Terça, 10 de Julho de 2018 - 08:05

Etiqueta corporativa faz diferença no ambiente de trabalho

por Rafaela Souza

Etiqueta corporativa faz diferença no ambiente de trabalho
A especialista atua em empresas de Salvador e RMS | Foto: Reprodução / Instagram

 

Por mais que o seu local de trabalho seja descontraído, é essencial conhecer e respeitar algumas regras para não cometer as temidas gafes e constrangimentos. A educação, respeito e ética cada vez mais se tornam importantes diferenciais no mercado de trabalho. Pensando nisso, o BN Mulher entrevistou a consultora de etiqueta e imagem, Patrícia Lopes, para dar orientações de como manter uma boa postura no ambiente profissional.

 

“Cada vez mais, o mercado de trabalho, exige qualificação e comprometimento com uma ‘etiqueta corporativa’ ”, revela Patrícia. Para a especialista que atua dando cursos em empresas de Salvador e Região Metropolitana, as características mais requisitadas nos profissionais são educação, gentileza, bom senso e respeito. Além da competência no trabalho, para a consultora, a junção dessas qualidades são diferenciais positivos e facilitam o relacionamento interpessoal.

 

Dentro desse comportamento ideal, Patrícia destaca ainda a ética como um pré-requisito. “A ética profissional proporciona um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, entre tantos outros, que conduzem o seu comportamento e tomadas de decisões corretas em suas atividades”, reitera. Confira mais algumas dicas da consultora:

 

Seja pontual

Segundo a especialista, além de ser algo indispensável, um profissional que é pontual em seus prazos e compromissos se destaca positivamente no ambiente corporativo.

"Compareça em seus compromissos no horário marcado, caso contrário desmarque com antecedência e se justifique", sugere.

 

Ter bom senso

Bom senso é fundamental para evitar deslizes e ganhar pontos com o chefe e colegas de trabalho.

 

O que vestir

“O profissional deve ter consciência de que ao se apresentar pela empresa ele se torna um representante da marca e a forma como ele se veste causa uma impressão que irá depor contra ou a favor de sua imagem e da empresa que ele representa”, explica. Por isso, é importante evitar usar roupas que não são adequadas ao ambiente, como grandes decotes, roupas muito justas, curtas e chamativas. Isso também vale para os acessórios, sapatos e maquiagem. Lembre-se que menos é mais!

 

Faça a diferença

Patrícia acredita que o profissional deve sempre tomar a iniciativa e executar o seu trabalho da melhor maneira possível. Isso pode ser aplicado na relação com a organização das atividades e clientes, por exemplo. “Priorize as ações e atividades em prol dos clientes e quando o cliente chamar, chegar, manter contato. Pense: é o meu salário que está chamando”.

 

Identidade própria

Por fim, a consultora aconselha que para se avançar na carreira é preciso se sentir seguro com a sua personalidade. “Foque na sua imagem, comunicação, comportamento e postura. A construção de uma imagem forte e confiável é sempre importante para a conquista de excelentes resultados”, completa.

 

O que se deve evitar

Aparência e vestimentas inadequadas;

Falar tocando muito nas pessoas;

Tratamento muito informal com os colegas de trabalho;

Informações pessoais e que fogem do ambiente de trabalho no e-mail corporativo e dentro da empresa;

Linguagem informal e erros ortográficos;

Instagram: @etiqueta_patricialopes

Histórico de Conteúdo