Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 22:12

Prates admite queda do Bahia no 2º tempo e relata 'semana difícil' por conta da Covid

por Ulisses Gama

Prates admite queda do Bahia no 2º tempo e relata 'semana difícil' por conta da Covid
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

Substituto de Mano Menezes, o auxiliar técnico Cláudio Prates reconheceu que o Bahia teve uma queda de rendimento no segundo tempo do jogo contra o São Paulo neste sábado (28), na Arena Fonte Nova. Após a partida, vencida pelo tricolor paulista por 3 a 1, o comandante lamentou a má atuação e indicou a necessidade de correção para os próximos jogos.

 

"A gente gostaria de que mantivesse a performance do primeiro tempo. A comissão traçou uma estratégia, foi bem cumprida, tem que parabenizar os meninos que entraram. A gente sabe hoje que temos três ou quatro treinadores, que é o teste de Covid, o teste de fisiologia. Não gosto de dar desculpas, mas a cobrança foi feita para manter. Por alguns fatores, essa performance não foi e sabemos da qualidade do São Paulo. Quand o não tem uma pegada forte, eles têm jogadores que conseguem jogar. É corrigir, mentalizar no primeiro tempo que fizemos e seguir adiante", disse.

 

A partida foi marcada por falhas defensivas do Esquadrão de Aço, principalmente no primeiro e no segundo gol. O auxiliar voltou a reconhecer a falha e citou que há uma cobrança por melhora.

 

"Precisamos e estamos treinando. Imagino o quanto vocês da imprensa batem isso, imagina a gente. O primeiro tempo foi bom em todos os sentidos, mas no segundo tempo deixamos espaços. O que foi mais alertado foi o lateral do Reinaldo. Tomar um gol de lateral... São situações que mudam a cara do jogo. Um time que propõe sai na frente, é um facilitador. Assim como seria se o pênalti no Ernando fosse dado", acrescentou.

 

Questionado sobre os casos de Covid-19 que assolam o grupo, Prates relatou que foi uma "semana difícil", marcada pela tensão em volta dos resultados dos exames. Até o momento, são sete infectados: o técnico Mano, os auxiliares Sidnei Lobo e James Freitas, e os atletas Mateus Claus, Ronaldo, Juninho Capixaba e Zeca.

 

"Essa semana foi muito difícil. A gente está sem o comandante, sem três pessoas da comissão e a cada exame é muito tenso. Isso é humano. Estamos lidando com seres humanos e a gente teve que esperar até o último minuto. Isso tá mexendo não só aqui, como em todo futebol brasileiro. Mas são coisas que a gente tenta superar com a força do grupo", explicou.

 

Agora, o foco do Bahia é a Sul-Americana. Na próxima terça-feira (1º), a equipe enfrenta o Unión Santa Fé na Argentina, pelo segundo jogo das oitavas de final da competição. Para avançar, basta um empate, já que o primeiro jogo foi vencido pelo Tricolor por 1 a 0.

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 21:22

Após derrota do Bahia, Juninho fala em trabalho para diminuir falhas

por Ulisses Gama

Após derrota do Bahia, Juninho fala em trabalho para diminuir falhas
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia perdeu para o São Paulo por 3 a 1 na noite deste sábado (28) na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão. Após o revés, o zagueiro Juninho reconheceu que o time não vem bem e precisa trabalhar para errar menos nos próximos jogos.

 

"A gente tem que corrigir, trabalhar o máximo no dia a dia para minimizar os erros", resumiu, em entrevista ao canal Premiere.

 

Com o resultado, o Esquadrão de Aço segue com 28 pontos e caiu para o 12º lugar. Na competição nacional, o próximo adversário será o Ceará, no próximo sábado (5), na Arena Fonte Nova.

 

Antes, a equipe vai até a Argentina para enfrentar o Unión Santa Fé nesta terça-feira (1º), às 19h15, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 21:01

Bahia perde para o São Paulo e interrompe sequência positiva na Fonte Nova

por Ulisses Gama

Bahia perde para o São Paulo e interrompe sequência positiva na Fonte Nova
Foto: Enaldo Pinto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 1 na noite deste sábado (28), na Arena Fonte Nova, em jogo válido pela 23ª rodada do Brasileirão. Desfigurado por causa de desfalques contaminados pela Covid-19, o Esquadrão não teve uma boa atuação e viu Luciano (duas vezes) e Arboleda marcarem. Clayson fez o gol do time da casa. Esse foi o primeiro revés no estádio desde o retorno da equipe neste ano.

 

Com o resultado, o Bahia caiu para o 12º lugar, com 28 pontos conquistados. O próximo desafio da equipe será na próxima terça-feira (1º), contra o Unión Santa Fé, pelo jogo decisivo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. 

 

O JOGO

 

O começo do jogo foi marcado por boas chances para os dois lados. Aos quatro minutos, Rossi recebeu lançamento em profundidade, avançou e chutou em cima do goleiro Tiago Volpi. Dois minutos depois, o São Paulo respondeu com Brenner, que finalizou da entrada da área para boa defesa de Douglas.

 

Aos 15 minutos, Brenner tabelou com Luciano e ficou de cara para o gol. Na hora de finalizar, o atacante botou a bola por cima da meta. 

 

Quando o relógio marcava 25 minutos, após cobrança de falta na área, Léo afastou a bola, mas Tiago Volpi acabou atingindo o zagueiro Ernando acidentalmente. O lance chegou a ser analisado pelo árbitro de vídeo, mas o juiz Leandro Pedro Vuaden nada marcou.

 

O Bahia teve uma boa oportunidade aos 43. No lance, após um bate e rebate, a bola sobrou com Alesson, que chutou travado com a defesa. Três minutos depois, Alesson fez jogada pelo lado esquerdo e serviu Gregore, que bateu de primeira da entrada da área para grande defesa de Tiago Volpi.

 

Aos 48, Rodriguinho cruzou rasteiro para Alesson, que dividiu com o zagueiro e o goleiro do São Paulo, mas a bola acabou indo para fora. Antes do fim da primeira etapa, Douglas evitou que a cabeçada de Arboleda parasse na rede.

 

Segundo tempo

 

O São Paulo começou pressionando. Aos quatro minutos, Luciano mandou uma bomba de fora da área para grande defesa de Douglas. 

 

Luciano abre o placar de bicicleta

 

A pressão acabou dando certo. Aos seis minutos, Reinaldo cobrou escanteio longo, Ernando cabeceou para trás e a bola sobrou com Luciano, que emendou uma bicicleta antes de Douglas chegar na bola e acertou a rede.

 

Depois de abrir o placar, a equipe de Diniz seguiu em cima. No minuto 14, Daniel Alves cruzou na área e Igor Gomes quase amplia.

 

Arboleda marca o segundo

 

Sem reação dentro de campo, o Esquadrão de Aço sofreu o segundo gol. Eram marcados 20 minutos quando Reinaldo cobrou falta na área e Arboleda, sendo marcado pelo baixinho Elias, cabeceou sem dificuldades.

 

Luciano faz o terceiro

 

Aos 28, Daniel Alves tocou para Reinaldo, que cruzou rasteiro para Luciano, que finalizou firme, sem qualquer chance para Douglas.

 

Depois de sofrer o terceiro, o Bahia voltou a criar com Matheus Bahia, que aproveitou cruzamento e completou para boa defesa de Tiago Volpi aos 30.

 

Bahia diminui com Clayson

 

O Bahia diminuiu aos 35. Nino Paraíba avançou em velocidade pela direita, cruzou rasteiro e Clayson bateu de primeira na entrada da área.

 

FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 3 São Paulo
Campeonato Brasileiro - 23ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 28/11/2020 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR:Heber Roberto Lopes (SC), com auxílio de Tiago Nascimento dos Santos (PE) e Luciano Roggenbaum (PR)

Cartões amarelos: Gabriel Sara, Daniel Alves

Gols: Clayson (Bahia) / Luciano (duas vezes), Arboleda (São Paulo)

 


Bahia: Douglas; Edson, Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ramon (Élber) e Elias (Nino Paraíba); Alesson (Saldanha), Rossi (Clayson) e Rodriguinho (Daniel).  Técnico: Cláudio Prates.

 


São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran (Vitor Bueno), Arboleda, Léo (Tchê Tchê) e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara (Hernanes), Igor Gomes (Rodrigo Nestor) e Daniel Alves; Luciano (Pablo) e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 18:25

Antes de jogo contra o São Paulo, Bahia anuncia mais três casos de Covid-19

por Ulisses Gama

Antes de jogo contra o São Paulo, Bahia anuncia mais três casos de Covid-19
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia anunciou na noite deste sábado (28), pouco antes do jogo contra o São Paulo, que o elenco tem mais três casos de Covid-19. Após o técnico Mano Menezes e o goleiro Mateus Claus, os laterais Zeca e Juninho Capixaba e o volante Ronaldo testaram positivo.

 

Além destes, a equipe já não teria os zagueiros Anderson Martins e Lucas Fonseca, e o atacante Gilberto, suspensos.

 

A formação do Esquadrão de Aço é a seguinte: Douglas; Edson. Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Gregore, Ramon e Elias; Alesson, Rossi e Rodriguinho.

 

O auxiliar técnico Cláudio Prates vai ter os seguintes jogadores no banco: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Elton, Danie, Marco Antônio, Fessin, Clayson, Élber e Saldanha. 

 

Já o São Paulo vai jogar com Thiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Léo e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano e Brenner.

 

Foto: Reprodução / EC Bahia

 

Foto: Reprodução / São Paulo FC

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 17:15

A-2 Feminino: Bahia volta a vencer o Athletico e se garante nas quartas

por Ulisses Gama

A-2 Feminino: Bahia volta a vencer o Athletico e se garante nas quartas
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O time feminino do Bahia venceu o Athletico-PR por 1 a 0 na tarde deste sábado (28) em Pituaçu, pela segunda partida das oitavas de final do Brasileirão Feminino A-2. Como já tinha vencido o primeiro jogo por 3 a 1, o magro, mas importante resultado confirmou a presença das Meninas de Aço nas quartas de final. 

 

O único gol da partida foi marcado pela zagueira Anny, aos 18 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio de Eddie. 

 

Na próxima fase da competição, a equipe tricolor vai enfrentar o Fortaleza, que eliminou o Fluminense. A programação das partidas ainda será divulgada oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 16:30

Unión Santa Fé x Bahia: Colombiano apita o jogo na Argentina

Unión Santa Fé x Bahia: Colombiano apita o jogo na Argentina
Foto: Divulgação

O árbitro colombiano Jhon Ospina vai ser o responsável por comandar a partida entre Unión Santa Fé e Bahia nesta terça-feira (1º), às 19h15, no estádio 15 de Abril, pela segunda partida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

 

Ele será auxiliado pelos compatriotas Sebastián Vela e Wilmar Navarro. No árbitro de vídeo, o comando será do também colombiano Carlos Betancur.

 

Como venceu o primeiro jogo por 1 a 0, o Bahia pode até empatar para seguir adiante na competição internacional. Em caso de repetição do placar favorável ao Unión, a vaga será definida nos pênaltis.

Sábado, 28 de Novembro de 2020 - 08:00

Desfalcado, Bahia enfrenta o São Paulo em busca de bom resultado na Fonte

por Ulisses Gama

Desfalcado, Bahia enfrenta o São Paulo em busca de bom resultado na Fonte
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Após vencer o Unión Santa Fé na última terça-feira (24), o Bahia retorna à Arena Fonte Nova neste sábado (28) para enfrentar o São Paulo, às 19h, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mira a volta aos triunfos na competição nacional.

 

Na última rodada, a equipe acabou sendo goleada pelo Red Bull Bragantino. Além da pancada, o Tricolor acabou perdendo três jogadores por suspensão: os zagueiros Lucas Fonseca e Anderson Martins, e o atacante Gilberto.

 

Sem os zagueiros titulares, a defesa vai ser formada por Juninho e Ernando, que se recuperou de lesão recentemente. Ele garante estar pronto para ajudar a equipe a sair com um bom resultado. 

 

"Estou me sentindo bem. No jogo da Sul-Americana fiquei no banco. Teve uma apreensão com a situação do Anderson, que teve choque no nariz, quase precisou que eu entrasse. Eu estava à disposição. Clinicamente muito bem, fisicamente fiz alguns trabalhos físicos com professor Robertinho. Estou me sentindo bem. Ritmo de jogo volta com sequência de jogos. Espero já nesse jogo contra o São Paulo corresponder bem, conseguir uma atuação segura com meus companheiros", disse.

 

O Bahia tem a Fonte Nova como trunfo. Desde o retorno para o estádio, a equipe tricolor conseguiu seis triunfos em seis partidas disputadas.

 

SÃO PAULO

 

Depois de viver um jogo cercado de polêmicas contra o Ceará, o São Paulo chega em Salvador com o objetivo do triunfo para seguir firme na briga pelas primeiras posições.

 

A equipe do técnico Fernando Diniz vai com a defesa reserva formada por Arboleda e Léo Pelé, já que Diego Costa está suspenso e Bruno Alves preservado por ter tido contado com um parente contaminado pela Covid-19.

 

Por outro lado, o atacante Brenner vai voltar de suspensão e vai formar a dupla ofensiva com Luciano. Outra opção disponível é o meio-campista Hernanes.

 

 

FICHA TÉCNICA
Bahia x São Paulo
Campeonato Brasileiro - 23ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 28/11/2020 (sábado)
Horário: 19h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)
VAR:Heber Roberto Lopes (SC), com auxílio de Tiago Nascimento dos Santos (PE) e Luciano Roggenbaum (PR)

 


Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel; Fessin, Élber e Rodriguinho.  Técnico: Cláudio Prates.

 


São Paulo: Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Léo e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Daniel Alves; Luciano e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

Sexta, 27 de Novembro de 2020 - 20:19

Mudança na escala: Leandro Pedro Vuaden apita Bahia x São Paulo

por Ulisses Gama

Mudança na escala: Leandro Pedro Vuaden apita Bahia x São Paulo
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O jogo entre Bahia e São Paulo neste sábado (28), na Arena Fonte Nova, sofreu uma mudança na escala de arbitragem. O comando da partida será de Leandro Pedro Vuaden, do Rio Grande do Sul, no lugar de Paulo Roberto Alves Júnior, do Paraná.

 

O Bahia Notícias apurou que Paulo Roberto foi afastado da partida após testar positivo para Covid-19. Os clubes envolvidos e suas respectivas federações foram informados.

 

Com 45 anos de idade, Vuaden vai apitar o seu 11º jogo na competição nacional deste ano. Sua última participação ocorreu na quarta (25) passada no encontro entre Coritiba e Corinthians. 
 

Sexta, 27 de Novembro de 2020 - 18:45

Com tático e bola parada, Bahia termina preparação para enfrentar o São Paulo

por Ulisses Gama

Com tático e bola parada, Bahia termina preparação para enfrentar o São Paulo
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia terminou na tarde desta sexta-feira (27), no CT Evaristo de Macedo, a preparação para o jogo contra o São Paulo. A partida, válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, será neste sábado (28), às 19h, na Arena Fonte Nova. 

 

Sob o comando do auxiliar Cláudio Prates, a equipe passou por um treinamento tático com a provável equipe que começa a partida.

 

Sem Gilberto, Anderson Martins e Lucas Fonseca, suspensos, a formação tricolor deve ser a seguinte: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Elias e Daniel; Fessin, Élber e Rodriguinho. 

 

Logo depois, os jogadores focaram nas bolas paradas. Por fim, algums jogadores também treinaram pênaltis e faltas diretas.

 

Ao fim do treinamento, o grupo iniciou a concentração.

Sexta, 27 de Novembro de 2020 - 18:25

Bahia prolonga contrato de Ernando até o fim do Brasileirão

por Ulisses Gama

Bahia prolonga contrato de Ernando até o fim do Brasileirão
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O zagueiro Ernando é mais um a prolongar o seu vínculo com o Bahia. Nesta sexta-feira (27) o novo contrato, válido até o fim do Campeonato Brasileiro, foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Com 32 anos de idade, Ernando chegou ao Bahia na temporada 2019 e soma 47 partidas disputadas pelo Esquadrão de Aço. Recuperado de lesão, ele deve ser titular contra o São Paulo neste sábado (28), às 19h, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro. 

Histórico de Conteúdo