Terça, 30 de Abril de 2019 - 13:10

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Vou contar uma história para vocês, pra que sirva de exemplo de que tudo acontece quando tem que acontecer. Algum tempo atrás, Silvinho, O Terrível, era secretário e Guanabara da Bahia seu sub. Em um feriado, o sub ofereceu a Terrível a sua casa de praia, que de pronto foi aceita. Logo após a chegada do secretário, começou um churrasco. Quem aparece? Uma cascavel, bem ao lado do Terrível. Por sorte, apareceu um guardador de carro e a matou antes que o fato fosse consumado e o sub assumisse. A prova de que tudo tem seu tempo é que Silvinho hoje cuida da sua vida profissional na sua banca de advocacia, enquanto Guanabara virou secretário, naturalmente, e exercendo com maestria.

 

*Tá ficando feio pro secretário de Meio Ambiente de Camaçari, irmão da toda poderosa do Ministério Público da Bahia. Depois do lixão irregular, agora me aparece esse condomínio.

 

*Mandacaru esta semana comunicou e decidiu que não vai mais se candidatar. Morri de rir. Só ele que não sabe que quem decidiu isso foi o povo.

 

*Ri muito também da guerra travada entre os secretários de Turismo do Soberano e do Correria. Em um evento no Peru, a disputa foi quem postava mais fotos no Instagram com autoridades do terceiro escalão em Lima.


*O espírito centralizador e a total falta de diálogo sobre 2020 têm levado os partidos aliados ao Correria a lançarem seus nomes independente da vontade do mesmo. Os “comunas”, os “Bourdieus”, os “companheiros”, cada um vai buscando seu caminho. Ninguém aguenta mais aguardar.


*Os políticos mais experientes estão preocupados com a indecisão do Correria, pois este filme eles já viram nas eleições de 2016. O resultado foi que o Soberano passeou sozinho, e acabou dando um banho na turma do Correria.


*Enquanto o Correria vacila na sua tática para 2020, o Soberano foi curto e grosso. Deixou claro que vai escolher seu candidato, e disparou: “vou ter meu candidato e quem estiver comigo vai ter que apoiar meu candidato (a prefeito)”. Quem quiser acompanhar tem que se alinhar desde já.


*A sabedoria popular conta uma estória quando a coisa está para degringolar, e começa com: “o gato subiu no telhado ...” . A tradição popular também diz que o gato tem sete vidas. No nosso caso o Gatinho já vem perdendo “vida” desde quando o Soberano desistiu de concorrer ao governo. É aguardar a evolução para ver até onde o gato vai. Até agora, tá indo bem.


*Ficou claro para toda imprensa que o Soberano lançou na Convenção do DEM sua pré-candidatura ao governo. É sinal que o Soberano dá como certa a vitória em 2020 e já prepara a caminhada para 2022. Com a concorrência de 2020 batendo cabeça, ele acredita que está na hora de pensar no futuro.


*O plano B do Soberano está focado em ser o plano A. Trabalhando forte, estreitando contatos com os partidos da base, e alguns ligados ao Correria, com trânsito livre entre os vereadores, e alimentando o noticiário com posicionamentos dúbios, #sabetudo vai pavimentando sua caminhada.


*Quem vai observando a arrumação do lado do Soberano é o Pernambucano. Ninguém se engane, o moço está antenadíssimo e vivo na disputa. Mesmo atrás, não lhe falta força de vontade. Como você pode observar abaixo:

 

*O Pernambucano está se esguelando? Mais 100 metros e ele cai? Talvez. Mas continua tentando.

 

*Mas eu fico admirado mesmo é com a capacidade do Gatinho de sempre sair com um olhar contemplativo nas fotos, independente da situação.

 

*Dez em cada dez políticos têm certeza que o PR não irá marchar com o Soberano já nas eleições de 2020. Cada dia mais as relações são estreitadas e só não será concretizada caso o Gatinho fique fora do jogo.


*Em off, Bitelo desce o cacete no Soberano sem pena. É mero engano quem pensa que o MDB está representado no governo pelo secretário Felipe MMA. Este se diz menudo desde criancinha. Para que não paire mais dúvidas, cada dia que passa o moço coloca mais gel na cabeleira.


*Bob Pai se lançou vice na chapa do Gatinho. Até o desconhecido presidente do MDB ironizou a posição. Era melhor colocar uma melancia no pescoço e sair por aí “balançando a pança”.


*Caroço é outro que quer ser prefeito. Com os tucanos se bicando a cada dia, e voando penas para todos os lados, a chance do moço é entre zero e nenhuma.

 

*Augusto “Lero Lero” Castro está de mala arrumadinha para migrar rumo às hostes do PP ou PSD. Caso não dê para ele ser candidato em Itabuna, vai trabalhar pela emancipação de Praia do Forte e lutar para ser o primeiro prefeito. Ele que é muito assíduo no balneário da Linha Verde, sonha com esta opção.

 

*Pessoas próximas ao presidente do Bahia, Harry Potter Envelhecido, têm ficado chateadas com a postura do Soberano de não reconhecer o mérito dele na gestão soteropolitana. Dizem eles que o prefeito tem apagado da memória a participação que Harry teve na administração e não fez nenhuma menção ao papel que o ex-secretário teve na ideia da construção do Centro de Convenções e na criação do projeto Salvador 360.


*25 contra 13? Secretário do Soberano vestiu a camisa com número do PT, enquanto o Vice Gatinho ostentava o 25, do DEM. Resultado? Todo mundo percebeu, e ele respondeu no Instagram. "Vocês não liberam, né. Não bastavam as brincadeiras em campo, ainda ficou o registo".

 

*O vereador Carlos Muniz bateu sem dó na toda Poderosa da Secretaria Estadual de Saúde, Viviane Chicourel, acusando empresas de serem favorecidas nos processos licitatórios do órgão. Ontem foi a vez de Olho Vermelho não aliviar para a Embasa. Ano de 2020 chegando e cada um caminhando em função de suas conveniências. 

*Neste último sábado os companheiros se reuniram para malhar o Correria e o presidente EveraRdo. Os com mandato parlamentar ficaram mais cautelosos e fizeram cara de paisagem enquanto seus assessores de confiança lascavam o pau na dupla. É a companheirada ouriçada em busca de espaço.


*Semana passada na Câmara dos Deputados a pró feirense Dayane baixou o cacete sem pena no Correria em plena tribuna. Com o plenário cheio de companheiros baianos a surpresa (?) foi que ninguém se manifestou. Cadê, Correria, sua tropa de choque?

 

*O deputado “Oclides” Fernandes está batendo de frente com a primeira-dama do Correria quando o assunto é a disputa em Jequié. Estão em campos opostos. 


*Na mesa do Correria repousa a lista para escolha do novo desembargador: ele está entre agradar o presidente do TJ e seu preferido Marcelo “Pinheiro Doador”
 

*O presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, deu um recado pros deputados e prefeitos que forem visitá-lo: se forem com comitiva, vão falar com os assessores, não com ele. Em uma sessão do pleno, Gesivaldo praticamente disse que não é pago pra fazer política.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

 Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

 

Harry Potter Envelhecido                 Guilherme Bellintani

Vice Gatinho                                       Bruno Reis

Pernambucano                                  João Roma

  

#sabetudo                                          Léo Prates

Guanabara da Bahia                         Sérgio Guanabara
Olho Vermelho                                  Sidninho

Silvinho, O Terrível                           Sílvio Pinheiro

Mandacaru                                        Jutahy Júnior  

Bitelo                                                 Lúcio Vieira Lima

Felipe MMA                                       Felipe Lucas

Bob Pai                                             Alan Sanches

Caroço                                              Paulo Câmara

Pró Dayane                                      Dayane Pimentel  

EveraRdo                                         Everaldo Anunciação
“Oclides” Fernandes                      Euclides Fernandes

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo