Terça, 07 de Maio de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*O Correria embarcou para os States tenso. A se confirmar a desenvoltura adotada pelo Bonitão quando da última viagem do Correria, visto que o mesmo utilizou a interinidade para definir a eleição para a presidência da Assembleia, o bicho vai pegar para o Correria. Caso ele demore muito na viagem o Bonitão define os candidatos para as eleições de 2020 e 2022.

 

*Quem deve estar tenso também é o nosso secretário de Turismo, Alô Alô Fausto. Depois que assumiu a pasta não abre mão de guarda-costas. Semana passada, no camarote extra prime VIP no show de Jorge & Mateus, Pantera, seu protetor, não desgrudou do chefe. 

 

*Por falar em turismo, a quantas andas a PPP com a Reag, do grupo WTC para o novo centro de convenções no Parque de Exposições? Quando falei que era conversa pura, ninguém acreditou. A não ser que estejam esperando a ponte do Bonitão.

 

*Passados mais de quatro meses do novo mandato o governo estadual continua com indefinição de gestores, em empresas importantes, e praticamente todo segundo e terceiro escalão. Fica a dica para os futuros decretos do Bonitão nestes momentos de interinidade.

 

*Vamos medir a intenção do Correria em explodir a aliança dos partidos que o apoiam na medida em que ele insistir no nome do seu ajudante de ordens da educação como candidato ao governo em 2022. Será que passa na cabeça de alguém, em sã consciência, que o Cavalo do Cão ou o Bonitão irão abraçar esta ideia?

 

*A Ministra Damares não teve a mesma paciência do Soberano. Todos sabem que Tia Eron gosta mesmo é do oba oba, mas pegar duro no trabalho não é o seu forte. Depois de deixar a secretaria no governo do Soberano ao léu, acabou de receber um pontapé no traseiro no governo do Capitão.

 

*O Soberano ficou apreensivo com a notícia do bota fora da Tia. Já avisou que não tem como readmitir a moça no seu governo. O melhor que ela faz é encaminhar logo o currículo para o SIMM. É quase certo que receba um NÃO.

 

*Pierre Bourdieu disse na imprensa que “salário de R$ 35 mil para deputado federal é pouco”. Alguém avisa a ele que pode pedir a conta e dar no pé. Ninguém vai sentir falta.

 

*O Correria acaba de assinar um decreto criando cargos com o enfoque na fiscalização e controladoria do Detran. Como diz o ditado popular: “brasileiro só fecha a porta depois de roubado”.

 

*Caroço anda indócil com a cúpula tucana. Querendo sair candidato a prefeito para se promover, esbarra suas pretensões na presidente municipal do partido. Cão de guarda de João Gualberto de Garcia d’Ávila Peter, a moça nem dá ouvidos as lamúrias do deputado. Quem pode pode, quem não pode obedece.

 

*E o secretário da Sedur estadual, Sérgio “Barradas Carneiro” Brito, que tenta esconder seu irmão, o ex-prefeito de Itororó, Marco Lacerda Brito. Ele teve as contas rejeitadas pelo TCM e tem que devolver dinheiro aos cofres públicos, mas está bem escondido em cargo de chefia na Secretaria de Agricultura. Pode procurar que tem nepotismo cruzado por aí.

 

*Quando o Protetor de Animais não tem como aparecer ele cria um factoide. Midiático, e de pouca atuação parlamentar na proteção dos animais, o moço precisa aparecer de qualquer jeito. O rapaz gosta de aparecer como ninguém.

 

*Até os “companheiros” não estão dando refresco ao Correria. Semana passada o deputado Marcelino “Galinha”, ou será Galo, montou um encontro na Assembleia para protestar contra a intenção do Correria de privatizar a Embasa. Quer colocar mesmo o Correria em saia justa.

 

*Não bastassem seus parlamentares pseudo aliados, ainda vem a CUT repudiar a decisão do Correria de cortar os salários dos professores universitários. Pelo caminhar da carruagem no final não vai sobrar ninguém ao lado do Correria.

 

*E o bicho vai pegar na Câmara dos Vereadores. A votação do projeto do Estatuto da Igualdade Racial está colocando em lados opostos os evangélicos e os ateus. A surpresa na disputa foi o voto de Zoo contra o Estatuto, prejudicando os que acreditavam que ele iria ser a favor do combate ao racismo. Quem apostou no cavalo, deu zebra na cabeça.

 

*O Soberano encaminhou projeto à Câmara com o objetivo de aprovar a contratação de imóveis com aluguel por 30 anos. O projeto com nome americanizado vem sendo conhecido por “Projeto Miami”. Fico a imaginar que tem algum morador daquelas bandas com reais intere$$es no negócio milionário.

 

*Não entendi nada. Rolando Lero disse que o Soberano lhe convidou para entrar no DEM. O Soberano não se fez de rogado: desmentiu categoricamente a informação. Na tréplica, Rolando disse que o Soberano pode ter mudado de ideia, mas que o convidou. É mais uma amostra que eles, há muito tempo, não falam a mesma língua.  

 

*No evento do lançamento da “Maratona Salvador” o Soberano posou de número 1 como inscrição para a disputa. O Gatinho, seu plano A para concorrer à prefeitura, ficou com o número 2. Coincidência ou não, o Soberano reservou para #sabetudoAlôPrates o número 04, e para Rolando reservou o número 114. Estes dois últimos sem direito a enquadramento na foto oficial do evento.

 

*Alguém acredita que a movimentação de #sabetudoAlôPrates na busca de se viabilizar a prefeito em 2020, não tem a concordância e o incentivo do Soberano? Como ele mesmo diz: se o Gatinho não emplacar ele está no jogo. # torce para ser o titular.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                           Rui Costa

Bonitão                                            João Leão  

Alô Alô Fausto                                Fausto Franco

Cavalo do Cão                                Otto Alencar

Pierre Bourdieu                              João Carlos Bacelar (Podemos)

Caroço                                             Paulo Câmara

Protetor dos Animais                     Marcell Moraes

Zoo                                                   Alfredo Mangueira

Soberano                                         ACM Neto

Rolando Lero                                  Geraldo Júnior    

#sabetudoAlôPrates                       Léo Prates

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo