Mendonza comunica desejo de atuar pelo Corinthians em 2018, mas deve ser emprestado
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

O atacante colombiano Stiven Mendoza comunicou a diretoria do Corinthians o desejo de ser reintegrado ao clube na temporada de 2018. Porém, segundo o site Lance!, o técnico do Timão, Fábio Carille deseja a chegada de mais um atacante que atue pelos lados do campo, mas com características diferentes do atleta que atuou pelo Bahia em 2017.

 

A diretoria corintiana não definiu a situação de Mendoza, mas a tendência é que eele seja novamente emprestado ou que seja usado como moeda de troca por algum reforço. O contrato do colombiano com o clube paulista tem mais um ano de duração. Mendoza, inclusive, foi colocado na lista dos atletas envolvidos na negociação pelo lateral-esquerdo Juninho Capixaba. No entanto, o Tricolor baiano preferiu incluir o goleiro Duglas, o meia Marlone e o atacante Lucca nas conversas.

 

Mendoza chegou ao Corinthians no final de 2014, quando defendia o Chennaiyin, da Índia. Ele disputou 31 jogos e marcou três gols com a camisa do Timão. No segundo semestre de 2015, ele retornou ao clube indiano por empréstimo e em 2016 foi cedido ao New York City, até chegar ao Bahia.

Medina vence bateria no final e Neymar critica WSL por vitória polêmica de John John
Foto: WSL / Tony Heff

O surfista brasileiro Gabriel Medina segue vivo na briga pelo bicampeonato. O paulista venceu o australiano Josh Kerr e se classificou para o 4º round no Pipeline Masters, no Havaí, pela última etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). O duelo aconteceu na noite do último domingo (17), no Brasil. Gabriel esteve sempre atrás na bateria, mas conseguiu a virada no final ao somar 10.00 pontos contra 9.83 do australiano, que se aposenta ao final da temporada.

 

"Estou feliz de ter achado minhas ondas. Foi bem difícil. As ondas não estavam ajudando e espero que amanhã melhore. Foi por pouco (que não completei o backflip), mas estou feliz de ter dado tudo certo, e Deus está do nosso lado. Vi a esquerda ali na hora, resolvi abrir e deu tudo certo. Consegui dar um aéreo no final", afirmou.

 

Rival de Medina na briga pelo campeonato, John John Florence venceu a bateria contra o australiano Ethan Ewing com notas polêmicas. Ewing recebeu duas notas, que pareceram baixas por duas ondas, e por pouco não ultrapassou o havaiano, líder do Circuito. Florence se classificou com o somatório de 10.87 a 10.80. Alguns internautas usaram a hastag #WorldShameLeague, que significa Liga Mundial da Vergonha, para criticar WSL.

 

Um dos críticos foi o jogador de futebol Neymar. Amigo de Medina, o atacante do PSG registrou a sua indignação no perfil da WSL no Instagram. "Dá o título para o John John logo, hoje foi feio demais. Medina, vai para cima, moleque, contra tudo e contra todos", escreveu.

Foto: Reprodução / Instagram

 

Sobre a polêmica, Medina não criticou os jurados abertamente, mas ironizou demonstrando a sua insatisfação. "Não vi (a bateria do John John), eu vi pelas notas (risos)", disse.

 

O título pode ser decidido nesta segunda-feira (18). A WSL faz uma nova chamada às 14h30 no horário da Bahia. John John tem 53.350 pontos no ranking Mundial, Medina vem na cola com 50.250. O terceiro é o australiano Julian Wilson, com 45.200, com chances remotas de conquistar o caneco.

Copa do Brasil Sub-15: Bahia e Vitória conhecem seus adversários
Foto: Maurícia da Matta/ Divulgação / Vitória

O Bahia e Vitória já sabem quem serão os adversários da 23ª edição da Copa do Brasil Sub-15, que será realizada em Votorantim (SP), entre os dias 11 e 21 de janeiro.

 

O Bahia integra o Grupo C ao lado do Atlético-MG, São Paulo e Figueirense, enquanto a garotada do Vitória ficou no Grupo A, juntamente com o Votorantim-SP, Coritiba e Cruzeiro.

 

A Copa do Brasil Sub-15 reúne 16 equipes distribuídas em quatro grupos.
 

Técnico do Barcelona elogia Paulinho após goleada sobre Deportivo
Foto: Miguel Ruiz / FCB

O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, rasgou elogios ao volante Paulinho após goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo, no último domingo (17), no Estádio Camp Nou. O comandante catalão destacou sua força ofensiva.

 

"Paulinho é um jogador que tem gols nele, ele sempre chega na área. Sua força vem chegando do meio de campo, e hoje ele encontrou as redes de novo", afirmou.

 

Paulinho anotou dois gols na partida, em ambos ele aproveitou o rebote. O volante soma seis gols marcados com camisa do Barça, todos pelo Campeonato Espanhol. Ele é o terceiro artilheiro da equipe atrás apenas de Suárez e Messi. Na próxima quarta-feira (20), às 12h no horário da Bahia, o Barça fará o clássico contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, casa do rival, pela 17ª rodada da liga nacional. Valverde falou da importância de chegar no duelo com moral alta após boa vitória.

 

"O jogo de hoje foi importante. A vitória tem valor dobrado porque nos dá confiança para uma partida como o clássico. É sempre bom chegar fortalecido", disse.

 

O Barcelona é o líder do campeonato com 42 pontos, seis a mais do que o segundo colocado, Atlético de Madrid. O Real Madrid aparece na quarta posição com 31.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 17:30

Presidente do Jacuipense prioriza contratação de centroavante para 2018

por Glauber Guerra

Presidente do Jacuipense prioriza contratação de centroavante para 2018
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

A contratação de um centroavante é a prioridade no Jacuipense para a temporada 2018. Felipe Sales, presidente da agremiação, admitiu a carência de atletas nesta posição no “mercado da bola”, mas espera fechar com um camisa 9 nos próximos dias.

 

“A nossa prioridade é a contratação de um centroavante. No mercado é difícil achar um centroavante. Mas estamos fazendo contatos e já iniciamos algumas conversas. Acho que na semana que vem deveremos acertar a contratação de um camisa 9”, disse Sales, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Depois que conseguir fechar com o centroavante, Felipe Sales pretende buscar um segundo atacante e assim encerrar o ciclo de contratações. Até o momento, o clube conta com 18 atletas contratados. O restante do plantel será constituído por jovens da base. A ideia é ter um elenco com 27 jogadores.

 

“Contratamos 18 jogadores até agora. Queremos um centroavante e depois vamos em busca de um atacante que jogue pelo lado dos campos e assim fechar o elenco. Nossa ideia é 27 jogadores. Teremos 20 contratados e sete da base. Claro que poderemos fazer contratações pontuais, caso uma boa oportunidade apareça”, finalizou.

 

A estreia do Jacuipense na temporada 2018 será pelo Campeonato Baiano. O duelo está marcado para o dia 21 de janeiro, um domingo, contra o Fluminense de Feira, na Arena Valfredão, em Riachão do Jacuípe. O Leão Grená também irá disputar a Série D, que começará em maio, mas ainda sem tabela definida.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 16:30

Recém-contratado pela Juazeirense, Alysson projeta temporada 'abençoada'

por Glauber Guerra

Recém-contratado pela Juazeirense, Alysson projeta temporada 'abençoada'
Foto: Carlos Humberto / Agência CH

O zagueiro Alysson, recém-contratado pela Juazeirense (relembre aqui), prevê uma temporada “abençoada” para ele e o clube. O defensor, que já iniciou os trabalhos de olho em 2018, se diz adaptado a sua nova casa .

 

“A Juazeirense é um clube muito organizado e vem se estruturando a cada dia e crescendo mais. Não foi a toa que o clube conseguiu muitas façanhas no ano passado como o acesso para a Série C. Estou bem adaptado. Os treinos têm sido muito fortes e o grupo é muito conhecido e já trabalha há muito tempo e isso facilita o entrosamento. Temos um calendário recheado neste ano e precisamos trabalhar muito forte. Acredito que a temporada vai ser muito boa. Será um ano abençoado”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Na temporada 2016, quando defendia o Fluminense de Feira, Alysson sofreu uma lesão no joelho. Com isso, ele não conseguiu começar o ano bem fisicamente. Agora, ele se diz 100%.

 

“Espero que seja um ano muito bom para o clube e para mim. Será um ano que vou retornar 100% fisicamente. Iniciei a pré-temporada muito bem e vou continuar trabalhando forte para que a gente possa chegar bem no Campeonato Baiano e buscar o título. Depois, a gente começa focar na Série C”, finalizou.

 

Alysson tem 27 anos e já defendeu o Guanambi, Feirense, Bahia, América-RN, Jacuipense, Londrina, Fluminense de Feira e Brusque-SC.

 

Na temporada 2018, a Juazeirense vai disputar o Campeonato Baiano e a Série C. No certame estadual, o Cancão de Fogo estreia no dia 21 de janeiro, um domingo, contra o Vitória, no Barradão. Já a competição nacional começa em maio, mas a tabela ainda não foi divulgada pela CBF.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 15:30

Renato Gaúcho evita falar sobre renovação, mas admite vontade de permanecer

por Estadão Conteúdo

Renato Gaúcho evita falar sobre renovação, mas admite vontade de permanecer
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Ainda abatido pela derrota na final do Mundial de Clubes, Renato Gaúcho evitou falar sobre a provável renovação do seu contrato com o Grêmio, na noite de sábado, mas admitiu a vontade de permanecer no clube gaúcho, com o qual se sagrou campeão da Copa Libertadores, no mês passado.

 

"Sobre isso, nem quero falar nada. A tristeza é muito grande. Todos sabem da vontade que tenho de permanecer no Grêmio e é vontade deles também. Não é o momento, as pessoas estão conversando e trocando ideias. Estava pensando somente no Mundial", disse o treinador, ao fim da derrota do Grêmio para o Real Madrid por 1 a 0, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Renato Gaúcho tem contrato somente até o fim deste ano, mas não deve ter problemas para renovar o vínculo. O técnico brilhou ao conduzir a equipe na conquista da Libertadores e, no Mundial de Clubes, não fez feio. A derrota para o poderoso Real Madrid por apenas 1 a 0 foi encarado como "digna" pelo elenco gremista.

 

"Agora vamos voltar para o Brasil e descansar. Esse grupo merece férias. As pessoas que precisam conversar vão seguir falando para ver se chegamos a um acordo. A coisa que menos me preocupa é a minha renovação. Vamos deixar as pessoas certas conduzirem este assunto", declarou o treinador.

 

Se Renato Gaúcho deve seguir no clube, o mesmo não se deve dizer do atacante Lucas Barrios. O paraguaio deve ter feito neste sábado sua última partida com a camisa do Grêmio. O clube, contudo, ainda não confirmou sua saída. O volante Arthur, cobiçado por grandes clubes da Europa, também deve sair. Os atacantes Fernandinho e Jael ainda não renovaram seus contratos e correm o risco de deixar o clube também.

 

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 14:30

Empresário de Caíque Sá terá reunião com o Vitória para definir futuro do jogador

por Glauber Guerra

Empresário de Caíque Sá terá reunião com o Vitória para definir futuro do jogador
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Emprestado pelo Joinville ao Vitória até 31 de dezembro deste ano, o lateral-direito Caíque Sá ainda não sabe em qual clube atuará na próxima temporada. Luciano Rêgo, empresário do atleta, terá uma reunião com a diretoria do Leão ainda nesta semana e assim tentar chegar a uma definição. “Vamos ter uma reunião ainda nesta semana. Erasmo Damiani [novo gestor de futebol] assumiu praticamente na última sexta (15). Ele ainda vai ficar por dentro das coisas”, disse o empresário, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo  o agente, o interesse do jogador é de permanecer na Toca do Leão. “Caíque quer ficar no Vitória. Ele fez uma boa temporada. Vamos esperar”, finalizou. O jogador tem vínculo com o Joinville até dezembro de 2019. Para ficar com o atleta em definitivo, o Vitória tem prioridade. Basta desembolsar o valor estipulado, que é de aproximadamente R$ 1,4 milhão. Porém, a quantia poderá ser negociada com o clube catarinense. Caíque, de 25 anos, atuou em 18 jogos pelo Leão nesta temporada. 

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 13:30

Aos 35 anos, Kaká surpreende e anuncia aposentadoria

por Estadão Conteúdo

Aos 35 anos, Kaká surpreende e anuncia aposentadoria
Foto: Reprodução / TV Globo

O meia Kaká anunciou neste domingo sua aposentadoria como jogador profissional de futebol. Após declarar que não iria renovar com o Orlando City, time que defendeu nos Estados Unidos nos últimos anos, o atleta deixou em aberto seu futuro no esporte. No entanto, ele revelou oficialmente sua aposentadoria dos gramados em entrevista à TV Globo. "Foi uma decisão Muito consciente, cheguei à conclusão de que é o momento de encerrar a carreira", declarou o jogador de 35 anos. "A minha palavra final é que o ciclo da minha carreira como jogador profissional se encerra para mim", completou. Com três Copas do Mundo no currículo e um prêmio de melhor jogador do mundo em 2007, Kaká afirmou que planeja seu futuro trabalhando nos bastidores do futebol. No entanto, não revelou qualquer plano mais específico ou projeto em sua meta de atuar como gestor ou manager. O meia foi revelado pelo São Paulo, onde realizou sua primeira partida como profissional em 2001. Foi vendido para o Milan, da Itália, em 2003, onde ganhou reconhecimento mundial, conquistou a Liga dos Campeões da Europa na temporada 2006/2007, faturou o título do Mundial de Clubes em 2007 e ficou até 2009, quando transferiu-se para o Real Madrid.No clube espanhol, Kaká não teve sucesso, apesar de participar de conquistas do clube. Neste período, ele sofreu com lesões e ganhou poucas oportunidades como titular do técnico José Mourinho. Foi, então, emprestado para o Milan em 2013 e no ano seguinte assinou com o Orlando City, onde ficou até este ano com breve passagem pelo São Paulo por empréstimo em 2014. No clube paulista, havia a expectativa de que Kaká encerrasse sua carreira com mais uma passagem pelo clube, em 2018. Pela Seleção Brasileira, o meia participou da conquista do penta na Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul. Depois, foi campeão também nas edições de 2005 e 2009 da Copa das Confederações. Ele esteve nos Mundiais de 2006 e 2010, quando a seleção foi eliminada nas quartas de final nas duas edições.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 12:30

Briga entre pilotos marca corrida de kart em São Paulo

Briga entre pilotos marca corrida de kart em São Paulo
Foto: Reprodução / SporTV

As 500 Milhas de Kart, prova de gala do kartismo brasileiro, foi regada por cenas de pugilato. A corrida, encerrada na madrugada deste domingo (17), em São Paulo (SP), teve briga e troca de socos entre os pilotos Rodrigo Dantas, da equipe de Felipe Massa, e Tuka Rocha, do time de Thiago Camilo. Os dois disputavam a liderança, mas se desentenderam  e partiram para a agressão física. Como punição, eles e todos os pilotos de suas respectivas equipes foram desclassificados.  Felipe Giaffone, organizador do evento, lamentou a pancadaria. “Vamos tomar as devidas providencias para banir os culpados por estas cenas lamentáveis. O espírito desta corrida é de confraternização e não é assim que queremos que o evento termine. Em todo caso, foi um ano de grande destaque para as 500 Milhas, com grande repercussão, a volta do Felipe Massa, o aumento do grid, a criação da categoria Thunder Light, enfim, com várias novidades importantes que tem tudo para elevar ainda mais o evento”, afirmou. A prova foi vencida pela equipe de Rubinho Barrichello (Hero Motorsport). A equipe contou ainda com Dudu, filho de Barrichello e mais oito pilotos: Gary Carlton, Diego Nunes, Rafael Sukuzi, Beto Cavaleiro, Kiko Porto, Arthur Leist, Rafael Martins e João Cunha.

Confira o vídeo da confusão:

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 11:30

Leilson exalta torcida do CRB e traça meta individual para a temporada 2018

por Glauber Guerra

Leilson exalta torcida do CRB e traça meta individual para a temporada 2018
Leilson é cria do Vitória | Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

Recém-contratado pelo CRB para a temporada 2018, o meia Leílson exaltou a torcida do clube e não escondeu a felicidade pelo acertou com a equipe alagoana.

 

“Estou muito feliz de poder vestir a camisa do CRB. Joguei contra o CRB esse ano e vi o calor da torcida, que joga junto até o final. Mesmo o time mal, eles apoiam bastante. É uma torcida enorme dentro de Alagoas”, disse o jogador, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

Neste ano, Leilson atuou 44 vezes. No primeiro semestre pelo Brusque-SC, ele entrou em campo em 17 oportunidades e marcou três gols. Já no Juventude-RS, o atleta disputou 27 partidas e anotou dois tentos. Ele espera jogar pelo menos 50 confrontos na temporada 2018. 

 

“Graças a Deus eu tive uma regularidade neste ano. Pelo Juventude, na Série B, fiz 27 jogos, sendo 25 como titular. Espero que isso se repita no CRB. Tenho meta de fazer 50 jogos em 2018 ou até mais. Esse ano fiz 44 jogos. Espero que essa regularidade se repita”, destacou.

 

O jogador ainda demonstra confiança na temporada 2018. Ele acredita que o CRB tem tudo para fazer um ano muito bom. O clube irá disputar o Campeonato Alagoano, Copa do Brasil, Nordestão e Série B.

 

“A expectativa aqui no CRB é a melhor possível. O presidente [Marcos Barbosa] e o técnico Mazola Júnior estão trazendo jogadores de alto nível para a gente fazer uma Série B de excelência. Vamos disputar o Campeonato Alagoano, que é muito importante para a gente. Temos a Copa do Nordeste, que é uma competição de alto nível. Temos a Copa do Brasil e a Série B, que o objetivo é o acesso. Vamos focar no jogo a jogo e buscar os objetivos. Estou muito feliz pela confiança da diretoria e espero retribuir”, finalizou.

 

Leílson, de 26 anos, foi revelado nas divisões de base do Vitória. Ele acumula passagens pelo Juventude-RS, Atlético CP (POR), Londrina, Brusque-SC e São José-RS. O atleta é natural de Feira de Santana (BA).

Apesar de revés para o Pinheiros, Régis Marrelli vê evolução do Vitória
Vitória perdeu por 80 a 77 | Foto: Divulgação/ LNB

O Vitória perdeu para o Pinheiros por 80 a 77, no último sábado (16), em São Paulo (SP), em jogo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Apesar do resultado negativo, o técnico Régis Marrelli, do Leão, valorizou a evolução de sua equipe. 

 

“A gente fez uma excelente partida, mas voltamos a oscilar um pouco. Porém, gostei do desempenho da equipe, fiquei contente com o jogo feito”, afirmou.

 

O Vitória entrou em quadra com dois desfalques: o ala Arthur Belchor (dor na lombar) e o ala/pivô Matth Shaw (lesão no joelho). “Entramos em quadra sem o Arthur e o Matt e ainda assim vi a equipe crescer”, pontuou o treinador.

 

Marrelli espera que sua equipe possa se reabilitar dentro de casa. O time Rubro-negro terá três jogos consecutivos em Salvador. Os adversários serão o Joinville (20/12), Caxias (22/12) e Basquete Cearense (27/12).

 

“Agora é voltar para casa e buscar três triunfos seguidos diante da nossa torcida”, finalizou o comandante Rubro-negro.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 09:30

Argentino Leandro Desábato é oficializado como 1º reforço do Vasco para 2018

por Estadão Conteúdo

Argentino Leandro Desábato é oficializado como 1º reforço do Vasco para 2018
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

O Vasco anunciou oficialmente, na noite desta sábado, que o volante Leandro Desábato se tornou o primeiro reforço do clube para a temporada de 2018. O jogador argentino, que vinha defendendo o Vélez Sarsfield, já havia chegado ao Brasil na última quinta-feira, quando foi submetido a exames médicos para poder assinar contrato.

 

Aprovado nos exames, Desábato firmou compromisso para atuar pelo time carioca por dois anos e comemorou a sua chegada à equipe de São Januário, assim como lembrou que terá a oportunidade de jogar a Copa Libertadores em sua primeira temporada no clube brasileiro.

 

"Muito feliz com esse acerto com o Vasco. Se trata de um clube grande, com muitos títulos. Estou muito motivado e com bastante vontade. Vou dar o meu melhor para ajudar o Vasco na busca pelo título da Libertadores. É uma competição importante, que todo clube gostaria de jogar. Contente de estar aqui hoje. Vai ser um ano difícil, de muitas competições, mas espero contar com o apoio da torcida", afirmou o jogador, em entrevista ao site oficial do seu novo clube.

 

Com 27 anos de idade, Leandro Desábato trilhou toda a sua carreira profissional no Vélez Sarsfield, pelo qual vinha atuando desde 2010.

 

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 08:45

Bahia negocia com o volante Nilton, revela empresário

por Glauber Guerra

Bahia negocia com o volante Nilton, revela empresário
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

O volante Nilton, que estava no Vissel Kobe, do Japão, é alvo de cobiça do Bahia para a temporada 2018. De acordo com André Cury, empresário do atleta, já existe uma proposta oficial feita pela diretoria do Esquadrão de Aço. “Ainda não tem nada fechado, mas existe uma proposta oficial por Nilton e estamos negociando. Faltam alguns detalhes e ainda nesta semana poderemos fechar”, disse o agente, em entrevista ao Bahia Notícias. Nilton tem 30 anos e já defendeu o Corinthians, Vasco, Cruzeiro e Internacional.

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 08:30

Bahia anuncia saída do auxiliar técnico Preto Casagrande

por Glauber Guerra

Bahia anuncia saída do auxiliar técnico Preto Casagrande
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Preto Casagrande não é mais auxiliar técnico do Bahia. Por meio do site oficial, a diretoria do clube anunciou a saída do profissional “em comum acordo”. “As duas partes entenderam que não seria iniciado um novo vínculo em 2018, mas as portas do Bahia continuam abertas para esse profissional, que é ídolo do clube. Agradecemos os serviços prestados e a contribuição de Preto desde fevereiro de 2016”, afirmou Diego Cerri, diretor de futebol da agremiação. Após a saída de Jorginho no fim de julho,  Preto assumiu interinamente a equipe e pouco depois foi efetivado como técnico. Ele comandou o time em nove jogos e obteve três triunfos, três empates e três derrotas, o que representa um aproveitamento de 44%. Em outubro, foi substituído por Paulo Cézar Carpegiani e voltou a ser auxiliar. 

Domingo, 17 de Dezembro de 2017 - 07:30

Cristiano Ronaldo ironiza após comparação com Renato: 'A melhor resposta é rir'

por Estadão Conteúdo

Cristiano Ronaldo ironiza após comparação com Renato: 'A melhor resposta é rir'
Foto: Reprodução / SporTV

Autor do gol de falta que garantiu o título do Mundial de Clubes da Fifa ao Real Madrid na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, neste sábado, em Abu Dabi, Cristiano Ronaldo exibiu um misto de bom humor e ironia após o confronto ao comentar o fato de que, um dia antes do duelo, o técnico Renato Gaúcho voltou a dizer que foi, no passado, melhor jogador do que o astro português do time espanhol é hoje.

 

Na zona mista montada para entrevistas coletivas com os jogadores no Estádio Zayed Sports City, o atacante sorriu ao ser lembrado sobre a opinião do treinador gremista. "Ah, o que você quer que eu te diga? Há coisas que para as quais não merecem resposta. Estou contente, marquei o gol. Estou muito feliz", ressaltou.

 

Em seguida, ao voltar a ser questionado sobre o tema, Cristiano Ronaldo respondeu: "A melhor resposta é rir. Se ele (Renato) pensa assim, o que você quer que eu te diga? Tem que escutar. Me contaram também. E fiquei curioso em ver um pouco do currículo dele. Teve um currículo bonito", completou.

 

O astro, que neste ano foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo pela quinta vez em sua carreira, também mostrou que, de fato, pesquisou sobre a carreira de Renato como jogador, mas reconheceu que nunca o viu jogar. "Não vi, os brasileiros me contaram sobre ele. Jogou na Europa um ano, na Roma", disse Cristiano Ronaldo, para depois ser enfático ao falar sobre o Grêmio quando foi perguntado se sabia sobre a história do clube gaúcho. "Sim, claro que eu conheço", ressaltou.

 

A própria relação próxima que manteve com Luiz Felipe Scolari, ex-técnico da seleção portuguesa durante o início da carreira do atacante, ajudou o astro a ter conhecimentos sobre o Grêmio, pois Felipão trilhou carreira vitoriosa como treinador do time gaúcho, pelo qual, entre outros títulos, ganhou a Copa Libertadores de 1995.
 

 

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 17:30

Júnior Timbó deixa o Náutico e acerta com clube do exterior

Júnior Timbó deixa o Náutico e acerta com clube do exterior
Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

O meia Júnior Timbó não é mais jogador do Náutico. Três dias depois de começar as atividades de olho na temporada 2018, o clube pernambucano liberou o meia Júnior Timbó, um dos 14 jogadores contratados até o momento. Segundo a assessoria da agremiação, Timbó recebeu uma proposta de um clube estrangeiro e acabou liberado neste sábado (16).

 

“Surgiu uma oportunidade boa e que pode ser boa para o clube também. O futebol tem dessas coisas e quero deixar essas portas abertas. Tenho o sonho de voltar a jogar aqui. Vou estar na torcida”, disse o jogador ao GloboEsporte.com.

 

Timbó tem 27 anos e é natural de Feira de Santana (BA). O jogador foi revelado nas divisões de base do Vitória e acumula passagens pelo Fluminense de Feira, América-MG, ABC-RN, Chapecoense, América-RN, Bragantino,  Portuguesa, Moto Club-MA, entre outros.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 17:00

Diretoria do Corinthians descarta utilizar Lucca e Jean na próxima temporada

por Estadão Conteúdo

Diretoria do Corinthians descarta utilizar Lucca e Jean na próxima temporada
Foto: Reprodução/ Fox Sports

O volante Jean e o atacante Lucca se destacaram por seus clubes na temporada, mas parece não ter sido o suficiente para convencer o Corinthians a utilizá-los em 2018. O gerente de futebol do clube, Alessandro Nunes, mostrou pessimismo com a possibilidade de contar com ambos para o ano que vem. Segundo ele, o excesso de jogadores na posição é o problema nestes casos.

 

"São atletas que jamais vamos ignorar, mas vejo com dificuldade (a utilização deles) neste primeiro momento. O Jean voltaria para ser uma terceira opção, pois temos o Gabriel e o Paulo Roberto no setor. É ruim para um atleta que foi titular voltar para ser a terceira opção. Deixamos um parênteses para qualquer boa opção que ele tiver no mercado", disse o dirigente corintiano.

 

Em relação a Lucca, autor de 13 gols no Brasileiro, a situação é parecida. "Jogamos com Romero e Jadson nos extremos, o Clayson passou a ser titular no fim e ainda temos o Marquinhos Gabriel, além da própria chegada do Júnior Dutra", lembrou Alessandro, justificando a falta de espaço para os jogadores.

 

Inicialmente, ambos estavam nos planos da comissão técnica para o ano que vem, mas houve uma mudança de rumos e Jean e Lucca são vistos como boas opções para tentar fazer negócio usando-os como moeda de troca. No caso do atacante, ele ainda tem propostas de clubes do exterior.

 

Campeonato Baiano 2018: Jequié anuncia contratação de lateral direito
Arte: Divulgação/Jequié

O Jequié segue se reforçando para a disputa do Campeonato Baiano. Depois de anunciar um “pacotão” com cinco contratações (relembre aqui), o clube fechou com o lateral-direito Getúlio, de 31 anos.

 

“Getúlio é um jogador de qualidade, experiente, versátil, faz gol. Ele chega para somar. Tivemos a preocupação de montar o nosso elenco fazendo contratações pontuais, trazendo jogadores de qualidade, experientes, dentro do nosso planejamento”, disse Leur Lomanto Júnior, presidente do clube.

 

Natural de Feira de Santana, Getúlio acumula passagens pelo São Raimundo-AM, Feirense, Juventus-SP e Petrolina-PE.

 

O Jequié estreia no Campeonato Baiano de 2018 no dia 21 de janeiro, um domingo, às 16h, contra o Jacobina, no Estádio José Rocha, casa do adversário.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 16:05

Cristiano Ronaldo decide, Real Madrid vence o Grêmio e conquista o Mundial

por Itamar Cardin | Estadão Conteúdo

Cristiano Ronaldo decide, Real Madrid vence o Grêmio e conquista o Mundial
Foto: Reprodução / TV Globo

O Grêmio pouco fez neste sábado (16) na aguardada decisão do Mundial de Clubes de 2017. Diante do poderoso Real Madrid, a equipe brasileira foi dominada do início ao fim, praticamente não ameaçou o adversário e perdeu por 1 a 0, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dabi. Campeão também em 2016 ao derrotar o Kashima Antlers, o time madrilenho obteve o segundo título consecutivo da competição.

 

Eleito neste ano o melhor jogador do mundo pela quinta vez, Cristiano Ronaldo também comprovou neste sábado que é um dos maiores da história. De falta, ele fez o gol do triunfo e se consolidou como o maior artilheiro da competição desde que a Fifa passou a organizá-la - tem sete, contra cinco de César Delgado, Lionel Messi e Luis Suárez.

Já o Grêmio, pressionado pelo Real Madrid e com dificuldades para impor seu jogo, teve poucas chances para conquistar o bicampeonato mundial. Em 1983, liderado em campo por Renato Gaúcho, a equipe brasileira vencera o Hamburgo na decisão realizada no Japão. Do banco, contudo, o técnico pouco pôde fazer para barrar o favoritismo do time espanhol.

A derrota, presenciada no estádio por mais de sete mil torcedores gaúchos, ainda impediu Renato de obter um grande feito. Se fosse campeão, ele seria o primeiro brasileiro a ser campeão mundial como jogador e técnico - e o quinto em toda a história.

Esse foi o segundo título mundial consecutivo do Real Madrid, o terceiro nos últimos quatro anos e o sexto em todos os tempos - ganhou também em 1960, 1998 e 2002, quando o hoje técnico Zinedine Zidane era o "maestro" da equipe. Maior campeão da competição, a equipe ainda ampliou sua vantagem para o Milan, segundo com quatro conquistas.

O resultado deste sábado também confirmou o ano impecável do Real Madrid. Depois de conquistar o Campeonato Espanhol, a Supercopa da Espanha, a Supercopa Europeia e a Liga dos Campeões, a equipe chegou ao quinto título em 2017.

O JOGO - Se o Real Madrid tinha o retorno de alguns importantes titulares como Carvajal, Sergio Ramos e Kroos, poupados na vitória sobre o Al Jazira, por 2 a 1, o técnico Renato Gaúcho manteve a escalação do time que derrotou o Pachuca, por 1 a 0. Barrios, assim, foi mantido como titular - e Jael continuou no banco.

E, logo no primeiro minuto, o Grêmio demonstrou como seria parte de sua estratégia: Pedro Geromel fez falta dura e deixou Cristiano Ronaldo no chão. Era o prenúncio de um time combativo e de uma marcação firme, inicialmente até adiantada, tentando pressionar o poderoso Real Madrid em seu próprio campo.

A estratégia de Renato funcionou bem nos 15 minutos iniciais. O Real Madrid tinha dificuldade para sair jogando e tocava a bola sem ameaçar. Aos poucos, contudo, o time espanhol assumiu o total controle do duelo. E, mesmo sem chegar com grande perigo, rondava a área do adversário.

Aos 19, Modric cruzou, Carvajal bateu de primeira e Geromel cortou antes que a bola chegasse ao gol. O meia croata também tentou aos 23, em finalização que saiu próxima à trave.

O domínio madrilenho se ampliava a cada minuto. O Grêmio até tentou responder em falta cobrada por Edilson aos 27, em finalização por cima do gol de Navas. Mas a equipe brasileira tinha dificuldades para tocar a bola e segurar a pressão do Real Madrid.

Centro da polêmica criada por Renato Gaúcho, que se autoproclamou melhor jogador na comparação com o adversário, Cristiano Ronaldo fazia uma partida relativamente apagada até os 38 minutos, quando cobrou falta com perigo, forte e por cima.

Já Luan, principal destaque do Grêmio, pouco aparecia. E, assim, embora tenha segurado o 0 a 0 no primeiro tempo, o Grêmio foi para o intervalo com apenas uma finalização - contra nove do Real Madrid - e 37% de posse de bola.

Nada parecia diferente no início do segundo tempo: acuado, o Grêmio via o Real Madrid dominar o jogo. E a pressão, enfim, surtiu efeito aos sete minutos. Depois de sofrer falta, Cristiano Ronaldo pegou a bola, cobrou com força e a bola passou no meio da barreira. Entrou no canto, sacramentando o seu sétimo gol em Mundiais.

Estava um jogo tranquilo para o Real Madrid. Provocado por Renato Gaúcho, o astro português fez o segundo três minutos depois, após receber passe de Benzema. Mas a arbitragem corretamente assinalou impedimento do atacante francês.

Renato, então, mexeu no time e colocou Jael no lugar de Barrios. Mas o Real Madrid seguia melhor e quase fez o segundo com Modric, após chute que Grohe espalmou e a bola bateu na trave.

Enquanto os minutos avançavam e o Real Madrid se aproximava do bicampeonato, o Grêmio seguia apático e lento, sem sequer ensaiar a troca de passes que o caracterizou ao longo da temporada. Acabou, assim, pressionado até o fim, sem aproximar do gol que poderia levá-lo ao seu segundo título mundial.

FICHA TÉCNICA:
REAL MADRID 1 x 0 GRÊMIO

REAL MADRID - Keylor Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos, Modric e Isco (Lucas Vázquez); Cristiano Ronaldo e Benzema (Gareth Bale). Técnico: Zinedine Zidane.

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Maicon), Jailson, Ramiro (Everton), Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Jael). Técnico: Renato Gaúcho.

GOL - Cristiano Ronaldo, aos sete minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - César Ramos (México).
CARTÃO AMARELO - Casemiro (Real Madrid).
PÚBLICO - 41.064 torcedores
RENDA - não divulgada
LOCAL - Estádio Zayed Sports City, em Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos).

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 15:30

Marcelo Teixeira disputará presidência do Conselho do Santos na segunda

por Estadão Conteúdo

Marcelo Teixeira disputará presidência do Conselho do Santos na segunda
Foto: Divulgação

Um dos nomes mais fortes na política do Santos nas últimas décadas, Marcelo Teixeira vai tentar voltar a ter um cargo de peso na direção do clube. Ele é um dos dois candidatos à presidência do Conselho Deliberativo do clube, em eleição agendada para a próxima segunda-feira.

 

Marcelo Teixeira presidiu o Santos pela primeira vez entre 1991 e 1993, depois retornando ao comando do clube de 2000 a 2009. Agora, então, ele lidera a chapa que tem o apoio dos componentes da "Santos Gigante", grupo da candidatura de Modesto Roma Júnior na eleição presidencial realizada en 9 de dezembro.

 

Matheus Guimarães Cury e Luiz Simões Polaco Filho serão os vices de Teixeira, enquanto Daniel Nascimento Curi e Daniel Pereira Alves são o primeiro e o segundo secretário, respectivamente, da candidatura.

 

Se a chapa de Teixeira tem o apoio de Modesto, presidente de saída do Santos, a outra chapa tem o apoio de José Carlos Peres, recém-eleito para comandar o clube no período entre 2018 a 2020. Otávio Alves Adegas é o candidato à presidência do Conselho Deliberativo do clube.

 

Norberto Gonçalves Júnior e Milton Teixeira Filho, irmão de Marcelo Teixeira, serão os vices de Adega, que presidiu o Santos em 1988. Marcello Francisco Coelho Pagliuso e José Roberto Rocha Paz são o primeiro e o segundo secretário, respectivamente, da candidatura.

 

Atualmente, o Conselho Deliberativo do Santos é presidido por Fernando Gallotti Bonavides. O seu sucesso para o período de 2018 a 2020 será definido através da votação dos conselheiros do clube, ao contrário da eleição presidencial, que conta com a participação dos sócios.

 

Renan Teixeira desiste de aposentadoria e renova com o Joinville
Foto: Beto Lima/ JEC

O volante Renan Teixeira, de 32 anos, desistiu de pendurar as chuteiras e renovou com o Joinville até o fim do Campeonato Catarinense de 2018. O jogador pensou em se aposentar após o time ter sido eliminado precocemente na Série C do Brasileiro. Porém, uma conversa com Carlos Kila, gerente de futebol do JEC, fez com que os seus planos fossem alterados.

 

“Fiquei na cidade depois do fim do campeonato por motivos particulares. No fim da Copa Santa Catarina, nosso diretor entrou em contato comigo e perguntou se eu teria interesse de jogar o estadual. Falei que sim. Pensei em parar no futebol. Fora o JEC, todos as outras propostas que apareceram não iriam me fazer mudar de ideia, só a do JEC mesmo. O que vivi aqui nesse ano foi muito intenso e especial. Apesar do resultado final não ter sido o esperado, tínhamos condição. Não aconteceu por alguns motivos. Não adianta também ficar remoendo o passado”, disse o atleta, em entrevista ao GloboEsporte.com.

 

Renan espera contribuir para que o clube possa ter uma temporada promissora em 2018.

 

“Pela primeira vez na minha carreira, essa minha saída do JEC teve um sentimento diferente, ficou faltando alguma coisa. Ainda não cumpri minha etapa, não cumpri meu ciclo. Quando o Kila me procurou para jogar o estadual, vi a possibilidade e muita esperança de fazer algo diferente, ajudar, fazer mais. Ficou faltando algo. Estou aqui para mudar a história”, finalizou.

 

Além do Joinville, Renan acumula passagens pelo São Paulo, Cruzeiro, Portuguesa, Vitória, Vitória Guimarães (POR), Guarani, Sport, Linense-SP, Atlético-PR, Tupi-MG e São Bento-SP.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 13:30

Fifa 'entrega' Del Nero para se salvar e defender seu discurso

por Jamil Chade | Estadão Conteúdo

Fifa 'entrega' Del Nero para se salvar e defender seu discurso
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Dois anos depois de ver o caos legal se instalar no futebol, a Fifa decide romper com a CBF. Mas a iniciativa vai muito além de punir um cartola brasileiro, insignificante na estrutura de poder da entidade. A decisão de afastar Marco Polo Del Nero faz parte de uma estratégia dos advogados em Zurique de demonstrar, de forma desesperada a procuradores americanos e patrocinadores, que a entidade de Gianni Infantino é vítima da corrupção, e não parte de um esquema criminoso.

 

Em apenas três anos, a Fifa gastou mais de US$ 60 milhões (R$ 197,4 milhões) em honorários de advogados para se defender e viu uma fuga importante de empresas parceiras, temerosas em ver seus nomes relacionados com uma entidade símbolo da corrupção.

 

Por dois anos, a Fifa não moveu uma só ofensiva contra Del Nero, mesmo com ele indiciado.

 

O presidente Infantino o visitou no Rio, ganhou do cartola uma camisa da seleção com seu nome, inaugurou uma placa, nomeou seus afilhados para comitê da Fifa e até liberou US$ 100 milhões (R$ 329 milhões) como parte do legado da Copa de 2014.

 

Questionado pelo Estado no início de dezembro sobre a situação do brasileiro, Infantino ainda pediu que a "tolerância" fosse adotada em relação aos acusados. Mas, nos bastidores da Fifa, uma decisão foi tomada por seus advogados. Ninguém seria protegido se evidências de corrupção viessem à tona.

 

Assim, quando os procuradores norte-americanos inundaram a corte de Nova York com evidências da corrupção de Del Nero, foi a vez da equipe legal da entidade mandar um recado claro a Infantino: manter o brasileiro na "família do futebol" havia se tornado "insustentável".

 

A cúpula da Fifa, então, passou a viver um dilema. De um lado, punir Del Nero significaria um golpe político contra um cartola que havia dado apoio a Infantino nas eleições. Mas mantê-lo no futebol brasileiro, diante das provas apresentadas nos EUA, deixaria escancarado às autoridades o fato de que o combate à corrupção não passava de discurso vazio. Venceu o sentido de sobrevivência da Fifa, mesmo que, para isso, antigos aliados fossem traídos.
 

 

Bahia e mais três clubes brasileiros entrariam no top 100 de público na Europa em 2017
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Apenas quatro clubes brasileiros entrariam no top 100 de público na Europa em 2017. O site espanhol Deportes y Finanzas publicou na última quinta-feira (14) um estudo com os 100 maiores espectadores das principais ligas do Velho Continente. E no Brasil somente o Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Bahia, reuniriam condições de integrar a lista, porém bem longe dos líderes. 

