Terça, 16 de Abril de 2019 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Semana passada falei aqui da série de Netflix "Quem vai ser um bilionário?", me referindo às articulações feitas por alguns empresários e advogados na desapropriação bilionária nas proximidades da Lagoa do Abaeté, em Salvador. O povo não para de ligar aqui pra ilha (não uso celular) pra saber quem seriam os possíveis beneficiários. Quem souber morre. Só sei que são integrantes de famílias tradicionais.

 

*Agora entendi porque a francesinha CITÉLUM tava tão quietinha em relação à PPP da iluminação. Tava esperado dar merda e prolongar seu contratinho de 14 milhões.

 

*Falei na semana passada da ex-poderosa de um periódico. Sabe cachorro quando cai da mudança? A própria. Virou zumbi na cidade. Recentemente, foi vista em um terreiro de candomblé, buscando apoio do além.

 

*“Não tem nenhuma insatisfação com o Soberano”, costuma repetir quase diariamente a turma no Thomé de Souza. O PSC caminha a passos largos no caminho de deixar o bloco da oposição na Assembleia. Na Câmara, os vereadores estão indóceis com a “demissão” do vereador do partido da posição de líder.

 

*Aliás, o Palácio de Ondina está usando o mesmo discurso. Na sessão de ontem, a insatisfação estava clara e ninguém da base do Correria fazia questão de esconder. Jânio Guaiamum se fez de desentendido e só entrou no plenário depois que a sessão caiu por causa da ausência dele, perguntanto com um sorriso no rosto: "Me chamaram?". A resposta está clara. 

 

*E Rosemberg Oil, que lutou tanto pra ser presidente da AL-BA, mal consegue ter resultados na liderança da maioria. Depois a culpa é da imprensa.

 

*Aliás, Rosemberg, se ligue. A chama nas torres da Petrobras no Itaigara continua acesa.


*Achei engraçado o Correria querer enaltecer a importância da Ouvidoria. Claro que seria um órgão importante se a administração desse o devido valor. Como os governos dão importância “zero”, a chefia da Ouvidoria ficou parecendo um mero prêmio de consolação para Carlos Geilson, que praticamente ficou a chupar o dedo.


*Sobrou até para o “companheiro” histórico Zé Maria Dutra, que comandava a Ouvidoria. Foi encontrado para receber a notícia da demissão faltando pouco mais de 15 minutos para começar o Papo Correria, em que foi oficializada sua saída. Resumo: atendeu a ligação do celular e tomou um chute na bunda.


*Por estas e por outras que ninguém atende telefone nas secretarias do Correria depois das 16 horas. Quando acontece de atender é rezando para não ser do Recursos Humanos. Paralelo à ligação, a lista das demissões já vai sendo encaminhada ao Diário Oficial para publicação do bota-fora.


*E Roberto do Lixo, homem de posses e por muito tempo acostumado às benesses pelas bandas de Brasília, agora vai comandar a “poderosa” EGBA. É mais um que terá um fim de carreira melancólica.

 

*A coisa também ficou feia nas hostes do PP. Por lá as coi$as sempre foram divididas irmamente entre os caciques Bonitão e o Conselheiro. Como o último conta os dias para fazer uma prolongada viagem a Curitiba, o Bonitão tomou conta do pedaço e vem barrigando Mário Jr.

 

*Já 

João Gualberto de Garcia d’Ávila Peter não deu a mínima para os parlamentares do PSDB com votos em Salvador. Como “confia” muita nos seus deputados e vereadores, montou a executiva municipal sem dar bola para esta turma. A executiva formada ficou mais parecendo departamento de supermercado.

 

*Enquanto isso, as mulheres em Lauro de Freitas ficam assanhadas quando pensam na disputa de 2020. Pata "Rôca" e Mirela do Surf trocaram farpas pela imprensa. Caso se encontrem pessoalmente o bicho vai pegar. As ex-amiguinhas agora duelam pra valer.


*O Cremeb suspendeu temporariamente das atividades o médico Alan de Castro Dayube, que não é ninguém menos que o deputado estadual Alan Castro. A turma faz qualquer coisa para ganhar um voto e acaba contrariando a boa conduta da medicina.


*A irmã-Protetora dos Animais foi alvo ontem do trabalho de “Ebó Coletivo” por ter misturado sua "rinoceronta", ou hipopótamo, com a homenagem à líder religiosa Makota Valdina. A comunidade santa não perdoou e fez vigília na porta da Câmara.

 

*O ex-presidente da AL-BA, Marcelo Nilo, foi reclamar do seu apelido de Marcelo "Cunha". Este "Cunha" é desde que o Cunha original presidia a Câmara e refere-se ao poder no Parlamento, não a suas falcatruas. Acho melhor o "Cunha" do que "Seu Boneco", pois é assim que o senhor está parecendo com essa barriga imensa.


*O Tribunal Regional Federal autorizou a emissão de carnê, tipo “Baú da Felicidade”, com as prestações que o Bebê Johnson vai pagar para ir pra casa. Logo que sair de Mata Escura vai se “internar” para intensivo tratamento de beleza, padrão “Dia de Princesa”. 


* “O amigo do amigo de meu pai” censurou dois sites de notícias que divulgaram a suposta relação promíscua entre o ministro Dias Toffoli e a Odebrecht. Buliu nos calos do STF. É sinal de suspensão da liberdade de imprensa.

 

*Acho que vou adicionar no apelido da Vereadora Youtuber a palavra “sem noção”. Ela resolveu cutucar quem critica a chuva. “Tem gente que fica triste em dia de chuva. Eu fico tão feliz [...] A gente sempre tem buscar de Deus motivo para agradecer”. Como vereadora de uma cidade que tem vários pontos de alagamento, ela devia era ficar triste com as pessoas que estão em área de risco e que ficam desabrigadas.

 

*O sucesso desta semana nas redes sociais foi a foto do desembargador Roto depois da sua saída da presidência do TRE-BA.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

  

Soberano                                             ACM Neto

Correria                                               Rui Costa

Mirela do Surf                                    Mirela Macedo

Pata "Rôca"                                       Moema Gramacho

Protetora dos Animais                     Marcelle Moraes

Roberto do Lixo                               Roberto Britto

Bebê Johnson                                  Luiz Argôlo

Bonitão                                             João Leão  

Conselheiro                                     Mário Negromonte

Vereadora Youtuber                         Lorena Brandão

Rosemberg Oil                                 Rosemberg Pinto

Jânio Guaiamum                             Jânio Natal

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo