Terça, 17 de Abril de 2018 - 13:10

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
A senadora Lídice é hoje a grande dor de cabeça do Correria para montar a chapa que irá disputar a eleição de outubro. Sem voto, e “dona” de um partido “Tamanho M”, ela trava uma guerra contra o Coronel da Assembleia pela vaga. Este tem a força do partido e de Dotô Otto, que não é pouca coisa. Inclusive, não sei por que eu, cá de minha Itaparica, ainda me surpreendo com político. No PSB, todo mundo fica defendendo Lídice pro Senado. Mas isso não tem nada a ver com lealdade a ela. Tá todo mundo pensando no próprio mandato. Foi só falar em candidatura avulsa dela que logo já espernearam. Ninguém apoia, com medo de não se reeleger. Voando em céu de brigadeiro, o Correria não tá comendo os elogios dos “traíras”, que agora juram amor eterno. Tinhoso como ninguém, o moço sabe fazer cara de paisagem, e dá uma risadinha de que não está acreditando no lero lero. Quem ficou sem pai nem mãe foi Mandacaru. Sem espaço, leia-se votos para renovar seu mandato como deputado federal. Desde que seu compadre, e cabo eleitoral de outrora, Marcelo “Cunha”, resolveu se candidatar a federal, procurava uma saída honrosa para a aposentadoria da vida pública. Excetuando-se o deputado Elmar Nascimento, que não escondeu sua indignação quando da desistência do Soberano de não concorrer à disputa do governo, os outros, e que não são poucos, em off não poupam críticas a atitude. A orelha do moço deve coçar o dia todo, e todo dia.Inclusive, a desistência do Soberano fez até a oposição mudar o uso da matemática na AL-BA. Se antes era pra contar dinheiro de campanha, agora é pra saber quantos votos a mais os deputados vão precisar pra reeleição. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 10 de Abril de 2018 - 12:00

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
A foto em Periperi, quando o Soberano anunciou sua desistência em assumir a corrida contra a sucessão do Correria, estava mais para enterro de pessoa muito querida. O vice Gatinho ficou tão tristinho que chorou no palanque. A verdade é que o Soberano não confiava em deixar a caneta em suas mãos. Errado ele não estava. Já Sandrinho Régis está choroso até hoje. Inconformado, anda a choramingar pelos quatros cantos na Assembleia. Vai acabar arranjando um ombro amigo. Se for muito amigo, pode até acabar em casamento. Certo foi o Harry Potter Envelhecido, que não esperou o mau tempo e foi pros braços da torcida do Bahia. Por um triz o ex-secretário de Agricultura, Vitor Bonfim, não vira vice na chapa do Soberano. Levado ao PR por Jonga “Problema”, o menino não calculava a roubada que estava se metendo. E quem segurou o deputado Elmar Nascimento no DEM foi uma ligação de Rodrigo Maia, que durou quase uma hora. Elmar disse “cobras e lagartos” do Soberano. Expressões como “covarde e frouxo” foram as mais leves. Já Cláudio Cajado, caladinho, deu no pé do DEM. Desconfiado que ia ficar na chuva, tratou logo de procurar o ninho do Bonitão. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 03 de Abril de 2018 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
O pessoal da Guarda Municipal está em pânico com a possibilidade de Soberano ser candidato ao governo. Principalmente o GM que deu tiro de taser no Vice Gatinho quando fugiu de blitz na Contorno. Já Bitelo segue firme no seu MDB. Como mandava sozinho em tudo e agora ficou sozinho mesmo, vai impor o regime democrático do “só eu e mais ninguém”. Fez as contas e se elege sem apoio do Soberano. Só vai ter que gastar uns trocados a mais. Aliás, Bitelo tem dito, na imprensa, que está às mil maravilhas com o Soberano, só não vai emprestar o partido e seus milhões. De resto, pode contar com ele. Falando no Soberano, saindo candidato ao governo estadual, seu palanque vai engarrafar de presidenciáveis. “Picolé de Chuchu”, Rodrigo do “Chuchu” e o Mordomo vão querer bater ponto na popularidade do Soberano. Quero ver como ele vai escapar destes malas sem rodinha. Já o Correria tenta salvar o PR e o presidente dos companheiros brigando pela imprensa com Zé da “Boca Mole”. É impressionante a delicadeza desta “companheirada”. Boca fechada não entra mosquito. Ensinamento da vovó. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 27 de Março de 2018 - 12:20

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
Deu xabu na Ladeira da Barra. Sabe qual a semelhança entre Seu Barriga e Paulo Souto? Dormir eleito e acordar na rabeta. Depois de perder com mais de 70% o plebiscito para a construção do estacionamento do Yacht, o marinheiro Seu Barriga perdeu por mais de 95% na renovação de um terço do conselho. 13 a 1 foi o placar de ontem à noite. Vou esperar sua entrevista com meu amigo MK para poder entender o que aconteceu. Agora falam em colocar o filho de Nilo “Boi” como vice na chapa oposicionista na disputa de outubro. Não é melhor deixar de lenga lenga e pedir logo emprestado o avião de Nilo? No frigir dos ovos, é só isto que interessa a turma. Agora entendi o porquê da homenagem da Câmara e da insistência de um propagandista em dar visibilidade. A turma não cansa de pressionar meu amigo Bitelo para ele abandonar o MDB. Fazem de tudo: pressão nos caciques em Brasília, pressão pela saída dos deputados estaduais, cara feia, isolamento total, reza e mandingas das mais diversas. Bitelo resiste!!! Aliás, Bitelo lançou o candidato sniper. Esse candidato de Coronel Varjão tem um único propósito: atirar na Segurança Pública. Alvo principal: Maurição. Ou então a oposição quer um coronel pra chamar de seu depois da recusa de Dotô Otto e Angelo. Já o namoro de João Henrique com Da Luz não durou nem um carnaval. Anunciado como candidato a governador, o “instável” JH agora quer ser candidato a estadual, sem Da Luz a tiracolo. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 20 de Março de 2018 - 12:00

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
Essa semana, Bonitão lascou uns beijos no Correria no palanque em Santo Estevão. Pareceram sinceros, mas estamos na quaresma e pertinho da queima de Judas. Aposto no programa “Traição Zero”, do Bonitão e do Bonitinho. Aliás, depois dessa viagem, Correria juntou sua turma e avisou que agora sim vai começar a correria. Os parlamentares saíram animados, pois querem transformar em votos. Os secretários e auxiliares, muitos em ritmo de “Wagareza”, fizeram cara feia. O charminho do Soberano, se sai ou não sai candidato, tem deixado muito menudo estressado. Alguns chegam a ficar a um milímetro de soltar a franga. A turma do PR, capitaneada por Zé “Bola Murcha”, já informou que mesmo que o Soberano venha a sair candidato vai aguardar para declarar apoio. A turma vai esperar a direção dos ventos para ver o rumo a tomar. Depois dizem que não são da turma da boquinha. Enquanto isto não ocorre, a campanha não contará com o apoio de Ronaldo “Dos Ônibu$$”. Com votos e, principalmente, grana. Enquanto isso, vem aí a nova dupla dinâmica da cidade: Da Luz e João Henrique. Vai ser de arrasar ... a paciência das pessoas. Escuridão total. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 13 de Março de 2018 - 13:00

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
Tem uns dias que não se falava em outra coisa nos bastidores da política: Ronaldo dos "Ônibus" Carletto ia para o PR e levaria uma "ruma" de deputados. Não foi dessa vez. Parece que vai apenas um fiel escudeiro e olhe lá. A turma do Correria precisa abrir o olho, já que o passe dele diminuiu. O grupo do Soberano está oferecendo até concessão pra ver se atrai ele. Enquanto isso, na turma do PMDB, Bitelo está tentando se manter vivo e aí visitou a posse do Soberano no DEM. Imagino o mini-enfarto e quanto o cabelo com gel ficou desarrumado quando viu o fantasma Vieira Lima na espreita. Também ficaria. A sorte que aqui na ilha não tem dessas. Fico só de camarote assistindo o Cavalo do Cão crescendo dentro do governo. Tanto quanto os peitinhos do povo da prefeitura.

