Elenco do Bahia se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Grêmio

Após o triunfo sobre o Brusque, o elenco do Bahia se reapresentou nesta quinta-feira (30), no CT Evaristo de Macedo, e iniciou a preparação para o jogo contra o Grêmio. As equipes se enfrentam no próximo domingo (3), às 16h, na Arena Fonte Nova.
Na academia, antes de qualquer exercício, o técnico Enderson Moreira foi apresentado para os demais atletas e funcionários do clube.
Em seguida, quem atuou menos de 45 minutos contra o Brusque fez um trabalho de força. Os titulares realizaram uma outra bateria de exercícios, um pouco mais leve, perto da área da piscina.
Quem começou a partida de terça (28), na sequência, desceu para o gramado para uma atividade técnica, com ênfase na troca de passes. Depois, esse grupo foi liberado para massagem e fisioterapia.
Em tratamento, o lateral-esquerdo Luiz Henrique ficou no Departamento Médico. Rezende, que sentiu durante o jogo contra o Brusque, treinou normalmente, assim como o zagueiro Didi. Marco Antônio e Jonathan fizeram um trabalho de transição física e técnica.
Com o restante do elenco, o técnico Enderson Moreira comandou uma atividade técnica, que envolveu também atletas do sub-20. A segunda movimentação do dia foi um treinamento tático, de 11 contra 11, em metade do gramado.
O Bahia volta aos trabalhos nesta sexta-feira (1º).
'Oportunidade de continuar crescendo', diz Raí sobre renovação com o Bahia
por Ulisses Gama

De contrato renovado com o Bahia até o fim da temporada 2022, o atacante Raí Nascimento comemorou a renovação nesta quinta-feira (30), no CT Evaristo de Macedo. Segundo ele, a continuidade no Esquadrão de Aço vai ser uma "oportunidade de continuar crescendo" profissionalmente.
"Aproveitando o bom momento que o clube está vivendo e uma nova oportunidade, mesmo sendo até o final do ano, de continuar crescendo até o objetivo ser cumprido. Muito grato a Deus por isso", comemorou.
O Bahia está no G-4 da Série B, com 28 pontos e no terceiro lugar. No próximo domingo (3), às 16h, o desafio será contra o Grêmio na Arena Fonte Nova. Raí espera que a equipe faça o seu melhor para somar mais três pontos.
"Acredito que seja uma partida tão importante como todas. O Grêmio tem um bom time, como todos que estão na classificação. Não temos rivais fáceis e vamos tentar tirar o melhor dessa partida contra o Grêmio", indicou.
Com 24 anos, Raí tem 42 partidas, sete gols e duas assistências com a camisa tricolor.
Bahia renova com Raí Nascimento até o fim da temporada 2022
por Ulisses Gama

O Bahia anunciou na tarde desta quinta-feira (30) a renovação de contrato com o atacante Raí Nascimento. Agora, o jogador hispano-brasileiro de 24 anos tem vínculo com o Esquadrão de Aço até o fim da temporada.
Raí chegou ao Bahia em setembro do ano passado e se tornou um jogador muito utilizado na equipe. Ele soma 42 partidas disputadas, sete gols e duas assistências pelo clube.
Na terceira posição da Série B, com 28 pontos, o Tricolor volta a jogar no próximo domingo (3), às 16h, contra o Grêmio, pela 16ª rodada da competição nacional.
Após título no sub-20, Marcelo Ryan exalta o Bahia: 'Camisa gigante'

O atacante Marcelo Ryan, cria da base do Bahia, foi um dos jovens tricolores a celebrar o título baiano sub-20 diante do Vitória na última quinta-feira (30), no Barradão. Autor do gol de pênalti que definiu a conquista após as cobranças, o jogador exaltou o Esquadrão de Aço e destacou a importância de jogar pelo clube, seja no time júnior ou profissional.
"O que me motiva é sempre estar vestindo a camisa do Esporte Clube Bahia, seja em qual categoria for. Estar representando essa camisa gigante é digno de todo o sacrifício", disse.
Com o título garantido, os meninos tricolores não deixaram de provocar os maiores rivais. Sobre a pimenta no clássico, o jogador disse ser algo natural e lembrou que os jogadores do Vitória também fizeram das suas durante a partida, terminada em 1 a 1 no tempo normal.
"Foi algo normal, provocação do futebol, assim como eles fizeram na comemoração que nem direito vi qual foi. O mais importante foi que saímos campeões", explicou.
Após o título, ele volta a focar no time profissional. Mas isso não significa que o atleta nascido em Aracaju não esteja à disposição para colaborar na base.
"Não sei se foi o fim de um ciclo porque ainda temos o Brasileiro sub-20 e se me chamarem, estou à disposição, mas agora é voltar ao profissional, pensar nas competições que a gente tem lá, e ficar preparado para quando o professor Enderson precisar de mim", projetou.
O Esquadrãozinho chegou ao seu quarto título de estadual consecutivo.
MARCELO RYAN VEIO DE BRUSQUE PRA FAZER O GOL DO TÍTULO E COLOCAR O BLOCO TRICOLOR NA RUA! #SOMOSBAHIA pic.twitter.com/lyBZ4EjuPs
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) June 30, 2022
Antônio Carlos Zago reforça ligação entre Grupo City e Bahia: 'Só vai somar'

Há alguns meses, o noticiário tricolor coloca o Grupo City como um possível acionista da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Bahia. A negociação vem se alongando nos últimos tempos e recentemente pouco tem se falado sobre o assunto. No entanto, uma pessoa que faz parte do conglomerado voltou a tocar no assunto. Em entrevista ao ge.globo, o técnico do Bolívar, Antônio Carlos Zago, disse que as partes estão próximas de um acerto.
"Pelo que eu sei, estão praticamente terminando as negociações para que o grupo assuma o Bahia. Não sabe se agora em agosto ou em janeiro. Mas as negociações estão bem adiantadas", afirmou.
Ex-jogador, Zago está na carreira de treinador desde 2010 e passou por clubes como São Caetano, Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Bragantino e Kashima Antlers. Ele exaltou o Esquadrão de Aço, destacando a história do clube.
"A gente torce para que dê certo, já que [o Bahia] é um grande clube, com uma grande torcida, uma cidade grande. Então a gente torce para que dê certo e para que o Bahia volte a brigar por títulos. O Bahia foi um dos maiores clubes aí [no Brasil] na década de 1980, conquistou Campeonato Brasileiro e merece ter novas grandes conquistas", indicou.
Para tranquilizar o aflito torcedor tricolor, o profissional afirmou que o Grupo City é a "escolha certa" para comandar o futebol.
"Acredito que isso só vai engrandecer o Bahia. Acredito que foi uma escolha certa. O torcedor pode ficar tranquilo, porque é um grupo super sério, que só vai somar", projetou.
A diretoria do Bahia tem evitado falar sobre o assunto nas últimas semanas. Em abril, o presidente Guilherme Bellintani chegou a declarar que as conversas estavam em "reta final" (relembre aqui).
Radialista é agredido por torcedores do Vitória após final do sub-20
por Ulisses Gama / Leandro Aragão