 

O Corinthians seria o líder entre os brasileiros. O Timão teve uma média de 40.007 pagantes no certame nacional, o que deixaria no 41º lugar, atrás do Valencia, da Espanha (40.757). O Borussia Dortmund, da Alemanha, aparece no topo da lista com 80.680.

 

O São Paulo, segundo brasileiro que conseguiria integrar a lista, teve média de 35.227 e iria figurar na 45ª posição. O Palmeiras, arquirrival do Tricolor paulista, ficaria em terceiro entre os clubes nacionais. O Alviverde tem 29.672 e apareceria em 56º.

 

O Bahia, único clube do Nordeste, que apareceria no ranking, teve média 21.540 torcedores por jogo no Brasileirão. Desta forma, o Esquadrão de Aço ficaria em 98º na lista.

 

Top 10 da Europa:
1º - Borussia Dortmund:  (ALE)80.860
 2º - Bayern de Munique: (ALE) 75.000
 3º - Manchester United:  (ING) 74.982 
4º - Tottenham: (ING) 66.773 
5º - Real Madrid: (ING) 66.456 
6º - Atlético de Madrid: (ING) 63.234
 7º - Barcelona: (ESP)  62.447
 8º - Schalke(ALE)  61.052
 9º - Arsenal (ING) 59.377
 10º - Internazionale (ITA): 58.621

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 11:30

Irmão de Ronaldinho, Assis sofre infarto e é internado em Porto Alegre

por Estadão Conteúdo

Irmão de Ronaldinho, Assis sofre infarto e é internado em Porto Alegre
Foto: Divulgação

O ex-jogador e empresário Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, sofreu um infarto na madrugada de sexta-feira para sábado e foi internado em Porto Alegre. Ele está hospitalizado no Instituto de Cardiologia, conforme informou sua irmã Deise Moreira, em entrevista à Rádio Gaúcha."Foi um susto, mas agora ele está bem. Agora, é repouso e observação. Ele está muito bem, mas este é o procedimento padrão em casos assim. O importante é que tudo foi feito rapidamente e ele está bem", declarou ela. O hospital não divulgou informações oficiais sobre o ocorrido e, por isso, ainda não há qualquer previsão de alta. Também não ficou claro se Assis precisou ser submetido a algum procedimento cirúrgico, mas Deise fez questão de tranquilizar sobre o estado de saúde do empresário.Roberto de Assis Moreira, conhecido apenas como Assis, tem 46 anos e é empresário de seu irmão, Ronaldinho Gaúcho. Formado nas divisões de base do Grêmio no fim dos anos 1980, ele conquistou três Campeonatos Gaúchos e uma Copa do Brasil pelo clube antes de rodar pela Europa. Ainda retornou ao País e atuou por Vasco, Fluminense e Corinthians antes de se aposentar e dedicar-se a cuidar da carreira do irmão.

 

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 10:30

Giglio lamenta saída do Vitória, mas afirma: 'Admiro o clube e continuarei na torcida'

por Glauber Guerra

Giglio lamenta saída do Vitória, mas afirma: 'Admiro o clube e continuarei na torcida'
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias

Agora, ex-gestor de futebol do Vitória, Cleber Giglio fez um balanço positivo da sua passagem pela Toca do Leão. Porém, ele lamentou em não poder dar continuidade ao projeto. Ele desembarcou no Barradão no fim de julho, juntamente com o técnico Vagner Mancini. “Quando cheguei junto com Mancini era uma terra arrasada. O sentimento de todos era que seria muito difícil conseguir a permanência na Série A. E com muito trabalho e dedicação fomos apagando os focos de incêndio e reorganizando o clube. Evidentemente que Mancini teve o pape principal de reconstrução, mas fora de campo o trabalho feito foi exaustivo. E graças a Deus conseguimos nos manter na Série A. Logicamente estou contente, mas um pouco decepcionado em não conseguir executar o projeto do início ao fim. Essa era a intenção. Permanecer na Série A e iniciar um trabalho em 2018. Entendo as questões políticas e saio com o sentimento de que poderia fazer mais. Só a manutenção é muito pouco pelo profissional que sou. Respeito a decisão da nova diretoria. Admiro o clube e continuarei na torcida”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias. Giglio ainda revelou que já recebeu algumas sondagens de outras agremiações. “Existem sondagens de clubes que estão sem executivo de futebol. Mas ainda não acertei nada”, finalizou. Quem assumiu o lugar de Cleber Giglio foi Erasmo Damiani (relembre aqui), após a eleição de Ricardo David para a presidência da agremiação.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 09:30

Adauto fala em até 5 reforços para o Corinthians e vê Scarpa perto do São Paulo

por Estadão Conteúdo

Adauto fala em até 5 reforços para o Corinthians e vê Scarpa perto do São Paulo
Foto: Felipe Rau/Estadão

Ex-diretor de futebol de Corinthians, Flávio Adauto disse que o clube deve contratar entre quatro ou cinco jogadores para 2018 e que o meia Gustavo Scarpa está bem distante de chegar, pois está de malas prontas para defender o São Paulo.

 

"Acredito que poucos virão, quatro ou cinco jogadores, no máximo, enquanto a maioria contrata 14 ou 15", afirmou Adauto em entrevista à Rádio Bandeirantes. Até o momento, o Corinthians contratou o atacante Júnior Dutra e tem tudo apalavrado com o volante Renê Júnior.

 

Quanto a Gustavo Scarpa, Adauto afirmou que a chegada dele ao Corinthians é muito difícil de ser concretizada e vê o meia do Fluminense perto de um acerto com o São Paulo.



"Corinthians e Scarpa é um negócio distante. Impossível? Não. Mas embrionário. Soubemos que a coisa está adiantada com o São Paulo. Tivemos uma informação de que o Raí estaria no Rio de Janeiro, mas nada oficial. Se houver algo com o Corinthians, vai começar da estaca zero. Não é impossível, mas é pouco viável, pois outros estão mais adiantados", contou.

 

Gustavo Scarpa parecia próximo de um acerto com o Palmeiras, mas a negociação esfriou após o atacante Róger Guedes se recusar a defender o clube carioca, como parte da negociação.

 

Adauto deixou a diretoria do Corinthians após ter seu nome confirmado como candidato a vice-presidente da chapa que conta com o oposicionista Paulo Garcia como candidato à presidência do clube. Além dele, o diretor jurídico do clube, Emerson Piovesan, também deixou o cargo. A eleição será realizada no dia 3 de fevereiro.
 

