Aos 85 anos, escritor mexicano Sergio Pitol morre por complicações em doença crônica
por Estadão Conteúdo

O escritor mexicano Sergio Pitol morreu nesta quinta-feira (12), por conta de complicações na afasia progressiva de que sofria. O intelectual morreu em Xalapa, Veracruz, onde vivia, de acordo com informações do jornal "El Heraldo" de México. O ficcionista e diplomata sofria de uma afasia progressiva, doença crônica do sistema nervoso diagnosticada em 2009. Sergio Pitol havia completado 85 anos em março passado. Em 2005, o escritor levou o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola. Publicamente elogiado por nomes como Enrique Vila-Matas, Roberto Bolaño e Antonio Tabucchi, ele era pouco conhecido no Brasil. "Vida Conjugal" (romance, 2009) foi publicado por aqui pela Companhia das Letras, e "O Desfile do Amor" (romance, 2000) saiu pela editora Mandarim.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
Podcasts

'Terceiro Turno': Após hiato, Lula e Bolsonaro agitam 2 de Julho e 'escondem' candidatos
Apesar de um quadro menos grave, a pandemia causada pela Covid-19 ainda não terminou, mas as grandes festas estão aos poucos retornando ao calendário. Após dois anos sem acontecer por causa da crise sanitária, o 2 de Julho, data de comemoração da Independência da Bahia, está de volta e promete ser uma das mais emblemáticas já realizadas.
Buscar
Enquete
Artigos
Carreiras UniFTC: A Importância da Iniciação Científica na graduação
Diante do avanço do conhecimento e das novas metodologias de ensino, é extremamente importante a busca de alternativas, onde desperte no próprio estudantes a capacidade de buscar conhecimentos e saber utilizá-los, ou seja, dominar o desconhecido. A Iniciação Científica é um instrumento de aprendizagem complementar, realizado durante o período da graduação, agindo de forma adicional ao aprendizado acadêmico. A participação e execução de um projeto de Iniciação Científica traz ao estudante uma excelente estratégia para ampliar o conhecimento científico.