Piquenique vira alternativa para recepções de casamentos mais descontraídas
Foto: Reprodução / Instagram

A festa estilo piquenique virou uma alternativa mais simples para os noivos que desejam uma comemoração menos formal. Esse tipo de festa se destaca pela estrutura intimista e acolhedora. Segundo o site da revista Claudia, o horário e escolha do local são muito importantes para a organização de um piquenique de casamento. O ideal é que seja um espaço amplo, fresco e protegido do sol. Dê preferência para locais com árvores que façam sombra e, que sirvam de apoio para uma decoração boho chic, com lâmpadas, arranjos de flores suspensos e lanternas.

 

Fotos: Reprodução / Instagram

 

Além disso, as tradicionais toalhas xadrez podem ser substituídas por mesas baixas rústicas, tapetes e almofadas.

 

 

Ainda de acordo com a Claudia, o altar também pode ser de madeira e ser ornamentado com flores e até uma tenda de tecido pode ser montada para dar mais charme a decoração. Quanto as comidas, uma boa pedida é investir em comidas saudáveis e práticas de consumir, como frios, frutas secas e frescas, pães e queijos.

 

Conheça a casa de campo em Nova York da atriz Scarlett Johansson

Scarlett Johansson, uma das atrizes mais famosas de Hollywood, comprou recentemente uma casa na vila de Snedens Landing, no estado de Nova York. Arborizada, a mansão fica em frente ao rio Hudson e foi desenhada em 1953, por Eric Gugler, arquiteto reconhecido por seu projeto de expansão da Casa Branca durante o governo de Franklin D. Roosevelt.


Com decoração clássica, o imóvel tem 371 metros quadrados. O espaço tem 4 quartos e 4 banheiros. O hall de entrada leva direto a uma escada para o segundo andar e também está ligado à sala de estar que possui lareira e janelas grandes com vista panorâmica para o rio. Portas francesas conectam os ambientes e um jardim de inverno com cara de estufa de flores leva à área de lazer.

 

O local, conta ainda com duas salas de jantar e uma cozinha, que é revestida por armários, bancadas e cadeiras de madeira escura. Há também, um escritório amplo com uma grande coleção de livros. No andar de cima os quartos têm um visual vintage e são decorados por estampas persas. A suíte principal inclui lareira e sacada.


O exterior é repleto pelo verde e pela paisagem aquática. Há três jardins cobertos pela sombra das árvores e terraços que contam com áreas de descanso e mesas para refeições ao ar livre. A casa também conta com piscina, quadra de tênis e garagem para seis carros. O imóvel foi vendido pela Sotheby's International Realty, que no Brasil tem escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro.

Terça, 06 de Novembro de 2018 - 08:05

Confira as vantagens da cozinha americana!

Confira as vantagens da cozinha americana!

Uma tendência que sempre tem seu espaço garantido nos projetos arquitetônicos e de design de interiores, tanto em casas quanto em apartamentos, é a cozinha americana. Ela favorece a integração entre ambientes proporcionando uma série de vantagens aos seus moradores, como mais luminosidade e otimização do espaço.

 

O setor de arquitetura da Construtora Trisul preparou uma listinha com as quatro principais vantagens de ter uma cozinha americana em seu apartamento ou casa. Confira:

 

MAIS PRATICIDADE

Esse é um dos pontos mais interessantes apresentados pelos projetos de cozinha americana. Isso porque eles promovem a integração da sala de estar à cozinha, que normalmente são os cômodos mais usados em uma residência. Assim, as atividades de rotina da sua casa ganham mais conforto.

Isso facilita na organização e no melhor aproveitamento do espaço. Assim, você terá sempre uma cozinha arrumada para suas refeições ou para receber os amigos e a família.

 

INTERAÇÃO

Lembra-se de como funcionava antigamente? Normalmente, em uma festa ou jantar, alguém sempre ficava isolado na cozinha tradicional, preparando os alimentos, organizando os pratos, talheres e bebidas, enquanto as demais pessoas socializavam na sala.

