Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 14:41

Boletim 4x4: Carnaval terá jipe brilhando no Furdunço

por Alexandre Reis

 
Fotos: Valter Pontes

Uma Engesa fase dois 1988 vai brilhar no Carnaval de Salvador. Em particular no Furdunço, na quinta-feira de folia (dia 8), no Circuito Orlando Tapajós (do Clube Espanhol ao Farol da Barra). O jipão, que pertence a Miguel Carneiro, o Urubu, presidente do Free Road 4x4, vai conduzir o “pranchão” da dupla Juan e Ravena, irmãos que, apesar de adolescentes, já têm 15 anos de carreira. O tema do desfile será “Lual Elétrico”, e a mensagem será de respeito ao meio ambiente. 
 
O “pranchão” vai ser o primeiro com energia solar. Toda a iluminação será alimentada com baterias carregadas via painéis fotovoltaicos, numa parceria com a empresa Gauss Energia. A mesma tecnologia estará presente no trio independente de Juan e Ravena, na segunda e terça de Carnaval. Além disso, todo o material utilizado na montagem do “pranchão” é reciclável ou veio de ferro-velho. A roupa dos irmãos, feita sob medida pela estilista Diana Moreira, também vai ser feita com material reciclável. 
“A ideia de ter um jipe é para fazer algo diferente. A gente sabe que os jipeiros são pessoas que curtem e convivem com a natureza, são aventureiros e adoram um luau. Vai ser um desfile bem bonito e diferente”, aposta Juan. 

Urubu concorda. “Eu mesmo quero dirigir o jipe e participar dessa folia. Aliás, acredito que muitos jipeiros também irão marcar presença”, diz o jipeiro, que logo depois do Carnaval, em março, segue para mais uma expedição à Amazônia. “Serão 12 carros em mais uma aventura preparada pela nossa empresa de expedição, a Urubu com Faca”, conta. 
 

Canções - Após o Furdunço, na quinta de Carnaval, a dupla Juan e Ravena, dona de um estilo bem praiano, vai desfilar no trio independente na segunda, no circuito Barra-Ondina, e na terça, no Campo Grande. No repertório, músicas como “Sexta-feira”, que já ficou em primeiro lugar em algumas rádios da cidade, e “Trança no cabelo”, ambas no estilo que mistura axé com ragga e de autoria de Juan e Ravena, que também são instrumentistas. Além disso, os irmãos pretendem levar para a folia regravações, com arranjos próprios, de canções como “Sina”, de Djavan, e “Apenas um rapaz latino-americano”, de Belchior. 

“Algumas de nossas músicas já são conhecidas dos foliões, e isso é incrível. E, nas regravações, procuramos sempre deixar nossa marca, nossa assinatura. De modo que temos um repertório bastante eclético no Carnaval, com muita música baiana e outros ritmos para não deixar ninguém parado. É energia pura”, diz Ravena, que, nas horas vagas, ainda gosta de imitar Shakira e Maria Bethânia, entre outras estrelas. “Isso é só para brincar um pouco”, complementa. 


NA TRILHA
 
Evento para picapes 4x4 e 4x2


 
No dia 17 de março acontece a primeira edição do Planeta Picape, promovido pela Tecxan, empresa do jipeiro Detona. O evento acontecerá entre Guarajuba e Imbassaí e a inscrição custa R$250. Haverá trilhas tanto para picapes 4x4 quanto 4x2. “Serão dois comboios e teremos música ao vivo e DJs. O clima será bem familiar, e a diversão é garantida para todas as idades. Teremos pontos de hidratação e uma belíssima festa no final”, conta Detona, que está fechando parcerias com concessionárias, hotéis e até pontos turísticos. Clique aqui para saber mais informações e adquirir o acesso para a brincadeira. 

RAPIDINHAS
 
# O Bahia Expedition promove um passeio turístico pela Baía de Todos-os-Santos, com parada na Ilha dos Frades, no dia 27 de janeiro, com saída 7h30 do terminal marítimo, no Comércio, e retorno às 17h30 ao mesmo local. O valor: R$60 por pessoa. Pagamentos só até esta segunda-feira, dia 15.
 
# A turma do Jeep Clube de Barra da Estiva já fechou a data para a Trilha da Chapada deste ano. Será em 14 de julho, na zona rural entre Barra da Estiva e Ibicoara. O evento é uma excelente pedida. O Boletim 4x4 vai marcar presença. 

# Paulo Afonso é a última parada fora de Salvador para as gravações do filme Loucos por Chão. No próximo dia 19, a equipe de filmagem segue para a cidade e, no dia 20 (sábado), grava no Raso da Catarina, com apoio dos clubes de off road da cidade e de Cícero Dantas. 
 

Histórico de Conteúdo