Terça, 09 de Julho de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Alguém tem o telefone da folha? Em matéria vetada na mídia baiana esqueceram de citar vários nomes e empresas. Fala comigo mesmo, vou soltar o doce.

 

*Os que mais sentiram a ausência do Correria no cortejo do 2 de Julho foram os professores das universidades estaduais. Tinham preparado uma calorosa recepção em reconhecimento a “generosa” condução quando do processo da greve dos docentes. Nunca uma viagem foi tão providencial.

 

*O Soberano ficou com medo de Rolando Lero lhe passar a perna no desfile do 2 de Julho e sair na frente do cortejo. O moço não esperou nem tocar justamente o Hino do 2 de Julho, e se picou com seus menudos na frente da turma de Rolando.

 

*Já o Plano B do Soberano, #sabetudoAlôPrates saiu no desfile em ritmo praticamente solo, acompanhado por seu “forte” grupo de dois assessores e um fotógrafo.

 

*A especialidade mesmo de #sabetudo tem sido almoçar e postar nas redes com seus novos aliados vermelhos. No frigir dos ovos, o que ele vai conseguir mesmo é aumentar o tamanho do culote e a barriga.

 

*A Negona já mandou avisar que não abre para nenhum outro comuna na disputa pela prefeitura de Salvador. E #sabetudo fica a postar improdutivos almoços.

 

*O “Ajudante de Ordens da Educação”, ansioso por 2022, externou na imprensa sua intenção de ficar com a cadeira do Correria. Com quase quatro anos de antecedência, mostra que não tem nenhum senso político, e ainda criou mal estar com os aliados. O Bonitão e o Cavalo do Cão estão de olho bem aberto. Apressado come cru.

 

*Quem inicialmente estava preocupado com o Ajudante, e agora ri à toa, é Mauricinho da Saúde. Com esta escorregada do Ajudante que mostrou que não tem pegada para a política, Mauricinho acha que vem forte em 2022.

 

*Segundo fontes “ocultas” do Thomé de Souza, o Soberano adoraria concorrer em 2022 contra Mauricinho ou o Ajudante. Se quiserem somar os votos dos dois o Soberano diz que também topa.

 

*Se tivessem me perguntado por onde andava o “influencer digital” Iuri Sheik teria dado a dica. Mas ninguém me procurou ....

 

*A Segunda Turma do STF não vê a hora de enquadrar Aroldo Cedraz e seu filho Tiago, que foram denunciados pela UTC por receber propina em obras da Usina Angra 3. Neste ritmo, quando o STF acordar, a dinheirama que não foi pouca, já vai ter sido gasta nas festanças do menino.

 

*E o fantasma de Dalva Sele anda a atormentar alguns companheiros. O Boneco Piligrino já saiu atirando. Walmir e Florence dizem que é bobagem, e o Galego, o mais sabido de todos, está na moita.

 

*As placas padrão Mercosul terão até o início de 2020 para serem implantadas pelos Detran’s de todo pais. Na Bahia, que tinha interesses escusos, segundo investigações de dona Rita Flash do MP, a pressão era grande para a implantação até o final de 2019. A coisa lá no Detran-BA mais parecia Casa da Mãe Joana.

 

*O Centro de Convenções que o Correria prometeu parece uma novela mexicana sem fim. Anunciado agora para o Instituto do Cacau, no Comércio, descobriu-se que o imóvel é tombado e não permite grandes modificações. Faltam ainda muitos capítulos desta interminável e insuportável novela. É capaz de a ponte aqui para Itaparica ficar pronta primeiro.

 

*Pelo andar da carruagem o Correria vai mesmo é acabar aceitando convite do Soberano e ir visitar o Centro de Convenções Tamanho M. É melhor que nada.

 

*O prefeito de Conquista, Herzem Gusmão, foi atrás de recursos junto ao ministro do Desenvolvimento Regional do Capitão. Como o MDB, partido do prefeito, só goza de prestigio na Papuda e em Curitiba, Gusmão foi assessorado por Paulo Magalhães. Por que não pediu ajuda a algum deputado ligado ao Soberano? 

 

*E as “forças ocultas” estão cada vez mais presentes e não saem da Câmara dos Vereadores de Salvador. Lá qualquer coisa a responsabilidade é das “forças ocultas”.

 

*E elas quiseram dar uma rasteira em Rolando Lero. Na calada do recesso das festas juninas, vereadores se reuniram e deliberaram projetos de interesse do Soberano. Rolando ficou uma arara.

 

*Faltaram nove deputados da bancada federal no encontro de ontem com o Correria. Os faltantes vão arranjar as desculpas mais esfarrapadas do mundo, e o Correria vai anotar no caderninho de bolso. O moço é treteiro.

 

*A família Pimentel terá que se explicar quem são os proprietários das armas, e respectivos portes, que estão sendo usadas nas redes sociais em que aparecem se exibindo. Outro aspecto que está sendo averiguado é a legalidade de estarem sendo usadas em áreas não permitidas. Mesmo em período junino, onde as quadrilhas prevalecem, chamou a atenção ostentação do armamento pesado utilizado.

 

*A pró-feirense disse que se tratava de ensaio fotográfico. Realmente era de meter inveja a nossa valorosa Policia Militar.

 

*O deputado Pássaro vai acabar engordando. É o campeão das despesas com alimentação entre os deputados federais da Bahia. Apesar de comer muito não engorda de ruim.

 

*Para o vereador Cezar Café Frio “o prefeito não tem pulso com seu secretário”. Alguém tem que dizer ao vereador que o partido do secretário tem tempo de TV. É o toma lá dá cá.

 

*Falando em café, parece que no Tribunal Regional do Trabalho o tal do apertar os cintos chegou com força. Não tem mais cafézinho por lá. Na Justiça Federal até tem, mas é só preto com açúcar - leite só se levarem. Já no Tribunal de Justiça da Bahia, ninguém pode reclamar. Todo mundo tem direito a média, sobrando leite. Viva à Justiça!

 

*O prisioneiro Léo Pinheiro, sogro do presidente da CEF do Capitão, anda a assombrar a companheirada. A sede da Petrobras construída no Itaigara parece uma torre de escândalos mal explicados. A companheirada está com a luz ligada no alerta total.

 

*Ah, antes que eu esqueça. Parece que o implante de Simpatia tá vencido.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                                Rui Costa

Soberano                                              ACM Neto

#sabetudoAlôPrates                           Léo Prates

Rolando Lero                                      Geraldo Júnior    

Cavalo do Cão                                     Otto Alencar

Bonitão                                                 João Leão  

Simpatia                                                Walter Pinheiro

Negona                                                   Olívia Santana

Mauricinho da Saúde                            Fábio Vilas-Boas

Ajudante de Ordens da Educação      Jerônimo Rodrigues

Boneco Piligrino                                   Nelson Pelegrino

Rita Flash do MP                                   Rita Tourinho

Cezar do Café Frio                                Cezar Leite

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo