Ilhéus: Tartaruga é encontrada morta e com manchas de óleo no corpo
Foto: Reprodução / TV santa Cruz

Uma tartaruga foi encontrada morta e com manchas de óleo no corpo, na manhã desta sexta-feira (15), em Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo o G1, o animal foi encontrado por um pescador.

De acordo com a publicação, enquanto pescava camarão, o homem acabou achando o animal morto na rede, com pelotas da substância na cabeça e no casco. Os camarões também estavam sujos com as manchas.

Conforme a publicação, ele levou os animais para a praia da Barra de Itaípe, mas a tartaruga foi levada pela Polícia Ambiental.

São Sebastião: Jovem de 20 anos e criança de 3 são baleadas
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Uma jovem de 20 anos e uma criança, de 3 anos, foram feridas depois de serem baleadas na noite de quinta-feira (14) em São Sebastião do Passé, no Recôncavo baiano. Conforme a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta das 21h, na Rua das Flores, no bairro Humildes.

 

A jovem, identificada como Thainá Cristina de Almeida Santos, e a criança foram socorridas e levadas para um hospital local. Agentes da 10ª CIPM foram acionados pelo Cicom [Centro de Integrado de Comunicação], mas não encontraram suspeitos. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. 

Sexta, 15 de Novembro de 2019 - 14:00

Cairu: Manchas de óleo voltam a ser encontradas em Boipeba

Cairu: Manchas de óleo voltam a ser encontradas em Boipeba
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Novas manchas de óleo foram encontradas em Boipeba, distrito de Cairu, no Baixo Sul do estado, nesta sexta-feira (15). O local onde os fragmentos foram achados fica na Praia de Cueira. Segundo a prefeitura de Cairu, a operação de limpeza já foi iniciada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável com apoio de grupos de voluntários. Ao G1, a gestão local informou que o monitoramento segue 24h por dia em todas as praias do arquipélago.

 

Mais de 50 servidores participam da ação. Acompanham os trabalhos equipes do Inema, Ibama, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. Ainda segundo a prefeitura, o óleo também foi identificado novamente em Morro de São Paulo nesta quinta-feira (14). Foram atingidas as Primeira, Segunda e Quarta Praias. Ao todo, 31 cidades baianas e o Parque Nacional de Abrolhos foram atingidos pelas manchas de óleo.

Ex-piloto da Stock Car, Tuka Rocha estava em avião que caiu em Maraú
Foto: Duda Bairros/Vicar/Vipcomm

Ex-piloto de Stock Car, Tuka Rocha, 36, é um dos nove feridos no acidente aéreo que aconteceu na última quinta-feira (14), em Maraú, no baixo sul baiano (leia mais aqui). De acordo com o G1, o ex-atleta teve 80% de corpo queimado. Ele foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Ele estava no Hospital Municipal de Salvador, junto às outras vítimas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele teve lesões no rosto e mãos, além de ferimentos provocados por inalação de fumaça, que causaram a entubação dele.

Na última quinta, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou ao Bahia Notícias que a aeronave partiu de Jundiaí, em São Paulo. 

Na queda do avião, além dos oito feridos, uma mulher morreu. Segundo o G1, ela é identificada como Marcela Brandão Elias, e era jornalista (leia mais aqui).

O jato executivo pertencia ao banqueiro José João Abadalla Filho com fabricação datada de 1981 (leia mais aqui).

Feridos de acidente aéreo são transferidos do Hospital Municipal para o HGE
Foto: Divulgação / Sesab

Os dois últimos pacientes, vítimas do acidente aéreo em Maraú (ver aqui), no sul baiano, que ainda estavam internados no Hospital Municipal de Salvador (HMS) foram encaminhados na manhã desta sexta-feira (15) para o Hospital Geral do Estado (HGE). Com isso, oito feridos do acidente estão na unidade estadual, que é referência em atendimento de queimados e de vítimas de traumatismos.

 

Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na noite desta quinta-feira (14), um paciente foi também transferido do HMS para o HGE. Um paciente ainda permanece no Hospital do Subúrbio. Do total de feridos, oito são adultos, sendo seis homens e duas mulheres, e uma criança do sexo masculino. O quadro de saúde dos pacientes não foi informado.

 

O bimotor Cessna Aircraft C550, de prefixo PT- LTJ, caiu na pista de pouso de um resort de Maraú por volta das 14h desta quinta. Na queda, a jornalista Marcela Brandão Elias morreu e os outros nove ocupantes ficaram feridos. A aeronave tinha saído do aeródromo de Jundiaí, no interior paulista, por volta das 11h.

 

O jato executivo pertencia ao banqueiro José João Abadalla Filho com fabricação datada de 1981. Os nove feridos foram trazidos de Maraú para Salvador em aeronaves. Veja abaixo a relação dos feridos. 

 

Pacientes internados no HGE
• Adulto do sexo masculino, 26 anos
• Adulto do sexo masculino, 26 anos
• Adulto do sexo feminino, 27 anos
• Adulto do sexo masculino, 28 anos
• Adulto do sexo masculino, 33 anos
• Adulto do sexo masculino, 36 anos
• Adulto do sexo masculino, 38 anos
• Criança do sexo masculino, 6 anos

 

Paciente internado no Hospital do Subúrbio
• Adulto do sexo feminino, 27 anos

Enfermeira é acusada de acumular cargos públicos de forma ilegal em três municípios
Foto: Reprodução / Ponto na Curva

Uma enfermeira com atuação irregular em Camaçari, Feira de Santana e Conceição da Feira é acusada de enriquecimento ilícito no valor de quase R$ 300 mil através do acúmulo de cargos públicos de forma ilegal. Mariuxa Portugal Moreira Conceição é alvo de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).

