Terça, 14 de Agosto de 2018 - 16:00

Flashes: No Agito

por Adriana Barreto

Flashes: No Agito
Nathalia Velame, Lisbete Cézar Santos e Andrea Velame | Foto: Elias Dantas

O mundo jurídico baiano agitou a noite de ontem (13) na mostra de decoração Casas Conceito, no Horto Florestal. Recepcionados pela empresária Andréa Velame,  conheceram o trabalho dos arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam da primeira edição do evento. Das 18 às 20h, os convidados percorreram os 35 ambientes da mostra e, na sequência, participaram de um coquetel assinado pelo chef Vini Figueira e do show da Banda Filhos de Jorge. Flashes nos poderosos que circularam por lá!

Ligia Ramos e Virna Lima

Socorro e Sergio Habib

Nicia Olga e Aecio Dantas

Barbara Araújo, Michelline Bittencourt e Luciana Amorim

Marcia Farias e José Renato Oliva

Danielle e Domingos Arjones

Maristela e Gerson Galvão

Fernanda Ramos e Diego Castro

Marta Moreira e Marcia Mascarenhas

Normilda e Abelardo da Matta

Nazira Quixadá, Silvana Suarez e Maria Quixadá

Esmeralda Oliveira e Antonio Mattos

Isabel Vilela e Catharine Matos

Carla e Icaro Matos

Renata e Diego Ribeiro

Juliana Campos, Isabela Suarez e Karol Mendes

Ana Helena e Nilton Alonso

Angela Bacellar e Nagila Brito

Roberta Foppel e Renata Guerra

Barbara e Fabio Alexsandro Bastos

Maria de Lurdes Linhares e Isabella Linhares Barreto

Zilah Pitanga, Alexandre Miranda, Andrea Miranda e  Ian Tynan

Leila e Luiz Coutinho

Ivana Magaldi

Rosemunda Barreto e Mariana Deiró

Aladia Dantas e Bianca Caria

Antonio Mattos, Eduardo Barreto e Abelardo da Matta

Ana Patricia Dantas, Daniela Lopes, Lidiane Angelim e Emanuela Sampaio

Freddy Pitta Lima

 

 

 

Sábado, 11 de Agosto de 2018 - 15:00

Flashes: Homenagens

por Adriana Barreto

Flashes: Homenagens
Freddy Pitta Lima e Antonio Cavalcanti | Foto: Arquivo Pessoal
A Associação dos Magistrados da Bahia realizou nesta sexta-feira (10), em sua sede no Fórum Ruy Barbosa, a aposição da foto do juiz Freddy Pitta Lima na galeria de ex-presidentes da Associação. No mesmo ato, fez a entrega das Vestes Talares do Desembargador Antonio Cunha Cavalcanti. Estiveram presentes dezenas de desembargadores, juízes e convidados. Aplausos para esses dois grandes magistrados que muito honram e dignificam a Justiça Estadual da Bahia!
Sábado, 11 de Agosto de 2018 - 11:50

Flashes: Dia do Magistrado

por Adriana Barreto

Flashes: Dia do Magistrado
Lisbete Cézar Santos e Élbia Araújo | Foto: Arquivo Pessoal
O Dia do Magistrado é celebrado hoje, 11 de agosto. Para homenagear a data, Flashes abraça cada magistrado baiano abraçando duas das atuais representantes da classe: a desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, Corregedora Geral da Justiça, e Élbia Rosane Araújo, presidente da Associação dos Magistrados da Bahia. Parabéns a todos os magistrados que são exemplos de coragem, determinação e vocação.
Quarta, 08 de Agosto de 2018 - 16:16

Flashes: 30 anos

por Adriana Barreto

Flashes: 30 anos
Ricardo Mauricio | Foto: Divulgação

Os desafios, perspectivas e reflexões sobre a Constituição Federal de 88 é o tema da 17ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado e o Fórum Brasil de Direito Público, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, no Fiesta Convention Center, em Salvador. Promovido pela Múltipla Difusão do Conhecimento, o evento, um dos mais renomados e importantes do Brasil, reunirá os principais constitucionalistas do país para falar, dentre outros assuntos, sobre os 30 anos da nossa lei maior.

 

Além dos magistrados, advogados, estudantes de direito, servidores públicos e demais profissionais da área jurídica, podem participar do Congresso pessoas de diversos setores da sociedade que estejam interessados em obter um maior conhecimento sobre a Constituição e também sobre todas as dificuldades e avanços enfrentados nos últimos 30 anos.  Além de abordar o Direito Constitucional, o evento contará com o Fórum de Direito Público que irá discutir a importância desse ramo do Direito para o exercício da cidadania.

 

Com público estimado de mil participantes, o evento, que ao logo das últimas 16 edições já reuniu mais de 10 mil pessoas, possui a coordenação científica de Robério Nunes, doutor em Direito pela USP, procurador regional da república e presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais; Édem Napoli, membro do Instituto de Direito Constitucional da Bahia e professor de Direito Constitucional e Ricardo Maurício, pós-doutor em Direito, diretor e membro do Instituto dos Advogados da Bahia e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

 

Além deles, Marcelo Lamy, Guilherme Peña de Moraes, Geder Gomes, Gabriel Marques, George Sarmento, Miguel Calmon, Robério Nunes, Flávia Bahia, Gabrielle Garcia, Christianne Gurgel, Carlos Rátis, Maiana Guimarães, Daniela Borges, Ângelo Boreggio, Leandro Nunes, Gustavo Justino, Nathália Masson, Jaime Barreiros, Fábio Periandro, Dirley da Cunha Jr, Diogo Guanabara, Angélica Guimarães, Ingrid Radel, Cristian Patric, Vinícios Maia Freitas, Aline Baptista, Josevandro Nascimento, participam das mesas e discussões do evento.

 

O XVII Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado e o I Fórum Brasil de Direito Público é patrocinado pelas Editoras Saraiva Jur e JusPodivm. Os interessados em participar do evento, podem se inscrever através do site www.portalmultipla.com.br ou ir diretamente na sede a Múltipla, localizada na Rua Gregório Maquende, 271, Jardim Armação.

Terça, 07 de Agosto de 2018 - 15:40

Flashes: Acervo Jurídico

por Adriana Barreto

Flashes: Acervo Jurídico
Foto: Arquivo Pessoal

O jurista e escritor Genaro Oliveira, lendário Chefe do Departamento Jurídico do Banco do Brasil na Bahia, foi homenageado nesta quinta, 02, com a inauguração de uma biblioteca  de grande acervo juridico, com seu nome,  na sede do grupo Maurício Vasconcelos Sociedade de Advogados. Com exitosa carreira como advogado criminalista no Estado e uma figura humana extraordinária,  Dr. Genaro, aos 93 anos de idade, ao lado da esposa, D. Celeste, emocionou a todos com humor, mémoria fantástica e sábias palavras ao discursar. Merecida homenagem. Aplausos!

Angélica Guimarães, Genaro e Celeste Oliveira

Segunda, 06 de Agosto de 2018 - 15:05

Flashes: Agenda Agitada

por Adriana Barreto

Flashes: Agenda Agitada
Des. José Rotondano | Foto: Arquivo Pessoal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, participa nesta segunda-feira (6), do 73º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel). O evento reúne os dirigentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país no Salão Nobre do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para tratar de temas relacionados à Justiça Eleitoral e às Eleições 2018. Após o encerramento do encontro, Rotondano vai abraçar a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer, membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Estado (EJE-BA),  que participa do livro Direito Eleitoral Comparado, com apresentação de artigo, cujo lançamento da obra acontece às 18h.  Enriquecem a publicação com outros artigos acadêmicos sobre Direito Eleitoral as participações dos Ministros Luiz Fux (TSE e STF), Marco Aurélio Mendes de Farias Mello (TSE e STF), Sérgio Silveira Banhos (TSE), José Antônio Dias Toffoli (STF) e Gilmar Ferreira Mendes (STF).

Segunda, 06 de Agosto de 2018 - 07:00

Flashes: Agito no TSE

por Adriana Barreto

Flashes: Agito no TSE
Patricia Cerqueira Kertzman Szporer | Foto: Arquivo Pessoal

Turma de poderosos do mundo jurídico desembarca em Brasília hoje. O motivo? O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Luiz Fux, e os Autores convidam para o lançamento das obras "Direito Eleitoral Comparado" e "Curso de Direito Processual Eleitoral", logo mais, às 18h, no Salão Nobre do TSE. A magistrada baiana Patricia Cerqueira Kertzman Szporer é autora de um dos artigos no primeiro livro. Sucesso!

Domingo, 05 de Agosto de 2018 - 18:09

Flashes: Pé no Jato

por Adriana Barreto

Flashes: Pé no Jato
Des. Lidivaldo Reaiche Britto | Foto: Ag. Haack
O desembargador Lidivaldo Reaiche Britto está de malas prontas para Brasília. O motivo? No próximo dia 09 de agosto, no Supremo Tribunal Federal, acompanha o julgamento do processo referente ao sacrifício (sacralização) dos animais, tão importante para as religiões de matriz africana. Será decidido se o abate é crime ambiental. Evidentemente, o desembargador Britto sustenta que não. Tal posicionamento está no seu livro 'A proteção legal dos Terreiros de Candomblé - da repressão policial ao reconhecimento como patrimônio histórico e cultural', lançado em 2016. O relator  do recurso é o Ministro Marco Aurélio Melo. Sempre atento, Reaiche Britto é o presidente da Conissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
Quinta, 26 de Julho de 2018 - 08:02

Flashes: Dupla Comemoração

por Adriana Barreto

Flashes: Dupla Comemoração
Carlota e Renato dos Humildes | Foto: Arquivo Pessoal

Comemoração dupla para Renato dos Humildes, ao lado de sua esposa Carlota: hoje, dia 26, faz aniversário, quando também é festejado o Dia dos Avós. O advogado é o vovô coruja do ‘mais que fofo’ Sisso, filho de Mila e Silvio Pinheiro. Flashes brinda com ele! Parabéns!

Quarta, 25 de Julho de 2018 - 18:26

Flashes: De Casa Nova

por Adriana Barreto

Flashes: De Casa Nova
Guilherme Bellintani, Valton Pessoa e Francisco Salles | Foto: Saulo Brandão

Para marcar um novo momento da Faculdade Baiana de Direito, sócios, diretores e professores brindaram, na noite de ontem (24), a nova casa da instituição. Com oito andares e 27 salas, o prédio está localizado no bairro Costa Azul, na rua Dr. José Peroba, nº 123.

 

Com estacionamento próprio, auditório moderno e bem equipado, biblioteca com mais de 40 mil títulos, sala de conciliação, cozinha coletiva - um lugar pensado para trocar experiências entre os alunos, ampliando as possibilidades do que significa estar na faculdade -, a Faculdade Baiana de Direito amplia, também, com a nova sede, o número de vagas para novos alunos. 

 

Referência na formação de profissionais do Direito, há 12 anos, porque prioriza o elevado nível técnico e o rigor pedagógico, a nova unidade é motivo de orgulho para os sócios  Francisco Salles, Valton Dória Pessoa, Dirley Cunha, Fredie Didier Júnior, Guilherme Bellitani e Gamil Foppel.

Histórico de Conteúdo