Quarta, 08 de Julho de 2020 - 13:20

Jogadores farão testes de Covid-19 antes de jogos da Copa do Nordeste, revela ACM Neto

por Leandro Aragão

Jogadores farão testes de Covid-19 antes de jogos da Copa do Nordeste, revela ACM Neto
Foto: Divulgação

Após Salvador ter sido anunciada como sede única do complemento da Copa Nordeste (leia aqui), paralisada devido a pandemia do coronavírus, o prefeito da capital baiana, ACM Neto (DEM) concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (8). Ele revelou que os jogadores serão submetidos aos testes da Covid-19 antes de todas as partidas.

 

"Uma das exigências é que todos os jogadores, antes de saírem da concentração, serão testados antes de qualquer partida. Vamos conseguir descobrir se algum jogador está contaminado ou não antes dele entrar em campo. Foi uma exigência adicional que fizemos e que foi acatada pela Liga do Nordeste e pelos clubes", afirmou. "Esperamos ter uma competição exemplar. Salvador pretende mostrar ao Brasil que sabe desenhar protocolos criteriosos", completou.

 

O anúncio da definição da sede foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que promove o torneio regional junto com a Liga do Nordeste. Porém, ACM Neto destacou que antes disso a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia deveram o aval para a realização da competição na capital baiana. As delegações dos clubes seguirão o protocolo de segurança desde a chegada à cidade até a sua saída.

 

"Nós discutimos com o governo do estado, analisamos detalhadamente os protocolos apresentados pela CBF e pela Liga do Nordeste. Compreendemos que são seguros e portanto é possível autorizar os jogos da Copa do Nordeste em Salvador, que foi anunciada oficialmente pela CBF. Os estádios estarão com portões fechados e os clubes terão que cumprir um protocolo muito rigoroso com as medidas de segurança desde a chegada no aeroporto, caminho para o hotel, para a concentração, treinamentos e partidas até o dia que a delegação deixar a cidade. Entendemos que essa atividade não é um vetor de potencial de transmissão como outras são. O atleta vai ter risco, mas é um risco calculado. As equipes técnicas da prefeitura e do estado entendem que é possível dar o sinal verde. Depois da nossa liberação é que a CBF confirmou Salvador como sede única", explicou.

 

Entre os estádios baianos que deverão receber as partidas da Copa do Nordeste é a Arena Fonte Nova. Porém, a praça esportiva está abrigando um hospital de campanha para atender os pacientes com a Covid-19. Questionado, ACM Neto se esquivou e disse que o local é de responsabilidade do governo estadual.

 

"Eu não posso responder pela Arena Fonte Nova. Não é municipal, não cabe a mim. Somente o governo pode responder pela Arena", declarou.

 

Além da Fonte Nova, a CBF conseguiu nesta quarta a liberação dos estádios de Feira de Santana, o Joia da Princesa, que pertence à prefeitura local, e a Arena Cajueiro, propriedade do Bahia de Feira (confira aqui).

 

Paralisada em meados de março faltando uma rodada para o encerramento da primeira fase, a Copa do Nordeste será reiniciada no dia 21 de julho e a final acontecerá em 4 de agosto. Segundo colocado do Grupo A com 14 pontos, o Bahia já garantiu vaga na próxima fase. Já o Vitória, que ocupa a mesma posição na chave B com 13, tem grandes chances de também avançar para o mata-mata do torneio.

Histórico de Conteúdo