ESA-BA realiza Workshop de 'Constelações no Judiciário'
Foto: Divulgação

A ESA-BA, em conjunto com a Comissão de Direito Sistêmico da OAB-BA, convida para conhecer o tema "Constelações no Judiciário". No dia 12/04, no auditório da OAB-BA, haverá uma palestra com a professora e consteladora Adhara Campos Vieira, das 18h30 às 21h. No dia 13/04, será ministrado um workshop, que se realizará no auditório do Edifício Catabas Tower, sito na Avenida Tancredo Neves, 1222, das 09h às 17h. O workshop será conduzido por Adhara, que é servidora pública no TST, consteladora e diretora do Instituto Estelar. O evento é coordenado por Karla Menezes, advogada, professora, consteladora, presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB-BA. Inscrição e outras informações por meio do site da ESA-BA: http://bit.ly/2uQwUZY

 

SERVIÇO:
WORKSHOP CONSTELAÇÕES NO JUDICIÁRIO
Professora: Adhara Campos Vieira
Coordenação: Karla Menezes
Período:
12/04/2019 - Auditório da OAB - Horário: das 18:30 às 21:00
13/04/2019:  Auditório do Edifício Catabas Tower - Horário: das 09:00 às 17:00
Dias: Sexta e sábado
Investimento: R$ 144,00 e R$ 72,00 (Jovem advocacia, idosos e estudantes de graduação)

Defensoria  promove sobre seminário Pacote Anticrime na Faculdade de Direito da Ufba
Foto: Wikipédia

O “Pacote Anticrime” em trâmite no Congresso Nacional, que propõe a alteração de diversos dispositivos legais, entre eles o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal e a Lei de Crimes Hediondos será o tema do seminário promovido pela Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), na sexta-feira (5), na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

O evento idealizado pela Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e Itinerante da DP-BA, contará com a presença dos defensores públicos André Maia de Carvalho Martins, Bruno Moura de Castro, Daniel Nicory do Prado e Maurício Garcia Saporito, além das defensoras públicas Diana Furtado Caldas Gonçalves, Lívia Silva de Almeida e da a advogada Daniela Carvalho Portugal, que debaterão o assunto das 8h às 12h.

Rodrigo Mascarenhas faz palestra em comemoração aos 53 anos da PGE-BA
Foto: Divulgação

O professor e  procurador do Estado do Rio de Janeiro Rodrigo Mascarenhas ministra uma palestra em Salvador sobre "Federalismo Brasileiro e seus Inimigos”. A palestra marca as comemorações dos 53 anos de fundação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e o Dia do Procurador do Estado, comemorado no dia 4 de abril. A palestra será realizada a partir das 14h30, no Auditório Paulo Spínola, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A PGE, na data, ainda prestará homenagem aos procuradores do Estado que se aposentaram no ano de 2018.
 

O palestrante falará sobre os desafios da autonomia dos Estados diante de um movimento que quer centralizar tudo no governo federal. Rodrigo Mascarenhas é mestre pela PUC-RJ e doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra, além de professor de curso de pós-graduação da PUC-RJ e da Fundação Getúlio Vargas e membro de corpo editorial da Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

OAB-BA realiza palestra sobre gênero e direito com Firmiane Venâncio
Foto: Divulgação

Para fechar o Março Mulheres, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) convida a advocacia para a Palestra Direito e Gênero, com a Professora Firmiane Venâncio, promovida pela Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Comissão da Mulher Advogada e a Escola Superior da Advocacia (ESA-BA).

 

A palestra ocorrerá na sexta-feira (29), a partir das 18h30, no Auditório do Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Fimiane é defensora pública e Diretora da Escola Superior da Defensoria – (Esdep), mestra e doutoranda pelo Programa de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero, Mulheres e Feminismos da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM)

 

A Programação seguirá com o lançamento do projeto Advogadas Em Movimento, que levará para toda a Bahia debates, orientações e informações sobre as temáticas das mulheres. Ainda no evento, será lançada a Segunda Edição da Cartilha sobre Violência Contra a Mulher e apresentações culturais. As inscrições são gratuitas pelo site da ESA: https://bit.ly/2HJm5RN

ESA-BA realiza aula magna com Juarez Tavares no auditório da Ufba

A Escola Superior de Advocacia da OAB-BA realiza, na próxima quarta-feira (27), a Aula Magna que oficializa a abertura das atividades letivas. O evento acontece a partir das 18h30, no Auditório do Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves.


A palestra, com tema “Uma Revisão do Injusto Penal”, será ministrada por Juarez Tavares, considerado um dos maiores juristas do Direito Penal no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ESA: https://goo.gl/cxjJ4y.

ESA-BA promove aula magna do curso Criminologia Feminista com Juliana Borges
Foto: Google Street View

A Escola Superior da Advocacia da Bahia (ESA-BA) realiza na próxima segunda (11), a partir das 18h30, a aula magna aberta ao público do curso Criminologia Feminista e Processo Penal Feminista. O curso será ministrado pela advogada Juliana Borges, autora do livro "O que é Encarceramento em Massa?" da série Feminismos Plurais. A intenção do livro é introduzir e estimular homens e mulheres sobre uma pauta que tem cada dia mais ganhado centralidade na luta antirracista. As inscrições podem ser realizadas, de forma gratuita, por meio do link: https://goo.gl/49XpX6.

SERVIÇO
O quê: Aula Magna do Curso Criminologia Feminista e Processo Penal Feminista
Quando: 11/03 (Segunda-feira)
Horário: 18h30 às 21h30
Inscrição: https://goo.gl/49XpX6
Quanto: Gratuito
Onde: ESA-BA (Campo da Pólvora)

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da ESA-BA (www.esaoabba.org.br)

Salvador sedia I Congresso Brasileiro de Conselhos Tutelares  e Assistência Social
Foto: Google Street View

Salvador sediará o I Congresso Brasileiro de Conselhos Tutelares e Assistência Social, entre os dias 14 a 16 de março. O evento que é promovido pelo Instituto Antônia Conselheira (IAC), e terá como tema: “Conselhos Tutelares e Assistência Social: Um diálogo necessário para o fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O encontro acontecerá no Centro Comunitário Batista Clériston Andrade, no bairro do Garcia.

 

As maiores autoridades da área da Assistência Social da criança e  adolescente farão palestras no encontro. No congresso também estarão presentes conselheiros tutelares, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, juízes, promotores, advogados, professores, estudantes e candidatos a conselheiros tutelares, dentre outros.

 

A coordenadora geral do congresso, Antônia Luzia Santos ressalta que o encontro terá como proposta discutir a política da criança e do adolescente e o Sistema único de Assistência Social (SUAS), visando o seu o fortalecimento nos municípios. “Quando nós pensamos no congresso imaginamos algo que buscasse justamente debater as políticas da criança e do adolescente, nesse contexto envolvendo os conselhos tutelares e a Assistência Social, e com a nossa preocupação voltada para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos humanos da Criança e do Adolescente no município”, afirmou.

Quarta, 20 de Fevereiro de 2019 - 16:50

ESA-BA divulga programação de cursos e eventos

ESA-BA divulga programação de cursos e eventos
Foto: Divulgação

A Escola Superior da Advocacia (ESA-BA) Orlando Gomes divulgou a sua programação de cursos, palestras e eventos para o primeiro semestre de 2019. As aulas têm caráter prático e visam auxiliar os advogados e advogadas no mercado profissional. A Jovem Advocacia, além de idosos e estudantes de graduação, têm 50% de desconto nos cursos e eventos. A programação completa pode ser vista no site: www.esaoabba.org.br.

ESA-BA promove curso sobre Sistema Eletrônico de Execução Unificada
Foto: Google Street View

A Escola Superior de Advocacia da Bahia (ESA-BA) lança em primeira mão o curso sobre o Sistema Eletrônico de Execução Unificada, que será implantado para unificar a execução penal em todo país. O curso será realizado por um capacitador do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para apresentar e ensinar como utilizar o novo sistema. O curso é gratuito e de fundamental para advogados da área penal. O curso será ministro na quinta-feira (6), das 8h às 12h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do seguinte site: www.sympla.com.br/esaoabba. As aulas serão ministradas na sede da ESA-BA no Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré, em Salvador.

Segunda, 19 de Novembro de 2018 - 16:40

ESA-BA promove 1º Fórum de Mediação e Práticas Consensuais

ESA-BA promove 1º Fórum de Mediação e Práticas Consensuais
Foto: Divulgação

 No dia 29 de novembro, a Comissão de Mediação e Conciliação da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia (OAB-BA) realizará na capital baiana o 1º Fórum de Mediação e Práticas Consensuais da seccional, com o apoio da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA-BA).

.
O evento tem presença confirmada de palestrantes com expressivos trabalhos na área, de reconhecimento nacional e internacional, como Ricardo Nuckel, que trará na palestra de abertura sua experiência de atuação no exterior, especialmente na França, Canadá e EUA. Além disso, durante o evento, Diego Faleck (SP) e Carlos Vasconcelos (PE) farão lançamento de seus respectivos livros "Manual de Design de Sistemas de Disputas" e a 6ª edição de "Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas".


As inscrições são realizadas no site da ESA-BA: www.esaoabba.org.br

Histórico de Conteúdo