Um apartamento ou casa com esse tipo de projeto certamente promove maior interação familiar. Assim, fica mais fácil ver televisão ou conversar enquanto está nas atividades culinárias. Ninguém mais fica isolado!

 

SENSAÇÃO DE AMPLITUDE DO AMBIENTE

Com a cozinha americana, é possível desenvolver projetos de design de interiores mais criativos, que saibam aproveitar bem cada cantinho desses dois ambientes e torná-los funcionais e charmosos. Escolhendo bem a disposição e o tipo de móveis e objetos de decoração, a cozinha americana é perfeita para deixar o ambiente mais descolado.

 

MAIS ILUMINAÇÃO

Deixamos para o fim o que talvez seja a característica mais importante dos projetos de cozinha americana: a luminosidade. Essa é uma vantagem que faz toda a diferença nos apartamentos compactos, por exemplo.Com mais luminosidade natural, o projeto ganha, inclusive, em economia com os custos de energia elétrica.

Terça, 30 de Outubro de 2018 - 08:05

Conheça "Home: Family Room" da Casacor Bahia

Conheça
Foto: Marcelo Negromonte

 

O Home: Family Room assinado pela arquiteta Tatiana Campos Melo na Casacor Bahia segundo a profissional foi criado para relaxar e estar com a família. Traz inspiração do filme La Vita È Bella e, por isso, remete ao amor, à cumplicidade e à alegria de estar junto. A decoração ganha sofisticação com a parede de espelho lavado com ácido,  a sensação de conforto é obtida com um jardim vertical e o sofá solto no meio da sala – com assentos para os dois lados – promove uma maior integração entre todos os moradores da casa.

 

A paleta de cores é leve, as texturas são naturais e os acabamentos – todos visivelmente nobres – também conferem um agradável e suave aconchego. Já os móveis de design garantem a combinação perfeita entre beleza, ergonomia e conforto. Um dos pontos fortes é o contato com o verde. “Para mim é importante ter plantas dentro de casa porque trazem paz e o contato direto com a natureza, algo que é tão difícil nas grandes cidades”, completa Tatiana.

 

A arquiteta Tatiana Campos Melo está concorrendo ao Prêmio Anual Design de melhor projeto da edição 2018 da Casa Cor Bahia. A indicação ocorreu de forma orgânica reunindo opiniões de diversos visitantes e especialistas da área de decoração que consideraram o ambiente assinado por ela, o Family Room, como um dos mais bonitos e bem resolvidos entre todos os 36 espaços que estão presentes na mostra deste ano. 

Domingo, 28 de Outubro de 2018 - 14:00

Veja quatro plantas para usar na decoração do apartamento

Veja quatro plantas para usar na decoração do apartamento
Foto: Reprodução / Pinterest

A falta de espaço não é desculpa para não manter plantas na decoração de apartamentos. Além de embelezar o ambiente, elas contribuem para deixar os cômodos mais frescos e até mesmo para purificar o ar. Confira quatro plantas que são perfeitas para apartamento:

 

LANÇA DE SÃO JORGE

É ideal para lugares que não tem muito espaço disponível no apartamento. A sua estrutura compacta podem ser cultivadas em vasos menores. Outra vantagem é que elas se adaptam bem tanto em locais com mais luz quanto aqueles com mais sombra. Além de purificar o ambiente e energias ao redor.

 

 

PALMEIRA-RÁFIA

Além de ser utilizada na decoração de varandas, essa espécie também é muito vista em escritórios. A Palmeira-ráfia é perfeita para locais fechados e com pouca incidência de sol. Para cuidá-la, é necessário borrifar água para evitar que as folhagens queimem.

 

 

ZAMIOCULCA

A folhagem da planta ajuda a deixar o ambiente mais iluminado. Seus ramos podem ser deixados soltos, caindo do vaso, ou juntos, amarrados a uma aresta fixa na terra. A Zamioculca pode adornar a sala, varanda e até os quartos. Quanto aos cuidados, é importante evitar deixá-la exposta ao sol e usar pouca água para regá-la.

