Em Conceição de Feira, lateral Van, do Vitória, mantém rotina de treinos; veja vídeo
Foto: Arquivo pessoal

O futebol brasileiro está suspenso e o os centros de treinamento fechados em virtude da pandemia do coronavírus. Diante disso, os atletas do Vitória têm treinado em suas casas para manterem o condicionamento físico em dia. O lateral Van, que está junto com sua família em Conceição de Feira, interior da Bahia, revelou como tem sido sua rotina.

 

“Estou na zona rural de Conceição de Feira com minha família e aqui tenho um espaço grande para desempenhar meus treinos, que têm sido de forma intensa. Claro que sob orientação remota da comissão técnica do clube”, disse Van, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Para Van, a interação remota com a comissão técnica tem sido boa. 

 

“Nesse contexto de pandemia, temos que nos adaptar às novas possibilidades para manter os objetivos e foco no trabalho. A interação tem sido boa. Estou muito focado no que é passado”, destacou.

 

Van revelou que sente falta dos treinos presenciais e do futebol. Mas ressaltou a importância manter o isolamento social. 

 

“Sinto falta da rotina de treinos e jogos, mas sei que devido ao coronavírus precisamos ficar isolados. Estou fazendo a minha parte e torcendo para que tudo passe logo. Estou cumprindo o Isolamento social, quando saio uso máscara, álcool gel e saio somente para ir ao mercado, quando não tem jeito”, finalizou.

 

A ideia do Vitória é retomar os treinos no dia 10 de junho. Porém, o clube aguarda aval da prefeitura de Salvador (veja aqui).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bahia Notícias Esportes (@bnesportes) em

Quarta, 27 de Maio de 2020 - 10:53

Vitória planeja voltar aos treinos presenciais no dia 10 de junho

por Leandro Aragão

Vitória planeja voltar aos treinos presenciais no dia 10 de junho
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O Vitória está planejando voltar aos treinos presenciais na Toca do Leão no dia 10 de junho, uma quarta-feira. A declaração foi dada pelo presidente do Leão, Paulo Carneiro, na estreia do "Papo de Presidente", no canal oficial do clube no YouTube, na noite desta terça (26). O Rubro-Negro enviou o protocolo à Secretaria Municipal de Saúde e aguarda o aval para retomar os trabalhos no seu centro de treinamento (leia aqui).

 

"Nós encaminhamos um protocolo e a prefeitura nos enviou de volta com algumas alterações. Nós vamos aceitar as alterações sem discutir. Estamos encaminhando à prefeitura para que a gente comece a treinar de forma presencial a partir do dia 10 de junho. Espero que a gente não precise mais adiar. Rezamos que a epidemia possa ser controlada nesse período de 15 dias", afirmou.

 

Com a paralisação dos campeonatos do futebol brasileiro devido a pandemia do coronavírus, o Vitória também suspendeu as atividades nas dependências da Toca do Leão com os jogadores. Porém, o departamento de futebol tem feito os treinamentos físicos com o elenco através do monitoramento pela internet (veja aqui).

 

Ainda não tem uma data definida para o reinício dos campeonatos. Antes da paralisação, o Vitória estava disputando o Baianão, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.

Sexta, 22 de Maio de 2020 - 14:30

Em live, ex-jogadores do Vitória relembram do triunfo marcante sobre o Vasco em 99

por Leandro Aragão

Em live, ex-jogadores do Vitória relembram do triunfo marcante sobre o Vasco em 99
Foto: Reprodução

O Vitória promoveu na noite desta quinta-feira (21) uma live no seu canal oficial no YouTube com ex-jogadores, os laterais Leandro e Rodrigo e o meia Fernando. O trio esteve em campo naquele triunfo marcante, de virada, sobre o Vasco por 5 a 4, no Barradão. O duelo, válido pelo primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1999, será reprisado neste domingo (24), a partir das 15h30 na TV Bahia. 

 

Naquele jogo, Fernando marcou três gols, enquanto o meia Artur e o atacante Tuta anotaram os outros tentos do Leão, enquanto os atacantes Viola e Donizete balançaram as redes para os visitantes, cada um com dois. Do lado vascaíno estava o meia Ramon Menezes, cria da Toca do Leão, além de outros nomes de peso do futebol brasileiro como o goleiro Carlos Germano, os zagueiros Mauro Galvão e Odvan, o lateral Felipe, o volante Amaral e o meia Juninho Pernambucano. Enquanto Rubro-Negro baiano também contava com jogadores marcaram época como o goleiro Fábio Costa.

 

"Quero dizer que naquele dia a gente enfrentou um dos grandes clubes no cenário nacional que era o Vasco, com um grande treinador [Antônio Lopes] e com um grande elenco. Era uma equipe que havia sido campeã da Libertadores e eles tinham também o nosso reizinho, que era Ramon Menezes. O Vasco era um time a ser batido e pouco se acreditava na gente. Essa era a realidade. Achavam que seriam dois ou três jogos fáceis para o Vasco", pontuou Rodrigo. "Aqueles dois gols que tomamos no início de partida fez com que a gente reagisse tão rápido como nós tivemos. A gente era um grupo muito unido e jamais pensaríamos em ser derrotados em casa. A gente sabia que poderíamos dar o algo mais como aconteceu", completou.

 

Logo nos primeiros minutos, Viola fez 2 a 0 para o Vasco. Porém, o Leão virou com Artur Fernando e Tuta.

 

"Quando tomamos o primeiro gol, o segundo foi muito rápido. Lembro de Eloy botando a mão no rosto, uma cena rápida. E logo em seguida a gente reagiu. Nosso time era a cara do treinador, de jogo ofensivo. Nos olhamos e não acreditamos que tomamos o segundo gol, mas em seguida veio a reação. Se tivesse mais 10, 15 minutos o placar seria outro, porque o jogo todo foi assim, um gol atrás do outro. É um jogo que está marcado no torcedor, na história do clube. Foi um dia que o Vitória estava inspirado e conseguiu ganhar naquela tarde", comentou Fernando.

 

Só que Donizete desempatou no final do primeiro tempo. Na etapa complementar, Fernando recolocou o time baiano na frente, mas Donizete deixou tudo igual mais uma vez. Mas o meia rubro-negro marcou seu terceiro e o quinto da equipe em cobrança de pênalti.

 

"Nós éramos a zebra do campeonato. O time a ser batido era o Vasco. Tanto é que o Eurico Miranda deu uma suspensão no Edmundo achando que não precisava dele. O Edmundo não jogou os dois primeiros jogos, só o último. Só que a cidade parou. Eu, Leandro, nunca vi o Barradão tão lotado como naquele jogo. E nosso time sabia que dentro da nossa casa é muito forte. Nosso time era a zaga mais vazada. Nós sofríamos muito gol, mas fazíamos, confiávamos em nós mesmos", destacou Leandro.

 

O ex-lateral Leandro sugeriu que os jogadores do elenco atual do Vitória buscassem a história do clube. Ele destacou o temor dos adversários quando encaravam o Leão dentro do Barradão.

 

"Não gosto de fazer comparações, cada um na sua época, mas os jogadores atuais tinham que saber a história do Vitória, como é que era jogar no Barradão. Os caras tinham medo de jogar. O Rodrigo saiu da base e depois jogou contra o Vitória, como é que era difícil jogar contra no Barradão. A galera tinha medo de jogar. Tem que voltar a ter esse respeito", afirmou.

 

Naquele Brasileirão de 99, os confrontos das quartas de final eram disputados numa melhor de três partidas. Após a vitória por 5 a 4, o Leão ficou no empate com o Vasco em 2 a 2, em São Januário. A terceira partida também foi na casa do Cruzmaltino e ficou na igualdade em 1 a 1 garantindo o time baiano na semifinal.

Presidente Bolsonaro é presenteado com a camisa do Vitória por deputado gaúcho
Foto: Reprodução / Instagram

O presidente do Brasil Jair Bolsonaro (sem partido) ganhou uma camisa do Vitória dada pelo deputado federal gaúcho Marcelo Brum (PSL-RS). Segundo o parlamentar o presente foi enviado pelo empresário baiano Paulo Gondim, que é um dos patrocinadores do Leão.

 

"(...) a pedido do amigo Paulo Gondim empresário de Luiz Eduardo Magalhães na Bahia e patrocinador oficial do Vitória da Bahia, entregamos uma camiseta do clube", escreveu Brum na publicação em seu Instagram.

 

Em dezembro de 2018, Bolsonaro já havia sido presenteado com a camisa do Rubro-Negro baiano pelo também deputado federal José Rocha (PL-BA), durante um encontro em Brasília (lembre aqui).

 

PRESIDENTE DE TODAS AS CAMISAS
Apesar de ser torcedor declarado do Palmeiras, Bolsonaro costuma usar camisas de vários clubes. O presidente do Brasil já apareceu com a do Bahia (veja aqui), América-MG, Flamengo, Vasco, dentre outros. Além do Verdão, ele disse torcer também pelo Botafogo, no Rio de Janeiro.

Quarta, 20 de Maio de 2020 - 15:40

Vitória aguarda aval da Prefeitura de Salvador para voltar aos treinos na Toca do Leão

por Glauber Guerra / Leandro Aragão

Vitória aguarda aval da Prefeitura de Salvador para voltar aos treinos na Toca do Leão
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

As atividades virtuais no Vitória vão seguir até o próximo sábado (23). O clube aguarda o aval da Prefeitura de Salvador para retornar aos treinos na Toca do Leão. Um protocolo de segurança está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Saúde e caso seja aprovado, o Rubro-Negra ganha sinal verde para voltar ao trabalho nas suas dependências.

 

Nesta quarta-feira (20), aconteceu uma reunião dos jogadores com o assistente técnico Bruno Pivetti e o analista de desempenho Gabriel Eloy. A comissão técnica apresentou conceitos e ideias de jogo com apresentações de vídeos. As atividades físicas serão retomadas nesta quinta (21) sob a coordenação virtual do preparador físico Ednilson Sena e do fisioterapeuta Rodrigo Santana.

Quarta, 20 de Maio de 2020 - 13:30

Diretor jurídico do Vitória garante que clube pagará auxílio da CBF às jogadoras

por Leandro Aragão

Diretor jurídico do Vitória garante que clube pagará auxílio da CBF às jogadoras
Foto: Letícia Martins / EC Vitória

No final do mês de abril, o Vitória anunciou o pagamento dos salários atrasados das jogadoras do time feminino (lembre aqui), além do repasse de um auxílio dado pela CBF às 52 equipes que disputam as Séries A1 e A2 do Brasileiro da modalidade. No entanto, uma atleta, que não se identificou, relatou ao site GloboEsporte.com que o pagamento ainda não havia sido efetuado. Procurado pela reportagem do Bahia Notícias, o diretor jurídico do Leão, Dilson Pereira, garantiu que o clube honrará a dívida.

 

"Preciso apurar isso com o setor financeiro. Nós do clube sabemos que temos que liquidar a situação com o futebol feminino. Recebemos o repasse da CBF e será destinado ao futebol feminino. Em abril, foi usado para liquidar uma pendência com o futebol feminino e ficou uma programação para o mês de maio. Pode ter acontecido algum tipo de atraso, não sei o por que. Recentemente, o Vitória teve uma penhora nas suas contas o que pode ter impactado. Mas o Vitória tem ciência da situação e está empenhado em resolver o assunto. Temos o dever de prestar contas à CBF, então o Vitória vai cumprir religiosamente com suas obrigações", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Integrante da primeira divisão do Brasileirão feminino, o Vitória recebeu da CBF a quantia de R$ 120 mil para ser repassado às jogadoras. O dinheiro é um auxílio da entidade em meio à crise financeira gerada pela pandemia do coronavírus que paralisou o futebol no país.

Presidente do Vitória envia protocolo à prefeitura para time voltar aos treinos dia 30
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O presidente do Vitória, Paulo Carneiro, alertou que a volta dos treinos do Rubro-negro está próxima. Nesta terça-feira (19), o dirigente falou que um protocolo de segurança para retorno das atividades foi enviado para a Prefeitura de Salvador e que o clube aguarda resposta para retornar aos gramados ainda em maio. 

 

“Apesar de toda a crise que estamos vivendo, está se aproximando o momento do nosso retorno. Já entregamos um protocolo a Prefeitura Municipal de Salvador e estamos esperando a autorização para fazer treinos presenciais a partir do dia 30”, informou Paulo Carneiro.

 

O presidente disse que ainda não sabe se realmente as atividades poderão retornar na data, mas aguarda posicionamento do governo local. 

 

“A situação do clube é muito difícil e aumentou a gravidade depois da pandemia, então, peço aos Rubro-negros que fiquem firmes” pediu o dirigente aos sócios-torcedores do Leão. Ele ainda completou falando da meta de voltar à Série A: “Temos um time pronto, arrumado e competitivo”.

 

Desde a semana passada, o Vitória treina sua equipe virtualmente com ajuda da comissão técnica. A previsão inicial de Paulo Carneiro era que o time pudesse ter voltado aos gramados esta semana, mas, com a situação da pandemia no estado, ainda não foi possível retornar. Desde o dia 17 de março, as atividades presenciais do clube estão suspensas.

Vitória participa de ação com a Devoção a São Francisco Xavier para arrecadar agasalhos
Foto: Divulgação / Devoção a São Francisco Xavier

Após as fortes chuvas que atingiram Salvador nos últimos dias deixaram várias famílias desabrigadas, o Esporte Clube Vitória e a Devoção a São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, se juntaram para realizar uma campanha de arrecadação de agasalhos. Lançada nesta sexta-feira (15), a ação pretende doar as arrecadações para pessoas que sofreram perdas devido o tempo chuvoso, em bairros como Vila Canária, Parque São Cristóvão e 7 de Abril, dentre outros.

 

“Nós estamos colaborando com a Devoção São Francisco Xavier, que está com uma campanha muito bacana de agasalho e o torcedor rubro-negro precisa fazer sua doação”, declarou Paulo Carneiro, presidente do Vitória. “Nossa população precisa da participação daqueles que podem mais”, completou o dirigente. 

 

O padre Ângelo Magno Carmo Lopes, coordenador da Devoção ao Padroeiro, declarou que tanto a instituição, quanto o clube baiano, se sensibilizaram com a situação, principalmente por ser um momento de pandemia. “Estamos pedindo às pessoas que doem agasalhos, mas também podem ser entregues cobertores e outros itens de primeira necessidade”, explicou. 

 

Segundo a Arquidiocese de Salvador, as doações podem ser feitas segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Portão C do Estádio Barradão. A distribuição das arrecadações será feita pela Devoção ao Padroeiro, atendendo famílias dos principais bairros atingidos pelas chuvas.

Com orientação virtual da comissão técnica, Vitória realiza primeira semana de treinos
Foto: Reprodução

Com acompanhamento por videochamada da comissão técnica, o Vitória deu início aos treinos em casa com seus jogadores. No início da semana, os atletas receberam kits disponibilizados pelo clube para o período em que estiverem realizando as atividades de casa (relembre aqui). 

 

Após o retorno das férias coletivas e enquanto o futebol baiano não retorna, o time não volta aos gramados do CT Manoel Pontes Tanajura. Enquanto isso, os atletas do Rubro-negro terão treinos orientados virtualmente pelos profissionais que integram a comissão técnica da equipe. 

 

Nesta sexta-feira (15), os preparadores físicos Ednilson Sena e Rodrigo Santana foram os responsáveis por comandar os trabalhos dos jogadores. Este sábado (16), os responsáveis pelas atividades serão os assistentes técnicos Bruno Pivetti e Flávio Tanajura, e o analista de desempenho Gabriel Elói. Na próxima semana, o preparador físico Ednilson Sena assume a função de treinar a equipe remotamente. 

 

Os treinos online do Vitória iniciaram na última terça-feira (12). Em entrevista para o Bahia Notícias esta semana, o zagueiro Maurício Ramos contou que, apesar dos treinos em casa não serem a mesma coisa de estar nos gramados, manter as atividades e importante para manter o nível e saúde dos atletas (leia mais). 

Vitória anuncia criação de aplicativo e retomada do projeto 'Arena Barradão'
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Vitória completou 121 anos na última quarta-feira (13). Para comemorar, o clube baiano anunciou algumas novidades, dentre elas, a criação de um aplicativo e detalhes sobre o projeto do novo Barradão, que será transformado numa arena multiuso.

 

O aplicativo do Leão é chamado inicialmente de "Mundo Vitória", que será disponibilizado gratuitamente nas principais plataformas, Android e IOS, e funcionará integrado às redes sociais do clube, como Facebook, Instagram e Twitter, além de ter a sua própria. Outra facilidade é que o torcedor rubro-negro, que mora em outro estado, poderá participar da eleição votando através dessa tecnologia. Um dos desenvolvedores do aplicativo é Jorge Américo Mendes, que destacou outras facilidades.

 

"A plataforma terá uma possibilidade de promoções instantâneas, onde o torcedor poderá fazer uma aquisição sem precisar necessariamente ir até à loja", contou.

 

Em relação à construção do novo Barradão, o presidente Paulo Carneiro revelou que o projeto será assinado pelo arquiteto Ivan Smarcevscki. A transformação do Santuário Rubro-Negro numa arena multiuso já vinha sendo idealizada desde a gestão do ex-presidente Raimundo Viana (relembre aqui). Inclusive, o antigo projeto também foi feito por Smarcevscki. Segundo o atual mandatário Carneiro a nova obra construirá um lounge, 15 a 16 camarotes e o campo terá gramado sintético para que possa ser uma "casa de espetáculo e entretenimento".

Histórico de Conteúdo