Terça, 03 de Julho de 2018 - 13:10

Curtas do Poder

por Zeca de Aphonso

Curtas do Poder

*Gato Félix lançou Popó ao Senado. Gostaria de dar um aviso aos possíveis doadores de campanha: antes de fazer o depósito, dá uma ligada para Ruy Pontes, seu ex-empresário, e Denis Guimarães, seu ex-financiador na campanha para deputado federal. Assim não corre o risco de ser nocauteado.


*Desde o ano passado o Soberano instituiu por lei em Salvador o Dia Municipal do Quadrilheiro, que foi comemorado no último dia 27. A cada dia que passa, aparecem mais adeptos. Fora os que se mudaram para a Papuda, a turma dos “dançarinos” cresce ano a ano. 

 

*Falando em data comemorativa... todo ano, em 25 de junho, a sede do governo da Bahia é transferida para a cidade de Cachoeira. O decreto foi instituído na época pelo Galego, atendendo uma iniciativa de Lídice. Como o Correria não dá a mínima para a solenidade, pode-se dizer que neste dia Lídice, que vai sempre ao evento, é a “governadora” do Estado. Se servir como consolo...


*O PSB, capitaneado pelo “super jurássico” Leonelli, desceu a madeira em “Dotô” Otto por considerar ele o maior responsável pela exclusão de Lídice da chapa do Correria. Na verdade, faltou foi tamanho e densidade eleitoral ao partido. No mais, o choro é livre no pé do caboclo.

 

*Achei engraçada a postura de Leonelli. Como diria o ministro Barroso para Gilmarzinho, Leonelli tava cheio de mau sentimento. Saiu espumando que nem cão com raiva. Parece que ele sentiu mais por Lídice ficar de fora do que ela própria. Cuidado com o coraçãozinho. Essa idade é um perigo. Pra cantar pra subir é daqui pra ali.

 

*O anúncio de Coronel Card na chapa foi tão sem graça quanto os discursos do Correria. Uma coisa sem pompa nenhuma, feita por assessoria de imprensa. Acho que o Correria ficou com medo de se explicar demais sobre excluir Lídice "Sem Chapa" da Mata.

 

*Aliás, Lídice reclamou em entrevista ao Bahia Notícias na semana passada que "Dotô" Otto e Coronel Card discutem política como se fosse padaria. Ela tá certa, porque quem acabou assada no forno e virou pão foi ela.

 

*O PSB também respondeu à altura. Chamou de "erro histórico". Mas não sei por que eles reclamam tanto de falta de lealdade. Não foi Lídice que tinha disputado contra Correria em 2014 e chamou ele de "inimigo número 1 do funcionalismo"? Essas coisas magoam, senadora.

 

*E ô bicho sortudo esse Coronel Card, viu? Uma vez, Galego disse que ele tinha nascido com o monossílabo virado para a lua, mas Card tinha nascido sentado na própria Lua. O homem foi de mero desconhecido que nem dava as caras direito na AL-BA para candidato ao Senado.

 

*Agora, é hora de ir atrás de voto, porque, até agora, você só tem o voto do povo de Coração de Maria. É hora de recuperar o tempo perdido, porque não é só essa cara de amigo que come água junto com você no boteco que ganha eleição.

 

*O deputado estadual de Cachoeira é Alan Castro, que conta com total apoio do prefeito Tato de “Gualberto”. Em Salvador, Alan tem o vereador Fábio do “Soberano”


*O filósofo, e vereador nas horas vagas, Igor Kannário agora é fã do MMA. Protagonizou cenas lamentáveis na porta da Câmara Municipal, que anda com seus dias cada vez mais agitados.


*Podem sobrar no colo de Bitelo alguns nomes para disputar as eleições em outubro. O PSC está de namorico oferecendo o Irmão Lázaro como noiva, assim como João de “Durval”. Este, pagão de pai e mãe, aceita qualquer ombro amigo para ressuscitar das cinzas.

 

*Enquanto esperava os adversários decidirem quem vai pular a fogueira, Bitelo escolheu curtir o São João com o mesmo jogo de cintura que usa na política.

 

 

*E Jacaré ainda pensa que está numa boa e continua a dar esporros a quem quer que seja. Foi querer distribuir “simpatia” para os agentes da Papuda e acabou ficando no “cantinho do pensamento”. Vida dura que segue.


*João Henrique está tão bem junto ao eleitorado que só manda postagens coladinho com João Durval. 


*Os sanitários químicos da administração do Soberano começam a feder. Esta semana o TCM identificou irregularidades nas gestões de Marcelo “de Lauro” e Rosemma “Paulo” Maluf. A coisa que estava feia, agora fede.


*A briga pela vaga no Senado na chapa de Zé das “Feiras” tá causando ciúmes. Mesmo com Irmão Lázaro presente em algum evento, a turma só cita Mandacaru. Este, fiel ao apelido, não dá encosto e sombra a ninguém. 


*A cada dia que passa o Soberano se arrepende da decisão de não concorrer ao governo. Com os desentendimentos na base e a desarticulação política comendo solta pelas bandas do time do Correria, o moço começa a achar que seus aliados estavam certos. Só não vai dar o braço a torcer. 

 

*Leur Lomanto não absorveu a desistência do Soberano em concorrer ao governo da Bahia. Sorumbático e decepcionado com a política, pensa em pendurar a chuteira. Está contando os dias.

 

*Tem uma turma que quer ver o Gatinho na chapa de Zé das “Feiras”. Como o ditado diz que “gato escaldado tem medo de água fria”, o Gatinho corre longe desta polêmica. 


*Falando em Zé das “Feiras”, ele parecia preocupado em ser esquecido pelas bandas da Lapinha. Uns achavam que ele teria dificuldade até de chegar à casa. Ainda está conhecendo Salvador. Nada que até 2030 não se resolva.


*E não estava com cara de bons amigos. O Soberano e os “menudos mor” o esqueciam no cortejo, e o moço ficava largado no fundo da comitiva como ilustre desconhecido. 

 

*Já o Correria estava mais do que nunca na correria ontem, até no hasteamento da bandeira na Lapinha. O moço não esperou nem a primeira estrofe e a bandeira da Bahia já tremulava no ponto mais alto.


*O Soberano vai definindo seus “cães de guarda” na Assembleia para a próxima legislatura. Sandrinho Régis, Pablo Barrozo e #sabetudoAlôPrates vão comandar a oposição e a artilharia pesada contra, ao que tudo indica, o Correria.


*O Correria também arma sua tropa. Vai de Alex de “Dedé”, Osni de “Serrinha” Cardoso e Zé RUIndade. Tiro trocado não dói. É a turma se preparando para a próxima Copa do Mundo – leia-se eleições - em 2022.


*E Defunto Lavado, quando perder a boquinha na equipe do Correria, não vai ficar a ver navio. Será contratado como segurança particular para eventos populares.  


*Marcelo “Cunha” está tramando com Mandacaru o apoio ao Senado. Ou você estava achando que ele iria apoiar Coronel? Possibilidade zero.


*O DEM namora o PDT que namora o PSB que namora o PT, e por aí vai a "suruba" partidária. 


*Arthur “Belezura” quer que o DEM se aproxime de Álvaro Dias do Podemos, que na Bahia é comandado por “Pierre”, que é da turma do Correria.


*Aliás “Pierre” foi citado pelo vereador radialista do Podemos como candidato a prefeito em 2020. Com um aliado desde já querendo queimar na largada, “Pierre” não precisa de inimigos. 

 

*A Baixinha de Lauro de Freitas sofreu durante o desfile de Dois de Julho. Com um sapato mais alto que ela, a prefeita precisou de ajuda para percorrer o desfile em asfalto de pedra do nosso Centro Histórico. Não contente, ela ainda pediu a um ajudante que segurasse o guarda-chuva. Achou que estava onde, Moema?

 

Saiba quem são as personalidades citadas aqui:

 

Correria                                             Rui Costa

Soberano                                           ACM Neto

Galego                                               Jaques Wagner

Zé das “Feiras”                                José Ronaldo

"Dotô" Otto                                      Otto Alencar

Mandacaru                                        Jutahy Júnior

Marcelo "Cunha"                              Marcelo Nilo

João "de Durval”                              João Henrique

Jacaré                                                Geddel Vieira Lima

Bitelo                                                 Lúcio Vieira Lima

Gato Félix                                          Félix Mendonça Jr

#sabetudoAlôPrates                        Léo Prates

Zé RUIndade                                     José Trindade

Gatinho                                              Bruno Reis

Defunto Lavado                                Nestor Duarte

Pierre                                                João Carlos Bacelar 

Coronel Card                                    Angelo Coronel

Baixinha de Lauro de Freias          Moema Gramacho

 

* Se você tem alguma sugestão, pode mandar para zecadeaphonso@bahianoticias.com.br ou, se preferir, vá ao Facebook de Zeca de Aphonso e conte!

Histórico de Conteúdo