O radialista Marinho Júnior, da Rádio Metrópole FM, foi agredido por torcedores do Vitória após a final do Campeonato Baiano Sub-20 contra o Bahia, no Barradão, na noite desta quarta-feira (29). Os agressores quebraram o microfone do profissional.
Nos vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver Marinho Júnior sendo agredido. Em outro feito do celular do radialista, um torcedor chama ele antes da agressão e o aparelho cai no chão. Dá para ouvir um homem dizendo que ele estaria fazendo graça, mas o profissional afirma que estava trabalhando ao vivo. Ao final, ele diz que teve o microfone quebrado.
O radialista Marinho Júnior, da Rádio Metrópole FM, foi agredido por torcedores do Vitória após a final do Campeonato Baiano Sub-20 contra o Bahia, no Barradão, na noite desta quarta-feira (29). pic.twitter.com/qDFFnl6L0U
— BN Esportes (@bnesportes) June 30, 2022
Trecho que @marinhojrPUCO é abordado por torcedores do vice. O mesmo já explicou que está bem e que só deram um tapa no celular. pic.twitter.com/RPL0ZvhLDJ
— out of context Barbaço (@nocontextbarba_) June 30, 2022
Em campo, o Bahia conquistou o tetracampeonato da categoria ao vencer o Vitória nos pênaltis. Os dois times ficaram no empate em 1 a 1 no tempo normal, mas o Tricolor levou a melhor nos pênaltis ganhando por 4 a 3.
A dupla Ba-Vi se posicionou em solidariedade a Marinho Júnior e lamentou as agressões.
"O Tricolor vem a público lamentar e repudiar as agressões inclusive físicas sofridas por um profissional de imprensa setorista do Bahia, no exercício de sua função, por torcedores rivais, na final do sub-20 no Barradão. É preciso saber perder. Nossa solidariedade, @marinhojrPUCO", escreveu o Bahia.
"O Esporte Clube Vitória lamenta as agressões sofridas ao profissional de imprensa @marinhojrPUCO. Reiteramos nosso posicionamento contra a violência e deixamos claro que isso não faz parte da nossa rivalidade. Toda nossa solidariedade ao profissional", publicou o Vitória.
Bahia vence o Vitória nos pênaltis e conquista o tetra do Campeonato Baiano Sub-20

O Bahia venceu o Vitória nos pênaltis e garantiu o tetra do Campeonato Baiano Sub-20, em duelo disputado nesta quarta-feira (29), no Barradão.
No tempo normal, a partida terminou empatada em 1 a 1. Nos pênaltis, a garotada Tricolor levou a melhor ao vencer por 4 a 3.
A última vez que o Vitória conquistou o Campeonato Baiano Sub-20 foi em 2017. Já o Bahia faturou o seu quarto troféu consecutivo da competição: 2018, 2019, 2021 e agora em 2022. Vale lembrar que em 2020 a competição não ocorreu por conta da pandemia do coronavírus.
Com investigação em curso, Polícia Civil indicia 4 envolvidos em ataque a ônibus do Bahia

A Polícia Civil indiciou na manhã desta quarta-feira (29) quatro envolvidos pelo ataque ao ônibus do Bahia em fevereiro deste ano. Ninguém foi preso até o momento e os nomes também não foram divulgados. De acordo com o site ge.globo, a 6ª Delegacia Territorial de Brotas concluiu o inquérito, no entanto, o Ministério Público informou ter solicitado "novas diligências" para seguir com a investigação.
No dia 24 de fevereiro, o ônibus do Tricolor levava a delegação à Arena Fonte Nova, onde o time enfrentaria o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, quando foi atacado por artefatos explosivos que atravessaram uma das janelas. Os estilhaços atingiram alguns jogadores, e o caso mais grave foi do goleiro Danilo Fernandes. O atleta precisou ser levado para o hospital com ferimentos no rosto e no corpo. Ele acabou recebendo 20 pontos e passou a noite na unidade de saúde. Dias depois, ele foi submetido a uma cirurgia no olho.
A Polícia Civil iniciou as investigações e dias após o ataque identificou todos os envolvidos, que são membros da torcida organizada, Bamor. Eles foram ouvidos, mas não foram presos. Um dos carros usados no atentado é de propriedade do presidente Half Silva. Já o suspeito de atirar a bomba no ônibus é Janderson Santana Bispo, conhecido como Jau.
Bahia inicia venda de ingressos para jogo contra o Grêmio nesta quarta-feira

O Bahia inicia nesta quarta-feira (29), a partir das 11h, a venda de ingressos para o jogo contra o Grêmio, na Arena Fonte Nova. O duelo está marcado para o próximo domingo (3) e é válido pela 16ª rodada da Série B. O primeiro dia de comercialização será exclusivo para sócios somente pela internet, com desconto de 50%.
A partir desta quinta (30), as vendas dos bilhetes serão abertas ao público em geral a partir das 7h pela internet.
Os preços das entradas variam entre R$ 25 e R$ 160. Há gratuidade para crianças de até 11 anos, seguindo a idade limite do plano de sócio-mirim Esquadrãozinho. A exceção fica por conta dos camarotes e do Lounge Premium, onde é até 6 anos. Quem tem de 7 a 12 anos paga R$ 50 com ingressos vendidos apenas na Fonte Nova.
Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial da Arena Fonte Nova, na bilheteria Norte e em mais três pontos, que são as lojas Turma Tricolor no Shopping Piedade e no Multishop Boca do Rio.
Com 28 pontos, o Bahia ocupa a terceira colocação na tabela de classificação da Série B. Com três a menos, o Grêmio surge logo atrás no quarto lugar.
Confira a tabela de preços:
Arte: Divugação / EC Bahia
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
QUARTA (29)
Internet – A partir das 11h (exclusivo para sócios)
QUINTA (30)
Internet – A partir das 7h (público geral)
Fonte Nova – 10h às 16h (Bilheteria Norte/Ladeira)
Turma Tricolor Shopping Piedade – 9h às 20h
Turma Tricolor Multishop Boca do Rio – 8h às 19h
Mascote Tricolor (Caminho de Areia) - 8h às 19h
SEXTA (1º)
Internet – 24h
Fonte Nova – 10h às 16h (Bilheteria Norte/Ladeira)
Turma Tricolor Shopping Piedade – 9h às 20h
Turma Tricolor Multishop Boca do Rio – 8h às 19h
Mascote Tricolor (Caminho de Areia) - 8h às 19h
SÁBADO (2)
Internet – 24h
Fonte Nova – 10h às 16h (Bilheteria Norte/Ladeira)
Turma Tricolor Shopping Piedade – 9h às 19h
Turma Tricolor Multishop Boca do Rio – 8h às 18h
Mascote Tricolor (Caminho de Areia) - 8h às 19h
DOMINGO (3)
Internet – Até às 15h30
Fonte Nova – A partir das 10h (Bilheteria Norte/Ladeira)
Turma Tricolor Multishop Boca do Rio – 8h às 14h
Mascote Tricolor (Caminho de Areia) - 8h às 14h
Luís Fernando valoriza resultado, mas diz que desempenho 'está longe do que pensamos'
por Nuno Krause

O resultado diante do Brusque foi bom. O desempenho, nem tanto. Essa foi a avaliação feita pelo auxiliar técnico do Bahia, Luís Fernando, que comandou o time na partida desta terça-feira (28). Para o profissional, ainda há muito a melhorar sob o comando de Enderson Moreira.
"Queremos conseguir conciliar as duas coisas. Mas o importante hoje era o triunfo, para resgatar a confiança do atleta. Não fizemos um grande primeiro tempo, mas fomos eficientes para caramba. O Rodallega voltou a fazer gol, fizemos dois gols. Tudo isso dá uma certa tranquilidade, mas está muito longe do que pensamos ainda", afirmou, em sonora divulgada pelo clube.
O Esquadrão volta a campo no próximo domingo (3), contra o Grêmio, às 16h, na Arena Fonte Nova.
"Jogo de primeira divisão. Com certeza vamos fazer um jogo acima do que fizemos hoje, contando com o torcedor", destacou Luís Fernando.
BN na Bola

BN NA BOLA
Quer ficar bem informado com sobre o mundo do esporte? Então não perca o Programa BN na Bola, na Rádio Salvador FM, 92,3, de segunda a sexta, em dois horários: das 6h às 7h e das 19h às 20h. A atração é apresentada por um trio da pesada: Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama.