Quarta, 22 de Maio de 2019 - 16:20

UPB decide apoiar unificação de eleições no Brasil

UPB decide apoiar unificação de eleições no Brasil
Foto: Divulgação / UPB

A União dos Municípios da Bahia (UPB) decidiu em assembleia nesta quarta-feira (22) apoiar a proposta de unificação de mandatos político-partidários. A decisão foi tomada por unanimidade pelos mais de 200 prefeitos que compareceram á assembleia realizada na sede da entidade em Salvador. A proposta de unificação dos mandatos tramita em projetos no Congresso Nacional e tem como justificativa o princípio da economicidade.

 

Para o presidente da UPB, Eures Ribeiro, a assembleia reforçou o pleito dos gestores pela unificação das eleições em 2022. “O debate está ocorrendo em todos os estados, com as entidades municipalistas, para ser levado a Brasília. Economicamente, é bom para os cofres públicos, pois uma eleição unificada se torna mais barata”, disse Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 

Segundo o vice-presidente da UPB e prefeito de Araci, Silva Neto, a proposta tem base jurídica e credibilidade para “ganhar repercussão nacional”, disse.

Série D: Bahia de Feira pode perder três pontos por escalar jogador irregular na estreia
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

O Bahia de Feira poderá sofrer um duro golpe na briga pela classificação na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube foi notificado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que o jogador Edimar estava punido e, por isso, não poderia ter sido escalado. O atleta entrou em campo na estreia do Tremendão contra o América-PE. 

 

De acordo com Tiago Souza, presidente do Conselho Deliberativo do clube, a defesa já está sendo preparada. 

 

"Ainda não sabemos o dia do julgamento, mas já contratamos o advogado e o mesmo está preparando a nossa defesa", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. 

 

Caso seja punido, o Bahia de Feira perderá três pontos e, com isso, cairia para apenas um ponto no Grupo A6. O dirigente do Tremendão admite a possibilidade da punição e já projeta a classificação sem essa pontuação. 

 

"Estamos num campeonato à parte. Precisamos vencer esses três próximos jogos para não dependermos desses três pontos", apontou. 

 

Restando três rodadas para o encerramento da primeira fase da competição, o Bahia de Feira terá o América-RN e o América-PE na Arena Cajueiro, e o Serrano-PB, fora de casa. Atualmente o clube potiguar lidera com sete pontos, seguido pelos pernambucanos com seis. 

 

ENTENDA O CASO
Atuando pelo Vitória da Conquista, o volante Edimar foi expulso contra o Itabaiana-SE pela Série D de 2018. Após ter cumprido suspensão, o jogador foi a julgamento, mas o Bode não enviou defesa. Com isso, ele pegou mais duas partidas de punição, mas não foi notificado. 

 

Ainda de acordo com Tiago Souza, o Bahia de Feira enviou a lista de atletas por e-mail para a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e para a CBF antes da estreia, mas não recebeu retorno imediato e entendeu que todos os atletas estavam aptos para jogarem. 

Feira: Estudantes da Uefs interditam BR em protesto contra bloqueio de verbas
Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Um protesto de estudantes da Uefs [Universidade Estadual de Feira de Santana] criticou os bloqueios de verbas dos governos federal e estadual nesta quarta-feira (22). Munidos de cartazes, os estudantes queimaram pneus e interditaram um trecho da BR-116 Norte [sentido feira-Serrinha]. Segundo o Acorda Cidade, cerca de 80 estudantes participaram do protesto.

 

Os estudantes levaram um caixão para mostrar a morte simbólica da educação conduzida pelos governos. Professores das universidades estaduais em greve também marcaram presença no protesto. Um engarrafamento chegou a ser gerado devido à interrupção do tráfego na via. A manifestação foi encerrada por volta das 10h.

Correios anunciam fechamento de 12 agências na Bahia; veja quais
Agência da Rodoviária | Foto: Reprodução / Google Street View

A fim de dar seguimento ao processo que chama de "readequação da rede de atendimento", os Correios anunciaram o fechamento de mais 161 agências até o dia 5 de julho. Desse total, 12 estão na Bahia: oito em Salvador, uma em Feira de Santana, uma em Itabuna, uma em Luís Eduardo Magalhães e uma em Vitória da Conquista.

 

Com isso, o atendimento nessas unidades será absorvido por outras agências próximas, sem prejuízo da continuidade e da oferta de serviços e produtos, de acordo com a estatal. Os Correios afirmam que a maioria das unidades que serão desatividas ocupa imóveis alugados e está sombreada por outras. Então, a empresa defende que essa iniciativa visa assegurar maior produtividade e garantir unidades rentáveis, sem comprometer a universalização dos serviços postais.

