Juízes baianos participam de curso de direção evasiva para situações de risco
Foto: Amab

A Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça (TJ-BA) promoveu, na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), mais um curso de segurança em direção para magistrados. O curso foi coordenado pelo juiz Vinícius Simões e teve apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab). O treinamento aconteceu em duas etapas: a primeira na sede social da Amab, em Piatã, e a segunda, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.

 

O curso contou com uma equipe de instrutores coordenada pelo capitão PM André Ribeiro Prado e pelo tenente PM Rondinele Requião. O curso buscou aprimorar as técnicas de direção, assim como a utilização de recursos oferecidos pelos veículos, para que os condutores se esquivem e saiam de situações perigosas. Os instrutores lembraram que, independentemente do tipo de direção utilizada, é primordial sempre manter atenção ao que acontece fora do veículo, e que o condutor deve conhecer o veículo, suas condições gerais e características; a via; o percurso, e a si mesmo, tendo real noção de seus limites.

 

O coordenador, juiz Vinícius Simões, é membro da Comissão Permanente de Segurança do TJ-BA, mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Ufba e doutorando em Direito e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa. Ele destacou que o curso é uma oportunidade para os magistrados obterem mais conhecimento sobre direção defensiva, ofensiva e evasiva, bem como técnicas de fuga.

Histórico de Conteúdo