 

 

ROSA DE PEDRA

A planta é uma suculenta que tem formato de flor, com uma cor verde clara e bastante versátil para a decoração. Ela pode ser cultivada em vasos, terrários e mini jardins. A espécie requer um espaço sombreado e pouca água a cada duas semanas.

 

Quarta, 24 de Outubro de 2018 - 08:05

Casacor Bahia acontece até 11 de novembro e tem como tema 'A Casa Viva'

por Iga Bastianelli

Casacor Bahia acontece até 11 de novembro e tem como tema 'A Casa Viva'
Fotos: Divulgação

A CASACOR Bahia 2018 acontecerá até 11 de novembro, na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo. O tema da CASACOR este ano é “A Casa Viva” e a mostra vai celebrar o futuro e a era do compartilhamento, que chegou de vez ao mercado de habitação em diversas cidades do mundo.

 

“A CASACOR é a marca mais importante no mercado de arquitetura e decoração do país. Se a casa é viva, devemos celebrar o novo ciclo de compartilhamento e colaboração que vive nosso mercado”, comenta Luisinha Brandão, franqueada da CASACOR Bahia.

 

Com 36 ambientes, a mostra inaugura um novo ciclo após 23 anos. No masterplan assinado pelo renomado arquiteto David Bastos, o visitante vai encontrar três grandes espaços: a área dos lofts, o coliving e a costore.

 

ESPAÇOS

O coliving é uma celebração ao compartilhamento. Essa tendência, que é bastante conhecida no mercado de turismo (AirBNB) e mobilidade urbana (Uber), chegou de vez na Arquitetura e Decoração. Nesse espaço, o visitante vai encontrar 4 apartamentos individuais (20 m²) com conexão para uma área de uso compartilhado, com living, cozinha, sala de TV, coworking e banheiros.  

Na área dos lofts (38m²), a principal atração é a vista espetacular da Baía de Todos os Santos. São onze lofts que serão decorados de acordo com as características de cada um dos moradores definidas pela criatividade do time de arquitetos.

 

Por fim, o visitante chega a área do co-store, que é uma das novidades da mostra esse ano. Essa área vai reunir uma loja e um restaurante colaborativo. Já o restaurante também será colaborativo e funcionará num sistema de “ocupação gastronômica”. O ambiente vai receber, durante a mostra três operações diferentes, comandadas por chefs locais, que trarão versões pop up de seus restaurantes para dentro da CASACOR Bahia. Os dois ambientes serão assinados e decorados, mas terão uma vida útil e programação independente. O visitante vai poder, por exemplo, acessar o restaurante e a loja colaborativa sem necessariamente visitar a CASACOR.

 

SANTO ANTÔNIO ALÉM DO CARMO – A Chácara Baluarte, casarão histórico do século XIX, já recebeu a mostra em 2014 e foi um sucesso de público e crítica, com sua vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos.

 

A escolha pelo bairro também aponta para uma tendência contemporânea. As pessoas estão voltando para os centros (downtown) e optando por bairros essencialmente residenciais. 

 

SERVIÇOS:

O QUÊ: CASACOR Bahia 2018

QUANDO: de 02 de outubro e 11 de novembro (de terça a domingo das 16:00 às 21:00hs)

ONDE: Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo

Ingressos: R$ 40,00 (inteira)  Meia só para idosos, estudantes universitários ou portadores de cartão da UNE. Cartões só de débito.