 

Quanto ao quadro de funcionários dessas agências, os Correios afirmam que eles serão transferidos para outras agências ou poderão optar pelo reenquadramento de atividade.

 

Confira abaixo todas as agências que serão fechadas e unidades próximas que podem agregar os serviços:

  • FEIRA DE SANTANA: AC Capuchinhos > AC Feira de Santana

  • ITABUNA: AC Itabuna > AC Pinheiro

  • Luís Eduardo Magalhães: AC Santa Cruz do Oeste > Luís Eduardo Magalhães

  • Salvador: AC Campo Grande > AC Associação Baiana de Imprensa

  • Salvador: AC Estrada da Liberdade > AC Calçada

  • Salvador: AC Fórum Ruy Barbosa > AC Associação Baiana de Imprensa

  • Salvador: AC Mercado Modelo > AC Central Salvador

  • Salvador: AC Terminal Rodoviário > AC Sumaré

  • Salvador: AC Universidade Federal da Bahia > AC Brotas

  • Salvador: AF Pituba > AC Cidadela

  • Salvador: AC Tribunal Regional do Trabalho > AC Central Salvador

  • Vitória da Conquista: AC Bairro Departamento > AC Vitória da Conquista

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 13:30

Juazeirense fará promoção de ingresso para jogo contra Aparecidense no Adautão

por Leandro Aragão

Juazeirense fará promoção de ingresso para jogo contra Aparecidense no Adautão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Para ter casa cheia no jogo contra o Aparecidense marcado para o próximo sábado (25), às 16h, pela quarta rodada da Série D, a diretoria da Juazeirense colocará os ingressos à venda por um preço especial. Apenas na sexta-feira (24), as entradas para a partida serão comercializadas pelo valor de R$ 10 nas bilheterias da praça esportiva.

 

O Cancão de Fogo vem de derrota para o próprio Aparecidense, por 2 a 1, jogando fora de casa. O resultado do jogo, que foi válido pela terceira rodada, derrubou o time baiano para a terceira posição ao estacionar nos quatro pontos na tabela de classificação do Grupo A9. A equipe goiana lidera a chave com seis pontos, seguido pelo Itabaiana, com a mesma pontuação, por ter melhor saldo de gols. O Interporto, do Tocantins, é último com apenas um.

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 12:30

Capone pede cautela ao Bahia de Feira, mas confia no triunfo sobre o América-RN

por Leandro Aragão

Capone pede cautela ao Bahia de Feira, mas confia no triunfo sobre o América-RN
Foto: Divulgação / Bahia de Feira

Bahia de Feira e América de Natal voltam a se enfrentar no próximo sábado (25), às 16h, na Arena Cajueiro, pela quarta rodada da Série D do Brasileiro. Os dois times ficaram no empate sem gols no último sábado (18), pela jornada anterior da competição. O volante Capone pediu cautela ao elenco do Tremendão, mas disse confiar no triunfo sobre o Mecão, por jogar em casa.

 

"A gente tem que entrar com cautela, porque sabemos da qualidade da equipe deles, mas o grupo da gente vem numa crescente, vem numa pegada boa. Estamos no nosso domínio e temos que fazer valer o nosso mando de campo. Conhecemos já a equipe deles, até porque jogamos sábado passado. Sabemos o ponto forte deles, o que podemos explorar e com o que precisamos ter cuidado. Tenho certeza que o professor Barbosinha vai passar o melhor para a gente para chegarmos no sábado e conseguir o triunfo sobre o América", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Na última terça-feira (21), o time do América-RN treinou num campo sintético como parte do processo de adaptação visando o tipo de piso que encontrará na Arena Cajueiro. Capone vê o gramado artificial como uma vantagem ao Tremendão.

 

"O campo sintético é um fator muito importante, até porque a gente treina nele diariamente. Então, temos que fazer valer o mando de campo para sair com o resultado positivo que é o que todos nós queremos", disse.

 

O Bahia de Feira tem quatro pontos e aparece na terceira posição do Grupo A6 da Série D. O América-RN lidera a chave com sete, seguido pelo América de Pernambuco, que é o segundo com seis. Ainda sem pontuar, o Serrano-PB é o último colocado.

Porto Seguro: Pai de santo e outro homem são baleados após acusado invadir terreiro
Foto: Reprodução / Rastro 101

Um pai de santo e outra pessoa foram baleados após um homem invadir um terreiro em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O caso ocorreu nesta terça-feira (21) no terreiro situado no bairro Caboclo. Ao G1, o delegado Valfredo Neto disse que ainda não há informações sobre a motivação do ataque.

 

Ele também informou que o suspeito já frequentou o terreiro. O pai de santo, conhecido como Pai Helinho, e o outro ferido foram atendidos no Hospital Luís Eduardo Magalhães e depois, liberados. O caso segue investigado pela Polícia Civil da cidade. 

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 11:20

Conquista: Decisão derruba veto e prefeitura pode voltar a apreender vans

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Conquista: Decisão derruba veto e prefeitura pode voltar a apreender vans
Foto: Reprodução / Blog do Anderson

Uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) anulou uma sentença que proibia a apreensão de transportes alternativos em Vitória da Conquista, no sudoeste. A medida, publicada nesta quarta-feira (22), foi imposta a partir de recurso da empresa Cidade Verde, única empresa que opera o serviço de transporte público na cidade.

 

A concessionária alegou que proibir a apreensão das vans causava “lesão à ordem e economia públicas municipais” por permitir o transporte clandestino na cidade, “sem regulação, em sobreposição das linhas do serviço das concessionárias”.

 

Antes do veto desta quarta, a secretaria de Mobilidade Urbana do Município não podia apreender as vans.  As vans são representadas pela Atravic [Associação do transporte alternativo de Vitória da Conquista].

Juazeiro: Motorista fica ferido após batida entre duas carretas; um dos veículos pegou fogo
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Um motorista ficou ferido em um acidente que envolveu duas carretas na BR-235, trecho de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Segundo a TV Bahia, o fato ocorreu nesta terça-feira (21) perto do distrito de Lagoa do Boi. O motorista ferido ficou preso às ferragens da carreta que transportava frutas. Ele foi retirado pelo Corpo de Bombeiros e foi levado a uma unidade de saúde de Petrolina. Pelo que informado ele não sofreu ferimentos graves. A outra carreta era um caminhão-tanque de combustível que estava vazio.  

 

Ainda segundo o G1, mesmo sem transportar combustível, o caminhão-tanque pegou fogo na via. As chamas foram debeladas pelos mesmos bombeiros que socorreram o motorista ferido. Após a carga de frutas se espalhar na via, moradores saquearam a carga. Conforme os bombeiros, a suspeita é de que uma das carretas invadiu a contramão em uma tentativa de ultrapassagem, o que ocasionou a colisão frontal entre as duas.

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 09:45

Bahia planeja levar jogos do time de transição ao interior do estado

por Ulisses Gama

Bahia planeja levar jogos do time de transição ao interior do estado
Foto: Divulgação / EC Bahia

O torcedor do Bahia que mora no interior pode ter a oportunidade de ver o time de transição de perto nos próximos meses. Para a disputa do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o clube planeja levar algumas partidas para fora de Salvador. 

 

De acordo com apuração do Bahia Notícias, a diretoria tricolor está avaliando quais seriam as cidades que poderiam cumprir os requisitos, entre eles a logística.

 

O Bahia, que já tinha a ideia de promover as caravanas, se viu muito satisfeito com a boa presença da torcida em Irecê, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano sub-20 entre Bahia e Canaã.  

 

O primeiro jogo do time comandado por Dado Cavalcanti será nesta sexta-feira (24), às 15h, no estádio de Pituaçu.

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 09:20

Baixa Grande: Candidatos vão à Câmara pedir anulação de concurso

por Francis Juliano

Baixa Grande: Candidatos vão à Câmara pedir anulação de concurso
Foto: Divulgação

Um grupo de moradores de Baixa Grande, na Bacia do Jacuípe, prepara um protesto para cobrar anulação de um concurso público local. O ato está marcado para a próxima sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores. Segundo apuração do Bahia Notícias, candidatos questionam a veracidade do concurso realizado pela empresa IEPDM.

 

Fatos controversos foram apontados, como o recebimento de uma prova preenchida por um candidato, gabarito divulgado e cancelado meia hora depois, anulação de 8 questões de uma prova com 30. O certame oferecia mais de 200 vagas para cargos dos níveis fundamental, médio e superior e registrou 6,2 mil inscrições. Entre os cargos, oportunidades para merendeira, porteiro, vigia e professores.

 

O protesto está marcado para as 8h da manhã no prédio da Câmara de Vereadores, na área central da cidade.

Santa Terezinha: Carreta pega fogo na BR-116 e motorista fica ferido
Foto: Reprodução / Bahia 10

Uma batida entre duas carretas deixou um dos veículos incendiado em um trecho da BR-116 em Santa Terezinha, no Piemonte do Paraguaçu. O acidente ocorreu nesta terça-feira (21). Um motorista de um dos veículos ficou ferido e foi levado para o Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Conforme a Via Bahia, que administra a rodovia, uma das carretas tombou na pista, na altura do km 503.

 

O veículo tentou desviar de outra carreta que havia tentado fazer uma ultrapassagem, tombou e pegou fogo. A carreta ficou atravessada na via, o que provocou a interdição da pista nos dois sentidos. O engarrafamento chegou a 5 km de extensão. Só a partir das 15h, as carretas foram retiradas da pista e colocadas no acostamento. A partir das 16h, o tráfego voltou a ficar normal. Não há mais informações sobre o motorista ferido.

Nova Ibiá: Ex-presidente da Câmara terá de devolver R$ 586 mil
Foto: Reprodução / Bahia em Dia

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Nova Ibiá, no Médio Rio de Contas, sudoeste, Antônio Lopes Sampaio, terá de devolver R$ 586 mil aos cofres do município. A punição foi tomada em sessão desta terça-feira (21) do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). O tribunal também rejeitou as contas de 2016 de responsabilidade de Sampaio.

 

Segundo o conselheiro Paulo Marconi, relator do parecer, Sampaio não prestou as contas de forma voluntária, razão que fez a Corte de Contas remeter o caso ao Ministério Público do Estado (MP-BA). No caso da devolução dos R$586 mil, o montante se refere ao recebimento de duodécimos sem a devida prestação de contas (R$585.695,38) e o pagamento de tarifas bancárias por emissão de cheques sem fundo (R$372,50). O gestor foi multado em R$20 mil pelas irregularidades apuradas durante o exame das contas. Outra multa de R$ 16,2 mil foi aplicada devido a não publicação dos relatórios de gestão fiscal do 1º, 2º e 3º quadrimestres.

 

De acordo com a análise técnica, os extratos bancários da Câmara de Nova Ibiá, dos meses de janeiro a dezembro de 2016, indicaram o ingresso de recursos, a título de duodécimos, no montante de R$582.590,46, acrescido de saldo do exercício anterior de R$3.107,25, totalizando R$585.695,38, que não foram objeto de prestação de contas pelo gestor. Ainda cabe recurso da decisão.

RBN Digital comemora dois anos com mais de 2,5 milhões de ouvintes

A aposta em rádio digital do Bahia Notícias completa dois anos nesta quarta-feira (22) com a marca de mais de 2,5 milhões de ouvintes. A RBN Digital foi lançada oficialmente em 2017 e, desde então, segue apresentando o melhor da música aliado à credibilidade da informação do site. “Temos muito o que comemorar nessa curta história. Nossa equipe está sempre inovando, lançando novos produtos e consolidando a RBN Digital como a principal rádio digital da Bahia”, ressalta o diretor-executivo do grupo, Ricardo Luzbel.

 

Com programação adulta e qualificada, comandada pelo DJ Wilson, a RBN Digital possui boletins de hora em hora, com as principais notícias do dia, programas curtos sobre esporte, cultura, decoração e saúde e, mais recentemente, com duas estreias exclusivas, o Prorrogação Esportiva e o Geração Z. A rádio, que pode ser ouvida pelo site www.rbndigital.com ou pelos aplicativos para iOS (baixe aqui) ou para Android (baixe aqui), traz ainda a análise política diária do editor do Bahia Notícias, Fernando Duarte, comentando os principais assuntos da cena nacional e estadual.

 

“Ainda temos muito a crescer e a RBN Digital tem mantido o ritmo ao longo dos últimos meses. Nosso objetivo é continuar sendo uma referência em inovação na comunicação da Bahia, como aconteceu quando lançamos o site. Na época, pouco se falava em jornalismo online na Bahia e hoje somos um dos principais veículos baianos”, destaca Luzbel.

Terça, 21 de Maio de 2019 - 21:25

Supercopa Natal Sub-17: Jacuipense vence o Furacão-PE

por Glauber Guerra

Supercopa Natal Sub-17: Jacuipense vence o Furacão-PE
Foto: Divulgação

O Jacuipense venceu o Furacão-PE por 3 a 0, nesta terça-feira (21), no Frasqueirão, pela Supercopa Natal Sub-17. Os gols do jogo foram marcados por Júlio, Ronald e Elton.

 

O Jacuipense é o único representante baiano na Supercopa Natal.

 

O Leão Grená volta a campo na quarta-feira (22) para pegar o ABC. O jogo vale a primeira colocação no grupo. O time baiano tem 100% de aproveitamento.

Dan Valente pega estrada e faz dobradinha de shows em Feira e Riachão do Jacuípe
Foto: Divulgação

O cantor Dan Valente é uma das atrações confirmadas para o evento Arraiá das Antigas, que será realizado na Arena FAT, em Feira de Santana. A festa, que também contará com shows de Calcinha Preta e Limão com Mel será realizada no dia 24 de maio, a partir das 22 horas. 

 

Seguindo estrada, Dan desembarca no dia seguinte, sábado (25), na cidade de Riachão do Jacuípe. Por lá, o artista promete agitar o público com um repertório autoral, fechando a programação do fim de semana com canções de sucesso como “Não Fico com Ex”, “Você Deixa”, “Recheio do Biscoito”, “Anúncio no Poste” além do mais recente trabalho “Pedacinho de Mundo”. 

Teixeira: Idoso é resgatado após cair em cisterna de 13 metros de profundidade
Foto: Divulgação / CBMBA

Um idoso, de 66 anos, foi resgatado após cair dentro de um poço de quase 13 metros de profundidade. O fato ocorreu nesta segunda-feira (20) em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano. Bombeiros do 18° Grupamento de Bombeiros Militar (18°GBM) de Teixeira de Freitas foram acionados e usaram a técnica de resgate em altura.

 

Resgatado, o idoso foi levado por uma equipe do Samu para um hospital da cidade. Os bombeiros informaram que o idoso tinha algumas escoriações no corpo. Não há mais informações sobre o estado de saúde dele.

Itapetinga: Jovem é preso após matar casal; acusado alegou dívida de R$ 500
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um jovem foi preso após matar um casal em Itapetinga, no Médio Sudoeste baiano, na noite desta segunda-feira (20). Daniel Nunes de Souza, de 19 anos, alegou como causa do crime uma dívida de R$ 500 pela venda de uma motosserra a Gervásio Moreira de Castro. Daniel matou Gervásio a golpes de facão e a mulher Miriam Partenostro Ferreira Castro por estrangulamento.

 

Segundo o delegado Roberto Júnior, coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), Daniel foi preso horas depois dos crimes. Ele levou os policiais até o local onde escondeu o corpo de Gervásio, a motosserra que motivou as mortes e R$ 400, que foram subtraídos da vítima. Segundo apuração, Daniel procurou Gervásio no distrito de Itaimbé, zona rural de Potiraguá.

 

O acusado pediu uma carona até a localidade de Teixeira do Progresso, na cidade vizinha de Mascote. No trajeto, após pedir que Daniel parasse o carro para checar um pneu que estaria vazio, o acusado atacou a vítima com um facão. Depois de vários golpes na cabeça, ele levou o corpo para um matagal, às margens da estrada.

 

De volta a Itaimbé, Daniel foi até a casa de Gervásio, onde assassinou a companheira dele Míriam Partenostro Ferreira Castro. Míriam permitiu o acesso de Daniel ao imóvel depois que ele alegou que atendia um pedido de Gervásio, para buscar a motosserra. A mulher foi estrangulada por Daniel, que utilizou as mãos e um fio elétrico para cometer o crime. Poucas horas depois, o criminoso foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar.

Jacobina: Cirurgia retira pedra de 1,3 kg e 18 cm de bexiga de paciente
Foto: Renan Oliveira Barreto

Uma pedra de mais de 1,3 quilo e com 18 centímetros foi retirada de um homem durante uma cirurgia em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. O fato ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho nesta segunda-feira (20). O lavrador, de 51 anos, se submetia ao procedimento para retirada da pedra localizada na bexiga. Segundo o G1, o médico que realizou a cirurgia, João Cleber Coutinho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo.

 

Ao profissional, o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no “pé” da barriga. No entanto, só em janeiro ele procurou saber as causas. Através de exames foi identificado um cálculo de 10 cm na bexiga. Encaminhado para Salvador, o paciente foi orientado a passar por cirurgia. O procedimento foi feito em Jacobina e durou cerca de 1h. Seis médicos participaram do trabalho. A última informação é que o homem passa bem.

Barreiras: Prefeitura implanta sistema para acompanhar usuários do SUS
Foto: Divulgação / Prefeitura de Barreiras

O município de Barreiras, no extremo oeste, implantou um sistema informatizado que acompanha o trabalho de 263 agentes comunitários de saúde com pacientes que usam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O programa divide por categorias grupos de prioridades – diabéticos, gestantes, hipertensos, por exemplo – associados ao número de equipes, famílias, visitas mensais, além de outros detalhes das áreas de cobertura. Depois de coletados, os dados são enviados para provedores que ficam nas sedes das unidades de saúde.

 

Na última quarta-feira (15), o prefeito Zito Barbosa conheceu o sistema de informatização online. “Tenho certeza que depois que todos os ajustes iniciais forem feitos, o resultado será um sucesso e nos dará informações importantíssimas para melhorarmos ainda mais a prestação dos serviços de saúde no município. É desta forma que estamos preparando Barreiras para o futuro, e para uma oferta de serviços de saúde cada vez mais humanizada”, declarou Barbosa.

 

Segundo a prefeitura, o sistema já funciona há quatro meses no município. A inovação é uma iniciativa da prefeitura, através da secretaria municipal de saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada. 

Terça, 21 de Maio de 2019 - 11:20

Ilhéus: Ex-presidentes da Câmara estão há quase uma semana foragidos

por Francis Juliano

Ilhéus: Ex-presidentes da Câmara estão há quase uma semana foragidos
Foto: Montagem Bahia Notícias

Seis dias após ser deflagrada a Operação Xavier, os ex-presidentes da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Tarcísio Paixão e Lukas Paiva, continuam  foragidos. Segundo informou nesta terça-feira (21) o promotor Franki Ferrari, nenhum dos dois foi localizado pela força-tarefa comandada pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus e do Gaeco [Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais].

 

Tarcísio Paixão comandou a Câmara no biênio 2015-2016. Já Lukas Paiva foi presidente entre 2017-2018. Os dois continuam com mandato na Câmara da cidade. Um dos três presos na Operação, o empresário Aêdo Laranjeira de Santana pediu nesta segunda-feira (20) a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar. "Ele alegou estar gravemente enfermo, e o Ministério Público a vista das provas que eles juntaram se manifestou favorável. Agora essas provas que ele enviou estão em fase de  apreciação judicial", disse o promotor ao Bahia Notícias.

 

Além de Aêdo Laranjeiras, estão custodiados no presídio de Ilhéus, o secretário municipal de Agricultura, Valmir Freitas do Nascimento, já exonerado, e o também empresário Cleomir Primo Santana. A Operação Xavier foi deflagrada após investigação que apontou um suposto esquema de fraudes em licitações, contratos e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Ilhéus. Os crimes teriam ocorrido entre 2011 e 2018.

 

A ação, que apura o caso há dois anos, é um desdobramento da Operação Citrus (lembre aqui).

Rio Real: Dois acusados de tráfico morrem em ação policial
Foto: Divulgação / SSP-BA

Dois acusados de tráfico de drogas foram mortos em uma ação policial em Rio Real, na divisa com Sergipe, nesta segunda-feira (20). PMs faziam rondas quando foram informados sobre homens armados na Rua Manoel Nolasco Sobrinho. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os acusados, ainda sem identificação, teriam sido cercados, mas resistiram à prisão. Um tiroteio foi iniciado, e os acusados acabaram feridos. A SSP-BA disse que a dupla chegou a ser socorrida para uma unidade de saúde, mas não resistiu.

 

Com os dois foram apreendidos: uma espingarda calibre 20, dois revólveres calibre 38, munições, um tablete de maconha prensada de quase 1 kg, 28 trouxas da mesma erva, três cadernetas com anotações do comércio de drogas e um carro modelo Voyage, placa OKM-9454. A ação foi feita por agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte. "Tentamos efetuar as prisões, mas infelizmente eles reagiram. Estamos preparados para situações como esta e atuamos com a força proporcional. Menos três armas e drogas nas nossas ruas", disse o comandante da Cipe LN, tenente-coronel Ricardo Mattos.

Em greve há 43 dias, professores da Uneb decidem manter paralisação
Foto: Divulgação

Em greve há 43 dias, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, nesta segunda-feira (20), pela continuidade da paralisação.

Em nota, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) reclamou da declaração do governador Rui Costa (PT), que, em entrevista à imprensa, afirmou que a greve é "partidária" e foi “apropriada” pelo PSOL (veja aqui). 

"(A entrevista do governador) serviu como combustível em uma fogueira que já era forte. De acordo com os comentários de vários professores, o pronunciamento de Rui Costa sobre a greve, além do desrespeito à categoria, demonstrou que o gestor não conhece a realidade das universidades estaduais baianas", diz trecho da nota. Os professores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho. 

Aos 70 anos, morre ex-secretário estadual Ildes Ferreira
Foto: Divulgação

Aos 70 anos, morreu, na madrugada desta terça-feira (21), o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado (Secti) no governo de Jaques Wagner (PT), Ildes Ferreira. 

Segundo o site Acorda Cidade, Ildes lutava contra um câncer de pulmão. O velório será realizado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana e o sepultamento será às 15h30 no cemitério Jardim Celestial, no bairro Sim. O ex-secretário morreu no Hospital São Matheus em Feira.

Ex-vereador da cidade, Ildes foi também secretário municipal durante a gestão de Colbert Martins – pai do atual prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). Foi chefe da Secti entre janeiro de 2007 e agosto de 2009.

Corpocircuito 2019 promove espetáculos e intercâmbios de dança em Itacaré
Foto: Divulgação

Itacaré recebe, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), a segunda edição do Corpocircuito, evento promovido pela ExperimentandoNUS Cia de Dança, que reúne espetáculos de dança e intercâmbios entre artistas da Bahia, Ceará e São Paulo.


Além das apresentações, o público poderá conferir ainda uma programação que inclui oficinas e intervenções artísticas. “A programação foi pensada na afetividade e no corpo político como modo revolucionário em tempos sombrios. Um encontro que gera outros encontros necessários para orientar a diferentes formas de viver e resistir”, explica Bruno de Jesus, bailarino, coreógrafo e curador do evento, junto com a bailarina e produtora Inah Irenam.


Participam do encontro a ExperimentandoNUS Cia de Dança (Salvador-BA),  Viana Junior (Itapipoca-CE), Erico Santos (São Paulo-SP), NED – Núcleo de Estudos em Dança (Juazeiro-BA), Pirandança e Grupo Urbanos (Tremedal-BA), João Lima (Salvador-Ba), Luiz Antônio Jr, Ridson Reis e Roquildes Jr (Salvador-Ba), Luana Fulô (salvador, BA), Everton Barbosa (Lauro de Freitas, BA), Talita Sueli (Salvador, BA) e grupos de artistas da cidade de Curaçá-Ba.


Programação
Dia 24 de Maio às 19h – Centro Cultural Porto de Trás 
Da própria pele, não há quem fuja - ExperimentandoNUS Cia. de Dança (Salvador, BA) 
Dia 25 de maio ás 19h - Centro Cultural Porto de Trás
Esqueça com Ridson Reis e Roquildes Júnior. Direção e Iluminação: Luiz  Antônio Sena Jr (Salvador, BA)
Preto no branco - PIRADANÇA & Grupo Urbanos (Tremedal, BA)
Eu de onde venho, para onde eu vou - João Lima (Salvador, BA)

Terça, 21 de Maio de 2019 - 07:20

Governo publica nomeação de Evandro do Nascimento como reitor da Uefs

por Ailma Teixeira

Governo publica nomeação de Evandro do Nascimento como reitor da Uefs
Foto: Arquivo Pessoal

Como adiantado pelo Bahia Notícias, Evandro do Nascimento vai permanecer como reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A nomeação dele para cumprir um mandato de quatro anos foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (21). O decreto, assinado pelo governador Rui Costa (PT), também nomeia Amali de Angelis Mussi para o cargo de vice-reitora da instituição pelo mesmo período.

 

A informação foi publicada pelo BN na noite de segunda (20) (veja aqui). Mais cedo, Rui afirmou que se reuniria com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, para analisar os candidatos e definir quem seria o reitor. Antes disso, o chefe do Executivo estadual chegou a devolver a lista tríplice em que constava apenas o nome de Nascimento e não três postulantes.

Vitória da Conquista terá planetário mais moderno do Brasil
Foto: Divulgação

“Vitória da Conquista vai ter o planetário mais sofisticado do Brasil. O equipamento vai além da astronomia. Aqui vai ser um museu de arte e conhecimento”, afirmou André Alencar, representante da Evans no Brasil. A empresa será responsável pela instalação da cúpula dome screen do Planetário Professor Everardo Públio de Castro.

 

A declaração foi dada na manhã da última sexta-feira (17) durante visita ao equipamento, localizado no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. Alencar foi recepcionado pelo prefeito Herzem Gusmão e comitiva.

 

Na oportunidade, o técnico da Evans comentou sobre a vistoria realizada na quinta -feira (16): “foi uma surpresa o que encontrei na vistoria. Sinceramente foi o primeiro local que visitei e teve aprovação imediata. A estrutura física foi muito bem feita: as medidas da cúpula estão perfeitas; o sistema de ar condicionado funcionando; iluminação correta; isolamento térmico e acústico bons. Foi uma construção de alta tecnologia”.

 

A previsão é que em agosto a equipe, formada por técnicos estrangeiros, venha até Vitória da Conquista instalar a cúpula e em seguida promova o treinamento dos técnicos locais. A arcada dome screen permitirá a imersão da tecnologia tridimensional sem uso de óculos. Com capacidade para 165 pessoas em sua sala de projeção, o planetário irá possibilitar atividades educativas de forma lúdica e interativa. “Isso vai ser um ganho para o aprendizado das crianças, secundaristas e universitários de Vitória da Conquista e toda a região sudoeste”, realçou o gestor municipal.

 

Segundo Herzem, houve o atraso por conta das alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. “Tivemos que refazer portas, fechaduras e piso além de criar rotas de fuga. Nós retomamos todas as obras paralisadas deixadas na cidade. O planetário é uma iniciativa extraordinária para o aprendizado”, declarou Herzem.

 

As obras do equipamento tiveram o financiamento do Banco do Brasil.“Entramos no processo concedendo uma carta de crédito internacional para garantir todo o processo de instalação. O equipamento já está disponibilizado, agora é só instalar e aproveitar esse planetário”, disse Eduardo Falcão.

 

Além da sala de projeção, o planetário contará com área administrativa, almoxarifado, sala de reunião, recepção, sanitários e salões para exposições em geral.

Elias Borges lamenta chances desperdiçadas no 1º jogo da final da Série B do Baiano
Em casa, Doce Mel perdeu de virada | Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Jogando em casa, o Doce Mel perdeu para o Olímpia por 2 a 1 neste domingo (19), pelo jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano da Série D. Apesar do revés, o técnico Elias Borges lamentou as chances desperdiçadas e os erros nos gols do time adversário.

 

“Entramos para propor o jogo, o time sempre tomando a iniciativa da partida, tanto que fizemos um gol no início. Infelizmente tomamos o gol de empate em seguida. Sabíamos que era uma jogada que eles tinham, que é a única que eles fazem, e vacilamos. O time continuou firme, tivemos uma grande oportunidade com o Pano, tivemos outras e não soubemos aproveitar. Tivemos posse de bola e domínio do jogo. Na segunda etapa continuamos buscando o gol, continuamos com posse de bola, mas as oportunidades não apareceram. Foi um jogo que a Doce Mel tinha condição de ganhar, mas infelizmente nos descuidamos e tomamos um gol num momento em que a equipe deles já estava cansada, que até para eles foi surpreendente”, explicou Elias em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Pela boa apresentação, o treinador admitiu que o elenco sentiu a derrota. Ainda assim, mantém a confiança na busca pelo título e pelo acesso à elite do futebol baiano.

 

“Tivemos um sentimento de frustração. Irei conversar com os jogadores para entenderem que o campeonato está aberto, temos condições de chegar em Pituaçu e vencermos a partida. Vamos conversar durante a semana. Iremos corrigir detalhes que faltaram nessa partida. Vamos fazer uma marcação alta para a transição rápida deles não acontecerem. Essas bolas que eles jogam para o Jonas não irão acontecer. Estamos vendo o vídeo do jogo para estudarmos melhor o adversário para que não haja mais esses erros”, destacou o treinador.

 

Para conquistar o título, o Doce Mel precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso a equipe vença por um tento, a decisão irá para os pênaltis. O confronto de volta acontece no próximo domingo (26), às 15h, em Pituaçu.  

Segunda, 20 de Maio de 2019 - 19:55

Evandro do Nascimento continuará como reitor da Uefs

por Rodrigo Daniel Silva / Lucas Arraz

Evandro do Nascimento continuará como reitor da Uefs
Foto: Reprodução / Acorda Cidade

O governador Rui Costa (PT) definiu que Evandro do Nascimento continuará como reitor da  Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). A decisão deve ser anunciada pelo governo em breve após reunião de Rui com o secretário de Educação Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (20).

 

O governador chegou a devolver a lista tríplice em que constava apenas o nome de Evandro para ser reconduzido ao posto. Ao ser questionado sobre o movimento, Rui ressaltou a importância da lista tríplice e criticou o fato de ter recebido apenas um nome, e não três, para a escolha do reitor da universidade em questão (veja aqui). 

Agnaldo Timóteo é internado em Barreiras após mal-estar
Foto: Divulgação

O cantor Agnaldo Timóteo, 82, foi internado numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barreiras, nesta segunda-feira (20), após sofrer um mal-estar. A informação é do G1. Segundo o site, ele deu entrada no hospital por volta das 16h, levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a unidade médica, ele chegou ao local com quadro de pressão alta, vômito e glicemia baixa. Ele permanecia internado até 17h20, horário da última apuração.

O cantor veio ao estado para cumprimento da agenda de shows. Ele tem uma apresentação marcada no município de Santa Rita de Cássia, na Bacia do Rio Grande, e é uma das atrações da festa em homenagem à padroeira da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do artista, a apresentação está mantida, embora ele não tenha prazo para receber alta.

Histórico de Conteúdo