Leia mais

Terça, 06 de Março de 2018 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
As apostas estão correndo soltas na Assembleia. A principal dúvida é quantos deputados sobrarão no finado PMDB. Não adiantou mudar de nome. A imagem das malas é muito comprometedora e, pelo que parece, o din din passou longe deles, que chateados, vão dar no pé. O Soberano não quer de jeito nenhum carregar “as malas” de Jacaré e seu MDB. Só fecha com o partido se Bitelo sair da legenda. Isolado completamente pelos amigos e ex-aliados, Bitelo vê as tratativas para remanejarem ele para um nanico, abrindo assim espaço para o Gatinho tomar conta de vez do espólio. Na Assembleia a aposta é que só vai restar Pedrinho Tavares para apagar as luzes. Triste fim. Falando na Assembleia, por lá uma turma investiga a obra da Barra, a outra, a construção da Fonte Nova. Os nobres parlamentares quando deixarem seus mandatos poderão pleitear vaga na PF ou no MP. Precisou o pessoal da igreja entrar em campo para Samuel “do Povo de Deus” assinar a CPI da Fonte Nova. Tenho quase certeza que ele é um infiltrado do governo na oposição. Caso o Soberano não se candidate ao governo, vai aí a sugestão: nomeia Tia Arilma ou Patrícia Fofolete para uma secretaria. Vai gostar de parquinho assim nos infernos. Todo dia inaugura mais um. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 27 de Fevereiro de 2018 - 12:50

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
O dia ontem foi difícil pra Galego. Tá pensando que só Lula tem a honra de receber a PF em casa às seis da manhã? Apesar da aparente despreocupação de Galego, é claro que essa operação acendeu o sinal vermelho no PT. Quem conhece os meandros desse caso da Fonte Nova sabe que o que aconteceu ontem é apenas um prelúdio da delação da OAS... Ainda falando sobre o caso de Galego, já está ficando previsível esse discurso do PT de perseguição. Não precisa nem chamar jornalista pra fazer coletiva. Deixa que a gente mesmo já escreve um texto padrão na redação e salva pra usar em outras ocasiões. É só mudar os nomes dos envolvidos. Outra coisa, equipe da PF: tirar os relógios de Wagner é o mesmo que tirar a bola de Neymar, o microfone de Ivete, as referências à Liberdade do Correria ou o gel do Soberano. Soube que os súditos do Soberano estão irritados com esse chove não molha dele sobre a candidatura ao governo. Tem gente até que já jogando a toalha... Enquanto isso, o Soberano, que não é besta, não diz que sim, mas também não diz que não, cultivando uma esperança no coraçãozinho da plebe política. Ele sabe que, se disser agora que não sai, pode causar debandada. Saiba mais!

Leia mais

Terça, 20 de Fevereiro de 2018 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
Passei longe do Carnaval. Me refugiei com o Cumprido em sua residência de verão. Aí foi um bom Miolo, Sidra, Dreher e charutos puros de Cachoeira, lembrando dos velhos tempos no Bloco do Jacu com Samuca, Jorge Calmon, Joca, Jolivaldo, João Ubaldo, Waltinho Queiroz. Foi muita resenha do tempo do ronca. Era o nosso bonde da pesada. Mesmo assim, acompanhei algumas coisas da folia. Desde a empolgação de "Mauricinho" Vilas Boas até Pelé sendo barrado em área VIP de camarote. Deu até pena, gente. E quando mais se aproxima do dia 7 de abril, mais a gente vai ouvir fulano está com A ou B.

Leia mais

Terça, 06 de Fevereiro de 2018 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
Cá com meus botões, fiquei pensando como Dotô Otto reagiu à fala de Fatinha Língua Solta. Lídice era praticamente “Inês é morta” fora da chapa do Correria, aí Fatinha recolocou ela na disputa e ainda deixou o Coronel da Assembleia preocupado. Como se não bastasse, o Coronel reclamou que jogaram uma praga, aí ele pegou uma virose. Falando em Assembleia, por lá Rui não é tão Correria. Liberou agora em janeiro a emenda de Rogério Andrade, que era deputado até 2016 e agora é prefeito dos “papa-jacas”. Estou cá pela ilha, aproveitando o verão enquanto a ponte não vem e fico olhando o Soberano analisando a trupe dos menudos. O Pernambucano está correndo por fora e já pensa em 2020 e Bitelo, que era fraterno até bem pouco tempo, ninguém nem quer ouvir falar. Como se não bastasse, ele ainda quer meter o bedelho com o “homi” da SSP. O Correria não gostou e mandou recado.

Leia mais

Histórico de Conteúdo