Quarta, 17 de Outubro de 2018 - 08:05

Troque a roupa de cama e deixe o ambiente mais leve e fresco!

por Rafaela Souza

Troque a roupa de cama e deixe o ambiente mais leve e fresco!
Foto: Divulgação

Assim como a moda se transforma nas estações mais quentes, com a decoração também não é diferente. Nos quartos, é hora de deixar os edredons mais pesados de lado e investir em roupas de cama mais leves e coloridas, segundo o arquiteto Stefano Diaz. Confira as dicas que o especialista deu em entrevista ao BN Mulher:

 

FLORAL E TONS PASTÉIS

Stefano conta que saem de cena as cores mais escuras e surgem os tons mais pastéis. Para ele, é uma boa pedida investir nas estampas florais e em cores que remetam a natureza e transmitam serenidade ao local, como o verde e rosa.

 

CORES BÁSICAS

O arquiteto ainda aconselha que é essencial investir em lençóis de cores únicas, além dos estampados. "Os tecidos de cores sólidas são coringas que podem ser usados com outras peças e ainda ajudam você a economizar", sugere.

 

TIPOS DE TECIDOS

Dê preferência aos jogos de Piquet, microfibra ou de algodão. "Essas opções são mais confortáveis e sensíveis ao toque", explica. O especialista alerta para o número de fios das peças de cama: "Quanto mais fios melhor. Apesar de ter um valor mais elevado, você vai estar adquirindo uma peça de qualidade e que vai te acompanhar por mais estações", reitera. Para ele, a partir de 200 fios já é suficiente.

 

TAPETES E CORTINAS

Quanto aos tapetes e cortinas, estão em alta os tapetes “mais fofinhos” e de cores mais neutras, como o bege e tons pastéis. Já as cortinas, cores mais claras são as indicadas. “É importante que todo o conjunto da decoração seja harmônico”, pondera.

 

EVITE!

Misturar cores e estampas que não conversem entre si. Assim como, tecidos duros que não oferecem um bom caimento.

Quarta, 10 de Outubro de 2018 - 08:05

Dicas para organizar sapatos

Dicas para organizar sapatos
Foto: Reprodução / Pinterest

 

A decoração sempre quebra padrões e é criativa, traz o novo, o inusitado, mas na verdade de nada adianta decorar se não há organização! Este tema é primordial para qualquer pessoa independente do estilo de vida. E existe coisa mais complicada do que arrumar sapatos? Há muita dificuldade e dúvidas em como dispor os calçados de uma forma legal.

Confira agora algumas dicas, segundo o site de decoração Décor Fácil:

 

Cabides: 

Suportes :

Confira as tendências que estão dominando a decoração dos quartos infantis
Foto: Reprodução / Pinterest

Quando o assunto é decoração infantil, o clássico rosa e azul ficaram no passado, e novas tendências estão dominando os quartos das crianças. Além de elementos lúdicos, é preciso levar em conta o conforto e segurança da criançada. É essencial que o ambiente ofereça condições apropriadas para o crescimento e desenvolvimento delas. 

 

Cinco escritórios – doob arquitetura, da dupla Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano; Manarelli Guimarães Arquitetura, dos profissionais Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães; o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura; Carmem Avila, do Carmem Avila Arquitetura; Karina Korn, à frente de Karina Korn Arquitetura e Triarq Studio de Arquitetura, comandado por Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, compartilham seus projetos, comentando suas propostas para cada um deles.

 

MÉTODO MONTESSORIANO

O quarto montessoriano busca estimular a autonomia das crianças proporcionando a segurança que elas precisam. Móveis mais baixos são a principal característica do estilo.

Projeto das arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano | Foto: Divulgação

 

O preceito vale desde o espelho baixo até a cama próxima do chão: ambos ajudam bebês e crianças a serem independentes e descobrirem suas vontades próprias a partir das necessidades mais básicas como dormir e acordar. Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da doob arquitetura, ainda dão a dica: a altura da cama ressalta o pé direito do quarto, que às vezes pode intimidar. O móvel, em formato de casinha ou cabana, torna essa escala mais amigável ao pequeno.

 

QUARTOS COMPARTILHADOS

Muitas crianças precisam dividir o quarto e, neste caso, o ideal é pensar a decoração de uma forma que agrade ambos. Ou seja, identifique gosto que sejam comuns para as crianças. Isso inclui cor, tema, acessórios e móveis.

Projeto Bruno Moraes Arquitetura | Foto: Luís Gomes

 

Projeto Manarelli Guimarães Arquitetura| Foto: Ines Antich

O papel de parede neutro entra como coringa nessa jogada. Ele dá a base para o restante da decoração, como acontece no projeto do escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães. Pertencente aos trigêmeos do casal de moradores, o que diferencia o cantinho de cada pequeno é o tom da cama e do baú correspondente, que levam as cores amarelo, rosa e azul.

 

ESTILO ESCANDINAVO

A decoração escandinava é uma das grandes tendências para os quartos infantis. O que caracteriza o estilo é o minimalismo através do uso de cores neutras como o preto, branco e cinza. Além de móveis de madeira para "aquecer" o ambiente.

Projeto Triarq Studio de Arquitetura | Foto:  Carla D’aqui

 

DÉCOR PARA MENINAS E MENINOS

Desvencilhar-se dos padrões sobre decoração de quartos de acordo com o gênero da criança rende decorações criativas. “Prefiro sempre ouvir a criança sobre qual cor prefere, quais elementos e figuras deseja colocar e quais suas prioridades. Criança tem voz!”, comenta a arquiteta Karina Korn, de Karina Korn Arquitetura.

Projeto: Karina Korn Arquitetura | Foto: divulgação

 

EVERGREEN

A atemporalidade é cada vez mais um requisito na criação de um quarto infantil, principalmente em relação à marcenaria. Isso significa que os móveis escolhidos poderão ser aproveitados desde a primeira infância – com exceção da cama – até depois da adolescência. Esse recurso aparece em dois ambientes projetados pela arquiteta Carmem Avila para crianças, onde as cores da madeira se destacam e aquecem o décor. 

Projeto de Carmem Avila | Foto: Rafael Renzo

Quarta, 03 de Outubro de 2018 - 08:05

Renda-se as flores: veja dicas de como decorar a casa na primavera

por Rafaela Souza

Renda-se as flores: veja dicas de como decorar a casa na primavera

 

Com a chegada da primavera, a decoração incorpora o frescor e beleza da estação com muitas flores. Afinal, é a época do ano em que elas ficam mais bonitas, perfumadas e vibrantes. Uma boa pedida é aproveitar as cores e beleza dos arranjos. Segundo o site da revista Westwing, também é importante prestar atenção nas condições climáticas. Vale observar também a decoração predominante, quanto mais neutra maior é a possibilidade de ousar nas escolhas. As flores devem estar em harmonia com o ambiente.

 

As espécies que se dão melhor com o clima quente são alpínias, antúrios, callas, lírios, lisianthus, gérberas, dálias, rosas, tulipas, azaléias, hortênsias, margaridas e begônias. O blog Lolahome sugere um mix entre flores, folhas e outros enfeites para dar volume aos arranjos e deixá-los mais naturais.

Alguns especialistas alertam que, se usadas em excesso, as flores podem deixar a decoração carregada. Ou seja, se o ambiente já tem muitos objetos, é mais apropriado utilizar arranjos e vasos menores e cores mais sutis.

 

Para manter as flores bonitas e bem cuidadas, é importante tomar alguns cuidados. É essencial escolher um lugar adequado e que as deixe protegidas de ventos e do ar-condicionado. Além de higienizar os vasos e a quantidade de água utilizada durante a semana. De acordo com o Westwing, dá para reaproveitar garrafas, potes, canecas e regadores para expor os arranjos.

 

Se ter flores natural não é uma opção, você pode desfrutar de um ambiente florido através de acessórios, louças, toalhas, mantas, papéis de parede e até flores artificiais. Os objetos são versáteis, podem ser usados em quase todos os cômodos da residência. Nas salas de estar e jantar são fundamentais, e combinam no hall, na cozinha, na varanda e nos banheiros. Quanto aos quartos, vale apostar em espécies de flores que remetem ao romantismo.

Histórico de Conteúdo