 

Na peça, o órgão solicita à Justiça que determine, de forma liminar, o bloqueio de bens no valor atualizado do montante indevidamente recebido e que a enfermeira seja condenada a perder a função pública em Camaçari, a ter seus direitos políticos suspensos por oito anos e a pagar multa.

 

Segundo o promotor de Justiça Everardo Yunes, responsável pela ação, Mariuxa é servidora lotada da Secretaria Municipal de Camaçari e, desde maio de 2015, também atua na Unidade de Saúde da Família no bairro Ficam II. Além disso, em julho do mesmo ano, ela passou a atuar na Policlínica de Feira de Santana. Embora o acúmulo de cargos para profissional de saúde seja permitido, é necessário que haja compatibilidade de horário, o que não aconteceu no caso da enfermeira.

 

De acordo com o MP, o promotor aponta que "não houve a efetiva prestação de serviços" com base em análise dos registros de frequência fornecidos pelos municípios de Camaçari e Feira de Santana de forma "incompleta". Além disso, a investigação detectou a "integral incompatibilidade dos registros, pois simultâneos, constando a assinatura da acionada nos mesmos horários, dias e meses em ambas as cidades", que estão a cerca de 80 km de distância uma da outra. 

 

Yunes aponta ainda que, em julho de 2015, a enfermeira também exercia a função na cidade de Conceição de Feira, da qual foi exonerada somente em fevereiro de 2017. Conforme a ação, a renda obtida de forma ilícita pela servidora, considerando apenas o valor pago por Camaçari durante mais de quatro anos, foi de R$ 297,95 mil, sem correção monetária.

Sexta, 15 de Novembro de 2019 - 10:00

Governo do Estado manda desapropriar imóvel sede da Fundação Hospitalar de Itacaré

por João Brandão / Júnior Moreira Bordalo

Governo do Estado manda desapropriar imóvel sede da Fundação Hospitalar de Itacaré
Foto: Reprodução / Tribuna da Região

O Governo do Estado da Bahia decretou a desapropriação do imóvel sede da “Fundação Hospitalar de Itacaré” e os seus bens móveis - área de terra medindo 2.141,31m² -, localizado na região central do município, de acordo com informações do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (15).

 

A decisão partiu de um estudo e projeto realizados pela Secretaria da Saúde e a mudança destina-se permitir o funcionamento de Unidade Hospitalar e Ambulatorial de Saúde. Para isso, caberá a SESAB providenciar o inventário dos bens móveis, com acesso irrestrito ao bem imóvel.

 

De acordo com informações do jornal Tribuna da Região, no mês de outubro o prefeito Antônio de Anízio encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei declarando de utilidade pública o prédio onde funciona a sede de saúde e colocando o imóvel com a finalidade de utilização como Unidade Hospitalar.

Sexta, 15 de Novembro de 2019 - 09:40

Feira: TJ-BA suspende sentença que havia colocado 261 presos em prisão domiciliar

por Cláudia Cardozo / Francis Juliano

Feira: TJ-BA suspende sentença que havia colocado 261 presos em prisão domiciliar
Foto: Divulgação / Seap

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, suspendeu uma decisão que havia colocado 261 apenados do Conjunto Penal de Feira de Santana que estavam no regime semiaberto em prisão domiciliar (ver aqui). A decisão foi publicada nesta quinta-feira (14). Gesivaldo Britto indeferiu a sentença anterior do juiz Waldir Viana Ribeiro Junior, da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Feira de Santana.

 

O magistrado havia acatado ação da Defensoria Pública que acusou que o Conjunto Penal de não garantir condições adequadas para o bom funcionamento do local. No entanto, o presidente do TJ-BA considerou na determinação “que a Secretaria de Administração Penitenciária disponibilizou espaço idôneo ao regime semiaberto para relocação dos presos, a partir de planejamento operacional de separação dos presos por regime.” 

Sexta, 15 de Novembro de 2019 - 07:40

Secretaria da Saúde atualiza lista de vítimas do acidente com avião em Maraú

por Jade Coelho

Secretaria da Saúde atualiza lista de vítimas do acidente com avião em Maraú
Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em nota, informou que o acidente de avião ocorrido na pista de pouso de um hotel, localizado nas proximidades do distrito de Barra Grande (relembre aqui), teve uma vítima fatal e nove feridos. 

Os pacientes foram transferidos para a capital baiana. Atualmente cinco encontram-se internados no Hospital Geral do Estado (HGE), um no Hospital do Subúrbio e três no Hospital Municipal de Salvador.

Do total de feridos, oito são adultos, sendo seis homens e duas mulheres, e uma criança do sexo masculino. Conforme informações obtidas pelo Bahia Notícias, há vítima com 80% do corpo queimado.

A aeronave seria, segundo registro da Agência Nacional de Aviação Civil, de propriedade do banqueiro José João Abdalla Filho. 

Identificado como um bimotor Cessna Aircraft modelo 550, de matrícula PTLTJ, o avião é de fabricação da década de 1980.

Abdalla Filho tem 74 anos, é político e dono do banco Clássico. Atualmente é considerado o nono homem mais rico do Brasil (769 do mundo), com uma fortuna estimada de US$ 3,1 bilhões (R$ 12,9 bilhões), de acordo com a revista de negócios Forbes.

