Sábado, 11 de Julho de 2020 - 12:35

Treino do Vitória é marcado por trabalho coletivo no Barradão

por Glauber Guerra

Treino do Vitória é marcado por trabalho coletivo no Barradão
Foto: Letícia Martins/ Vitória

Após a liberação dos treinos coletivos pela prefeitura de Salvador (saiba mais aqui), o Vitória realizou esse tipo de trabalho neste sábado (11), no Barradão.

 

O coletivo durou 80 minutos, em dois tempos de 30 e dois de 20, comandado pelo técnico Bruno Pivetti. O zagueiro João Victor marcou o único gol da atividade. 

 

O comandante rubro-negro fez experiências na equipe, visando o jogo contra o Botafogo-PB. O meia Fernando Neto, com a unha encravada, foi poupado das atividades.

 

Após o treino, o time rubro-negro foi liberado e só retorna ao batente na segunda-feira (13).

 

O duelo contra o Botafogo-PB está marcado para o próximo dia 22 de julho, uma quarta-feira, às 20h, no Joia da Princesa, em Feira de Santana, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste. A partida acontecerá com portões fechados por conta da pandemia do coronavírus.

 

NOVO VISUAL
O atacante Júnior Viçosa, do Vitória, não passou despercebido  no treino. O atleta decidiu mudar o visual e aplicou tranças no cabelo.  O novo estilo foi alvo de resenha entre os companheiros. 


Foto: Letícia Martins/ Vitória

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 19:13

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira

por Glauber Guerra / Ulisses Gama / Milena Lopes

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Sem Arena Fonte Nova, a Copa do Nordeste já tem locais e horários definidos para última rodada da primeira fase. No início da noite desta sexta-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela de jogos do campeonato que vão acontecer nos próximos dias 21 e 22. Além de Salvador, como sede principal para receber as partidas, Feira de Santana, Mata de São João e Riachão do Jacuípe. 

 

A Copa do Nordeste foi suspensa devido a pandemia em 16 março e, com a retomada em breve, a previsão é que a competição termina no dia 4 de agosto. Com a definição da capital baiana como sede para receber o restante das partidas, a Arena Fonte Nova ficará de fora da lista de estádios por abrigar um hospital de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19 (leia mais).  

 

Por não terem chances de classificação para a próxima fase, o jogo entre o Frei Paulistano e o Imperatriz foi cancelado, em acordo comum com a CBF e a Liga do Nordeste, a pedido dos clubes. 

 

Barradão e Pituaçu, em Salvador, Arena Cajueiro e Joia da Princesa, em Feira de Santana, o CT Praia do Forte, em Mata de São João, e o Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, serão os locais de realização das partidas, que acontecerão todas às 20h. 

 

No Grupo A da tabela, o Fortaleza é líder com 14 pontos. O Bahia é o segundo colocado, com a mesma pontuação, mas com diferença no saldo de gols. O mesmo caso acontece com o Vitória, no Grupo B, que está na segunda colocação com 13 pontos, assim como o líder Confiança, com as posições definidas pelos saldos de gols. 

 

Confira os jogos: 

 

21/07, às 20h - Fortaleza x América-RN - Barradão

22/07, às 20h - Sport x Confiança - Arena Cajueiro

22/07, às 20h - ABC x CSA - CT Praia do Forte

22/07, às 20h - CRB x Ceará - Barradão

22/07, às 20h - Bahia x Náutico - Pituaçu

22/07, às 20h Botafogo-PB x Vitória - Joia da Princesa

22/07, às 20h River-PI x Santa Cruz - Arena Valfredão

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 17:39

Arena Fonte Nova não receberá jogos da Copa do Nordeste; CBF busca plano B

por Glauber Guerra / Ulisses Gama

Arena Fonte Nova não receberá jogos da Copa do Nordeste; CBF busca plano B
Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias

A Arena Fonte Nova, que abriga um hospital de campanha para tratar pacientes com Covid-19, não receberá jogos da Copa do Nordeste. Como Rui Costa, governador da Bahia, revelou para à Rádio Metrópole que a realização de partidas na praça esportiva “não o agrada”, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu se antecipar e preferiu não utilizar o estádio.

 

Alexi Portela, diretor da Liga do Nordeste, revelou que já existe um plano B em curso. “Não vamos ter jogos na Arena. Já estamos um plano B em andamento. Acredito que nas próximas horas teremos novidades”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O “plano B” é um outro estádio para abrigar jogos. Uma cidade do interior da Bahia e outra da Região Metropolitana de Salvador estão no radar da CBF e da Liga do Nordeste.

 

A Copa do Nordeste recomeçará em 21 de julho, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste.  Os seguintes estádios estão confirmados até o momento: Barradão e Pituaçu (Salvador) e Arena Cajueiro e Joia da Princesa (Feira de Santana).

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 14:15

Técnico do Vitória diz que aguarda definição sobre Léo Ceará

por Glauber Guerra

Técnico do Vitória diz que aguarda definição sobre Léo Ceará
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

O atacante Léo Ceará, do Vitória, treina separadamente do grupo, enquanto define o seu futuro (relembre aqui). O atleta não renovou seu vínculo, que expira no fim do ano, e por isso acabou afastado. O técnico Bruno Pivetti elogiou o atleta e espera contar com ele na equipe. Mas deixou claro que irá respeitar qualquer decisão final da diretoria. 

 

“Esse é um assunto que está a cargo da diretoria. A qualidade do Léo Ceará é inquestionável. Esperamos contar com ele, mas temos que respeitar as decisões do clube. Essa é uma esfera administrativa, que não compete a mim julgar. É uma relação entre o clube e o jogador. Acreditamos que temos um elenco muito forte e não podemos depender de nenhum jogador em particular. Nosso craque é o grupo”, afirmou.

 

Enquanto o futuro de Léo Ceará é discutido entre a diretoria e o estafe do jogador, o Vitória segue a preparação para o reinício da Copa do Nordeste, marcado para o dia 21 de julho, em Salvador. O time rubro-negro vai encarar o Botafogo-PB, pela última rodada da primeira fase do torneio regional.

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 13:45

Bruno Pivetti vê Vitória 'com espinha dorsal interessante'

por Glauber Guerra

Bruno Pivetti vê Vitória 'com espinha dorsal interessante'
Foto: Letícia Martins/ Vitória

“Uma espinha dorsal interessante”. Essa é a avaliação do técnico Bruno Pivetti, do Vitória, sobre o elenco rubro-negro. Ele vê o time pronto para o reinício da Copa do Nordeste.

 

“O time já tem uma espinha dorsal interessante. Esse período de treinamento foi fundamental para ajustarmos alguns pontos, principalmente em relação à parte tática. Tivemos a limitação de seguir todos os protocolos de segurança, principalmente aqueles que falavam sobre distanciamento social. Mas conseguimos fazer um trabalho muito bom. Acredito que a equipe tem as melhores condições para estrear bem”, disse Pivetti.

 

Porém, o treinador rubro-negro citou algumas dificuldades. “Serão ser muitas, não só para os jogadores do Vitória como também de todas as equipes. Temos a limitação, mas acreditamos que estamos bem preparados em todos os departamentos para podermos passar por todas essas dificuldades e sermos competitivos”, pontuou.

 

O Vitória vai pegar o Botafogo-PB, no dia 21 de julho, em Salvador, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste.  A tabela detalhada ainda será divulgada pela CBF.

Ídolos de Bahia e Vitória, Marito e Tinho são homenageados no hospital da Fonte Nova
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia anunciou nesta sexta-feira (10) que mais dois ídolos de Bahia e Vitória vão ser homenageados no hospital de campanha da Arena Fonte Nova. Tinho, do Vitória, e Marito, do Bahia, foram os selecionados.

 

Nilton Ferreira de Souza (Tinho), chegou ao Vitória como jogador em 1962 em uma mudança que gerou confusão. O clube foi obrigado a indenizar o Leônico e o atleta a cumprir um período de estágio antes de fazer a estreia. Mas já era remador do rubro-negro e ganhou a Copa Norte de Remo. No futebol virou um dos maiores ídolos da história do clube. Com boa técnica e vigor físico, atuou inicialmente nas laterais direita e esquerda e com a saída de Nelinho, passou a formar dupla de zaga com Romenil. Comandava o setor e ainda marcava gols decisivos nas bolas levantadas na área pela sua excelente impulsão e bom cabeceio. Conquistou o bicampeonato de 1964/65 e chamou a atenção do Flamengo (RJ) que o contratou no final do ano de 1968, e jogou ao lado de Brito, tricampeão mundial. Tinho nasceu em Salvador no dia 18 de janeiro de 1943.

 

Mário da Nova Bahia, mais conhecido como Marito, é um dos maiores ídolos da história do Esporte Clube Bahia. O “Diabo Loiro”, como era carinhosamente chamado pela torcida tricolor, foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 1959 pelo Esquadrão de Aço e também participou das conquistas de sete títulos baianos (1954, 56, 58, 59, 60, 61 e 62). Considerado um dos maiores pontas da história do Bahia, Marito vestiu o manto tricolor entre os anos de 1953 e 1962, tendo atuado em 365 partidas e marcado 72 gols. Com o “Diabo Loiro” em campo, o Esquadrão conquistou um total de 193 triunfos. Marito faleceu em 18 de setembro de 2011, aos 79 anos.

 

"Além das quatro alas de Terapia Intensiva, que totalizam 100 leitos de UTI, iremos homenagear ex-atletas nas enfermarias", destacou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

 

Antes, Sapatão e Arthur Maia foram homenageados no hospital instalados no estádio.

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 12:45

Vitória realiza trabalho tático visando o reinício da Copa do Nordeste

por Glauber Guerra

Vitória realiza trabalho tático visando o reinício da Copa do Nordeste
Foto: Letícia Martins/ Vitória

O Vitória realizou um treino tático nesta sexta-feira (10), de olho no reinício da Copa do Nordeste. O time rubro-negro vai enfrentar o Botafogo-PB, pela última rodada da primeira fase, no dia 21 de julho. 

 

Como já é de praxe, as atividades foram abertas com um trabalho de fortalecimento muscular na academia ao ar livre. Logo depois, o técnico Bruno Pivetti passou um vídeo com conceitos táticos.

 

Já em campo, os atletas fizeram o aquecimento e na sequência colocaram a teoria em prática com um treino de movimentações táticas.

 


O atacante Caíque Souza, reintegrado recentemente ao grupo, voltou a fazer um trabalho físico.

 

A Copa do Nordeste será disputada em Salvador e Feira de Santana com portões fechados por conta da pandemia do coronavírus. A tabela detalhada ainda será divulgada pela CBF.
 

Participação da Fonte Nova na Copa do Nordeste ainda não agrada Rui Costa
Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias

A Arena Fonte Nova está sendo cotada para ser um dos palcos da reta final da Copa do Nordeste, que será sediada em Salvador e Feira de Santana (leia aqui). Porém, a participação da praça esportiva ainda não foi definida. E a resistência vem justamente da principal parte, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que não vê com bons olhos essa liberação já que o local abriga um hospital de campanha de combate ao coronavírus nos seus arredores. A unidade de saúde contabiliza 64 curados e 16 mortos. 

 

"Não tomei posição definitiva, mas a princípio não me agrada muito ter partidas de futebol. Lá tem leitos de UTI. Não me agrada muito a ideia de ter jogo no gramado e pessoas eventualmente na UTI, lá área de cima, pessoas indo a óbito no momento a partida. Não sei. Não tomei uma decisão definitiva, mas não me agrada muito a ideia", afirmou Rui em entrevista à Rádio Metrópole FM nesta sexta-feira (10).

 

Como alternativa, no caso de um veto à Fonte Nova, Rui Costa apontou o estádio de Pituaçu, que também pertence ao Estado. A praça esportiva já foi vistoriada (veja aqui) pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre).

 

"Às pessoas que me procuraram, sinalizei que tem Pituaçu, se precisar de alguma intervenção adicional o estado faz rapidamente. À princípio, não vamos liberar, em função da pandemia, vamos liberar Pituaçu se os clubes desejarem para que as partidas aconteçam lá", completou o governador.

 

A Copa do Nordeste está marcada para ser retomada no dia 21 de julho e a final em 4 de agosto. Paralisado em meados de março, o torneio recomeçará com a realização da última rodada da fase de grupos e em seguida acontecerão as quartas de final, semifinal e a decisão, esta última será em dois jogos. O Bahia garantiu classificação antecipada antes da interrupção ao ocupar a segunda posição do Grupo A com 14 pontos. Enquanto o Vitória está próximo de ficar com uma das vagas da chave B e encontra-se no segundo lugar com 13 pontos.

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 16:00

Em Salvador, clubes de futebol vão poder usar academias e fazer treinos coletivos

por Matheus Caldas

Em Salvador, clubes de futebol vão poder usar academias e fazer treinos coletivos
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A prefeitura de Salvador liberou o funcionamento de academias, vestiários e salas de fisioterapia nos centros de treinamento de clubes profissionais de futebol a partir desta sexta-feira (11). Segundo a liberação, assinada pelo prefeito ACM Neto (DEM), treinos coletivos também estão liberados a partir desta segunda etapa da flexibilização para treinamentos. A informação está no diário oficial do município desta quinta-feira (9). 

 

No caso dos coletivos, os jogadores deverão manter o distanciamento de 1,5 m – isto também é válido para a utilização dos vestiários. Em todas as atividades, deverá haver a higienização dos materiais, antes e depois do uso. 

 

No caso das academias, a utilização será limitada. Os espaços deverão destinar, no mínimo, 6m² para cada atleta.

 

Todos os equipamentos devem ser higienizados antes e depois do uso. Durante todo o período de treinamento, inclusive nas academias e vestiários, não poderá haver compartilhamento de equipamentos, aparelhos, materiais e quaisquer outros utensílios.

 

Ainda de acordo com o decreto, as rouparias e lavanderia podem funcionar com equipe reduzida a 50% do número de funcionários, conforme definido em sistema de rodízio.

 

Diferente do decretado na primeira etapa, a fisioterapia poderá ser feita em ambientes internos, contanto que seja destinado mesmo espaço de 6m² para os jogadores recomendados para as academias. 

 

Dentro das dependências do CT, todos os funcionários, incluindo membros da comissão técnica, deverão usar máscara. No caso dos colaboradores, conforme o decreto, os que fazem parte do grupo de risco deverão ser dispensados do trabalho presencial, permanecendo, se possível, em home office. 

 

A testagem para Covid-19 para atletas, dirigentes, funcionários e comissão técnica deverá ser feita a cada 21 dias.

 

O decreto ainda recomenda que os jogadores saiam de suas residências “preferencialmente em seus veículos próprios e sozinhos, utilizando máscara, uniformizados e com todos seus equipamentos e acessórios, a exemplo da roupa de treinos, chuteiras, caneleiras e, ao entrar no clube, todos devem higienizar as mãos e as chuteiras”.

 

Em Salvador, no momento, os clubes profissionais de futebol que estão tendo atividades profissionais são Jacuipense e Vitória, ambos no CT Manoel Pontes Tanajura – vale lembrar que o CT do Bahia, a Cidade Tricolor, é localizada em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

 

Este protocolo será válido também para as equipes que disputarão a Copa do Nordeste na capital baiana. Salvador foi escolhida na última terça-feira (7) como sede única do torneio, que terá início no dia 21 deste mês (leia mais aqui). 

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 13:30

Debaixo de chuva, Vitória treina na Toca do Leão e simula situações de jogo

por Glauber Guerra

Debaixo de chuva, Vitória treina na Toca do Leão e simula situações de jogo
Foto: Letícia Martins/ Vitória

A chuva não deu trégua nesta quinta-feira (9), mas mesmo assim o elenco do Vitória treinou na Toca do Leão.

 

Depois de exercícios de fortalecimento muscular e do tradicional aquecimento, os jogadores do Vitória participaram de um trabalho técnico e tático. Os atletas aprimoram passe e as finalizações. Logo depois, focaram em situações de jogo com velocidade.

 

O atacante Caíque Souza, que renovou seu contrato até maio de 2022, treinou separadamente ao lado de Léo Ceará. 

 

Os treinos no CT Manoel Ponte Tanajura são realizados sob um protocolo rígidos de saúde para evitar a proliferação do coronavírus. Os equipamentos de trabalho são higienizados constantemente e os atletas passam por aferição de temperatura antes das atividades. 

Histórico de Conteúdo