Vozes masculinas dominaram músicas mais tocadas nas rádios em 2018, aponta pesquisa
Foto: Reprodução/ Pixabay

A partir dos dados divulgados pela consultoria especializada Crowley, que divulgou o Top 100 das músicas mais tocadas em 2018, foi constatado que os artistas masculinos dominaram mais da metade das canções tocadas nas rádios do país no ano passado. 

 

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do O Globo, apenas 66 cantoras estiveram presentes nas músicas mais tocadas, contra 215 intérpretes homens. Enquanto que em conjunto, homens e mulheres dividiram os vocais em outras 60 canções. 

 

Segmentando a pesquisa entre os gêneros musicais estudados, pop, gospel, sertanejo e black music, é possível constatar que a discrepância entre homens e mulheres é maior no black music, quando no universo de 85 músicas, 67 foram cantadas por homens, nove cantadas em conjunto e apenas 9 somente por mulheres. 

 

Além disso, a diferença aparece menor no gospel, quando os homens deram voz em 37 canções, quatro cantadas em conjunto e 35 cantadas somente por mulheres. No pop as mulheres apareceram com 12 canções e participando em conjunto com os homens em 34, enquanto que eles dominaram sozinhos em outras 39 canções. No sertanejo os números também foram favoráveis ao artistas masculinos, com 72 homens dando voz às canções, 13 canções cantadas por homens e mulheres juntos e apenas dez canções cantadas somente por mulheres. 

Histórico de Conteúdo