Pacientes internados no HGE
- Adulto do sexo masculino, 33 anos;
- Adulto do sexo masculino, 38 anos;
- Adulto do sexo masculino, 26 anos;
- Adulto do sexo feminino, 27 anos;
- Criança do sexo masculino, 6 anos.

Paciente internado no Hospital do Subúrbio
- Adulto do sexo feminino, sem identificação de idade.

Pacientes internados no Hospital Municipal de Salvador
- Adulto do sexo masculino, 28 anos;
- Adulto do sexo masculino, 30 anos;
- Adulto do sexo masculino, sem identificação de idade.

Sexta, 15 de Novembro de 2019 - 00:00

TCE cobra Fundac por novas unidades de atendimento socioeducativo na Bahia

por Lucas Arraz

TCE cobra Fundac por novas unidades de atendimento socioeducativo na Bahia
Foto: Divulgação

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendou que a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) implemente novas unidades de atendimento e internação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas estado. A observação faz parte de uma série de recomendações para problemas identificados no exercício fiscal de 2017, julgado pela Corte. 

 

Por maioria dos votos, os conselheiros do TCE ainda pediram explicações da Fundac sobre a ausência de providências para rescindir contratos com empresas que descumpriram cláusulas dos documentos; a lentidão na apuração de ilícitos administrativos cometidos pelos servidores; a não adoção de providências imediatas para garantir ressarcimento ao erário de saldo de recursos não aplicados de convênios e o uso reiterado de Dispensa Emergencial para contratação de um mesmo serviço. 

 

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), responsável pela Fundac, não quis comentar o assunto. A pasta atualmente é comandada pelo secretário Carlos Martins. 

 

Diante do quadro, a oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) alertou para as irregularidades identificadas na fundação.


Para o líder da oposição, deputado Targino Machado (DEM), as irregularidades apontadas TCE são graves e devem ser rigorosamente apuradas. “O governo precisa se posicionar, até porque a Fundac tem sido deixada de lado nos últimos anos. Contudo, é um órgão que deveria ter papel fundamental, pois é a fundação que acolhe adolescentes em cumprimento das medidas socioeducativas. Sem um correto acolhimento, esta juventude fica abandonada”, pontuou. 

 

“Os achados dos auditores do TCE são muito graves. Uma delas, a não implantação de unidades de atendimento socioeducativo, mostra que o governo não tem se preocupado com o devido acolhimento dos adolescentes, da juventude. Há anos que nós cobramos não apenas a ampliação da rede de unidades como a requalificação daquelas já existentes”, complementou o deputado. 

 

De acordo com a oposição, na Bahia há seis Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases), com 552 vagas para 631 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, de acordo com o levantamento.

Venezuelanos são encontrados em trabalho irregular em Santo Antônio de Jesus
Foto: Divulgação / MPT

Dois venezuelanos e cinco brasileiros foram encontrados “em condições completamente irregulares” pela força-tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT). A situação aconteceu numa obra em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo.

Segundo o MPT, o empregador precisou arcar com os custos da regularização dos contratos de trabalho após a equipe flagrar condições de alojamento impróprias e ausência total de registro em carteira de trabalho. Os venezuelanos, por sua vez, receberão amparo social.

Todos os sete trabalhadores irão receber acompanhamento pela rede de assistência social. Um dos venezuelanos optou por se realocar para Salvador, onde será acolhido pela Casa do Imigrante. O outro deve ficar em Santo Antônio.
Os auditores fiscais do trabalho determinaram a regularização das condições de trabalho e um termo de ajuste de conduta (TAC) foi firmado pelo MPT e pela Defensoria Pública da União (DPU) com o empregador, cujo nome não foi divulgado.

O documento determina uma série de exigências, a exemplo da contratação legal retroativa dos trabalhadores; verbas rescisórias para os demitidos; cumprimento do aviso prévio; além da multa dos autos de infração decorrente da irregularidade. “Vamos acompanhar as obrigações assumidas pela empresa para que o TAC seja cumprido e os trabalhadores tenham seus direitos assegurados”, afirmou a procuradora Rachel Freire.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 19:15

Porto Seguro: Centro de ritual Pataxó é incendiado

Porto Seguro: Centro de ritual Pataxó é incendiado
Foto: Reprodução

Um centro de rituais do povo pataxó, em Porto Seguro, foi incendiado na madrugada desta quinta-feira (14). De acordo com a Agência Brasil, o secretário da Associação de Jovens Indígenas Pataxó, Emerson Pataxó, acusou que o fato aconteceu ao ser provocado intencionalmente por não indígenas.

 

Emerson disse que membros Aldeia Barra Velha, onde está localizado o centro, ouviram o barulho de um motor de um automóvel na região. Conforme noticiou a publicação, o secretário afirmou que a aldeia é considerada "a mãe" dos pataxó. Isso reforça a possibilidade de que o ataque tenha o objetivo de destruir um símbolo importante da etnia. "[Barra Velha] Foi uma das primeiras que o povo pataxó organizou, no período pós-colonização portuguesa", ressaltou.

 

"Fica em um espaço que é muito bem visto pelo mercado do turismo. Tem uma das mais lindas praias da Bahia. A gente vem enfrentando, tanto em Barra Velha como outras aldeias, ameaças de cunho racista e de intolerância religiosa", acrescentou. "Aqui é uma área de interesse e a gente vive sendo atacada e ameaçada a todo instante", denunciou.

 

Segundo Emerson Pataxó, a Fundação Nacional do Índio (Funai) já foi notificada sobre a ocorrência desta madrugada.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 18:10

Avião que caiu em Maraú decolou de Jundiaí, em São Paulo

por Bruno Leite

Avião que caiu em Maraú decolou de Jundiaí, em São Paulo
Foto: Reprodução

O avião de propriedade do banqueiro João Abdalla que caiu nesta quinta-feira (14), no distrito de Barra Grande, em Maraú, decolou do aeródromo de Jundiaí, no estado de São Paulo em direção à cidade onde aconteceu o acidente aéreo. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos confirmou a informação (Cenipa).

 

Ao Bahia Notícias, o Cenipa, que é um órgão da Força Aérea Nacional, investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II)  irão se deslocar até o local para realizar a "Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-LTJ".

 

O procedimento tem o objetivo de coletar dados como fotos, partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de possíveis testemunhas do fato.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 18:00

Aeronave do Graer é deslocada para a região de Maraú

por Bruno Leite

Aeronave do Graer é deslocada para a região de Maraú
Foto: Reprodução / Leitor BN

Uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) foi deslocada para a região de Maraú, onde aconteceu o acidente aéreo envolvendo o bimotor Cessna C550 do empresário José João Abdalla Filho (veja aqui). A informação cedida pelo próprio grupamento é de que uma equipe está mobilizada na ocorrência.

 

Segundo o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus, uma vítima fatal foi localizada e será levada para o órgão. Os outros feridos devem ser transferidos para Salvador. Não foi informado se a aeronave do Graer será utilizada no transporte das vítimas.

Vítima fatal de acidente aéreo em Maraú é mulher; criança está na lista de nove feridos
Foto: Reprodução / Leitor BN

Policiais da Delegacia Territorial (DT) de Maraú, no baixo sul do estado, realizaram os levantamentos iniciais sobre a queda da aeronave que aconteceu nesta quinta-feira (14), em uma pista de um resort de luxo da localidade. Segundo nota da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), uma mulher morreu carbonizada e outras nove pessoas ficaram feridas com o acidente.

 

Uma criança estaria entre os feridos e a mulher teve a remoção expedida pela delegacia local. 

 

O Bahia Notícias entrou em contato com o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus (DPT), que afirmou ter deslocado uma equipe para a remoção do corpo da vítima fatal. 

 

Os outros feridos permanecem em uma unidade de saúde em Barra Grande e devem ser transferidos para Salvador.

Ilhéus: Navio da marinha chega a Ilhéus para combater manchas de óleo
Foto: Reprodução

A Marinha do Brasil destacou o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” para Ilhéus. Ele deve fazer o reforço em ações preventivas de proteção ambiental na busca por possíveis manchas de óleo.

 

O navio transporta tripulantes e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais composto por 244 militares. As equipes desempenharão ações corretivas em apoio à proteção ambiental, por meio da limpeza e do monitoramento dos manguezais, arrecifes e praias da região do sul do estado da Bahia, em especial nas proximidades do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

 

No sábado (18), a embarcação vai desatracar para ações no mar, com previsão de retorno ao porto de Ilhéus no dia 25.

 

As informações são do A Tarde.

Avião que caiu em Maraú é de propriedade de banqueiro; uma pessoa morreu
Foto: Divulgação

A aeronave que caiu na tarde desta quinta-feira (14), em Maraú (veja aqui), seria, segundo registro da Agência Nacional de Aviação Civil, de propriedade do banqueiro José João Abdalla Filho. Segundo a polícia rodoviária, uma pessoa morreu com a queda do avião. As vítimas não tiveram seus nomes e idades divulgadas. 

 

Identificado como um bimotor Cessna Aircraft modelo 550, de matrícula PTLTJ, o avião é de fabricação da década de 1980. Os outros feridos foram levados para o posto de saúde de Barra Grande. Conforme noticiou o R7, o empresário e nenhum outro familiar estava a bordo.

 

Abdalla Filho tem 74 anos, é político e dono do banco Clássico. Atualmente é considerado o nono homem mais rico do Brasil (769 do mundo), com uma fortuna estimada de US$ 3,1 bilhões (R$ 12,9 bilhões), de acordo com a revista de negócios Forbes.

 

Segundo a revista Extra, Abdalla ainda é dono de 1% da Petrobras, de 4% da Eletrobras e de fatias que variam de 6% a 10% das companhias de energia elétrica Cemig e Tractebel, da concessionária de gás CEG e da Kepler Weber.


De acordo com dados da Anac, a aeronave de Abdalla foi fabricada em 1981 e estava com o certificado de aeronavegabilidade em situação regular.

Lauro: Presidente de instituto acusa fraudes em alvarás para construtora
Foto: Reprodução / Lauro em Foco

Concessões de alvarás e estudos de impacto ambiental da construtora MRV têm sido contestadas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por conta disso, o presidente do Instituto Metropolitano de Desenvolvimento Social e Inovação (IMDI), Mauro Cardim, vai pedir ao Ministério Público que apure os casos. Cardim afirma que há irregularidades em um dos empreendimentos da MRV localizado no Quingoma.

 

O empresário contou que esteve no lugar onde foi feito, segundo ele, “aterramento de duas nascentes e represamento de outras duas que formaram um grande lago que extinguiu as plantações dos agricultores, causando prejuízos e inviabilizando as áreas de plantio”, disse. Cardim disse ainda que "moradores manifestaram o desejo de entrar com ação coletiva pedindo ressarcimento dos prejuízos e contestando a regularidade da obra", frisou.  Mauro Cardim lembrou que o programa Fantástico deste domingo (10) mostrou no quadro “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, um esquema de propina que envolvia a construtora MRV e a prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 15:15

Aeronave cai em aeroporto de resort de luxo em Maraú; veja

Aeronave cai em aeroporto de resort de luxo em Maraú; veja
Foto: Reprodução

Uma aeronave caiu ao tentar pousar no aeródromo do Kiaria Eco-Luxury Resort, em Maraú, na tarde desta quinta-feira (14). Conforme noticiou o Metro1, um empresário que testemunhou o fato, Tiago Resende, relatou que um forte estouro foi ouvido antes do avião cair.

 

“Quando eu vi, tinha uma pessoa correndo, na pista, meio queimada. Não sei dizer se ela estava na aeronave”, disse Tiago. Segundo ele, funcionários do resort prestaram os primeiros atendimentos de emergência na pista.


De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, o avião transportava seis passageiros. O veículo também entrou em contato com a delegada da localidade, Andréa Oliveira, que informou estar buscando mais detalhes sobre o acidente e estar encontrando dificuldades.

 

A região é um dos principais destinos turísticos do litoral sul do estado e, por conta da véspera de feriado, o local deve receber vários visitantes. (Atualizada às 15h50)

 

Veja o vídeo:

Jacobina: Devido à morte de modelo, espaço cancela show de banda
Foto: Reprodução / Augusto Urgente

Um espaço de shows em Jacobina, no Piemonte Norte do Itapicuru, suspendeu a apresentação da banda Lincoln & Duas Medidas que ocorreria nesta quinta-feira (14). O motivo é a morte da modelo Vitória do Nascimento, de 18 anos. A jovem, que trabalhava no espaço de shows, foi encontrada morta na terça-feira (12) (ver aqui) após ficar desaparecida desde o sábado (9).

 

Vitória do Nascimento estava na garupa de uma moto aquática quando se desequilibrou e caiu em uma barragem no município de Filadélfia. Conforme o Correio, em nota, a direção do espaço lamentou a perda da jovem. “Emitimos, através desta, todos os sentimentos de pesar à sua família e desejamos um bom lugar à ela".

 

A apresentação da banda ocorrerá nesta sexta-feira (22). No momento do acidente, a modelo não usava colete salva-vidas. O homem que pilotava a moto aquática fugiu após o acidente e desde então não foi localizado.

SAJ: Empresa de teleatendimento é obrigada a garantir direitos de estagiários
Foto: Divulgação

A Justiça do Trabalho obrigou a empresa Cred Bahia, localizada em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, a garantir todos os direitos dos estagiários contratados pela empresa. O pedido foi feito pelo Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA)

 

A Cred Bahia presta serviços de teleatendimento para a seguradora Previsul e mantinha quadro de estagiários desempenhando funções de teleatendimento, o que não estava previsto em contrato, com carga horária muito acima do permitido pela Lei de Estágio e recebendo salários muito abaixo do mínimo legal para as tarefas desempenhadas. Segundo a procuradora Juliana Corbal, responsável pela ação, as irregularidades foram constatadas durante uma inspeção feita pelo MPT para verificar se a empresa estava cumprindo acordos firmados em um termo de ajuste de conduta (TAC) referente a outro processo em que a empresa vinha sendo investigada.

 

Durante a inspeção, o procurador do trabalho Marcelo Travassos verificou que a empresa cometia outras irregularidades, dessa vez envolvendo os estagiários. A prática consistia em contratar pessoas na condição de estagiário para exercer a mesma função dos profissionais. A decisão foi proferida pelo juiz Geovane Batista, da Vara do Trabalho de Valença no início deste mês. Os estagiários ouvidos na investigação do MPT afirmaram que, para atingir a meta estabelecida pela empresa, tinham que vender três seguros por dia e 60 por mês. Eles informaram também que recebiam R$ 450 mensais, apesar de cumprirem jornadas de trabalho integrais. Uma das estagiárias informou que chegava a trabalhar mais de oito horas por dia.

 

A empresa mantinha contrato com estagiários de nível médio e de nível superior, mas a inspeção identificou que não havia distinção entre as funções desempenhadas pelos estagiários. A única diferença era nos salários percebidos, R$ 450 para os de nível médio e R$ 600 para os de nível superior. Outras irregularidades foram identificadas quanto aos documentos contratuais e relatórios de acompanhamento do estágio exigidos pela instituição de ensino. A Cred Bahia terá que cumprir imediatamente uma série de obrigações firmadas no TAC, caso contrário, será multada em R$ 5 mil por cada item descumprido e R$ 1 mil por cada trabalhador prejudicado.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 13:20

Sindicalista diz que categoria vai puxar greve nacional para evitar demissões na Petrobras

por João Brandão / Francis Juliano

Sindicalista diz que categoria vai puxar greve nacional para evitar demissões na Petrobras
Foto: Divulgação / Sindipetro

Trabalhadores da Petrobras preparam para o final deste mês uma greve geral. Segundo o diretor do sindicato dos petroleiros [Sindipetro], Radiovaldo Costa, o objetivo é evitar demissões e transferências. O sindicalista disse ao Bahia Notícias que a mobilização já começa nesta quinta-feira (14).

 

“Vamos iniciar um calendário de assembleias até o dia 21 de novembro e a nossa pretensão é realizar uma greve nacional. Nosso objetivo é lutar contras as demissões e transferências arbitrárias da Petrobras”, discursou.  Conforme o diretor, há 4 mil empregos diretos da petroleira na Bahia. No dia 16 de outubro, uma liminar da 6ª Vara do Trabalho de Salvador, suspendeu o processo de demissões da estatal (ver aqui).

 

“Essa liminar nos ajudou muito na preservação dos empregos, mas é uma decisão temporária. Por isso esse calendário de assembleias”, finalizou.

Juazeiro: Envolvido em morte de criança é preso; comparsa segue foragido
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um homem foi preso nesta quarta-feira (13) acusado de participar da morte de uma criança de cinco anos em Juazeiro, no Sertão do São Francisco. O crime ocorreu no bairro Alto Maravilha, horas antes da prisão de Patrick de Souza Bezerra, de 25 anos. Outro acusado, identificado como José Alex Silva, segue procurado ainda nesta quinta-feira (14).

 

Conforme a coordenadora da 17ª Coorpin/Juazeiro, delegada Lígia Nunes, o crime foi premeditado. “José Alex da Silva, que conduzia a motocicleta utilizada no crime, não aceitava o fim do relacionamento com a mãe do garoto e pretendia assassinar o atual companheiro da sua ex, que também foi atingido pelos disparos”, explica. Patrick e Alex tinham motivações diferentes. “Patrick foi o autor dos disparos. Ele possuía uma rivalidade com o alvo, atribuindo ao atual companheiro da mãe do garoto, um homicídio”, detalha.

 

“Além do homicídio contra a criança e a tentativa de homicídio contra o companheiro da mãe do garoto, ele poderá responder por tráfico de drogas”, afirma Lígia Nunes. Ainda segundo a Polícia, policiais da Rondesp/Norte encontraram drogas na residência de Patrick.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 11:40

Porto Seguro: Baleia com óleo aparece morta; substância não é petróleo de praias

por Francis Juliano

Porto Seguro: Baleia com óleo aparece morta; substância não é petróleo de praias
Foto: Divulgação / Projeto Baleia Jubarte

Uma baleia cachalote foi encontrada encalhada na localidade de Aldeia Velha, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, na noite desta quarta-feira (13). Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte, que monitora baleias no litoral baiano, trabalha no desencalhe do animal na manhã desta quinta (14).

 

Segundo Hernani Ramos, médico veterinário do Projeto Baleia Jubarte, o óleo impregnado no corpo do animal não é a mesma substância que tem afetado praias do estado e do Nordeste. “A princípio, não tem relação nenhuma com o óleo que está chegando nas praias. O pessoal confunde. A baleia é oleosa e solta gordura”, explica Ramos.

 

A baleia encontrada em Aldeia Velha antes encalhou em um recife em Corumbau, no município de Prado, no extremo sul baiano. Hernani Ramos diz que a maré alta de lua cheia e o movimento das correntes marítimas fizeram o animal chegar até Aldeia Velha.

 

O Projeto Baleia Jubarte tem um telefone [73 9 8802 1874] para informações de casos de encalhes de animais como baleias e golfinhos. Em caso de os moradores se depararem com animais encalhados, a recomendação é de que ele não seja tocado sob risco de contaminação. O projeto também pede que os casos sejam relatados à própria entidade bem como às secretarias de Meio Ambiente ou prefeituras municipais.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 10:40

Alagoinhas: PT lançará pré-candidato para buscar frente de esquerda em 2020

por João Brandão / Francis Juliano

Alagoinhas: PT lançará pré-candidato para buscar frente de esquerda em 2020
Foto: João Brandão / Bahia Notícias

Ex-candidato a prefeito de Alagoinhas, no agreste baiano, Radiovaldo Costa, disse que em 2020 trabalhará pela candidatura de Luciano Sérgio. Radiovaldo acompanha a passagem do ex-presidente Lula em Salvador nesta quinta-feira (14). Em pesquisa recente, a esposa de Radiovaldo, Jussi Cardoso, chegou a ser lembrada. O também diretor do Sindipetro [Sindicato dos petroleiros]disse que o nome de Luciano Sérgio foi referendado pelo partido.

 

"A gente vai caminhar com o companheiro Luciano Sérgio, e isso já foi decidido internamente pelo diretório do PT. Luciano Sérgio conta com meu apoio e com o apoio de Joseildo Ramos. Então, nós vamos trabalhar para ter um candidato que converse com todos os aliados, principalmente com os partidos de esquerda, para construir outro projeto para Alagoinhas”, declarou. 

Operação Proclamação da República reforça fiscalização nas 19 BRs que cortam a Bahia
Foto: Divulgação / PRF-BA

Começa nesta quinta-feira (14) e vai até as 23h59 deste domingo (17) a Operação Proclamação da República nas estradas federais da Bahia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), a previsão é que o fluxo dos veículos nas rodovias aumente em até 40% em relação à média dos dias normais pico de movimento deve ocorrer na saída para o feriado, entre o fim da tarde e início da noite desta quinta e na manhã desta sexta-feira (15). Outro ponto de pico é estimado para acontecer durante a tarde e a noite de domingo.

 

A PRF-BA informou ainda que haverá reforço em pontos estratégicos nas 19 BRs que cortam a Bahia. A corporação adverte ainda para o uso do cinto de segurança, do capacete, entre outros cuidados. Caso haja chuva, a recomendação é que os motoristas transitem com velocidade moderada, sempre à direita da via, além de manter os faróis baixos, conservar distância segura do outro veículo que segue a frente, evitar manobras e freadas bruscas.

 

A PRF-BA também informa que os acidentes que ocorrem sob chuva geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível. A atenção também deve ser redobrada em cruzamentos e áreas urbanas.

Primeira Festa Literária de Uauá começa nesta quinta-feira; confira programação
Foto: Rita Barreto / Setur Ascom

Cidade histórica como palco da primeira batalha da Guerra de Canudos, Uauá recebe sua primeira Festa Literária a partir desta quinta-feira (14). O evento, que se estende até sábado (16), será realizado em diversos espaços do município.

 

Com curadoria do poeta, cantador e pedagogo em formação Maviael Neto, as atividades da Festa Literária de Uauá se dividem entre mesas de debates, exibição de filmes, saraus, shows e ainda a exposição "O mar virá sertão", de Bel Borba. Para o público infantil, nos três dias, a Casa Paroquial vai sediar a Fliuzinha, com bate-papos, contações de histórias e apresentações de cordel especialmente para crianças.

 

Nesta primeira edição, a Fliu vai homenagear o professor e historiador Manoel Neto, que foi agraciado com o título de cidadão uauaense em reconhecimento ao seu envolvimento com o município e toda a região. Coordenador do Centro de Estudos Euclides da Cunha (CEEC/UNEB), o historiador, poeta, escritor e roteirista é considerado uma das mais respeitadas autoridades acadêmicas da Bahia sobre a temática de Canudos. Ele se apresenta na noite de hoje, às 19h, no Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Assim como as demais festas do tipo que têm sido realizadas no estado, toda a programação é aberta ao público. A Fliu é realizada pela Prefeitura de Uauá, com patrocínio do Governo da Bahia.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA – 14/11

Local: Plenária – Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora

18:00h - Abertura Cultural - Marcos Canudos

18:30h - Mesa de Abertura

19:00h - Manoel Neto – HOMENAGEADO DA FLIU 2019

19:30h - Mesa Temática 1: “Dois dedos de prosa e um tanto de poesia” 

Antônio Marinho / Lirinha

Mediação: Maviael Melo

21:00h - Poesia Eletrônica - Recital com Lirinha     

 

Palco – Praça São João Batista

21:40h - Nilton Freittas

22:20h - Josyara

23:20h - Em Canto e Poesia

 

Local: Câmara de Vereadores

Exposição Bel Borba

 

SEXTA-FEIRA – 15/11

Local: Plenária – Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora

09:00h - Abertura Cultural – Apresentações Artísticas com Estudantes de Escolas Municipais

09:30h - Mesa Temática 2: “Minha poesia cabe na sua melodia?” Juliana Ribeiro / Cida Pedrosa Mediação: Érika Ribeiro (Pók Ribeiro)

11:00h - Mesa Temática 3: “A Poesia é Pop”Pedro Stkls / Thiago Soeiro / Aline Monteiro / Poeta Lucão Mediação: Áquila Emanuelle

14:00h - Jovens Comunicadores – Emília Mazzeo

14:30h - Mesa Temática 4: “A Literatura dos Pirilampos em forma de poesia, prosa e música” Érika Ribeiro (Pók Ribeiro) / BGG da Mata Virgem / Gildemar Sena / Zecalu Mediador: Roberto Dantas

16:00h - Mesa Temática 5: “Povos tradicionais: Resistências e Diversidades” Daniel Munduruku / Pola Ribeiro Mediação: Cícero Felix

18:00h - Espetáculo Lítero-Musical “O Velho Homem Rio” com Celo Costa

19:00h - Cortejo Baque Opará

 

Local: Casa Paroquial - Programação Infantil

10:00h – Essa toalha tem história – Sálua Chequer

11:00h – Cordel Animado - Mariane Bigio e Milla Bigio

Cineclube

14:00h - Exibição de Filmes e Documentários

 

Local: Calçadão

17:30h – Árvore do Livro – Mariane Bigio e Milla Bigio

 

Local: Coreto

19:00h - Sarau da Onça / Intervenções culturais

19:40h - Sarau Uauá / Intervenções culturais

20:20h - Nelson Maca / Intervenções culturais

 

Palco – Praça São João Batista

21:00h - A Poesia é Pop – O Amor mora aqui

21:45h - Rennan Mendes

22:30h - Juliana Ribeiro

23:00h - Maciel Melo

 

Local: Câmara de Vereadores

Exposição Bel Borba

 

SÁBADO – 16/11

Local: Plenária – Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora

09:00h - Abertura Cultural - Apresentações Artísticas com Estudantes de Escolas Municipais

09:30h - Mesa Temática 6: “O uso do sertão e da favela na dramaturgia brasileira – Mais que simplesmente cenário”  Paulo Lins / Wilson Freire Mediação: Josemar Pinzoh 11:00h – Bate Papo Literário com Tom Farias e Siba Veloso – Lançando Livros  participação de Emmanuel Mirdad

14:00h - Abertura Cultural - Apresentações Artísticas com Estudantes de Escolas Municipais

14:30h - Mesa Temática 7: “Entre rap e o repente”Bráulio Tavares / Jéssica Caitano / Bule Bule Mediação: Nelson Maca

16:00h - Abertura Cultural - Apresentações Artísticas com Estudantes de Escolas Municipais

16:30h - Mesa Temática 8: “A arte se preocupa muito mais com a política do que a política com a arte?” Franklin Martins / Emiliano José  Mediação: Jorge Portugal?

18:00h - Lançamento de livros  Emiliano José / Jorge Portugal / Pók Ribeiro/ Zecalu / Socorro Lacerda / Bule Bule / Maciel Melo/ Siba.

 

Local: Casa Paroquial - Programação Infantil

10:00h – Essa toalha tem história – Sálua Chequer

11:00h – O Mistério de Feiurinha - Cia Teatral Relicário

Cineclube

14:00h - Exibição de Filmes e Documentários

 

Local: Calçadão

17:00h – Árvore do Livro – Mariane Bigio e Milla Bigio

 

Local: Coreto

18:00h - Encontro de Pé de Bode

19:00h - Sarau da Onça / Intervenções Culturais

20:00h - Nelson Maca / Intervenções Culturais

 

Palco São João Batista

21:00h - Jéssica Caitano

21:30h - Cláudio Barris

22:00h - Encontro de Cantadores Homenageia Raymundo Sodré - Maviael Melo / João Sereno / Celo Costa / Carlos Villela

23:15h - Siba e Mestre Nico

 

Local: Câmara de Vereadores

Exposição Bel Borba

18:00h - Lançamento de Livros Emiliano José / Jorge Portugal / Erika Pok / Zecalu / Socorro Lacerda / Bule Bule / Maciel Melo

 

SERVIÇO

O QUÊ: FLIU – Festa Literária de Uauá

QUANDO: 14 a 16 de novembro

ONDE: Uauá, no Sertão Baiano

QUANTO: Gratuito

Ibicaraí: Agenciador é acusado de golpes em garotos que sonhavam com chance no futebol
Foto: Reprodução / TV Bahia

Um homem que se apresenta como agenciador de atletas é acusado de aplicar golpe em jovens de Ibicaraí, no sul baiano. Segundo a TV Santa Cruz, o acusado, Cláudio Moraes, foi denunciado na delegacia da cidade por cinco jogadores. Um treinador de futebol da cidade, Anderson Lima, foi a pessoa que manteve contato com Cláudio Moraes nos últimos dois meses. Lima disse que os valores pagos pelos pais dos atletas variavam de R$ 200 a R$ 2 mil.

 

Para anunciar as propostas, Moraes usava áudios e vídeos enviados por WhatsApp. Ainda segundo a emissora,o agenciador aproveitava a relação que Anderson Lima tinha com atletas não só de Ibicaraí como também de Itororó, Almadina, Itabuna, Ubatã, Ilhéus, Itapé e Itacaré. O caso segue em investigação pela Polícia Civil de Ibicaraí. Procurado pela reportagem, o agenciador Cláudio Moraes disse que pretende devolver o dinheiro das famílias até a segunda-feira (18).

 

Ele afirmou que as viagens não deram certo devido a atrasos na documentação tanto por parte dele como dos atletas por meio do treinador.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 07:40

Sudoeste: Treze municípios terão assistência para implantar plano de saneamento

por João Brandão / Francis Juliano

Sudoeste: Treze municípios terão assistência para implantar plano de saneamento
Caculé / Foto: Reprodução / Trip Advisor

Treze municípios do sudoeste terão assessoria técnica para elaboração de planos municiais de saneamento básico. A informação foi publicada nesta quinta-feira (14), e o trabalho vai até o dia 12 de janeiro de 2021 sob o custo de R$ 1,6 milhão. Serão beneficiadas as cidades de Caculé, Caetanos, Candiba, Cordeiros, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Matina, Mucugê, Nova Canaã, Palmas de Monte Alto, Piripá, Ribeirão do Largo e Tanque Novo.

 

Segundo a secretaria de infraestrutura hídrica e saneamento, a responsável pelo trabalho é a empresa Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria LTDA.

Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 00:00

Lauro: Pré-candidato, dono do Atakarejo pode ser investigado por campanha antecipada

por Jade Coelho / Bruno Leite

Lauro: Pré-candidato, dono do Atakarejo pode ser investigado por campanha antecipada
Foto: Reprodução / Leitor BN

Pré-candidato para a prefeitura de Lauro de Freitas nas eleições municipais de 2020, Teobaldo Costa, proprietário da rede de supermercados Atakarejo, pode estar cometendo irregularidades. Isso porque, segundo denúncias de moradores, panfletos com seu nome e do companheiro de chapa, Mateus Reis, estariam sendo distribuídos em localidades da cidade.

 

Se apresentando enquanto possuidor de "uma linda história de humildade, trabalho e superação" e enumerando propostas como "investimento em educação de tempo integral", "aceleração na marcação de exames e consultas" e o "apoio para o pequeno empreendedor", os materiais podem se enquadrar, segundo o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), como uma campanha eleitoral antecipada. A infração, se constatada, poderá render ao empresário o pagamento de multa.

 

A promotora de Justiça Eleitoral de Lauro de Freitas, Patrícia Peixoto de Mattos, explicou que os fatos, no entanto, não revelam crime eleitoral. Ela informou que uma investigação será instaurada contra o pré-candidato para apurar o conteúdo do material, bem como "quem foi o responsável pela elaboração do mesmo, se o suposto candidato teria prévio conhecimento e se o material pode ser considerado como pedido explícito de voto".

 

"A simples apresentação do indivíduo como candidato ao cargo eletivo não é vedada por lei. Aos possíveis candidatos é permitida a sua apresentação como pré-candidato, inclusive sendo-lhe permitido conceder entrevistas. O que a lei veda é a sua apresentação acompanhada de pedido de voto ao eleitor fora do prazo permitido pela legislação competente", completou a promotora.

 

Veja o material:


Foto: Reprodução / Leitor BN


Foto: Reprodução / Leitor BN

Histórico de Conteúdo