Terça, 25 de Setembro de 2018 - 12:30

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*No tempo do Cabeça Branca, comenta-se que quando o velho queria pegar um inimigo, acionava a Secretaria da Fazenda, na pessoa de Albérico e o finado Rodolfo. Mas daí a candidatos a deputado federal do DEM acionarem a Secretaria de Saúde em casa de saliência na Boca do Rio é demais.

 

*Que os ânimos estão acirrados, todo mundo sabe. Mas também é demais um caminhão da prefeitura transportar 52 quilos de maconha (veja aqui). Só não sei a que Menudo pertencia o caminhão e qual era o seu destino final.

 

*O Soberano tem que procurar urgentemente promover um encontro com a cúpula do sincretismo religioso da Bahia. Todos seus passos políticos ultimamente têm sido no caminho do abismo. Coordenador da campanha de Picolé de Chuchu, vem observando seu aliado derreter a olhos vistos e não consegue conter a debandada dos aliados e caciques dos partidos nesta inglória tarefa de tentar reduzir o tamanho do desastre.


*Na reunião que o Soberano promoveu para tentar salvar Picolé do abismo total, da qual participaram as cabeças do Centrão, o desânimo era geral quanto à recuperação eleitoral de Picolé. O único esperançoso era o marqueteiro, que responde pelo sugestivo nome de Lula... Guimarães. Com este nome a esperança de reação é quase nula.


*A urucubaca na vida do Soberano, que começou com a própria desistência em disputar o governo da Bahia, ficou acentuada com o fraco desempenho de Zé da "Feira", que está mais para Zé do Caixão sem alça. Com sua conversa mole pra boi dormir não empolga ninguém e fica estagnado nas pesquisas.

 

*A coisa tá tão feia que Zé da "Feira" foi para um evento com 4 mil pessoas e decidiu ironizar a pesquisa Ibope, que o coloca com 7% das intenções de voto. "Só aqui em Mata de São João tem mais de 10%". Logo, pelas contas do candidato, a Bahia tem cerca de 40 mil habitantes. Não enche uma Fonte Nova. Assim é fácil resolver os problemas do estado.

 

*Ele deve fazer parte do time do Soberano que faz as contas sobre turistas no Carnaval.

 

*Só cuidado, Soberano. Tirando pela presente situação dos candidatos "azuis", continue cuidado bastante da sua ainda inteira cabeleira.


*E o advogado prodígio do TCU, Tiago Cedraz, viu a Polícia Federal batendo em sua porta. A Operação Registro Espúrio, que mira corrupção no Ministério do Trabalho, onde o moço deita e rola, levou para a cadeia o sócio de Tiago, Bruno Galiano. Sua prisão foi pedida, porém temporariamente negada. Agora é só uma questão de tempo.

 

*Alguém avisa pra Bitelo que foto de blogueira se coloca no Instagram, não se manda no WhatsApp.


*A transferência de recursos do fundo partidário tem dado uma celeuma dos diabos. No DEM a gritaria é geral depois que o Missa Jr. foi agraciado, e os demais ficaram a chupar o dedo. No MDB, Bitelo quis se esquivar dizendo que não é o tesoureiro do partido, como se tudo que acontece lá não passasse por seu crivo. Conversa mole.


*O mais engraçado é o PR de Zé Carlos da "Boca Mole" Araújo. O partido destinou recursos do fundo partidário para ajudar o líder da oposição ao governo do Correria, e outros deputados do time do Soberano. Boca Mole disse que não sabia de nada. Pior do que ser marido traído, é ser a própria encarnação da traição.

 

*Aliás, Traquino esse filho de Boca Mole. Vide a licitação de R$ 7 milhões em que um correligionário do papai pode vir a ser o ganhador.


*Outro caso que chama atenção é a quantidade de recurso que o DEM está destinando à irmã do Protetor de Animais. Caiu nas graças do Soberano.

 

*Por falar no Protetor, tomei um susto ontem na propaganda eleitoral. Ele está a cara de Clovis Bornay com aquele cabelo alisado e a franja.


*O casal enrolação do extremo-sul, Robério e Cláudia Oliveira, foi denunciado pelo Ministério Público Federal na Operação Gênesis. Em novembro passado foram afastados dos cargos pela Operação Fraterno. Vão acabar entrando para o Guinness Book ou para série da Netflix “Corrupção Sem Limite”.


*Alguém entende a parceria do jurássico Reinaldo Braga, quando no seu maior reduto eleitoral, a cidade de Xique-Xique, faz dobradinha com Paulo Azi, um dos maiores críticos à administração do Correria? A fidelidade dele, e de muitos outros, vale uma nota de R$ 3.

 

*Quando o assunto é se eleger, qualquer parceria é valida. Marcos Medrado vai unindo forças com Alan Sanches, critico ferrenho da saúde do Correria. Farinha pouca meu pirão primeiro.

 

*Já o Guaiamum fez uma salada de frutas e misturou Missa Pai, Correria e Álvaro Dias no mesmo santinho.

 

*O amor é lindo. A união entre Bonitinho e #sabetudo é caso antigo. Agora esta relação também se estende em busca de votos. Isto me parece amor pra durar 200 anos.


*O DataNilo apurou o crescimento de Coronel Card na disputa por uma vaga ao Senado tão logo Marcelo "Cunha" anunciou que apoiaria Mandacaru


*Triste fim político está reservado para Mandacaru. Podendo perder a quarta posição para Celsinho Cotrim, ele atribui seu iminente fracasso à desistência do Soberano em concorrer ao governo, à insistência e consequente manutenção de Deus Abençoe na disputa pelo Senado, fato este que atribui à falta de pulso de Zé da "Feira", e o derretimento nacional precoce de Picolé. Esquece Mandacaru de computar sua própria abstinência de eleitores. 


*Deus Abençoe provou do gosto de saber o quanto é “querido” nas hostes soberanistas. Impedido de subir no palanque na capitania de João Gualberto de Garcia d’Ávila Peter ele pôde perceber, finalmente, que não é do time dos menudos. 


*E João Gualberto de Garcia d’Ávila Peter declarou, em alto e bom som, em comício realizado na sua capitania hereditária, nas presenças do Soberano, , Mandacaru e do Gatinho, que seus candidatos ao Senado serão Mandacaru e Cotrim, do Prona do finado Enéas. Nenhum deles demonstrou qualquer constrangimento ou aborrecimento. Xô Lázaro, já vai tarde.


*E Deus Abençoe também não se fez de rogado. Não só não apareceu para receber Picolé na última sexta, como foi um dos anfitriões da manifestação a favor de Bolsonaro na Barra no domingo. Já que não me querem...

 

*Falando nisso, queria saber o que vocês acharam da canção de Zeca Baleiro chamando Bolsonaro de "capiroto". Acho que vou adotar o apelido carinhoso.


*Outra que também perdeu o respeito pelo Soberano foi Mônica Tricolor. Vice na chapa de , a moça foi passear no Farol da Barra e levar seu apoio ao Capiroto. Enquando o Soberano faz juras eternas de amor a Picolé seus aliados buscam o plano B, C, D... Todos querem se salvar do naufrágio.


*O Soberano tem certeza absoluta do dedo do primo nos resultados da pesquisa Ibope, que enterrou de vez as pretensões de na corrida ao governo estadual. Nos corredores do Thomé de Souza, o Soberano se refere ao primo com “elogios” que se estendem até a 5ª geração. Coisas de família. Todo mundo tem a sua.


*O que mais aborreceu o Soberano foi o “querido e amado” primo ter colocado atrás do candidato do PCO em Salvador. Será que pesquisas apontam o desgaste do Soberano junto aos seus súditos?


*Na vinda de Ciro "Sem Pavio" Gomes ao Mercado Modelo, não vi foto do Gato Félix acompanhando seu correligionário presidencial. Caso tenha comparecido por lá, ficou tão escondido, mas tão escondido que não foi alcançado pelo flashes. Este de bobo não tem nada.

 

*Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                                 Rui Costa

Soberano                                              ACM Neto

Cabeça Branca                                     ACM

Zé da "Feira"                                         Zé Ronaldo   

Picolé de Chuchu                                Geraldo Alckmin
Coronel Card                                       Angelo Coronel

Deus Abençoe                                      Irmão Lázaro

Marcelo “Cunha”                                 Marcelo Nilo

#sabetudo                                            Léo Prates

Mandacaru                                          Jutahy Júnior  

Missa Filho                                          Alexandre Aleluia

Missa Pai                                             José Carlos Aleluia

Bitelo                                                   Lúcio Vieira Lima

Protetor dos Animais                         Marcell Moraes

Gatinho                                                Bruno Reis

Mônica “Tricolor”                               Mônica Bahia

Capiroto                                              Jair Bolsonaro

Gato Félix                                            Félix Mendonça Júnior

Bonitinho                                            Cacá Leão

Guaiamum                                           Jânio Natal

 

*Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo