Segunda, 15 de Janeiro de 2018 - 10:45

De Chapa: Uéslei Pitbull pode ser o novo gerente de futebol do Galícia

por Ulisses Gama*

De Chapa: Uéslei Pitbull pode ser o novo gerente de futebol do Galícia
O Galícia, que se prepara para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Baiano, pode contar com um nome de peso para compor a equipe diretiva. Em contato com a coluna, o presidente do clube, Manolo Muiños, afirmou que existe uma negociação com Uéslei Pitbull, ex-jogador de Bahia e Vitória, para ser gerente de futebol. A estreia do azulino na competição estadual será no dia 4 de março, contra o Colo Colo.

Leia mais

Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 14:41

Boletim 4x4: Carnaval terá jipe brilhando no Furdunço

por Alexandre Reis

 
Fotos: Valter Pontes

Uma Engesa fase dois 1988 vai brilhar no Carnaval de Salvador. Em particular no Furdunço, na quinta-feira de folia (dia 8), no Circuito Orlando Tapajós (do Clube Espanhol ao Farol da Barra). O jipão, que pertence a Miguel Carneiro, o Urubu, presidente do Free Road 4x4, vai conduzir o “pranchão” da dupla Juan e Ravena, irmãos que, apesar de adolescentes, já têm 15 anos de carreira. O tema do desfile será “Lual Elétrico”, e a mensagem será de respeito ao meio ambiente. 
 
O “pranchão” vai ser o primeiro com energia solar. Toda a iluminação será alimentada com baterias carregadas via painéis fotovoltaicos, numa parceria com a empresa Gauss Energia. A mesma tecnologia estará presente no trio independente de Juan e Ravena, na segunda e terça de Carnaval. Além disso, todo o material utilizado na montagem do “pranchão” é reciclável ou veio de ferro-velho. A roupa dos irmãos, feita sob medida pela estilista Diana Moreira, também vai ser feita com material reciclável. 
“A ideia de ter um jipe é para fazer algo diferente. A gente sabe que os jipeiros são pessoas que curtem e convivem com a natureza, são aventureiros e adoram um luau. Vai ser um desfile bem bonito e diferente”, aposta Juan. 

Urubu concorda. “Eu mesmo quero dirigir o jipe e participar dessa folia. Aliás, acredito que muitos jipeiros também irão marcar presença”, diz o jipeiro, que logo depois do Carnaval, em março, segue para mais uma expedição à Amazônia. “Serão 12 carros em mais uma aventura preparada pela nossa empresa de expedição, a Urubu com Faca”, conta. 
 

Canções - Após o Furdunço, na quinta de Carnaval, a dupla Juan e Ravena, dona de um estilo bem praiano, vai desfilar no trio independente na segunda, no circuito Barra-Ondina, e na terça, no Campo Grande. No repertório, músicas como “Sexta-feira”, que já ficou em primeiro lugar em algumas rádios da cidade, e “Trança no cabelo”, ambas no estilo que mistura axé com ragga e de autoria de Juan e Ravena, que também são instrumentistas. Além disso, os irmãos pretendem levar para a folia regravações, com arranjos próprios, de canções como “Sina”, de Djavan, e “Apenas um rapaz latino-americano”, de Belchior. 

“Algumas de nossas músicas já são conhecidas dos foliões, e isso é incrível. E, nas regravações, procuramos sempre deixar nossa marca, nossa assinatura. De modo que temos um repertório bastante eclético no Carnaval, com muita música baiana e outros ritmos para não deixar ninguém parado. É energia pura”, diz Ravena, que, nas horas vagas, ainda gosta de imitar Shakira e Maria Bethânia, entre outras estrelas. “Isso é só para brincar um pouco”, complementa. 


NA TRILHA
 
Evento para picapes 4x4 e 4x2


 
No dia 17 de março acontece a primeira edição do Planeta Picape, promovido pela Tecxan, empresa do jipeiro Detona. O evento acontecerá entre Guarajuba e Imbassaí e a inscrição custa R$250. Haverá trilhas tanto para picapes 4x4 quanto 4x2. “Serão dois comboios e teremos música ao vivo e DJs. O clima será bem familiar, e a diversão é garantida para todas as idades. Teremos pontos de hidratação e uma belíssima festa no final”, conta Detona, que está fechando parcerias com concessionárias, hotéis e até pontos turísticos. Clique aqui para saber mais informações e adquirir o acesso para a brincadeira. 

RAPIDINHAS
 
# O Bahia Expedition promove um passeio turístico pela Baía de Todos-os-Santos, com parada na Ilha dos Frades, no dia 27 de janeiro, com saída 7h30 do terminal marítimo, no Comércio, e retorno às 17h30 ao mesmo local. O valor: R$60 por pessoa. Pagamentos só até esta segunda-feira, dia 15.
 
# A turma do Jeep Clube de Barra da Estiva já fechou a data para a Trilha da Chapada deste ano. Será em 14 de julho, na zona rural entre Barra da Estiva e Ibicoara. O evento é uma excelente pedida. O Boletim 4x4 vai marcar presença. 

# Paulo Afonso é a última parada fora de Salvador para as gravações do filme Loucos por Chão. No próximo dia 19, a equipe de filmagem segue para a cidade e, no dia 20 (sábado), grava no Raso da Catarina, com apoio dos clubes de off road da cidade e de Cícero Dantas. 
 

Leia mais

Segunda, 08 de Janeiro de 2018 - 07:45

De Chapa: Sport tentou 'atravessar' o Bahia na contratação de Élber

por Ulisses Gama*

De Chapa: Sport tentou 'atravessar' o Bahia na contratação de Élber
A rivalidade entre Bahia e Sport se acirrou bastante nas últimas semanas pelo caso do meia Régis, envolvido na negociação entre o Esquadrão de Aço e o São Paulo pelo goleiro Jean. Mas não ficou só nisso. O Rubro-negro pernambucano tentou atravessar o Tricolor na contratação do atacante Élber, comprado em definitivo por cerca de 500 mil reais. Para ficar com o atacante, o Sport chegou a oferecer 750 mil reais, mas a transação entre Bahia e Cruzeiro já estava acertada.

Leia mais

Segunda, 18 de Dezembro de 2017 - 11:37

Boletim 4x4: Confira o primeiro trailer de Loucos por Chão

por Alexandre Reis


Loucos por Chão é o primeiro documentário a contar a história do off road na Bahia. O filme será lançado em abril de 2018. Mas o primeiro trailer foi divulgado durante o Arena Off Road, no dia 2 de dezembro, para alegria dos jipeiros que puderam conferir a exibição. Agora, pela primeira vez, o Boletim 4x4, que assina a produção ao lado da Luzeiro Filmes, e com o apoio da Extreme Off Road, publica o mesmo trailer de cinco minutos na internet. Para conferir é só da o play abaixo
 
 
Produzido e dirigido pelo autor desta coluna, Loucos por Chão vai mostrar as principais trilhas do 4x4 na Bahia, além de contar como surgiram os primeiros clubes e eventos, inclusive com o uso de imagens antigas fornecidas por personalidades como Altivo, um dos precursores do Jeep Clube da Bahia, Lagostão e Urubu, do Bahia Off Road e Free Road. O documentário contou ainda com inúmeras colaborações, a exemplo de imagens aéreas cedidas por Caipira, do Clube do Wrangler. 

As filmagens tiveram início em junho. De lá para cá, o documentário acompanhou os principais eventos do esporte na Bahia e realizou inúmeras entrevistas com jipeiros e pessoas ligadas de alguma forma ao 4x4. E mais: organizou expedições ao lado de clubes na capital e no interior do estado. As filmagens seguem até o início de fevereiro. A última viagem será a Paulo Afonso. O Boletim 4x4 vai mostrar, nas próximas colunas, bastidores da empreitada. Fiquem ligados!


COMPETIÇÃO 
 
 
Rally 4x4 de velocidade pode acontecer em Salvador


 
Só falta achar um terreno com as características e dimensões apropriadas para a realização do evento. Salvador pode receber uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4. A Prefeitura da capital baiana já entrou em contato com o piloto Roberto Cunha, que faz parte da comissão organizadora do certame e que conquistou este mês o tetracampeonato pela categoria Protótipo. A última etapa de 2017 aconteceu na pista montada por Cunha em sua terra natal, Valente, na região sisaleira. A pista se chama SR2 Rally Park

“A Prefeitura, através do secretário Geraldo Júnior (Trabalho, Esporte e Lazer), já demonstrou total interesse em realizar e apoiar o evento. Já andamos vendo alguns locais, mas ainda não encontramos. Esperamos encontrar”, disse Roberto Cunha. A ideia inicial da Prefeitura é promover a abertura do campeonato em 2018, entre janeiro e fevereiro. 

Alagoinhas é outra cidade na Bahia que promoveu, em 2017, uma das etapas do rally de velocidade, na qual vence quem é mais rápido em duas pistas para veículos 4x4, que correm contra o cronômetro separadamente. A competição atrai um público maior a cada ano. 


Teve jipeiro baiano no Monster Jam em São Paulo


 
Quem foi conferir de perto o Monster Jam em São Paulo, no estádio de Itaquera, do Corinthians, foi o jipeiro CJ do Terrible. O evento, que completou 25 anos de história em 2017, aconteceu no último sábado e reuniu veículos clássicos como o Grave Digger, Max D, El Toro, Zombie, Scooby Doo e Mutt Rottweiler. Todos eles se enfrentaram em provas que mesclaram pilotagens radicais, pontaria para acertar os obstáculos, altura e distância de cada salto, combinações de manobras e quantidade de recuperações em que o motorista consegue sair de situações que poderiam levar o monster truck à destruição.
 
“O evento não perdeu em nada para aquele que acontece nos EUA. Vieram os melhores carros para competir. E a festa antes de começar as provas foi fantástica. Dá para chegar perto dos carros enormes com motores que chegam a 500 cavalos e pneus maiores do que eu. As rampas, que parecem pequenas no vídeo, são enormes”, contou CJ.  


NA TRILHA
 
Última brincadeira do ano acontece em Camaçari


 
Aquela que promete ser a última trilha do ano acontece no próximo dia 23 em Camaçari. Sem taxa de inscrição, a brincadeira está sendo organizada por jipeiros que vivem na cidade, com concentração marcada para 7h, no posto Ipiranga que fica próximo ao Hospital Geral de Camaçari. A trilha, guiada por Boi, vai passar por trechos da Camalheira e Cetrel.
 
“Temos tido uma boa adesão. A galera está procurando saber da trilha. Uma parte do trajeto é inédito”, contou o jipeiro Hidrogênio, um dos organizadores. O reconhecimento aconteceu no último sábado (16). E na chuva. Ou seja, a expectativa é de muita lama, como tem sido os últimos eventos pela região.   

Terrible faz evento de despedida de 2017


 
O Terrible, terceiro clube de off road criado na Bahia, se despediu de 2017 com muita lama na região de Camaçari, no último dia 9. Foi a trilha de encerramento do ano, que contou com a participação de 9 viaturas, sendo quatro Willys. Os jipeiros fizeram uma parte do trecho da trilha pesada do Arena Off Road e outra do Trilhão do Boi, em Camaçari, feita em agosto.
 
A trilha começou com terreno seco. Mas a chuva caiu e tornou a brincadeira mais pesada, com direito ao uso de guincho, patesca, machado e pá. Dois carros quebraram e terminaram a trilha no 4x2. Mas no final deu tudo certo e todos chegaram ao posto próximo ao Hospital Geral de Camaçari para a resenha. E que venha 2018!


RAPIDINHAS
 
# A Trilha da Solidariedade, organizada anualmente por Guga do Free Road, foi realizada no último sábado (16). Todas as doações foram mais uma vez entregues à Escola Comunitária Recanto das Árvores, em Camaçari. Mais de R$3 mil foram arrecadados em dinheiro, além de cestas básicas, alimentos e produtos de limpeza. Show de solidariedade.
 
# O Free Road, mais influente clube de 4x4 do estado, organizou uma confraternização em alto estilo no último dia 9, com cerca de 80 viaturas presentes em uma trilha pela região de Camaçari. Não faltou alegria e lama para a diversão da turma. 
 
#Quer matar a saudade ou conferir como foi a trilha pesada do Arena Off Road, puxada pelo jipeiro Piu Piu, é só clicar aqui para conferir o vídeo de Ezequiel Feitosa.

# O Boletim 4x4 prepara para o último final de semana de janeiro (dias 27 e 28) uma expedição ao Raso da Catarina, em Paulo Afonso. O objetivo é fazer imagens para o filme Loucos por Chão. Se quiser participar é só entrar em contato. A rápida expedição vai passar ainda por cenários de Cìcero Dantas.
 
 
 
 

Leia mais

Segunda, 18 de Dezembro de 2017 - 10:45

De Chapa: Vitória pretende anunciar reforma administrativa nesta semana

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

 De Chapa: Vitória pretende anunciar reforma administrativa nesta semana
Após a eleição de Ricardo David para presidente do Vitória, o clube irá ter uma reforma administrativa ainda nesta semana. Alguns nomes serão mantidos, enquanto outros desligados. No marketing quem assumirá o lugar de Renato Tourinho é Anderson Nunes, que já foi gerente do setor em entre 2014 a 2016. Para chefiar o departamento médico o mais cotado é José Carlos Brito.

Leia mais

Segunda, 11 de Dezembro de 2017 - 10:45

De Chapa: Salvador poderá voltar a ser palco da Stock Car em 2018

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Salvador poderá voltar a ser palco da Stock Car em 2018
A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) negocia o retorno da Stock Car para Salvador em 2018. A última prova na capital baiana aconteceu em novembro de 2014. Uma reunião aconteceu recentemente entre Miguel Jacob Filho, presidente da FAB, Selma Morais, ex-presidente da entidade, e representantes da Vicar, empresa que organiza e promove a Stock Car. Um encontro com Diogo Medrado, presidente da Bahiatursa, e Cláudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, deve acontecer ainda neste mês. O apoio do poder público é fundamental para que o acordo seja selado. 

Leia mais

Segunda, 04 de Dezembro de 2017 - 10:55

De Chapa: candidatos à presidência do Vitória buscam alianças em um eventual 2º turno

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: candidatos à presidência do Vitória buscam alianças em um eventual 2º turno
A possibilidade de um segundo turno na eleição presidencial do Vitória é grande. Para um candidato ser eleito no primeiro turno é preciso ter metade dos votos válidos (50% + 1). Três pessoas já lançaram candidatura: Manoel Matos, Raimundo Viana e Ricardo David.  A Coluna De Chapa apurou que os dois últimos (Viana e David) não descartam uma aliança entre sim em um eventual segundo turno, caso um dos dois fiquem de fora em um eventual segundo turno. Porém, a dupla tem resistência em marchar com Matos, que conta com o apoio dos ex-presidentes Alexi Portela, Paulo Carneiro e Adhemar Lemos Júnior. Publicamente, Viana e David desconversam sobre o tema. Já Manoel foca em busca de apoios de conselheiros, ex-diretores e associados que ainda não decidiram.

Leia mais

Segunda, 27 de Novembro de 2017 - 11:15

De Chapa: FBF negocia patrocínio com a Heineken para o Baianão 2018

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

 De Chapa: FBF negocia patrocínio com a Heineken para o Baianão 2018
A FBF negocia com a Brasil Kirin, controlada pela Heineken, um patrocínio para o Campeonato Baiano. A ideia é que a cervejaria holandesa seja a cerveja oficial do certame estadual. O martelo pode ser batido nos próximos dias. A FBF já tem uma relação com a empresa, que também detém a Schin,  ex-patrocinadora da competição. 

Leia mais

Sexta, 24 de Novembro de 2017 - 15:01

Boletim 4x4: Arena lança filme sobre off road na Bahia

por Alexandre Reis


O Arena Off Road, um dos maiores eventos do 4x4 no Norte e Nordeste do país, começa neste sábado (25) com várias novidades. Entre elas, acontece durante o evento o lançamento oficial do documentário “Loucos por chão”, que aborda temas como o nascimento dos primeiros clubes de 4x4 na Bahia, os principais eventos e destinos e a rotina dos jipeiros do estado. O documentário, produzido e dirigido pelo autor desta coluna, tem o selo do Boletim 4x4 e da Luzeiros Filmes, com apoio da Extreme Off Road
 
O filme, com pouco mais de uma hora de duração, tem previsão de lançamento para abril de 2018. Durante o Arena, serão exibidos aproximadamente 5 minutos do documentário, além de um clipe com imagens de eventos como a Trilha da Laranja, de Alagoinhas, e Trilha do Caju, em Cícero Dantas, os dois que marcaram o início das gravações. 

Uma das partes mais marcantes do documentário, cujas gravações só terminam no início de fevereiro, é a que aborda o surgimento dos primeiros grupos organizados de off road do estado – o Jeep Clube da Bahia e o Bahia Off Road -, com entrevistas de personalidades que fazem parte do hobby desde o começo. Isso casado com imagens históricas de trilhas e eventos, a exemplo dos primeiros indoors. Fotografias, cartazes, convites e até manuais integram o acervo que conta parte dessa histórica, contada de forma leve e divertida. 

Os principais eventos fixos do calendário do 4x4 na Bahia foram filmados ao longo de 2017, rendendo aproximadamente 14 horas de gravações (que ainda estão em curso). Isso sem falar nas belíssimas imagens de destinos prediletos dessa turma, a exemplo da Chapada Diamantina, Paulo Afonso, Barra Grande e da Linha Verde, nas entrevistas com jipeiros da capital e do interior, com mecânicos profissionais e amadores e outras figuras que de alguma forma interagem com esse meio, mesmo que de fora, como ambientalistas. 

A própria história do Arena Off Road é contada no filme pelo seu idealizador, Arthur Fernandes, o Bolha. A revista Mais Off Road, de São Paulo, fez na edição mais recente uma reportagem sobre o documentário “Loucos por chão”, que contou com a colaboração de dezenas de jipeiros que disponibilizaram imagens e compartilharam suas histórias. Clique aqui para ter acesso. 

 
Evento começa com jipeata neste sábado (25)



 
O Arena Off Road 2017 será aberto com uma grande jipeata neste sábado (25), com concentração marcada para às 15h, saindo do Jardim dos Namorados até o Parque de Exposições, onde haverá show com música ao vivo. O evento só termina no dia 3 de dezembro, com entrega de premiações e competições. Para assegurar seu passaporte basta acessar o site www.arenaoffroad.com.br
 
No domingo (26), a pista do arrancadão na lama já estará aberta. Qualquer jipeiro poderá participar da brincadeira. Além disso, os estandes dos clubes expositores estarão abertos, bem como o da Tecmin, que vai disponibilizar produtos para o segmento. A programação retorna na terça-feira (28), com a pista aberta, inclusive. Vale lembrar que cada clube está organizando eventos independentes em seus estandes dentro do Arena, a exemplo dos tradicionais churrascos e confraternizações. 
 
Na quinta-feira (30) tem palestra sobre preservação do meio ambiente. O sábado, dia 2, promete ser o dia mais movimentado, com o rally, o passeio e a trilha, além do lançamento do documentário “Loucos por chão”. E no domingo, dia 3 de dezembro, acontece a competição indoor, o Arena Extreme (para carros mais preparados) e uma final do arrancadão na lama, com entrega de troféus. Toda a programação está disponível no site do Arena Off Road. Clique aqui para acessar.  
 
NA TRILHA
 
 
Subir a Serra do Sincorá é o novo destino na Chapada



 
Jipeiro de verdade não pode ser um mero passante. Alguém que deixa como marca apenas as marcas dos pneus pelas trilhas por onde passa.  É preciso interferir positivamente tanto nas comunidades quanto no meio ambiente. Esse é o espírito da turma do Jeep Clube de Barra da Estiva, que tem promovido ações junto à comunidade quilombola do Camulengo, além de explorar um novo destino em uma promissora trilha subindo a Serra do Sincorá, cartão postal da Chapada Diamantina. 
 
Aliás, um dos eventos promovidos pelo Jeep Clube de Barra da Estiva aconteceu por intermédio do Boletim 4x4, no feriadão do Dia das Crianças, em outubro passado. Chamado de expedição Caminhos da Chapada, teve o carimbo também do Bahia Expedition, clube de Salvador.  A expedição contou com a presença de jipeiros de Salvador, Barra da Estiva, Alagoinhas, Pojuca e Araçás, tendo como base a cidade de Andaraí, na charmosa e confortável pousada Solar da Terra, e passando por Barra da Estiva, Mucugê, Lençóis e Ibicoara. Clique aqui para ver as belíssimas imagens. 
 
Chapada – A expedição Caminhos da Chapada fio dividida da seguinte forma: Trilha do Roncador, no sentido Lençóis-Andaraí; Trilha da Sibéria, em Mucugê; e Trilha do Sincorá, ligando Barra da Estiva a Ibicoará (até então desconhecida dos jipeiros de Salvador). Estiveram presentes, além do editor do Boletim 4x4, os jipeiros Baratão (Araçás), Baiano Nervoso (Alagoinhas), Bola (Pojuca), Roda Presa (Salvador), Fiona (Salvador), Camelin (Barra da Estiva), Carinhanha (Barra da Esiva), Gil Fodão (Barra da Estiva) e Rony Tayoba (Barra da Estiva). Todos acompanhados de suas famílias, inclusive tinha bebê no grupo, o de Tayoba. 

 
Com 36 quilômetros, a Trilha do Roncador foi feita sem percalços. Houve uma preocupação maior apenas na passagem do primeiro curso de rio, pois a água estava acima do estribo da maioria das viaturas. A TR4 original da esposa de Bola precisou de ajuda para passar. Depois, foi só pedras soltas em subidas e descidas, erosões, passagens por rios mais rasos, resenha e curtição até a cachoeira do Roncador, palco do tradicional churrasco. 
 
No dia seguinte foi a vez da Trilha da Sibéria, em Mucugê, já com a presença dos jipeiros de Barra da Estiva. A turma não cumpriu os 11 quilômetros de trilha. Por decisão da maioria (principalmente das esposas), o trecho final de descida, o mais complicado, com degraus respeitáveis formados por pedras nos mais diversos formatos e tamanhos, foi abortado, assim como o banho na cachoeira. Isso porque se perderia muito tempo para subir e descer na parte final, com a utilização do guincho e exigência de bastante perícia dos pilotos. Pela tarde o passeio foi em Igatu, a cidade de pedra. 


Ação social em quilombo


 
O último dia da expedição antes do retorno para casa foi especial. A turma do Jeep Clube de Barra da Estiva preparou uma recepção cinco estrelas para os jipeiros de Salvador. A começar por uma feijoada na comunidade quilombola do Camulengo, a 24 quilômetros do centro da cidade, passando por uma usina abandonada. O almoço, simplesmente delicioso, foi preparado especialmente por três mulheres da comunidade, que ganhou um presente: em homenagem ao Dia das Crianças, cerca de 30 garotos e garotas ganharam brinquedos e bolas, num clima de festa e celebração. 
 
O líder da comunidade, Jucimar Souza Costa, recebeu a todos com enorme entusiasmo e fez um apelo. “A gente costuma às vezes ver gente vindo fazer trilhas de carro, conhecer nossas cachoeiras, mas que só fazem passar pela comunidade. Pela primeira vez uma turma grande assim parou fazer uma ação como essa. Espero que voltem”, disse. Presidente do Jeep Clube de Barra da Estiva, Nassau Carinhanha assegurou que outras ações do tipo serão feitas para beneficiar o Camulengo e outras comunidades de Barra da Estiva. “O off road também é essa integração, esse gesto de solidariedade. Nossa proposta ao sugerir esse evento aqui à turma que veio de Salvador e outras cidades foi justamente promover esse clima que está aqui”. 
 
Depois de quase três horas no Camulengo, os jipeiros partiram para uma trilha de 10 quilômetros até Ibicoara (a partir do povoado do Sincorá da Serra), sempre subindo de altitude. Chamara de Trilha do Sincorá, o único momento que exige ligar a reduzida lembra um pouco a Trilha da Sibéria, com muitas pedras de diversos tamanhos e formatos. Só que é uma subida mais curta. A sensação após vencer a ladeira é de imensa satisfação. Quem tinha bloqueio subiu tranquilamente e sem tombos. Mas quem não tinha, como foi o caso de quase todos, o sacolejo foi inevitável.  
 

 
Após essa subida, o visual é fantástico. E tome-lhe foto. A trilha, que em época de chuva ganha o ingrediente da lama, termina no Campo Redondo, em Ibicoara, um lugar tido por muitos como místico. O retorno para a estrada de chão é pertinho do acesso à Cachoeira do Licuri, uma das mais famosas de Ibicoara, situada numa propriedade privada pertencente a um casal simpático, Nilson e dona Preta (oferecem até almoço com comida caseira). Mas a turma já chegou quase escurecendo e não deu nem tempo de pegar o por do sol do mirante do Campo Redondo, atração turística da cidade, na estrada que dá acesso à cachoeira mais famosa do município, o Buracão, dentro do Parque Municipal Espalhado.

O retorno para Andaraí foi pela estrada. Não deu para ir pelos povoados beirando as serras, no caminho por Cascavel. No domingo, dia da volta para casa, uma parte da turma ainda foi curtir atrações como o Morro do Pai Inácio, pertinho de Lençóis. Toda a expedição foi filmada para o documentário “Loucos por chão”, assim como o passeio a Mangue Seco. 

Leia mais

Segunda, 20 de Novembro de 2017 - 11:15

De Chapa: Ivã decide renunciar à presidência do Vitória; anúncio deve ocorrer em dezembro

por Glauber Guerra (glauberguerra@bahianoticias.com.br)

De Chapa: Ivã decide renunciar à presidência do Vitória; anúncio deve ocorrer em dezembro
Presidente licenciado do Vitória, Ivã de Almeida decidiu renunciar ao cargo. A Coluna De Chapa apurou que ele já se reuniu com familiares e amigos próximos e a revelou a decisão. A ideia inicial é que o anúncio seja feito depois da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 25 de novembro. A intenção é oficializar a entrega do cargo após o término do Brasileirão, no dia 4 de dezembro.

Leia mais

Histórico de Conteúdo