Com bolas paradas e finalizações, Bahia encerra preparação para enfrentar o Santa
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O elenco do Bahia finalizou na manhã desta sexta-feira (24), no CT Evaristo de Macedo, a preparação para enfrentar o Santa Cruz pela estreia da Copa do Nordeste. A partida será neste sábado (25), às 16h, no estádio do Arruda.

 

A atividade foi marcada inicialmente por uma conversa do grupo com o técnico Roger Machado. Logo depois, o técnico Roger Machado voltou a focar nas bolas paradas. Por fim, os atletas treinaram finalizações.

 

Os meio-campistas Marco Antônio e Elton voltaram a ser ausências. Os dois treinaram na academia do clube.

 

Após o trabalho, o grupo tricolor almoçou e seguiu viagem para a capital pernambucana.
 

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 13:45

Wagner Reway apita estreia do Bahia na Copa do Nordeste

Wagner Reway apita estreia do Bahia na Copa do Nordeste
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O árbitro Wagner Reway, federado na Paraíba, vai ser o responsável por apitar o jogo entre Santa Cruz e Bahia neste sábado (25), no Arruda, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

 

Reway será auxiliado por Kildenn Tadeu Morais de Lucena e Schumacher Marques Gomes, ambos da Paraíba.

 

A equipe do Esquadrão de Aço está no Grupo A da competição regional, junto com River-PI, ABC, Botafogo-PB, Fortaleza, Frei Paulistano, Sport e CRB.

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 12:15

'A meta de ser artilheira continua', diz Gadu sobre temporada 2020

por Ulisses Gama

'A meta de ser artilheira continua', diz Gadu sobre temporada 2020
Foto: Divulgação / EC Bahia

O elenco feminino do Bahia se reapresentou na última segunda-feira (20) e nele está Gadu, remanescente e artilheira da equipe em 2019, com 22 gols marcados. Em 2020, a jogadora espera repetir o faro de gol e ajudar o Esquadrão a ir para a elite do futebol nacional da categoria.

 

"A competição é diferente, nível elevado, mas a meta de ser artilheira continua e eu espero que com o trabalho e a ajuda da equipe, a gente chegue lá e eu consiga bater minhas metas", declarou.

 

Gadu, que já disputou a Série A-2 com o Vitória, afirmou que a competição é mais complicada em relação ao Campeonato Baiano. No entanto, ela está confiante em um bom desempenho do grupo, que se reforçou com atletas experientes para este ano.

 

"Comparado com Baiano, é bem mais difícil. Mais corrido, competitivo. Todo mundo quer ter a sensação de chegar no acesso, mas estou bem confiante. Espero que as peças que chegaram ajudem e vamos continuar trabalhando".

 

A estrutura da Cidade Tricolor, que está à disposição das Meninas de Aço, foi elogiada por Gadu, que pregou foco no trabalho de pré-temporada.

 

"A gente tem que parabenizar o Bahia pela estrutura que está dando. A semana é um pouco chata, mas muito importante. É focar e treinar", indicou.

Bahia fecha parceria com a Lupo para fornecimento de meiões
Foto: Divulgação / EC Bahia

O Bahia anunciou na última quinta-feira (23) mais uma novidade ligada à patrocínios. A fornecedora de uniformes Lupo vai ser responsável pela linha de meias e meiões da Esquadrão, marca própria do clube.

 

De acordo com o gerente de marketing do clube, Lenin Franco, a parceria irá gerar valores positivos aos cofres.

 

"O meião, assim como outros itens de enxoval, são itens uqe a gente tem que mandar produzir com diferentes fábricas. O Bahia ainda teve um custo elevado com meiões na primeira coleção da marca Esquadrão, pois tinah que mandar produzir com uma empresa tereira. Então, o Bahia procurou a Lupo e propôs um patrocínio em exposição no meião. Em contrapartida, a Lupo fornece todo o enxoval e o que for vendido no mercado também rende royalties ao clube", declarou.

 

Com o acerto, a Lupo se junta a Canaã Alimentos, Credcesta, Promédica, Artemp, Casa de Apostas e Vapt & Blue como patrocinadores oficiais do Esquadrão de Aço.

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 08:45

Roger elogia Copa do Nordeste e compara ao Paulista: 'Vai nos deixar bem preparados'

por Ulisses Gama

Roger elogia Copa do Nordeste e compara ao Paulista: 'Vai nos deixar bem preparados'
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O técnico Roger Machado vai ter neste sábado (25), ao enfrentar o Santa Cruz, a sua primeira experiência na disputa da Copa do Nordeste. Na última quinta-feira (23), em entrevista coletiva, o comandante do Esquadrão de Aço destacou a força da competição, comparando-a ao Campeonato Paulista, e apontou que servirá como uma boa preparação para o grupo em relação a sequência da temporada.

 

"A Copa do Nordeste é de um nível bem superior ao campeonato estadual. Isso é uma parte bem importante porque ela é uma mostra mais próxima de qual o nível que sua equipe está. Estava em nossa sala vendo o jogo do Santa Cruz. Santa é um time leve, que o ataque flutua muito, dois volantes construtores, lateral de passagem rápida, contra-ataca muito bem. A gente vai ter que saber lidar com esse cenário. Por isso as mexidas desse ano dentro do elenco foram para isso. Além da importância da conquista da Copa do Nordeste, uma competição muito importante para o clube, ela vai nos deixar muito bem preparados. Vamos encontrar times da Primeira Divisão, Segunda Divisão. Copa do Nordeste é o campeonato mais forte que tem, talvez se assemelhe ao Paulista do ponto de vista da força que se disputa. A importância do título não precisa nem falar", declarou.

 

Questionado se o adversário terá algum tipo de vantagem por já ter disputado duas partidas oficiais em 2020, Roger colocou um contraponto e indicou que seu time está bem preparado fisicamente para suportar os 90 minutos.

 

"Tudo depende de como as coisas vão se desenrolar no jogo. O ideal seria que a gente tivesse entrando em uma competição com quatro ou cinco amistosos. Infelizmente a gente conseguiu fazer só um, até porque a gente priorizou dar uma base física para os jogadores. Santa Cruz vai para o terceiro jogo. Mas a gente sabe que pelo começo de temporada, a sequência cumulativa do terceiro jogo pode atrapalhar nosso adversário. Tenho certeza que do ponto de vista de como a gente organizou a pré-temporada, tendo cuidado de encher o tanque do nosso time, cuidar da musculatura dos atletas, não vai ser igual a um jogo de temporada rolando, mas tenho certeza que a gente vai estar em um bom nível físico para aguentar tranquilamente o jogo", explicou.

 

O elenco do Esquadrão de Aço segue viagem para Recife na tarde desta sexta-feira (24). Bahia e Santa se enfrentam às 16h, no Arruda.

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 07:35

Bahia conhece grupo da primeira fase do Brasileirão A-2 Feminino

por Ulisses Gama

Bahia conhece grupo da primeira fase do Brasileirão A-2 Feminino
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os grupos da Série A-2 do Campeonato Brasileiro Feminino. O certame conta com 36 clubes e terá início no dia 15 de março.

 

Atual campeão baiano, o Bahia está no Grupo C, junto com UDA-AL, Náutico, Sport, Auto Esporte-PB e Cruzeiro-RN.

 

Divididos em seis grupos, as equipes se enfrentam dentro das chaves em turno único. Os dois melhores e os quatro melhores terceiros colocados de cada avançam para as oitavas de final. Os encontros de mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta. 

 

Confira os grupos:

 

Foto: Divulgação / CBF

Diretor do Cruzeiro diz que troca com o Bahia por Éderson esfriou
Foto: Divulgação

Com a recusa do volante Éderson em retirar a ação na Justiça do trabalho contra o Cruzeiro, a negociação com o Bahia que poderia envolver uma troca de jogadores esfriou. Foi o que afirmou o diretor de futebol do clube mineiro, Ocimar Bolicenho. Segundo o dirigente, a diretoria do Esquadrão de Aço se propôs a ajudar na mediação de um acordo para que o atleta saísse de forma amigável, mas as conversas não avançaram.

 

“Houve tentativas com o César Godoy, que divide a procuração dele com o André Cury, inclusive com a presença do presidente do Bahia. (Ele) Estava ali na tentativa de ser um mediador de tudo isso, se colocando à disposição para que o Bahia pudesse ser um meio de consenso, mas infelizmente a conversa não andou. Está andando, mas não teve uma definição. Tenho impressão que o atleta e seus procuradores estão esperando a definição da Justiça”, disse Bolicenho, em entrevista à Rádio 98FM.

 

O Bahia chegou a oferecer o meia Régis, que interessou ao técnico Adilson Batista, de acordo com o site Superesportes. Outro atleta que o clube colocou à disposição foi o volante Yuri.

 

Éderson tem 20 anos de idade e chegou ao Cruzeiro em 2018 após se destacar no Desportivo Brasil. Em 2019, disputou 26 partidas no Brasileirão. Ele não comparece ao clube celeste para treinar desde o dia 9 de janeiro.

Sexta, 24 de Janeiro de 2020 - 06:25

Tratativas avançam: David se aproxima do Bahia após deixar o Cruzeiro

por Ulisses Gama

Tratativas avançam: David se aproxima do Bahia após deixar o Cruzeiro
Foto: Divulgação

O atacante David pode ser mais um reforço do Bahia a ser anunciado nos próximos dias. De acordo com apuração da reportagem do Bahia Notícias, as conversas com o jogador avançaram após a Justiça expedir uma liminar para que o contrato com o Cruzeiro fosse rescindido. Vale lembrar que o BN trouxe a informação sobre o interesse no atleta (relembre aqui).

 

David, que também conta com o interesse do Fortaleza, tem 25 anos de idade e foi revelado pelo Vitória em 2017, onde se destacou nacionalmente. No ano seguinte, foi contratado pelo Cruzeiro, mas só teve uma sequência maior na última temporada. No total, foram 48 partidas e três gols marcados. 

 

Caso se confirme, David será o sétimo contratado do Esquadrão de Aço na temporada. Até o momento, o clube trouxe os laterais Juninho Capixaba e Zeca, o volante Jadson, o meia Daniel e os atacantes Clayson e Rossi.

Quinta, 23 de Janeiro de 2020 - 17:35

Bahia aprimora parte técnica e bola parada; confira provável escalação

por Ulisses Gama

Bahia aprimora parte técnica e bola parada; confira provável escalação
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O elenco do Bahia fez na tarde desta quinta-feira (23), no CT Evaristo de Macedo, o seu penúltimo treino antes de enfrentar o Santa Cruz no próximo sábado (25), pela rodada de abertura da Copa do Nordeste.

 

Em meio ao clima chuvoso, os atletas começaram a atividade com uma atividade técnica, focada na troca de passes e movimentação. Na sequência, o comandante orientou um intenso trabalho de bolas paradas, com jogadas ensaiadas. Durante a atividade, a provável escalação foi esboçada.

 

A formação tricolor deve ser a seguinte: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio, Clayson, Rossi (Daniel) e Élber; Gilberto.

 

Os desfalques da atividade foram o volante Elton e Marco Antônio. Os dois resumiram o seu trabalho a uma atividade na academia.

 

A equipe tricolor finaliza o trabalho na manhã desta sexta-feira (24), a partir das 9h, novamente na Cidade Tricolor. Na sequência, pela tarde, a delegação viaja para Recife.

Quinta, 23 de Janeiro de 2020 - 16:15

Roger valoriza preparação e projeta mudanças na característica de jogo do Bahia

por Ulisses Gama

Roger valoriza preparação e projeta mudanças na característica de jogo do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Pela primeira vez em 2020, o técnico Roger Machado, do Bahia, foi entrevistado no CT Evaristo de Macedo. As respostas para a imprensa antecedem a partida contra o Santa Cruz, neste sábado (25), no Arruda, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

 

Na opinião do treinador, o período para treinar o time foi satisfatório, contando com o fato de que boa parte da equipe é remanescente de 2019. A principal missão, que começou no último dia 6 de janeiro, foi ambientar os novos contratados.

 

"Para o futebol brasileiro, a gente sabe que esse é um período grande. Não é o suficiente para que consiga aplicar tudo, mas a continuidade do trabalho antecipa algumas etapas. Acredito que 19 dias foram importantes para que a gente ambientasse os jogadores que estão chegando, trabalhasse algumas coisas de forma diferente em função das características desses jogadores, reforçasse algumas questões importantes que fizemos na temporada passada. Não é o suficiente, mas é um período que é bem importante", destacou.

 

Outro ponto importante foi trabalhar alternativas no modelo de jogo do Esquadrão de Aço. Segundo ele, as características vão mudar por ter jogadores mais leves no setor ofensivo. O comandante, inclusive, previu que será possível ver coisas positivas na partida.

 

"A característica dos jogadores, por si só, já vai mudar um pouco a característica do modelo. Importante é, nesse começo de temporada, treinar plataformas diferentes para que em algum momento você use. Treinei muitas vezes quase que num 4-2-4, num 4-3-3 que a gente está habituado, mas com jogadores mais leves, com características diferentes, ora com pontas, ora com meia-pontas. Acho que vai dar para ver algumas mudanças sim, mas mais pela característica dos jogadores. Importante se pensar esse começo de temporada jogo a jogo. Saber que é o primeiro jogo, jogo fora, jogo de uma das competições que é classificatória. Tudo isso leva em conta o que vamos levar para dentro de campo. Acredito que vai dar para ver coisa boa, mas não o máximo que a gente pode render em função do tempo", declarou.

 

O elenco tricolor segue viagem para Recife na tarde desta sexta-feira (24).
 

Histórico de Conteúdo