Terça, 30 de Julho de 2019 - 12:50

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder
*Nem tudo são rosas na Sedur. Alguns empresários estão percebendo que há espinhos. Alguém abaixo de Guanabara anda a operar em alta e já há quem queira denunciar.
 
 
Enquanto isso, em Itabuna...
 
-Bom dia. Eu gostaria de saber se tem reserva para Alô Alô Fausto.
-Para Alô Alô não tem, senhor.
-E Fausto DuChiclete?
-DuChiclete também não tem, não, senhor.
-Como não? Veja Fausto DiAstride?
-DiAstride também não aparece aqui, senhor.
-A senhora está de brincadeira! Veja Fausto Irmão de Cássio DuEva...
-DuEva também não tem, senhor.
-Minha senhora, eu sou Secretário de Estado.
-E eu sou ministra.
-Passar bem!
 
*Anotem aí: Harry Potter Envelhecido é candidato a prefeito. A costura está sendo feita pelo propagandista e eterno articulista de Potter, Sinônimo Palmeira.
 
*Soube que surgiu pelo TJ-BA uma versão tupiniquim de Benjamin Button:
 
*Falando em TJ, a sessão que definiu a desativação das comarcas foi tão confusa que teve até desembargador pedindo VAR.
 
*Ainda na viagem pra Itabuna, Cibele teve que parar pra explicar pra assessoria do governo que Jânio Guaiamum faz parte da base de Correria. Isso que dá ficar fazendo votação do governo cair na AL-BA.
 
*Aos 80 anos e ainda sem saber se vai aposentar ou disputar o 6° mandato à prefeitura de Itabuna, Fernando Gomes agradeceu aos deputados federais presentes na inauguração do Teatro Municial Candinha Doria. Sobraram "obrigados" para os federais "Paulo Cajado" e "Alice da Mata".
 
*Ele também se irritou com a demora da coletiva com o Correria durante visita guiada no teatro. Após 20 minutos com a imprensa, Gomes decidiu que era hora de acabar com a coletiva e começou a interromper as perguntas. Sem sucesso, puxou Correria pelo braço. Se não for mais prefeito, já pode emplacar uma vaga na assessoria.
 
*Roda Presa se atrasou já no voo de ida, para o desespero de Cibele. Já tinha chegado todo mundo e só estavam esperando o secretário. Roda Presa chegou na maior paciência do mundo, falando no celular. Cibele saiu gritando e agarrando o secretário pelo ouvido: “Vamos, Josias, que o celular é móvel. Ele anda”. 
 
*Por falar em Roda Presa, o mesmo deve ter ficado embaixo da coberta, junto com o ex-secretário de Indústria e Comércio que operava para o PT, quando a Polícia Federal deflagrou a operação "E o Vento Levou", pois chegou bem perto dos dois.
 
*O clima entre o Correria e o Soberano fechou de vez. Para o Capitão, que estava ávido pelo fígado do Correria, o Soberano não perdeu tempo e, ainda na pista do aeroporto de Conquista, rotulou o Correria como “raivoso e recalcado”. O “inverno” promete ser longo e tenebroso, com previsão de fortes raios e trovões.

*Como não é confiável para o mundo político, não passou despercebido para o time de Ondina o fato do Capitão convidar dois anãos a subirem no palco do evento, e se postarem bem próximos ao Soberano. Pareceu provocação.

*O “ex-futuro” secretário de Agricultura, Elmar Nascimento, que atribui ao Correria sua não efetivação no cargo na gestão do Galego à época, desceu a madeira no governador. Pegou pesado e foi deselegante ao se referir como “velha prostituta pregando castidade”. Este não mede as palavras.

*Jonga Problema quer jogar em todos os times e tem um enorme coração. Na esfera federal é o Capitão desde sempre; no estado, faz juras de eterno amor ao Correria; e em Salvador, é “soberanista” desde pequenininho. É o típico camaleão de conveniência. 

*Arthur Belezura já avisou que sozinho o Correria não inaugura mais obra que tenha recursos do governo federal. Vai ficar no pé da turma. Este não topa o Correria de jeito nenhum, e a recíproca também é verdadeira.

*Aliás, falando no Belezura, adorei o modelito utilizado para receber o Capitão em Vitória da Conquista. De figurino fashion, destoou dos engravatados de Brasília. Faz jus ao apelido.

*#sabetudo recebeu a orientação que só estará na chapa majoritária em 2020 se vier acompanhado por um partido da base aliada do Correria. Este será seu dote na disputa. Saiu em busca do objetivo e anda a ciscar mais que galinha no poleiro. Almoça com um, janta com outro, e vai prometendo amor eterno a todos.

*Depois do PCdoB, PDT e da sua estreita relação com o Bonitinho do PP, agora foi à vez da "Feia" do PSB. A imprensa ainda noticiou que Bebeto e Fabíola apoiariam sua entrada no partido, mesmo sabendo que quem manda por aquelas bandas é o casal dos “feiosos”.

*Na reunião dos governadores do Nordeste, todos se esquivaram quando perguntados sobre CORRERIA 2022 para Presidente. A turma do marketing só queria “uma deixa” dos governadores para inflar a campanha do Correria. Não foi ainda desta vez.

*O Centro de Convenções que o governo estadual promete ficar pronto “daqui uns três ou quatro anos” no prédio do Instituto do Cacau está cheirando a série de novela mexicana. É esperar e conferir.

*Enquanto isto, a companheirada lança semanalmente candidatos à presidência do partido estadual e municipal. São tantas correntes, e egos aflorados, que daqui até as eleições vai sair candidato pela janela. Agora apareceram Gilmar Santiago e Marta Rodrigues, prometendo “renovação”. Quem tem boca fala o que quer.
 
*Marcelo "Cunha" é o campeão da gastança entre os deputados federais da Bahia. Acostumado, durante uma década, a esbanjar dinheiro da Assembleia, o moço não perdeu o costume, ainda mais quando se trata do dinheiro da viúva.
 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                         Rui Costa

Soberano                                      ACM Neto

Capitão                                         Jair Bolsonaro

Harry Potter Envelhecido           Guilherme Bellintani

Roda Presa                                   Josias Gomes

Alô Alô Fausto                              Fausto Franco
Sinônimo Palmeira                      Sidônio Palmeira
Jânio Guaiamum                          Jânio Natal
Galego                                          Jaques Wagner
Jonga “Problema”                       João Carlos Bacelar  (PR)
Arthur Belezura                            Arthur Maia
#sabetudo                                     Léo Prates
Bonitinho                                      Cacá Leão
"Feia"                                            Lídice da Mata
Marcelo "Cunha"                          Marcelo Nilo
 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo