 

Os coxins auxiliam na prevenção de lesões na pele e também servem para fazer com que a pessoa melhore a respiração. “Nossas ações são centradas na transformação social e na refinação do caráter e papel do cidadão em sociedade. Fizemos essa doação à UPA e acreditamos que juntos podemos melhorar todo esse cenário que nosso país enfrenta. O objetivo da ONG é desenvolver projetos e atividades que promovam a capacitação, recuperação e acolhimento das pessoas”, explicou o supervisor da ONG Movimento, Bruno Reyner.

 

De acordo com o diretor médico da UPA, José Carlos Tanurí Junior, os equipamentos doados são essenciais para o uso na unidade. “É com muita gratidão que recebemos essa doação da ONG Movimento. São equipamentos essenciais para o uso, em especial dos pacientes. Estamos todos trabalhando com um único propósito que é o bem estar das pessoas, assegurando uma assistência de qualidade e tudo que chegar para proporcionar isto aos pacientes será aceito”, pontuou.

Sábado, 28 de Março de 2020 - 19:00

Coronavírus: Prefeito de Feira de Santana decide manter comércio e escolas fechados

por Júnior Moreira Bordalo

Coronavírus: Prefeito de Feira de Santana decide manter comércio e escolas fechados
Foto: Reprodução / Instagram

Cidade com nove casos confirmados do novo coronavírus, Feira de Santana manterá o comércio, as escolas e as creches fechadas pelos próximos dias. A decisão foi anunciada pelo prefeito do município Colbert Martins (MDB), na noite deste sábado (28), nas redes sociais, na tentativa de frear a disseminação do vírus pelo município. A cidade é segunda maior concentração da doença no Estado, ficando apenas atrás de Salvador.

 

"Esta semana que começa agora no próximo dia 20 do ponto de vista da tendência epidemiológica é de um crescimento muito grande do número de casos de pessoas com coronavírus e de mortes no nosso País, em razão disso, para diminuir o fluxo de pessoas indo e vindo, mantenho fechado o comércio de Feira de Santana até o dia seis de abril, escolas e creches até o dia 19 de abril. Os serviços essenciais estão abertos e continuarão abertos, incluindo novos seguimentos, como a construção civil”, explicou o gestor. Confira o pronunciamento:

Lauro: PM interrompe carreata que queria reabertura de comércio em meio à pandemia
Foto: Divulgação / SSP-BA

Um princípio de carreata foi abortado por policiais militares na manhã deste sábado (28) em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O ato era a favor da reabertura do comércio em meio à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ao tomar conhecimento da concentração de veículos e de aglomeração de pessoas em Vilas do Atlântico, os policias foram até o bairro. Ao chegar no local, Avenida Luís Tarquínio Pontes, eles se depararam com oito veículos e com uma aglomeração de pessoas.

 

Ainda segundo a SSP, a liderança do ato foi identificada e após determinação da PM, a carreata foi abortada.  desistiu de continuar a carreata.  "Avisamos que está proibida aglomeração e, se o grupo descumprisse a advertência, seria encaminhado para Delegacia", contou o comandante da 52a CIPM, major Everton Monteiro. O oficial acrescentou que rapidamente os condutores desistiram da ação e abandonaram o local.

 

"Felizmente a maioria está comprometida com as recomendações das instituições de saúde. Estamos trabalhando para que todas as medidas sejam obedecidas, salvando o maior número de vidas", completou Monteiro. Trabalharam na ação equipes da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas).

Guanambi: Mulher é levada à delegacia por fazer festa com 62 pessoas
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste

Uma festa com 62 pessoas foi interrompida em Guanambi, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano, na madrugada deste sábado (28). A dona da casa foi encaminhada à delegacia por descumprir um decreto municipal que proíbe festas, além de servir bebida alcoólica a adolescentes. Segundo o Achei Sudoeste, o flagrante ocorreu em uma residência na Rua Palmira Cardoso, no bairro Ipiranga.

 

Policiais militares faziam rondas quando identificaram um volume de som alto na casa. Ao abordar a dona da residência, os policiais descobriram que havia uma festa no interior da casa. Havia 62 pessoas, sendo 32 adultos e 30 adolescentes. Um acusado de tráfico de drogas também estava no local. Os 30 adolescentes que estava na festa foram conduzidos para delegacia que acionou o Conselho Tutelar da cidade. 

Rui anuncia envio de 15 mil litros de álcool a 70% para unidades de saúde do estado
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O governador Rui Costa usou as redes sociais neste sábado (28) para anunciar a chegada de uma carga de álcool a 70%. Segundo o gestor, foram 15 mil litros doados por usinas sucroacoleiras, que produzem açúcar, álcool e outros derivados da cana-de-açúcar. Os 15 mil litros de álcool serão enviados para unidades de saúde pública do estado. As garrafas e os rótulos também foram doados de outras empresas.

Aeroporto de Vitória da Conquista suspende funcionamento durante pandemia
Foto: Divulgação

O aeroporto Glauber Rocha, na cidade de Vitória da Conquista, ficará fechado por cerca de dois meses com suspensão dos voos em meio a pandemia da Covid-19. Apenas seguranças, agentes de limpeza e locadoras de veículos permanecerão trabalhando no local.

 

Com 16 linhas aéreas, entre embarques e desembarques, a administração do aeroporto informou que o funcionamento do terminal está suspenso. Como os voos precisaram ser cancelados por falta de demanda, as companhias aéreas suspenderam os pousos e decolagens na cidade por um tempo médio de dois meses. 

 

A última viagem do aeroporto, inaugurado no ano passado, foi na última sexta-feira (27) com destino para o estado de São Paulo. 

 

Atualmente, de acordo com último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista não apresenta casos de Covid-19. 

Embasa conclui reparo em adutora e retoma abastecimento na capital e RMS
Foto: Reprodução

Técnicos e operários da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) concluíram, à meia-noite deste sábado, o conserto do vazamento na adutora principal do sistema integrado de abastecimento que atende parte de Salvador, alguns municípios da região metropolitana e da região de Feira de Santana. A retomada da distribuição de água foi iniciada imediatamente após a conclusão do serviço e, desde então, o abastecimento está retornando de forma gradual.

 

Foram afetados pela intervenção mais de 90 bairros da capital baiana, além das cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria e Terra Nova.
 

Bahia ratifica medidas contra o coronavírus; transporte intermunicipal é suspenso em Ipiaú
Foto: Divulgação/ Câmara Municipal

Após ter confirmado um caso de coronavírus, o município de Ipiáu foi incluído no decreto estadual que restringe o transporte intermunicipal. A medida, válida até o próximo dia 05 de abril, foi divulgada no Diário Oficial deste sábado (28). A partir de hoje a Bahia passa a ter 29 cidades com aplicação da restrição. O objetivo, segundo do governo do Estado, é proteger a população da disseminação desenfreada da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

 

A restrição do transporte coletivo intermunicipal também estão em vigor nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos e Canarana. 

 

Estão suspensas a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nesses municípios.

 

Alguns municípios sem casos de coronavírus foram abarcadas pelo decreto em função de o sistema de transporte intermunicipal está integrado ao de cidades com registros da doença. É o caso de Itacaré, que não tem pessoas identificadas com o novo coronavírus, mas está integrada ao transporte coletivo de Itabuna e Ilhéus.

 

Também assinado pelo governador Rui Costa e publicado no DOE deste sábado (29), o decreto nº 19.586 ratifica medidas já determinadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento do novo coronavírus, a exemplo da declaração de situação de emergência em todo o território baiano e da suspensão pelo período de 30 dias, a partir de 17 de março, de eventos e atividades com público superior a 50 pessoas e das atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e privadas.

Feira reforça segurança de profissionais para atendimento aos pacientes com coronavírus
Foto: Divulgação

A prefeitura de Feira de Santana realizou a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPISs) para reforçar a segurança dos profissionais e pacientes infectados por coronavírus que forem encaminhados ao Hospital Inácia Pinto dos Santos - Hospital da Mulher. Gorros, avental descartável, avental impermeável, máscaras cirúrgicas, máscaras N95 e luvas integram a lista de equipamentos adquiridos. 

 

De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), a compra novos produtos "visa resguardar a integridade e a saúde dos profissionais. Os EPI’s foram adquiridos com recursos próprios e vamos continuar nos empenhando nessa luta de combate ao coronavírusequipamentos". 

 

Ao Acorda Cidade, a gestora afirmou ainda que "algumas medidas de higiene já são práticas diárias do Hospital da Mulher, priorizando a desinfecção e assepsia do ambiente hospitalar". 

 

"Fizemos a instalação de um consultório reservado para atender apenas pacientes suspeitas da Covid19 com disponibilidade de dois a quatro leitos, adequados aos critérios estabelecidos pelo Comitê Municipal", completou.
 

Itabuna: Mulher com suspeita de coronavírus é algemada para ficar em isolamento
Foto: Reprodução/Políticos do Sul da Bahia

A Polícia Militar (PM) foi acionada, nesta sexta-feira (27), no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna para conter uma mulher com aparentes sintomas da Covid-19 que desobedeceu orientação de isolamento. A mulher de 30 anos está gestante e havia se deslocado da cidade de Pau Brasil para a unidade de saúde em Itabuna.

 

De acordo com relato do site Políticos do Sul da Bahia, após ser reforçada da a necessidade de permanecer em isolamento, a mulher insistiu em circular nas imediações sem uso de máscara e apresentando tosse. Para conter a paciente, os policiais militares utilizaram algemas. 

 

A paciente foi conduzida para o Hospital de Base de Itabuna/BA. 

Sábado, 28 de Março de 2020 - 00:00

Faroeste: Ministro determina que SSP envie para PF relatórios da Operação Fake News

por Cláudia Cardozo

Faroeste: Ministro determina que SSP envie para PF relatórios da Operação Fake News
Documento apócrifo acusava magistrados | Foto: Divulgação

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) encaminhe para a Polícia Federal todo material produzido no curso da Operação Fake News, deflagrada em julho de 2019, para conter um supostos ataque a desembargadores do Tribunais de Justiça da Bahia (TJ-BA) (saiba mais).  

 

No ofício, o ministro endereça o pedido ao Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e ao Departamento da Polícia do Interior (Depin), órgãos da Polícia Civil da Bahia, assim como para a Superintendência de Inteligência da SSP-BA, à Vara Criminal de Barreiras, à Vara de Crime Organizado do TJ-BA e ao Departamento de Polícia Técnica.  Og pede o envio de informações como relatórios de inteligência, quebra de sigilo bancário, telefônico e fiscal sobre venda de sentenças e decisões que envolvam a disputa de mais de 300 mil hectares de terras no oeste baiano.  

 

Tais fatos são apurados no bojo da Operação Faroeste que, atualmente, conta com três magistrados presos: as desembargadoras Maria do Socorro e Sandra Inês Rousciolelli e o juiz Sérgio Humberto Sampaio. O pedido do ministro consta na decisão que determinou a prisão de Sandra Inês na última terça-feira (24) (relembre aqui), a partir de uma solicitação da Polícia Federal, conduzida pela delegada Luciana Matutino Caires. A PF está à frente da investigação sobre suposta venda e compra de sentenças ligadas a pessoas da Bom Jesus Agropecuária e à desembargadora Sandra Inês Rousciolelli. Já o Ministério Público Federal (MPF), a partir da atuação da procuradora da República Lindora Maria Araújo, investiga pessoas ligadas ao cônsul Adailton Maturino e ao borracheiro José Valter Dias.  

 

A Operação Fake News investigou a divulgação de uma publicação chamada “Era uma Vez no Oeste”, que apontava alguns desembargadores investigados na Faroeste, como integrantes de uma “organização criminosa”. No dia da operação, os mandados foram cumpridos na casa do advogado Kleber Cardoso de Souza, em Barreiras e no escritório dele. Outro alvo da operação era o ex-prefeito de Formosa do Rio Preto, Domingos Bispo. Também foram cumpridos mandados em São Paulo. Eles foram apontados como os autores da publicação contra os desembargadores. Em novembro de 2019, a Polícia Civil pediu o arquivamento da investigação contra o advogado Kleber Cardoso, um dos autores da denúncia que deu origem à Operação Faroeste. 

 

Na época, a publicação circulou em grupos de WhatsApp, gerando desconforto entre os membros do TJ-BA. Em sessões plenárias, o então presidente do tribunal, desembargador Gesivaldo Britto, anunciou que medidas foram adotadas para coibir a divulgação das fake news e para identificação dos autores (saiba mais aqui). Também afastado na Operação Faroeste, Britto chegou a atacar o Bahia Notícias ao falar sobre as medidas que havia adotado para conter as fakes news (veja aqui).  

Coronavirus: Idosos de Barreiras receberão remédios de uso continuo a domicílio
Foto: Divulgação

Com um caso confirmado de coronavírus, Barreiras anunciou, através da sua Secretaria de Saúde, que fará entrega em domicílio de remédios de uso contínuo para pacientes acima de 60 anos.  A medida será válida a partir desta segunda-feira (30). 

 

De acordo com o secretário Anderson Vian, as novas ações devem evitar a procura frequente dos pacientes diabéticos e também aqueles que fazem uso de remédios para controlar a hipertensão nas unidades de saúde, durante a pandemia do coronavírus.

 

“Diminuir a exposição dos idosos nesse período em que lutamos contra a proliferação da Covid-19 tem sido um dos principais objetivos da prefeitura de Barreiras. Dessa forma, todas as unidades de saúde estão sendo reabastecidas pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), e os pacientes acima de 60 anos, diabéticos ou hipertensos, receberão seu medicamento em casa, exatamente para evitar que esse público que também é o alvo principal do novo coronavírus, retorne às unidades para renovar ou solicitar esses medicamentos de uso contínuo”, destacou Vian.
Além disto, os pacientes que, anteriormente, poderiam recolher uma quantidade necessária para um mês, poderão acesso a um estoque suficiente para dois meses. 

 

Também desde a última segunda-feira (23), a prefeitura do município realiza atendimento domiciliar e em pontos drive thru direcionados aos idosos acima de 60 anos contra a gripe H1N1 As equipes de vacinação estarão atendendo os idosos  de casa em casa e também dentro dos carros em três postos de vacinação: na Câmara Municipal de Vereadores, 10º BEIC e rodoviária, com objetivo de evitar aglomerações e proteger os idosos da possível exposição ao coronavírus. 

Prefeitura de Sobradinho entrega alimentos e materiais de higiene para famílias
Foto: Reprodução / Ascom

A prefeitura de Sobradinho, no norte do estado, está realizando a entrega de cestas básicas para as famílias cadastradas nos programas sociais do município, como suporte alimentar durante o período de contingenciamento social, por causa da pandemia do Coronavírus. A ação teve início nesta quarta-feira (25). Durante a ação, também estão sendo distribuídos kits de higiene. 

 

De acordo com a secretária secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda de Cássia, mais de 400 famílias em vulnerabilidade social receberão o auxílio a alimentação. "Todas as famílias monitoradas pela Secretaria de Saúde, que estão em vulnerabilidade e risco estão recebendo a cesta com alimentos e também kits de higiene. Nesta quinta, antecipamos a entrega do benefício alimentação dos mais vulneráveis acompanhados pelos programas sociais", declarou.

 

A medida, explica a gestão, visa garantir que as famílias assistidas tenham qualidade na alimentação durante este período, já que muitos estão com suas atividades profissionais paradas. "Não precisa que ninguém compareça a secretaria. Para evitar aglomeração de pessoas, nossas equipes estão fazendo a entrega em domicílio e todos os cadastrados, monitorados receberão a vista dos nossos colaboradores. Vamos permanecer em casa", avisou a secretária Fernanda de Cássia.

Jogadores da Série C pedem ajuda financeira à CBF; Jacuipense integra o abaixo-assinado
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Os atletas da Série C brasileira de futebol estão preocupados com a situação financeira dos clubes que atuam. As competições suspensas estão fazendo com que as equipes não tenham arrecadação e, com isso, alguns já passam por problemas nos pagamentos dos salários. Por esse motivo, os capitães das equipes da terceira divisão fizeram um abaixo-assinado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) solicitando recursos para minimizar os impactos. 

 

Em publicação divulgada pelo jogador Danny Morais, do Santa Cruz, um documento com a relação de assinaturas dos atletas representantes de cada time da Série C explica a situação que os clubes estão enfrentando e solicitam ajuda para a entidade máxima de futebol no país. 

 

"Os impactos financeiros desta paralisação serão terríveis para o mundo do futebol, contudo, para os clubes e atletas que disputam a Série C serão ainda mais graves, pois são muito mais suscetíveis aos danos causados pelas perdas geradas pela suspensão e pelo ônus de arcar com seus compromissos durante a paralisação", explica o documento enviado à CBF. 

 

O Jacuipense, que está integrando a terceira divisão do brasileiro este ano, também foi representado no documento com assinatura do capitão do time, Danilo Reis. O jogador está pela segunda vez integrando a equipe, após retornar ao time em 2019. O jogador tem passagens por times como Bahia, Grêmio, Vitória, Atlético Mineiro e Fortaleza. 

 

"Nos apresentamos diante da Confederação Brasileira de Futebol com a intenção de solicitar doação de recursos para os clubes da Série C, com destinação exclusiva de manter em dia o pagamento dos salários e imagens dos seus atletas, a fim de auxiliar, ou ao menos minimizar, os impactos financeiros advindos desta enorme crise mundial”, solicita o documento. 

 

“Confiando no bom senso e razoabilidade sempre demonstrados por esta Confederação, fazemos, em nossos nomes, das nossas famílias e dos nossos clubes e suas respectivas torcidas, este apelo para minimizarmos os impactos financeiros decorrentes da epidemia do Covid-19”, finalizam os atletas. 

 

Confira publicação feita pelo jogador do Santa Cruz. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

????NOTA OFICIAL DOS ATLETAS DA SÉRIE C

Uma publicação compartilhada por DANNY MORAIS (@danny_morais4) em

Sexta, 27 de Março de 2020 - 19:23

Covid-19: Em estado grave, ex-deputado apresenta disfunção renal e inicia hemodiálise

por Breno Cunha / Lula Bonfim

Covid-19: Em estado grave, ex-deputado apresenta disfunção renal e inicia hemodiálise
Foto: Divulgação / AL-BA

O ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD), que testou positivo para o novo coronavírus (veja aqui), apresentou disfunção renal e está sendo tratado com hemodiálise, conforme boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

 

Segundo o informativo médico, o ex-parlamentar baiano de 50 anos está sedado e respira com ajuda de aparelhos. Por outro lado, Augusto apresentou melhora no padrão respiratório.

 

A Santa Casa de Itabuna tem ainda um caso suspeito da Covid-19 na sua enfermaria, aguardando resultado de exames.

Sexta, 27 de Março de 2020 - 19:10

Governo federal reconhece situação de emergência em três municípios baianos

por Jade Coelho / Lula Bonfim

Governo federal reconhece situação de emergência em três municípios baianos
Foto: Divulgação

O governo federal reconheceu, nesta quarta-feira (25), a situação de emergência em decorrência da estiagem nos municípios de Lajedo do Tabocal, no Vale do Jiquiricá; Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano; e Queimadas, na região do Sisal.

 

O decreto, publicado apenas nesta sexta (27), homologa decretos municipais publicados em fevereiro deste ano, quando os municípios sofriam com a falta de chuva.

Prefeitura de Castro Alves decide reabrir comércio após recomendação de Rui Costa
Foto: Reprodução / Facebook

A prefeitura de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, decidiu suspender, nesta sexta-feira (27), o decreto que determinava o fechamento do comércio no município. Segundo o prefeito Thiancle Araújo (PSD), a decisão está em acordo com a declaração do governador Rui Costa (PT), que afirmou não haver necessidade de impedir atividades comerciais em cidades sem casos confirmados do novo coronavírus.

 

Thiancle justificou a revogação do decreto em uma transmissão ao vivo, pelo Facebook. “O governador e o secretário de Saúde do estado disseram que a recomendação mais técnica era que, neste momento, não existindo caso confirmado de coronavírus na nossa cidade, a gente não tivesse a suspensão das atividades comerciais”, disse.

 

“Essa interrupção do comércio agora pode ser necessária mais na frente. Provavelmente, será. Então a gente precisa esperar o momento adequado para determinar essa suspensão. Porque, se amanhã ou depois, tiver a confirmação de um caso em Castro Alves, provavelmente a gente terá que suspender de forma ainda mais drástica as atividades comerciais, para evitar que a disseminação ocorra”, completou o prefeito.

 

Por outro lado, Thiancle decidiu manter a suspensão das aulas escolares no município. Segundo ele, nas escolas, há uma aglomeração de pessoas muito grande. “Se surgir um caso ali, aquelas pessoas irão transmitir para diversas outras”, explicou.

Histórico de Conteúdo