 

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 08:20

Vice-presidente do Cruzeiro confirma interesse em David

por Glauber Guerra

 Vice-presidente do Cruzeiro confirma interesse em David
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Cruzeiro entrou na briga pelo atacante David, do Vitória. O atleta, que também está na mira do Palmeiras (relembre aqui), tem negociação em andamento com o clube mineiro. De acordo com Itair Machado, vice-presidente de futebol da agremiação, a verba necessária para bater o martelo já foi viabilizada. “O Cruzeiro está no páreo. É um jogador que pode pintar no Cruzeiro. A dificuldade seria o recurso, mas o recurso a gente já conseguiu com investidores, que estava difícil. A gente até conseguiu para pagar à vista. Acredito que pode dar muito certo, sim”, disse o dirigente, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte (MG). David, de 22 anos, tem vínculo com o Leão até 30 de junho de 2019. Na temporada 2017, ele atuou em 63 jogos e marcou 11 gols.

Sábado, 16 de Dezembro de 2017 - 00:00

‘É possível viver do sonho’, diz surfista baiana que fez do esporte um trabalho

por Rebeca Menezes / Leandro Aragão

‘É possível viver do sonho’, diz surfista baiana que fez do esporte um trabalho
Foto: Tiago Dias / Bahia Notícias

"Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida". Esta frase é atribuída a Confúcio, pensador e filósofo chinês do período antes de Cristo. O mantra do oriental poderia muito bem aparecer num imaginário perfil de Ingrid Topolanski, surfista e bacharel em Administração, na extinta rede social Orkut, precursora do Facebook. Aos 22 anos, a baiana de Santa Cruz Cabrália diz orgulhosa e com brilho no olhar que conseguiu transformar o que era um sonho em realidade. "Eu consigo trabalhar e me sustentar vivendo meu sonho, vivendo meu esporte", declarou ela quando visitou a redação do Bahia Notícias e bateu um papo descontraído com a reportagem, enquanto tomava um cafezinho. "Na verdade, essa paixão se tornou trabalho. Aos 17 anos, quando fui morar em Ilhéus, para cursar Administração, eu comecei a surfar com mais frequência, disputar competições e viajar para surfar. A partir disso, comecei a ver que poderia ser uma profissão para mim", contou. Ingrid é uma das surfistas da Mahalo, uma grife de roupas e acessórios da modalidade. Ela conta que tudo começou em quando chegou à nova cidade. "Ilhéus é um lugar que respira surfe, né? Tem Itacaré ali pertinho, além da própria cidade. Então, foram quatro anos da minha vida em que consegui conciliar a minha formação e o meu esporte. Aí, naturalmente, as coisas foram acontecendo e com dois anos em Ilhéus veio a questão do patrocínio". E as coisas realmente foram acontecendo de forma natural para a baiana. Segundo Ingrid, ela passou a levar o surfe a sério. Além de treinar no mar, cuidar da parte física e da alimentação, ela passou a produzir conteúdos e participar de competições. Isso foi dando visibilidade à garota. A Mahalo enxergou, entrou em contato e a parceria foi firmada. "Foi aí que eu vi que é possível viver do sonho".

 

Foto: Reprodução / Facebook

 

Mas como surfista nenhum gosta de mar calmo, ela vê dificuldades da modalidade no cenário baiano. Para Ingrid, faltam ainda mais competições locais com melhores premiações e uma melhor organização do calendário. "Mas há pessoas que vêm batalhando para a construção de um cenário melhor. Eu acredito que tende a melhorar nos próximos anos. A gente tem que ter essa esperança, não é?", analisou. A jovem falou ainda sobre surfe feminino, que no Circuito Mundial tem destaques brasileiros como a cearense Silvana Lima, que já foi vice-campeã mundial duas vezes, e a havaiana-gaúcha Tatiana Weston-Webb. Para ela, o pequeno número de mulheres despontando no esporte está relacionada à falta de estrutura na base. "A base do surfe amador, como um todo, ainda é carente e requer uma estrutura melhor. No feminino, essa carga é ainda mais pesada". No entanto, ela dá a receita para contornar as dificuldades inerentes ao início da carreira. "Primeiro tem que ter muito amor pelo que você faz, você tem que estar feliz no seu esporte e batalhar muito. É questão de dedicação. É você acreditar, planejar a sua rotina, treinar bastante para conseguir alcançar esse sonho. Organizar todo o contexto de alimentação, de treinamentos físicos e o psicológico para estar sempre bem, atrás do que você quer".

Foto: Reprodução / Facebook

 

Sobre o futuro, ela afirmou que vai continuar treinando, aprimorando sua técnica e realizar mais sonhos, como visitar mais lugares. "Eu pretendo começar a viajar mais, fazer viagens no estilo da que eu fiz agora, mas para outros lugares. Ganhar experiência em ondas cada vez mais de peso, ondas tubulares, enfim, aprimorar minha performance mesmo. Então, eu quero trabalhar bastante e viajar bastante também", revelou ela, que retornou da Indonésia após passar dois meses no país. E para finalizar, como toda surfista, Ingrid recomendou o surfe mesmo para quem não quer ter o esporte como profissão. "Sem dúvidas é um esporte que muda a maneira de ver a vida. O contato com o mar vai muito além da performance do esporte em si, mas a forma como ele toca você, toca sua alma... Acho que é a parte mais bonita do surfe. Eu não seria a mesma pessoa que sou hoje se não tivesse conhecido esse esporte. É um estilo de vida, então eu indico o surfe para todas as pessoas".

Foto:  Peu Fernandes

Flamengo avalia contratação de Carpegiani para função de coordenador
Foto: Ulisses Gama / Bahia Notícias

Não são apenas os jogadores do Bahia que estão despertando o interesse dos clubes do sudeste do Brasil. De acordo com o site GloboEsporte.com, nesta sexta-feira (15), o Flamengo está avaliando a contratação de Paulo Cezar Carpegiani. Porém, Carpé não iria para o Urubu como técnico e sim para ser coordenador de futebol.

 

Carpegiani trabalharia no departamento de futebol ao lado do diretor do Fla, Rodrigo Caetano. Os dois são amigos e o segundo começou na função no RS Futebol, de Carpé. Para completar, o gerente de futebol é Mozer. Além disso, pesa também a identificação de Capergiani com o rubro-negro carioca. Ele foi campeão brasileiro em 1980 como jogador e, no ano seguinte, foi o treinador do time na conquista mais importante, o Mundial de Clubes.

 

Paulo Cezar Carpegiani, de 68 anos, estreou como treinador do Bahia em outubro deste ano. Sob o seu comando, o time terminou o Campeonato Brasileiro na 12ª colocação com 50 pontos. O contrato dele com o Esquadrão de Aço termina no dia 31 de dezembro, ficando livre para assinar com qualquer clube. Em entrevista ao Correio, Carpegiani disse que não foi procurado pela nova diretoria do Bahia e que existem outros projetos, mas não tomou nenhuma decisão até o momento. "Tenho uma série de outras coisas, mas não defini nada, até porque tenho contrato com o Bahia até dia 31. Não tenho nenhuma decisão e não quero entrar em detalhes", afirmou.

Histórico de Conteúdo