Segunda, 18 de Dezembro de 2017 - 11:37

Boletim 4x4: Confira o primeiro trailer de Loucos por Chão

por Alexandre Reis


Loucos por Chão é o primeiro documentário a contar a história do off road na Bahia. O filme será lançado em abril de 2018. Mas o primeiro trailer foi divulgado durante o Arena Off Road, no dia 2 de dezembro, para alegria dos jipeiros que puderam conferir a exibição. Agora, pela primeira vez, o Boletim 4x4, que assina a produção ao lado da Luzeiro Filmes, e com o apoio da Extreme Off Road, publica o mesmo trailer de cinco minutos na internet. Para conferir é só da o play abaixo
 
 
Produzido e dirigido pelo autor desta coluna, Loucos por Chão vai mostrar as principais trilhas do 4x4 na Bahia, além de contar como surgiram os primeiros clubes e eventos, inclusive com o uso de imagens antigas fornecidas por personalidades como Altivo, um dos precursores do Jeep Clube da Bahia, Lagostão e Urubu, do Bahia Off Road e Free Road. O documentário contou ainda com inúmeras colaborações, a exemplo de imagens aéreas cedidas por Caipira, do Clube do Wrangler. 

As filmagens tiveram início em junho. De lá para cá, o documentário acompanhou os principais eventos do esporte na Bahia e realizou inúmeras entrevistas com jipeiros e pessoas ligadas de alguma forma ao 4x4. E mais: organizou expedições ao lado de clubes na capital e no interior do estado. As filmagens seguem até o início de fevereiro. A última viagem será a Paulo Afonso. O Boletim 4x4 vai mostrar, nas próximas colunas, bastidores da empreitada. Fiquem ligados!


COMPETIÇÃO 
 
 
Rally 4x4 de velocidade pode acontecer em Salvador


 
Só falta achar um terreno com as características e dimensões apropriadas para a realização do evento. Salvador pode receber uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4. A Prefeitura da capital baiana já entrou em contato com o piloto Roberto Cunha, que faz parte da comissão organizadora do certame e que conquistou este mês o tetracampeonato pela categoria Protótipo. A última etapa de 2017 aconteceu na pista montada por Cunha em sua terra natal, Valente, na região sisaleira. A pista se chama SR2 Rally Park

“A Prefeitura, através do secretário Geraldo Júnior (Trabalho, Esporte e Lazer), já demonstrou total interesse em realizar e apoiar o evento. Já andamos vendo alguns locais, mas ainda não encontramos. Esperamos encontrar”, disse Roberto Cunha. A ideia inicial da Prefeitura é promover a abertura do campeonato em 2018, entre janeiro e fevereiro. 

Alagoinhas é outra cidade na Bahia que promoveu, em 2017, uma das etapas do rally de velocidade, na qual vence quem é mais rápido em duas pistas para veículos 4x4, que correm contra o cronômetro separadamente. A competição atrai um público maior a cada ano. 


Teve jipeiro baiano no Monster Jam em São Paulo


 
Quem foi conferir de perto o Monster Jam em São Paulo, no estádio de Itaquera, do Corinthians, foi o jipeiro CJ do Terrible. O evento, que completou 25 anos de história em 2017, aconteceu no último sábado e reuniu veículos clássicos como o Grave Digger, Max D, El Toro, Zombie, Scooby Doo e Mutt Rottweiler. Todos eles se enfrentaram em provas que mesclaram pilotagens radicais, pontaria para acertar os obstáculos, altura e distância de cada salto, combinações de manobras e quantidade de recuperações em que o motorista consegue sair de situações que poderiam levar o monster truck à destruição.
 
“O evento não perdeu em nada para aquele que acontece nos EUA. Vieram os melhores carros para competir. E a festa antes de começar as provas foi fantástica. Dá para chegar perto dos carros enormes com motores que chegam a 500 cavalos e pneus maiores do que eu. As rampas, que parecem pequenas no vídeo, são enormes”, contou CJ.  


NA TRILHA
 
Última brincadeira do ano acontece em Camaçari


 
Aquela que promete ser a última trilha do ano acontece no próximo dia 23 em Camaçari. Sem taxa de inscrição, a brincadeira está sendo organizada por jipeiros que vivem na cidade, com concentração marcada para 7h, no posto Ipiranga que fica próximo ao Hospital Geral de Camaçari. A trilha, guiada por Boi, vai passar por trechos da Camalheira e Cetrel.
 
“Temos tido uma boa adesão. A galera está procurando saber da trilha. Uma parte do trajeto é inédito”, contou o jipeiro Hidrogênio, um dos organizadores. O reconhecimento aconteceu no último sábado (16). E na chuva. Ou seja, a expectativa é de muita lama, como tem sido os últimos eventos pela região.   

Terrible faz evento de despedida de 2017


 
O Terrible, terceiro clube de off road criado na Bahia, se despediu de 2017 com muita lama na região de Camaçari, no último dia 9. Foi a trilha de encerramento do ano, que contou com a participação de 9 viaturas, sendo quatro Willys. Os jipeiros fizeram uma parte do trecho da trilha pesada do Arena Off Road e outra do Trilhão do Boi, em Camaçari, feita em agosto.
 
A trilha começou com terreno seco. Mas a chuva caiu e tornou a brincadeira mais pesada, com direito ao uso de guincho, patesca, machado e pá. Dois carros quebraram e terminaram a trilha no 4x2. Mas no final deu tudo certo e todos chegaram ao posto próximo ao Hospital Geral de Camaçari para a resenha. E que venha 2018!


RAPIDINHAS
 
# A Trilha da Solidariedade, organizada anualmente por Guga do Free Road, foi realizada no último sábado (16). Todas as doações foram mais uma vez entregues à Escola Comunitária Recanto das Árvores, em Camaçari. Mais de R$3 mil foram arrecadados em dinheiro, além de cestas básicas, alimentos e produtos de limpeza. Show de solidariedade.
 
# O Free Road, mais influente clube de 4x4 do estado, organizou uma confraternização em alto estilo no último dia 9, com cerca de 80 viaturas presentes em uma trilha pela região de Camaçari. Não faltou alegria e lama para a diversão da turma. 
 
#Quer matar a saudade ou conferir como foi a trilha pesada do Arena Off Road, puxada pelo jipeiro Piu Piu, é só clicar aqui para conferir o vídeo de Ezequiel Feitosa.

# O Boletim 4x4 prepara para o último final de semana de janeiro (dias 27 e 28) uma expedição ao Raso da Catarina, em Paulo Afonso. O objetivo é fazer imagens para o filme Loucos por Chão. Se quiser participar é só entrar em contato. A rápida expedição vai passar ainda por cenários de Cìcero Dantas.
 
 
 
 

Histórico de Conteúdo