Terça, 19 de Fevereiro de 2019 - 10:50

Luis Ganem: Cabeça de Samba-Reggae

por Luis Ganem

Luis Ganem: Cabeça de Samba-Reggae
Uma pergunta tem incomodado os leitores desta coluna. Apesar de ser uma pergunta pertinente, a mesma é redundante, visto que sempre se propaga perto do carnaval. Pergunta que, tanto hoje quanto ontem, expressa uma realidade, posso dizer, ainda bastante presente, mas temerária em nossa música: a renovação musical. Nesse ano que passou, se no aspecto renovação quase nada ou nada de novo surgiu – e aqui não falo do pagode baiano, mas sim do axé baiano, que fique bem claro – alguns outros movimentos, mesmo tímidos, aconteceram no mercado musical baiano. Nada grandioso, mas deveras significativo. Falo do movimento para reviver ritmos outrora perdidos e que muito foram importantes para o crescimento do mercado baiano. Sendo mais específico: estou falando do Samba-Reggae.

Leia mais

Coluna BBBN: Tiago Leifert e sua contradição de querer e não querer treta no programa
De fato, percebi nesta segunda-feira (18) que o apresentador do ‘BBB’, Tiago Leifert, não sabe o que quer ver no programa. A questão é simples: o público reclama nas redes sociais da 19ª edição ser calma demais. Tiago faz o jogo da discórdia na difícil tentativa de causar alguma confusão entre os participantes. No final, ele passa a mão na cabeça de todo mundo e diz aos confinados que é preciso ficar atento no que eles estão falando.

Leia mais

Terça, 12 de Fevereiro de 2019 - 10:30

Coluna BBBN: A política entrou na casa e o reality virou caso de polícia

por Ian Meneses

Coluna BBBN: A política entrou na casa e o reality virou caso de polícia
Talvez tenha sido a intenção pelo modo de pensar de alguns, mas os escolhidos foram muito mal selecionados. Eu sinto uma enorme decepção com os participantes do grupinho do camarote. Não são vilões como gostaríamos de ver, por eles sentirem medo de serem o que queriam ser por lá. Não brigam, não explodem, não perdem a cabeça. Estão todos, ou quase todos, milimetricamente atentos a sua postura. Eles, porém, acham que falar baixinho ou falar com serenidade o que pensam vão trazer menos impacto, não é bem assim.

Leia mais

Terça, 05 de Fevereiro de 2019 - 10:30

Coluna BBBN: Não merecemos ver o mesmo erro sendo cometido novamente nesta edição

por Ian Meneses

Coluna BBBN: Não merecemos ver o mesmo erro sendo cometido novamente nesta edição
Não me surpreendo quando leio nas redes sociais frases do tipo: “se ela é racista, isso não é problema meu” e “eu sou torcedor de Paula e não estou nem aí para a sua opinião”. Veja bem, não é mimimi criticar esses torcedores que ainda defendem a mineira, mesmo com a exposição na íntegra de várias declarações polêmicas da mesma, é simplesmente um aviso: vocês estão errados.

Leia mais

Terça, 29 de Janeiro de 2019 - 10:30

Coluna BBBN: O desespero de Gustavo vai lhe custar o que mais temia, a eliminação

por Ian Meneses

Coluna BBBN: O desespero de Gustavo vai lhe custar o que mais temia, a eliminação
“O peixe morre pela boca”. “O feitiço virou contra o feiticeiro”. “A porta é a serventia da casa”. “Cão que ladra, não morde”. Eu poderia escrever o texto inteiro com ditados populares bem específicos e quem acompanha o reality saberia exatamente de quem eu estaria me referindo. Mas eu vou dar “nome aos bois”: Gustavo e Diego.

Leia mais

Terça, 22 de Janeiro de 2019 - 10:30

Coluna BBBN: Brothers isolam Rodrigo, a casa racha e Paula é a única jogadora

por Ian Meneses

Coluna BBBN: Brothers isolam Rodrigo, a casa racha e Paula é a única jogadora
Já peguei ranço de metade dos participantes do BBB 19. Pelo visto, boa parte dos seguidores do Twitter estão passando pela mesma sensação. Quem não percebeu que Rodrigo levou a culpa sozinho por todos que roncaram no quarto? A donzela Isabella, pelo visto, não quis reclamar com seu amiguinho Gustavo, que roncava igual. Porque será?

Leia mais

Quinta, 20 de Dezembro de 2018 - 09:10

Luis Ganem: A história de Ademar Furtacor nos deixa um alerta

por Luis Ganem

Luis Ganem: A história de Ademar Furtacor nos deixa um alerta
Por esses dias estava pensando de novo: Será que o artista está preparado para o outro lado do sucesso? O quanto ele constrói de vida fora da música para garantir o seu futuro, depois que a boa maré passar, ou a idade chegar? Voltei a fazer esse tipo de questionamento, desde que fui assistir ao show beneficente que os cantores Saulo Fernandes e Luiz Caldas fizeram em apoio ao cantor, compositor e arranjador Ademar Andrade ou Ademar Furtacor, que passa por um momento delicado na vida e recebeu esse instante de generosidade desses fantásticos seres humanos. Pra quem não conhece a história de Ademar, posso dizer que a história da música contemporânea da Bahia, no que diz respeito ao Axé Music, se confunde com a história desse artista. 

Leia mais

Segunda, 10 de Setembro de 2018 - 10:50

Luis Ganem: O terceiro sol

por Luis Ganem

Luis Ganem: O terceiro sol
Que beleza! A Bahia virou a terra do sol! Pra ser mais exato: do segundo sol. Nossa, quanta alegria ter uma novela feita na nossa terrinha (terrinha vale como referência poética). Como é bacana perceber que por aqui, eu, você e todo mundo fala cantando – agora consigo compreender porque temos tão bons talentos na música! Que bacana entender que em pleno século XXI nossa Salvador se resume, ao menos pelo que percebi, em um Bataclan moderno com suas lindas moças de formosa prosa – os termos quenga e acompanhante estão em desuso – e que passamos o dia, pasmem, jogando capoeira, pescando e xingando tudo que é nome, coisa que eu não faço e que só vou fazer se essa ‘mizera do cabrunco do estopó’, esse ‘lá ele’ (não pode falar desgraça que o povo bate na madeira e se benze) do meu computador parar agora por falta de energia. Mas enfim, dado o direito a tal da licença poética, o bom é que essa caricatura da Bahia e seus habitantes, está tomando forma, inundando o Brasil e o mundo com a nossa música, nossos artistas, nosso som... #sqn. Pois é. Nada disso está rolando nesse sol que está brilhando por essas pradarias.

Leia mais

Segunda, 18 de Junho de 2018 - 16:30

Luis Ganem: Histórias da Música Baiana – O primeiro DVD de Ivete

por Luis Ganem

Luis Ganem: Histórias da Música Baiana – O primeiro DVD de Ivete
Foi notícia em tudo que foi lugar o aniversário de Ivete, acontecido há bons dias em Salvador. A cantora, para demonstrar o seu carinho e reciprocidade aos fãs, meio que fez um show na portaria do prédio em que mora. Grande figura essa Ivete em comemorar com sua galera na porta do seu prédio, dando espaço para que os fãs que queriam lhe desejar boas energias o fizessem com sua presença física; grande sacada. Mas, por que falei de dona Ivete? Afinal, fazer aniversário mesmo para uma das melhores cantoras do País é algo corriqueiro, e uma nota apenas bastaria. Mas o intuito desse pequeno introdutório foi para contar mais umas das histórias que envolvem o mercado fonográfico e os seus causos e contos da música baiana. 

Leia mais

Quarta, 28 de Março de 2018 - 14:30

Luis Ganem: Histórias da Música Baiana – Dança da Manivela

por Luis Ganem

Luis Ganem: Histórias da Música Baiana – Dança da Manivela
Na música baiana, quase tudo já foi falado em verso e prosa. Desde livros comemorativos ou de memórias, como o do multiagitador cultural e produtor artístico Jonga Cunha, a filmes premiados, a exemplo de “Axé, canto de um povo de um lugar”, do diretor Chico Kertész. Aliás, como bem retratou o filme, quem não quer saber como músicas se tornaram sucessos ou artistas nasceram para a música, ou seja: como, quando, quem, onde e por quê? Pois bem, tudo isso e um pouco mais é o que eu vou tentar trazer para meus textos a partir de agora. Histórias e personagens que fizeram com que a música baiana se tornasse um produto musical reconhecido em todo o mundo. E a primeira história é sobre como a "Dança da Manivela" foi de "patinho feio" a sucesso nacional.

Leia mais

Histórico de Conteúdo