Sexta, 10 de Julho de 2020 - 19:13

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira

por Glauber Guerra / Ulisses Gama / Milena Lopes

CBF divulga tabela da Copa do Nordeste; confira

Sem Arena Fonte Nova, a Copa do Nordeste já tem locais e horários definidos para última rodada da primeira fase. No início da noite desta sexta-feira (10), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela de jogos do campeonato que vão acontecer nos próximos dias 21 e 22. Além de Salvador, como sede principal para receber as partidas, Feira de Santana, Mata de São João e Riachão do Jacuípe. 

 

A Copa do Nordeste foi suspensa devido a pandemia em 16 março e, com a retomada em breve, a previsão é que a competição termina no dia 4 de agosto. Com a definição da capital baiana como sede para receber o restante das partidas, a Arena Fonte Nova ficará de fora da lista de estádios por abrigar um hospital de campanha para atendimento de pacientes com Covid-19 (leia mais).  

 

Por não terem chances de classificação para a próxima fase, o jogo entre o Frei Paulistano e o Imperatriz foi cancelado, em acordo comum com a CBF e a Liga do Nordeste, a pedido dos clubes. 

 

Barradão e Pituaçu, em Salvador, Arena Cajueiro e Joia da Princesa, em Feira de Santana, o CT Praia do Forte, em Mata de São João, e o Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, serão os locais de realização das partidas, que acontecerão todas às 20h. 

 

No Grupo A da tabela, o Fortaleza é líder com 14 pontos. O Bahia é o segundo colocado, com a mesma pontuação, mas com diferença no saldo de gols. O mesmo caso acontece com o Vitória, no Grupo B, que está na segunda colocação com 13 pontos, assim como o líder Confiança, com as posições definidas pelos saldos de gols. 

 

Confira os jogos: 

 

21/07, às 20h - Fortaleza x América-RN - Barradão

22/07, às 20h - Sport x Confiança - Arena Cajueiro

22/07, às 20h - ABC x CSA - CT Praia do Forte

22/07, às 20h - CRB x Ceará - Barradão

22/07, às 20h - Bahia x Náutico - Pituaçu

22/07, às 20h Botafogo-PB x Vitória - Joia da Princesa

22/07, às 20h River-PI x Santa Cruz - Arena Valfredão

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 17:39

Arena Fonte Nova não receberá jogos da Copa do Nordeste; CBF busca plano B

por Glauber Guerra / Ulisses Gama

Arena Fonte Nova não receberá jogos da Copa do Nordeste; CBF busca plano B
Foto: Tiago Caldas/ Bahia Notícias

A Arena Fonte Nova, que abriga um hospital de campanha para tratar pacientes com Covid-19, não receberá jogos da Copa do Nordeste. Como Rui Costa, governador da Bahia, revelou para à Rádio Metrópole que a realização de partidas na praça esportiva “não o agrada”, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu se antecipar e preferiu não utilizar o estádio.

 

Alexi Portela, diretor da Liga do Nordeste, revelou que já existe um plano B em curso. “Não vamos ter jogos na Arena. Já estamos um plano B em andamento. Acredito que nas próximas horas teremos novidades”, disse em entrevista ao Bahia Notícias.

 

O “plano B” é um outro estádio para abrigar jogos. Uma cidade do interior da Bahia e outra da Região Metropolitana de Salvador estão no radar da CBF e da Liga do Nordeste.

 

A Copa do Nordeste recomeçará em 21 de julho, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste.  Os seguintes estádios estão confirmados até o momento: Barradão e Pituaçu (Salvador) e Arena Cajueiro e Joia da Princesa (Feira de Santana).

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 17:05

Após nova bateria de exames, Bahia realiza treino intenso na Cidade Tricolor

por Ulisses Gama / Milena Lopes

Após nova bateria de exames, Bahia realiza treino intenso na Cidade Tricolor
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia realizou um dia de treino intenso na manhã desta sexta-feira (10) na Cidade Tricolor. Antes da realização das atividades, a equipe passou por uma série de exames para Covid-19 (leia mais).

Os treinos foram iniciados utilizando pesos e tração, focando em exercícios físicos de força. Em seguida, o Esquadrão começou as atividades com bola com supervisão do técnico Roger Machado. A equipe foi dividido em quatro grupos e realizou trabalhos de posse de bola. 

 

Em seguida, os jogadores realizaram atividades de bola parada, com foco na defesa e foram testadas faltas laterais e escanteios. Antes do fim do treino, a equipe ainda realizou trabalhos de passe, cruzamento e finalizações.

 

Tratando um estiramento muscular na coxa, o goleiro Douglas se apresentou nesta manhã no CT para exercícios na fisioterapia. 

 

Neste sábado (11), o Bahia volta a Cidade Tricolor às 9h para dar continuidade aos treinos em preparação para a retomada do futebol.

Rodriguinho diz não se sentir à vontade para jogar na Fonte com hospital instalado
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O meia Rodriguinho, do Bahia, disse nesta sexta-feira (10) que não se sente à vontade para jogar na Arena Fonte Nova com um hospital de campanha instalado. A praça esportiva, que vem tratando pacientes infectados pela Covid-19 em suas dependências, é apontado como uma das casas da Copa do Nordeste, que recomeça neste mês.

 

"Na minha opinião, não. Prefiro que seja em outros locais mais tranquilos, até para a gente não entrar em polêmica e não ofender ninguém", declarou.

 

Sobre o retorno aos gramados, Rodriguinho, que chegou ao clube pouco antes da pandemia, destacou que o time está bem fisicamente para voltar a jogar. A primeira partida será no dia 21 de julho, contra o Náutico, pelo regional.

 

"A equipe está muito bem fisicamente, acertando alguns detalhes que às vezes passam despercebidos, então a equipe está redondinha para recomeçar bem o campeonato, tendo intensidade nos jogos e aos poucos vamos ganhando ritmo para chegar nos 100%", indicou.

 

Rodriguinho também destacou a boa concorrência no meio de campo. Segundo ele, todos terão oportunidade de entrar em campo, já que o calendário promete uma maratona de partidas para os clubes brasileiros.

 

"O clube só tem a ganhar com isso e o Roger também. Dor de cabeça boa, como se fala no futebol. Como teremos um calendário apertado, todos vão poder jogar. É necessário que se tenha jogadores que no primeiro momento não joguem. A sequência será grande, a diferença entre jogos será bem menor do que a gente está... Todo mundo tem que estar preparado, para quando tiver oportunidade, poder retribuir a confiança do professor", pontuou.

Ídolos de Bahia e Vitória, Marito e Tinho são homenageados no hospital da Fonte Nova
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia anunciou nesta sexta-feira (10) que mais dois ídolos de Bahia e Vitória vão ser homenageados no hospital de campanha da Arena Fonte Nova. Tinho, do Vitória, e Marito, do Bahia, foram os selecionados.

 

Nilton Ferreira de Souza (Tinho), chegou ao Vitória como jogador em 1962 em uma mudança que gerou confusão. O clube foi obrigado a indenizar o Leônico e o atleta a cumprir um período de estágio antes de fazer a estreia. Mas já era remador do rubro-negro e ganhou a Copa Norte de Remo. No futebol virou um dos maiores ídolos da história do clube. Com boa técnica e vigor físico, atuou inicialmente nas laterais direita e esquerda e com a saída de Nelinho, passou a formar dupla de zaga com Romenil. Comandava o setor e ainda marcava gols decisivos nas bolas levantadas na área pela sua excelente impulsão e bom cabeceio. Conquistou o bicampeonato de 1964/65 e chamou a atenção do Flamengo (RJ) que o contratou no final do ano de 1968, e jogou ao lado de Brito, tricampeão mundial. Tinho nasceu em Salvador no dia 18 de janeiro de 1943.

 

Mário da Nova Bahia, mais conhecido como Marito, é um dos maiores ídolos da história do Esporte Clube Bahia. O “Diabo Loiro”, como era carinhosamente chamado pela torcida tricolor, foi peça fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 1959 pelo Esquadrão de Aço e também participou das conquistas de sete títulos baianos (1954, 56, 58, 59, 60, 61 e 62). Considerado um dos maiores pontas da história do Bahia, Marito vestiu o manto tricolor entre os anos de 1953 e 1962, tendo atuado em 365 partidas e marcado 72 gols. Com o “Diabo Loiro” em campo, o Esquadrão conquistou um total de 193 triunfos. Marito faleceu em 18 de setembro de 2011, aos 79 anos.

 

"Além das quatro alas de Terapia Intensiva, que totalizam 100 leitos de UTI, iremos homenagear ex-atletas nas enfermarias", destacou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

 

Antes, Sapatão e Arthur Maia foram homenageados no hospital instalados no estádio.

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 12:35

Jogadores do Bahia, colaboradores e Bellintani fazem exame para Covid-19

por Ulisses Gama

Jogadores do Bahia, colaboradores e Bellintani fazem exame para Covid-19
Foto: Divulgação / EC Bahia

Antes do treinamento realizado nesta sexta-feira (10), o elenco e os colaboradores do Bahia passaram por mais uma rodada de exames para Covid-19 no CT Evaristo de Macedo. Dessa vez, o grupo fez o exame PT-PCR, considerado "padrão ouro" na detecção da doença.

 

Assim como nas outras vezes, a rodada de exames contou com a presença do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Na semana passada, o mandatário tricolor esteve em uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que teve a doença confirmada na última terça-feira (7).

 

O resultado das aferições irá sair nos próximos dias. Dentro de campo, o Tricolor volta a jogar no próximo dia 21 de julho contra o Náutico, pela Copa do Nordeste.

Sexta, 10 de Julho de 2020 - 11:55

Com estiramento muscular, goleiro Douglas desfalca treinos do Bahia

por Ulisses Gama

Com estiramento muscular, goleiro Douglas desfalca treinos do Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia anunciou nesta sexta-feira (10) que o goleiro Douglas será um desfalque nos treinos do Bahia. Ele sofreu uma lesão na coxa esquerda e iniciou o tratamento médico.

 

De acordo com o médico Rodrigo Daniel, o incômodo muscular vai tirá-lo das próximas atividades com bola.

 

"Douglas sentiu dores no músculo posterior da voxa na segunda. Amanheceu pior no dia seguinte e decidimos fazer um exame de imagem. Ele sofreu um estiramento muscular e está em tratamento", explicou.

 

De acordo com Rodrigo Daniel, o arqueiro do Esquadrão apresentou melhora nas últimas 48h, mas seguirá com atividades mais leves nos próximos dias.

 

Além de Douglas, o Bahia tem os goleiros Anderson, Mateus Claus e Matheus Teixeira. 

Participação da Fonte Nova na Copa do Nordeste ainda não agrada Rui Costa
Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias

A Arena Fonte Nova está sendo cotada para ser um dos palcos da reta final da Copa do Nordeste, que será sediada em Salvador e Feira de Santana (leia aqui). Porém, a participação da praça esportiva ainda não foi definida. E a resistência vem justamente da principal parte, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que não vê com bons olhos essa liberação já que o local abriga um hospital de campanha de combate ao coronavírus nos seus arredores. A unidade de saúde contabiliza 64 curados e 16 mortos pela Covid-19.

 

"Não tomei posição definitiva, mas a princípio não me agrada muito ter partidas de futebol. Lá tem leitos de UTI. Não me agrada muito a ideia de ter jogo no gramado e pessoas eventualmente na UTI, lá área de cima, pessoas indo a óbito no momento a partida. Não sei. Não tomei uma decisão definitiva, mas não me agrada muito a ideia", afirmou Rui em entrevista à Rádio Metrópole FM nesta sexta-feira (10).

 

Como alternativa, no caso de um veto à Fonte Nova, Rui Costa apontou o estádio de Pituaçu, que também pertence ao Estado. A praça esportiva já foi vistoriada (veja aqui) pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (Setre).

 

"Às pessoas que me procuraram, sinalizei que tem Pituaçu, se precisar de alguma intervenção adicional o estado faz rapidamente. À princípio, não vamos liberar, em função da pandemia, vamos liberar Pituaçu se os clubes desejarem para que as partidas aconteçam lá", completou o governador.

 

A Copa do Nordeste está marcada para ser retomada no dia 21 de julho e a final em 4 de agosto. Paralisado em meados de março, o torneio recomeçará com a realização da última rodada da fase de grupos e em seguida acontecerão as quartas de final, semifinal e a decisão, esta última será em dois jogos. O Bahia garantiu classificação antecipada antes da interrupção ao ocupar a segunda posição do Grupo A com 14 pontos. Enquanto o Vitória está próximo de ficar com uma das vagas da chave B e encontra-se no segundo lugar com 13 pontos.

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 14:45

De olho na Copa do Nordeste, Bahia reforça trabalho técnico e tático

por Ulisses Gama

De olho na Copa do Nordeste, Bahia reforça trabalho técnico e tático
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

O Bahia se reapresentou na manhã desta quinta-feira (9) no CT Evaristo de Macedo e deu continuidade ao trabalho visando o jogo contra o Náutico, marcado para o próximo dia 21 de julho, pela Copa do Nordeste. O principal foco foi a tática.

 

Inicialmente, o primeiro trabalho com bola foi focado em troca de passes, cruzamentos e finalizações. As jogadas se iniciavam pelos zagueiros, que saíam jogando com volantes, que lançavam para os laterais cruzarem para os atacantes.

 

Na sequência, o técnico Roger Machado escalou duas equipes para um trabalho tático. Durante a atividade, o treinador foi corrigindo o posicionamento do seu time titular.

 

Por fim, os meias e atacantes treinaram finalizações ao gol.

 

O grupo volta a treinar nesta sexta-feira (10), às 9h. Antes, jogadores e colaboradores vão passar pelo exame de Covid-19. A atenção principal desta rodada vai para o presidente Guilherme Bellintani, que teve contato recente com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que teve a doença detectada na última terça-feira (7).

Quinta, 09 de Julho de 2020 - 13:45

Marco Antônio comenta recuperação e se diz pronto para integrar o Bahia

por Ulisses Gama

Marco Antônio comenta recuperação e se diz pronto para integrar o Bahia
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia

Recuperado de uma cirurgia no pé esquerdo realizada no início do ano, o meia-atacante Marco Antônio vem treinando normalmente com o grupo durante os trabalhos presenciais após a longa paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.Em entrevista nesta quinta-feira (9), ele comentou o processo e indicou que a parada foi importante para a recuperação.

 

"Pelo momento que foi, por esse caos todo, não queria que fosse por isso. Mas por outro momento, foi bom. Estava lesionado e me recuperei bem nessa quarentena. Sabia que quando os treinamentos voltassem eu devia estar bem. Estou integrado e sem lesão. Essa parada me ajudou", disse.

 

Ele destacou que o ano para ele começa agora e admitiu que os companheiros de time estão à frente já que vinham jogando antes da suspensão dos jogos.

 

"Creio que sim, mas meus companheiros vem numa batida. Eles estão um pouco mais na frente. Mas para mim e para o Elton, começa a partir desse momento. Espero eu dar continuidade no meu trabalho junto com meus companheiros e espero fazer uma boa temporada", disse.

 

Peça importante para o Bahia o Campeonato Baiano de 2018, Marco disse que pode retomar o bom nível para ajudar o Tricolor nas competições do ano.

 

"Basta a preparação nos treinamentos. Meu principal objetivo é conquistar títulos. Naquele ano conquistamos o Baiano e quero ajudar meus companheiros e o professor a fazer uma temporada boa", indicou.

Histórico de Conteúdo